Manter um planejamento financeiro preciso e organizado não é uma tarefa simples, especialmente, em um período de instabilidade econômica em todo o território nacional.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já são mais de 13 milhões de brasileiros fora do mercado de trabalho e, que levam em média mais de 12 meses para encontrar uma nova oferta de serviço formal.

Confira 3 planilhas para dar início a sua educação financeira básica

Desta maneira, o planejamento financeiro pode ser determinante para proporcionar um momento de tranquilidade em situações inesperadas, facilitar a compra de um bem de consumo e até mesmo realizar o sonho de uma viagem para o exterior.

Quando você consegue manter as bases ordenadas para aplicar os conceitos básicos de finanças, já está um passo a frente de muita gente. Caso ainda não seja este o seu caso, uma opção para deixar o orçamento impecável é utilizar planilhas detalhadas com as suas contas no Microsoft Excel.

Confira 3 planilhas para você começar o seu planejamento financeiro imediatamente

Até mesmo quem não conta com muita intimidade com as ferramentas do programa Excel pode explorar os modelos completos para iniciar o seu planejamento financeiro e, aprender realmente a ter muito mais controle sobre dinheiro que você ganha. Vamos nessa?

1 – Planilha para o Planejamento de Viagens

Contando com ajuda a Planilha de Planejamento Financeiro para Viagens, você ganha condição de fazer contas bastante especificas, como, por exemplo, qual o meio de transporte seria mais econômico na sua rota: avião ou carro?

Com planejamento financeiro é possível fazer viagens sem estourar seu orçamento

Além disso, é possível que o usuário ainda tenha noção da quantidade de dinheiro que será preciso para aproveitar o seu destino sem passar por nenhum imprevisto ou sufoco para hospedagem e alimentação.

Outra característica que chama a atenção nesta planilha é a presença de dicas para ensinar até quem nunca utilizou os mecanismos do software. Deste modo, a colocação de todos os números a serem calculados se torna muito mais assertiva e você diminui radicalmente a chance de errar qualquer conta.

Agora, antes que você siga para o próximo tópico, deixa a gente indicar outras dicas úteis para equilibrar a sua situação econômica imediatamente, dá uma olhada:

1 – 7 maneiras para investir sem ter muito dinheiro

2 – 5 dicas para aumentar sua renda hoje mesmo

3 – Viver de renda: o que você precisa saber antes de apostar nisso

2 – Planilha de Controle de Orçamento Pessoal

A planilha para controlar o seu orçamento pessoal se diferencia por ser centrada somente nas receitas e nas despesas de uma única pessoa. Desta maneira, você tem as ferramentas adequadas para iniciar um planejamento financeiro e colocar a sua situação econômica novamente nos eixos.

Princípio para manter as finanças em dia é não gastar mais do que se arrecada

O gráfico no formato de um termômetro tem o objetivo de fazer com que o usuário se mantenha o mais afastado de qualquer pendência financeira, ou seja, do perigoso vermelho.

Contando com planilhas secundárias, esse sistema para ajudar a montar o seu orçamento doméstico concede ao interessado a oportunidade de desenvolver gráficos e gerar um balanço detalhado de como foi sua performance ao longo dos últimos 30 dias.

Esse recurso para que você possa efetuar o planejamento de cada mês é fundamental no momento de realizar as avaliações. Afinal, não basta anotar todos os seus cálculos, é preciso fazer uma consulta e efetuar mudanças na sua rotina a fim de conseguir poupar e até mesmo investir.

3 – Planilha de Controle Orçamento Familiar

A planilha de Orçamento Familiar foi criada para adequar as necessidades de uma família completa para que se possa definir um planejamento financeiro viável para não apenas chegar ao fim do mês sem dívidas, bem como contar com uma reserva de dinheiro para superar qualquer emergência.

É importante destacar que esse gráfico pode exigir um pouco mais de paciência do usuário, que não tem nenhuma experiência no uso do Microsoft Excel, para compreender e poder preencher corretamente todas as lacunas.

Orçamento familiar também deve dar conta de superar emergências eventuais

Isso acontece porque a planilha é extremamente completa e muito bem definida graficamente. O modelo possui algumas zonas separadas para adicionar a quantidade de dinheiro que entra no seu orçamento todo o mês.

Outros espaços desta planilha de planejamento financeiro são destinados para marcar a quantia de capital que sai por causa de vários tipos de custos e ainda tem funcionalidades para chegar a sua média por mês.

Por fim, esse plano para o orçamento da sua família ainda possui indicadores com gráficos muito simples de serem interpretados e que apresentam o futuro a curto e em médio prazo se nada for alterado na sua casa.

Organização e dedicação para manter seu planejamento financeiro

A utilização destas três planilhas pode ser o começo de sua educação financeira e representar até mesmo uma nova etapa na sua jornada, com muito mais calma para programar os seus objetivos e sem desperdício de dinheiro.

A partir do momento em que você conseguiu se livrar totalmente de despesas e equilibrou as suas receitas não chegar mais ao fim do mês zerado, é possível dar início a colocação de metas a curto, médio e longo prazo.

Dedicação e capricho são essenciais para atingir uma situação financeira estável

Afinal, ninguém deseja viver apenas para trabalhar e vice-versa. É preciso fazer com que a sua rotina seja muito mais prazerosa, leve e que lhe proporcione motivação para acordar todos os dias, encarar os seus desafios e usufruir do tempo da melhor maneira possível.

Efetuar o seu planejamento econômico visando uma viagem para um destino desejado é uma excelente maneira de inaugurar essa sua nova forma de encarar o cotidiano. Nada melhor do que se esforçar para atingir um objetivo que pode resultar em felicidade plena e realização pessoal!