A falta de tempo tem se tornado cada vez mais recorrente nas nossas vidas. Seja para viajar, visitar um amigo ou até mesmo para cuidar de si próprio. A pesada rotina de trabalho, casa e estudos faz com que o tempo voe sem nem ao menos percebermos. Com tantos sobes e desces que nossa vida dá, é difícil manter a paciência em todos os momentos, não é mesmo?

É difícil manter a paciência, na maioria das vezes, no ambiente de trabalho. A cobrança com metas e prazos, acrescentados com a pressão da construção de uma carreira estável faz com que a falta de calma se transforme cada vez mais em stress.

Com a vida tão corrida, qual é o segredo para manter a paciência no dia a dia?

Já parou para pensar que manter a calma no relacionamento amoroso também pode não ser fácil? Não é só o ambiente de trabalho que é desafiador, a convivência a dois também pode trazer grandes momentos de superação e aceitação. Manter a paciência em distintas situações, como trabalho e casa requer, nada mais, que autocontrole. Tenha paciência, vamos te explicar tudo direitinho aqui!

Como manter a paciência no dia a dia?

Será que ter calma e ser uma pessoa mais paciente é difícil? Muitas pessoas se perguntam sobre isso constantemente sem saber que a resposta está logo ali, dentro delas mesmas. Você vai ver que manter a paciência para tudo na vida, só depende de nós.

1 – Manter a calma no ambiente de trabalho

Ter um ambiente de trabalho tranquilo e harmonioso não é ideal apenas para termos mais calma e serenidade face aos problemas rotineiros, mas também para tornar o ambiente profissional mais criativo e inovador.

Nosso trabalho é nosso ganha pão e é essencial manter a paciência no dia a dia. Ter calma e paciência em muitos momentos do trabalho tem forte relação com o seu grau de motivação. Um profissional motivado e com boas perspectivas na sua carreira tem mais razões de buscar a paciência e o autocontrole dentro de si.

A intensa rotina do dia a dia faz com que manter a paciência seja uma arte

Obviamente que nem tudo são flores e nem sempre as coisas são como a gente imagina. Por isso, veja abaixo algumas coisas que te farão manter a paciência no trabalho com mais facilidade caso esteja passando por um momento de stress do dia a dia.

  • O bom e velho conte até 10. Quem nunca passou por um momento de explosão no trabalho? Contar até 10 pode parecer bobagem, mas pode ser de extrema utilidade para controlar suas emoções e evitar uma atitude não pensada.
  • Evite beber café em demasia. O consumo excessivo do café provoca a produção de adrenalina, o que pode te atrapalhar a estabelecer a calma quando alguma situação complicar.
  • Lembre-se que tudo é passageiro e que nenhum mal dura para sempre. Não se desespere com situações pontuais do seu trabalho, a vida é mais que isso. Use a técnica da terapia EFT para te ajudar a manter a paciência em situações rotineiras e a aceitar melhor as dificuldades da vida.
Atividades que envolvam respiração e concentração são indicadas para combater o stress e restabelecer a paz interior

Antes de descobrir mais formas de manter a paciência, dê uma olhada nestes links que podem inspirar você!

1 – Elimine a procrastinação com a terapia EFT 

2 – 7 dicas para ter uma vida mais plena

3 – Gestão do tempo: como gerenciar sua rotina e dispor de mais tempo

2- Manter a calma no ambiente de trabalho

Relacionamentos não são fáceis, seja na escola, na vizinhança ou até mesmo na família. A convivência com outras pessoas exige muita paciência no que diz respeito a aceitação do outro. Conflitos podem ocorrer por opiniões divergentes, mal-entendidos, ciúmes, enfim, por mil fatores.

Manter a paciência nada mais é do que a arte do autocontrole

A grande sacada dos relacionamentos é manter preservada a individualidade de cada um e nunca se esquecer de ser empático com o próximo, seja esse seu marido, seu vizinho ou seu chefe. É importante que você note que manter uma boa convivência não significa ser uma pessoa passiva. Manter o ambiente agradável para todos tem a ver com bom senso e você não precisa ser passivo para ter sensibilidade em situações de conflito.

3- Manter a paciência com os filhos

Criar um filho não é tarefa fácil, requerer muita disposição, paciência e dedicação integral. Devido a correria do dia a dia é comum ver muitos pais passando menos tempo com seus filhos e durante o pouco tempo que passam, não tem paciência com as crianças.

Por que isso acontece? Os filhos, sejam crianças ou adolescentes, vivem no mundo deles, com sua própria rotina e problemáticas respectivas de cada idade. É fundamental que os pais saibam interpretar cada cenário para poder aproveitar com mais qualidade o tempo dispendido com os filhos.

Busque mais atividades em família para ter qualidade no tempo com os filhos

Entre no mundo deles, busque atividades que conecte toda a família. Lembre-se que você já foi criança um dia e que a não manter a calma não vai te ajudar em nada.

4 – Exercícios para manter a calma

Quando se fala de exercícios para manter a paciência, está se falando basicamente de técnicas e atividades que ajudam a diminuir o stress e que promovem o autocontrole do corpo e das emoções. Yoga e meditação são práticas mais conhecidas quando o assunto é manter a paciência no dia a dia.

Ambas trabalham com a respiração e com o autoconhecimento do corpo e da mente. No entanto, também existem exercícios específicos que ajudam a manter a paciência quando tudo está perdido. Confira o vídeo abaixo:

E aí? Achou difícil manter a calma e a paciência no dia a dia? Muitas são as maneiras de controlarmos nossas emoções e reações a situações diversas da vida. É importante que você perceba a causa da falta de paciência e lute contra isso.  Como tudo na vida, manter a paciência, só depende de você e pode ter certeza, os benefícios serão inúmeros!