Nunca antes na nossa história vimos tanta distrações ao nosso redor que fazem o tempo voar, desaparecer.

Afinal, quem não já ficou horas no celular, nos aplicativos ou nas redes sociais dando bobeira e, quando percebeu, o tempo já tinha passado e você não tinha feito nada de importante. Infelizmente, isso passou a ser uma realidade.

clock-1274699_960_720
Administração do tempo no trabalho

Por conta disso, o tema administração do tempo no trabalho ganhou destaque, pois cada vez pessoas procuram saber mais.  Você também está interessado no assunto? Então fique de olho no nosso texto!

Por que administrar o tempo no horário de trabalho?

Vamos lá: por que administrar o tempo no horário de trabalho? Razões não faltam. Quer um exemplo? Ser mais produtivo. Só esse fator já bastaria porque, sendo mais produtivo, você ganha mais tempo para – adivinha quem? – você mesmo.

Sabe aqueles compromissos sociais que você acaba desmarcando porque não teve tempo de finalizar o trabalho? Então, isso seria coisa do passado se fosse mais produtivo. E aquela academia que você sempre promete ir, mas nunca vai? A mesma história…

Administração do tempo no trabalho
Administração do tempo no trabalho

Outros motivos para ter o tema administração do tempo no trabalho como primordial em sua vida:

  • Tempo é dinheiro SIM.
  • Ter o seu tempo planejado te poupa de estresses desnecessários.
  • Tempo também é qualidade – tanto de vida, como de trabalho.
  • Ter tempo é ter saúde. Você cuida mais de si e passa a prestar mais atenção em você mesmo.
  • E, finalmente, tempo é vida. Para você, para sua família, para seus amigos.

Qual a importância da administração do tempo no trabalho?

Agora que já te demos os motivos, vamos à segunda etapa: a importância da administração do tempo no trabalho. Por que esse assunto é tão importante?

No trabalho, o tempo desperdiçado não atrapalha apenas você, mas também seus colegas de trabalho.

Afinal, no mundo corporativo atual, ninguém mais trabalha sozinho. Ou você trabalha em uma equipe ou seu trabalho está interligado com o de outro, impactando diretamente sobre ele. Por isso, fique ligado em como gasta suas horas para não atrapalhar ninguém e, principalmente, você mesmo.

Ampulheta - administração do tempo no trabalho
Ampulheta – administração do tempo no trabalho

Outro fator relevante é que, não dando a devida atenção à administração do tempo no trabalho, tendemos a não cumprir nossas tarefas dentro do planejamento.

Assim, ficamos depois do expediente para finalizar aquilo que deveria ter sido finalizado dentro do horário normal de trabalho.  Mais uma vez, prejudicamos os outros porque,  se não cumprimos com os nossos prazos, eles também não conseguirão cumprir com os seus.

Por fim, quando não conseguimos desenvolver nossas tarefas dentro do prazo, os resultados, normalmente, tendem a ser catastróficos. Aí entra uma reação em cadeia: as pessoas que dependem do nosso trabalho terão que atrasar as suas tarefas ou se verem em correria, sujeitas a erros e falhas. Muito ruim, não?

Importância da administração do tempo no trabalho
Importância da administração do tempo no trabalho

Pra você não se prejudicar, não prejudicar os outros e não entregar resultados ruins, a administração do tempo no trabalho passa a ser algo necessário e de extrema importância. Não há como negar: horas desperdiçadas em bobeiras só traz desvantagens.

Agora, dê uma boa olhada em outros conteúdos que temos sobre gestão do tempo, ou parecido…

1 – Como definir prioridades quando tudo é urgente?

2 – Aumente sua produtividade com a Lei de Pareto

3 – Como aplicar a lei de parkinson no dia a dia

Dicas de administração do tempo no trabalho e produtividade

Você já sabe as razões e a importância da administração do tempo no trabalho. Mas agora eis que você se pergunta: mas como fazer isso?

Sei que não é uma tarefa fácil, pois a tendência é ficarmos dispersos muito facilmente. Fique tranquilo e saiba que é possível chegar lá com bastante foco, atenção e, até mesmo, paciência. Só que se lembre: momentos de lazer e descanso ao longo do trabalho são necessários sim.

Não tirar esses minis momentos de alívio ao longo do trabalho pra ser produtivo pode, muito provavelmente, trazer o resultado inverso. Não é isso que queremos, certo?

Então, se sua dúvida é como lidar com a administração do tempo no trabalho, nós temos algumas dicas para você. Vamos lá?

1 – Prioridades

Regra básica: priorize. Priorizando as suas tarefas, você foca a sua atenção no que é mais importante no momento e não deixa as tarefas menores atrapalharem as maiores.

Obviamente, ter equilíbrio é importante, mas tome cuidado para não desviar o seu foco a todo momento com problemas menores. Fazendo isso, pode acabar culminando um trabalho mais urgente ou importante.

2 – Plano Produtivo

Uma coisa é certa: ninguém produz na mesma intensidade ao longo do dia. Tem pessoas que trabalham melhor logo de manhã, enquanto tem outras que preferem a noite. Então, descubra o período do seu dia em que você está mais motivado e produtivo.

Plano produtivo - administração do tempo no trabalho
Plano produtivo – administração do tempo no trabalho

Sabendo isso, coloque as suas prioridades para esse horário. Assim, as tarefas mais simples podem ser resolvidas com mais tranquilidade e menos estresse. E, com certeza, a sua administração do tempo no trabalho será bem melhor.

3 – Procrastinação

Procrastinar é adiar, deixar para depois. Ou seja, a procrastinação é um dos maiores erros pra quem busca a administração do tempo no trabalho. Por isso, enfrente as coisas de frente!

Adiar serviços, além de não levar a nada, faz com que você tenha que fazer o seu trabalho sob estresse e pressão, impactando negativamente do resultado.

4 – E-mails e Telefonemas

Responder a emails e atender os telefonemas são duas atividades que demandam bastante do nosso tempo. Cuidado para não ficar só nisso! Normalmente, grande parte dos emails e dos telefonemas é pedido de ajuda, algo que você pode tranquilamente deixar para depois ou repassar para alguém.

Outra coisa que pode te ajudar a não desperdiçar tanto tempo é determinar um horário do seu dia para a resposta deles. Assim, você conseguirá manter a concentração no que está fazendo, não desviando o foco do seu objetivo principal no momento.

5 – Delegue funções e tarefas

Não fique acuado e nem tenha medo no momento de delegar funções a outros funcionários. Você precisa aprender a priorizar as suas atividades, então não tenha receio  de que a tarefa não seja cumprida ou que não sairá exatamente como gostaria se feita por outra pessoa.

Lembre-se de que você não pode fazer tudo sozinho, por isso é preciso encontrar o momento certo para delegar tarefas, não concentrando diversas funções em você.

Administração do tempo no trabalho
Delegação de tarefas – Administração do tempo no trabalho

Missão dada é missar cumprida! Você já sabe como administrar melhor o seu tempo no trabalho com nossas dicas e entende do porquê e da importância de se fazer isso. A partir de agora, a responsabilidade está com você. Aproveite nosso texto e boa sorte!