O que você sabe sobre a Letônia? A verdade é que pouco se conhece desse pequeno país do leste europeu. Conquistou sua independência definitiva há relativamente pouco tempo, em 1991 e atualmente já faz parte da União Europeia e utiliza o euro como moeda.

Por estar fora do eixo turístico europeu acabamos por não saber das diversas coisas maravilhosas para ver na Letônia.

coisas maravilhosas para ver na Letônia
A Letônia conquistou sua independência definitiva há relativamente pouco tempo, em 1991.

Além de muita história, esse pequeno país de 2 milhões de habitantes abriga muitas singularidades que o transforma numa caixinha de boas surpresas para qualquer viajante. Spoilers: apesar de usar o euro como moeda nacional, os preços praticados no país são uma das coisas maravilhosas para ver na Letônia, se comparado com outros países europeus.

Old Town – Centro histórico de Riga, capital da Letônia. Vamos ver aqui algumas das coisas que surpreendem os turistas que viajam para lá, não só em pontos turísticos, mas também em questões culturais. Está pronto para essa viagem?

5 coisas maravilhosas para ver na Letônia

Não criar expectativas é a melhor forma de se conhecer um país. Ser um país pouco conhecido não significa que não seja interessante, pelo contrário. Os apaixonados por viagens gostam de conhecer todo o tipo de lugar e realidade. Se puder ser uma região não muito tocada pelo turismo e conservada em sua essência, melhor ainda!

1 – Riqueza histórica

A Letônia é um país novo, mas com muita história. O território do país já fez parte da Polônia e da Suécia antes da tomada pelos alemães nazistas e também pela União Soviética. Após anos de ocupações e muitos conflitos civis, a independência veio em 1991.

O idioma oficial da Letônia é o letão, mas ainda é possível encontrar muitas pessoas que ainda falam russo como segundo idioma. Atualmente as grandes cidades já incentivam o inglês como segunda língua, o que está fazendo com que o russo só se mantenha em pequenas cidades e por pessoas mais velhas. O país faz fronteira com Estônia, Rússia e Lituânia e como faz parte da União Europeia e dos países de Schenguen, não é necessário visto para visitar o país por até 90 dias.

2 – A Art Nouveau de Riga, capital da Letônia

Art Nouveau é um estilo internacional de arquitetura e de artes decorativas. Suas características marcaram a transição da virada do século XIX para o XX. As construções inspiram-se em linhas curvas e formas naturais, valorizando também a presença da natureza com plantas e flores presentes em seus desenhos.

Esse estilo é bastante presente em diversos lugares do continente europeu, mas é na Letônia que encontramos a melhor construção de Art Nouveau da Europa. Não é à toa que o centro de Riga é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO. Sem dúvida uma das coisas maravilhosas para ver na Letônia é a sua arquitetura. Mais de 40% da cidade abriga construções nesse estilo, o que torna a cidade uma obra de arte a céu aberto.

coisas maravilhosas para ver na Letônia
Town Hall no centro antigo de Riga

O Old Town (centro antigo) de Riga é um dos principais pontos turísticos da cidade. Não deixe de visitar as catedrais de St. Peter, St. Saviour’s e o Templo sagrado do príncipe Alexander Nevskiy, entre vários outros pontos interessantes na cidade.

3 – Liepaja, a cidade onde o vento nasce

Venta-se muito na Letônia e a cidade de Liepaja é conhecida no país por ser a cidade onde o vento nasce. Isso atrai muitos turistas em busca de esportes radicais como Windsurfing e Kitesurfing. Liepaja é a terceira maior cidade da Letônia e fica a 215km da capital Riga.

coisas maravilhosas para ver na Letônia
Praia no mar Báltico

Liepaja é uma cidade portuária, que tem muito para oferecer além dos esportes radicais. Os Fortes do Norte e o Paque Jurmalas são uma ótima opção de coisas maravilhosas para ver na Letônia. Muita história com a riqueza da natureza e paisagens deslumbrantes ao redor, vale a visita!

Confira também o ótimo conteúdo que preparamos para você:

1 – Documentos para levar para a Europa em 2017 

2 – Conheça os lugares mais secretos do mundo  

3 – Conheça agora os melhores destinos da Rússia 

4 – Natureza, natureza e natureza

Uma das coisas maravilhosas para ver na Letônia é a presença da natureza em quase todos os lugares. Sabia que 50% do território do país é composto por florestas? Muitas delas ainda são intocadas, para quem curte ecoturismo a Letônia é um prato cheio!

coisas maravilhosas para ver na Letônia
Já pensou conhecer um país que seja 50% floresta? A Letônia é assim!

As cidades também não ficam para trás quando o assunto é verde. Dentre as diversas coisas maravilhosas para ver na Letônia tem quatro reservas e quatro parques nacionais, uma reserva da Biosfera e vários parques espalhados pela cidade. No verão todas essas áreas ficam repletas de pessoas que aproveitam o bom tempo para curtir a família e os amigos com a natureza.

5 – Preços baixos e WIFI de graça, quer mais o quê?

Já dissemos que uma das coisas maravilhosas para ver na Letônia são os preços baixos. Viajar pela Europa assusta um pouco justamente por isso, cidades como Paris e Roma são extremamente caras.

Esse problema não acontece pela Letônia, em Riga é possível comer em restaurantes legais por até 15 euros, passeios e acomodação também não são nada de muito absurdo, mesmo após a conversão para real.  Por isso aproveite a viagem no país para comer bem na Europa e desfrutar ao máximo do velho continente.

Outra coisa super interessante é que muitos estabelecimentos, principalmente na capital Riga, tem o WIFI gratuito, e nem precisa ser cliente, pois não tem senha, legal né? Para quem trabalha pela internet, o país é um ótimo endereço para se morar pois é possível estar sempre conectado por um custo zero.

O que não faltam são coisas maravilhosas para ver na Letônia, tanto em aspectos turísticos quanto em culturais.  A proximidade dos países europeus e a facilidade de locomoção entre eles faz com que muitas pessoas aproveitem para conhecer vários países de uma vez.

coisas maravilhosas para ver na Letônia
Túnel em Riga, na cidade antiga

Planeje sua viagem com carinho e não esqueça de incluir a Letônia no seu roteiro. Com certeza será um país que vai te conquistar pelo inesperado. Boa viagem!