Planejar uma viagem é começar a curtir a experiência sem mesmo sair de casa e nesse momento tudo é feito buscando encaixar no orçamento. No entanto, você não quer transformar um sonho em uma montanha de dívidas e por isso vou te contar tudo que você precisa saber para economizar com hospedagem na sua próxima viagem.

É muito importante falar especificamente de hospedagem nesse post, pois sabemos que esse é um dos pontos que podem encarecer seu orçamento. Hotéis podem esgotar seus fundos de viagem mais rapidamente do que a maioria das outras despesas de férias, incluindo passagens aéreas.

Escolha um quarto com base no seu estilo de viagem
Escolha um quarto com base no seu estilo de viagem

Não é preciso se desesperar e pensar em cancelar a sua viagem, perceber que existem inúmeras maneiras de economizar com hospedagem.

Como economizar com hospedagem

Existem coisas que são realmente básicas e que devem ser praticadas independentes do orçamento para a viagem e da necessidade de economizar com hospedagem. Essas práticas são na verdade uma espécie de manual de boa conduta do turista.

Faça sua bagagem de forma inteligente, busque pensar na sua viagem como um todo e como pode reduzir ao máximo a quantidade de malas.

Não utilize o telefone do hotel evitando assim custos adicionais, verifique a possibilidade de retirada da taxa de lazer, pois se você só utilizar o hotel para dormir, não tem porque pagar por serviços como SPA e piscina. Agora confira outras dicas para economizar com hospedagem:

1- Mantenha o orçamento

Fazer um orçamento é das principais dicas para economizar numa viagem, mas manter os gastos dentro do limite estabelecido é o que faz desse planejamento um sucesso. E para economizar com hospedagem é preciso estabelecer pontos individuais.

Não saia do orçamento!
Manter os gastos dentro do limite estabelecido é o que faz desse planejamento um sucesso.

Hoje em dia são muitas as opções de acomodação. Para facilitar a organização da viagem você deve determinar o que é conforto, conveniências, prioridades e que não podem faltar na sua hospedagem, isso eliminará opções ruins e tornar mais fácil encontrar o local ideal com preço justo e que cabe no seu orçamento.

Se você pretende se envolver em atividades caras, escolha um lugar menos luxuoso para ficar. Por outro lado, se você não quiser ficar em um hotel mais barato, você terá que considerar cortar outras atrações em detrimento da hospedagem. Essas são questões que você precisa levar em consideração quando se pensa em poupar para viajar.

2- Se hospedar no mesmo lugar

Quando se pensa em como economizar na viagem de férias, uma boa opção para reduzir os custos com as diárias de acomodação é você se hospedar sempre no mesmo hotel ou em unidades da mesma rede.

Hotéis de redes possuem vantagens para quem se hospeda com frequência
Hotéis de redes possuem vantagens para quem se hospeda com frequência

Muitos hotéis hoje possuem um sistema de fidelização para que os clientes tenha desconto ao se hospedarem vezes repetidas em suas unidades. Caso o hotel que você gosta e costuma se hospedar não tenha essa política, vale consultar a equipe de reservas e descobrir se eles possuem algum benefício para hóspedes com essa característica.

A grande maioria fará de tudo para que você continue se hospedando com eles e oferece uma taxa melhor, ou um upgrade na categoria do quarto que você reserve. Se de toda forma eles não oferecerem nada, vale a pena rever seus conceitos e predileções em relação a esse estabelecimento e economizar com hospedagem.

Para ter uma viagem ainda mais incrível, confira também esses outros posts do vida de freesider:

1-Quatro filmes para inspirar sua próxima viagem

2-Descubra como fazer um roteiro de viagem

3-Aplicativos de viagem – os top 5 que todo viajante tem que ter

3 – Hospedagens alternativas

Além de hotéis, a maioria dos destinos de férias oferecem uma variedade de outras opções de hospedagem para explorar.

Um exemplo clássico são os hostels, que têm melhorado consideravelmente ao longo dos anos e hoje oferecem conveniências próximas aos hotéis. Confira Hostels.com para ver avaliações, amenidades, diferenciais e ofertas.

Use meios alternativos como hospedagem
Use meios alternativos como hospedagem, como exemplo motorhome para toda família

Você pode ter uma experiência memorável também com camping. Muitos acampamentos têm chuveiros, piscinas, áreas de lazer para crianças e outras comodidades por uma fração do custo de um hotel.

Se você pretende viajar durante um longo período, conhecer o litoral e deseja economizar em uma viagem para praia, principalmente se pretende viajar em grupo, considere o aluguel de motorhome. Esta opção barata ajuda você a economizar também com alimentação, pois você pode cozinhar as suas próprias refeições.

Para uma opção mais aventureira, troca de casa tornou-se cada vez mais popular. Há muitas opções de sites que permitem pesquisar locais on-line e, em seguida, trocar a sua casa com outra pessoa durante suas férias. Ou então, você pode fazer uso do airbnb.

4 – Use pontos do cartão de crédito

Se você está pensando em como economizar em uma viagem internacional, se ater em pontos que façam você economizar com hospedagem fará uma diferença muito grande no seu orçamento.

Use os pontos do cartão e troque por estadias
Use os pontos do cartão e troque por estadias

Vale a pena conferir se o seu cartão de crédito tem filiação com programas de recompensas de hotéis ou até mesmo uma parceria que gere descontos.

Esses programas funcionam de uma forma muito benéfica, pois ao efetuar as compras no cartão, você pode receber pontos suficientes para estadias gratuitas. Há programas que até dobram seus pontos para o uso do cartão de crédito no hotel associado.

Você só precisa estar atento a uma questão. Ganhar pontos para roçar por estadias em hotéis devido à acumulação de dívida de cartão de crédito e de juros não vai ajudar o seu orçamento de viagem. Se você decidir obter um cartão de crédito com recompensas de viagem, sempre o utilize sabiamente.

5- Olho nos descontos

Para economizar com hospedagem vale incluir nas suas pesquisas preparatórias a busca por cupons que possam ser usados no seu destino e que gerem promoções e descontos.

Além disso, se inscreva em sites de economia inteligente, que vendem produtos e serviços com grandes descontos em detrimento de parcerias com os meios de hospedagem.

Descontos podem ajudar e muito a economizar com hospedagem
Descontos podem ajudar e muito a economizar com hospedagem

Você também pode solicitar um guia do visitante do estado, cidade ou do escritório oficial de turismo da região para poupar dinheiro em sua viagem. Estes guias incluem, tipicamente, cupons ou códigos promocionais on-line para atrações, restaurantes e estadias.

Por fim, esperamos muito que você tenha gostado de nosso conteúdo. E se isso for um fato, compartilhe nosso texto com os amigos. Ou então, deixe um comentário com qualquer dúvida ou sugestão, pois estaremos aqui para te ajudar no que for preciso.