Os 7 maiores erros que você deve evitar na prestação de serviço online
Vote neste post

A prestação de serviço online é uma realidade para diversos setores e uma das melhores soluções encontradas por empregadores. E uma boa fonte de renda para alguns profissionais. Isso porque, no caso dos empregadores, reduz-se significativamente os gastos com funcionários. E para os profissionais, uma economia muito bem-vinda.

Isso porque não será necessário sair de casa para desempenhar seu trabalho. Gastos como transporte e alimentação por causa do trabalho, não serão mais uma realidade diária. São muitos tipos de prestação de serviços. Sendo assim, é bem provável que exista um que se encaixe muito bem na sua realidade. Basta saber o que pode desempenhar melhor.

Antes de mais nada, é preciso um bom planejamento. Colocar as ideias em ordem tem o mesmo efeito de uma base sólida que mantém segura a estrutura. Assim sendo, antes de qualquer passo, é de suma importância avaliar cada passo. Cada necessidade. Cada investimento que será necessário para tornar a ideia sua fonte de renda.

Então, após todo esse percurso, começar – enfim – a tirar a ideia do papel. Avalie as ideias de prestação de serviços mais mencionadas. Essas, certamente, são as mais lucrativas que a modalidade oferece. Então, após cuidadosa avaliação dos tipos de prestação de serviços autônomos que encontrar, escolha o seu. Mas calma! Não vamos te deixar assim.

No artigo de hoje, além dos erros mais comuns na prestação de serviço online, nós ainda separamos cinco opções que abrangem vários campos. Inclusive, lembrando que é possível prestar serviços para empresas pela internet. Dessa maneira, deixa de lado por apenas alguns minutinhos os seus afazeres e presta atenção no artigo de hoje. E, ainda, ao final do mesmo, você vai encontrar um brinde muito legal oferecido pelo Freesider.

Então caneta e papel nas mãos e anota as opções de prestação de serviço online.

O que é a prestação de serviço online?

Antes de mais nada, é válido lembrar que é possível sim ganhar dinheiro pela internet. Pudera, afinal, encontrar uma empresa que não marque presença na internet, nos dias de hoje, é muito raro. E acompanhando essa realidade, nada mais comum que a prestação de serviço online surgissem à tona. Isso fez com que desencadeasse todos os tipos de prestação de serviços.

prestação de serviço online
Ao optar pela prestação de serviço online, é preciso ficar atento, principalmente, à organização do seu tempo

Em cada setor que decidir trabalhar, será possível encontrar ferramentas para facilitar seu trabalho. É muito importante utilizar tudo o que a tecnologia oferece para otimizar nossas vidas. Não tem muitos segredos. E, na dúvida, é sempre possível “dar um Google” e encontrar as melhores opções. Mas antes de falarmos acerca de ideias de prestação de serviços, observe.

Uma pessoa que opta por trabalhar com prestação de serviço online, precisa possuir características essenciais para que o trabalho aconteça da maneira correta. Na realidade, poderiam até mesmo ser chamadas de virtudes, afinal, não são nada simples. Se você conseguir criar esses hábitos, estará no caminho correto. Alguns que podem ser citados são:

  • Ser organizado;

  • Ser proativo;

  • Ter responsabilidade;

  • Criar um calendário editorial;

  • Trabalhar com seriedade e profissionalismo;

  • Fazer um bom planejamento;

  • Saber se comunicar;

  • Procurar crescer através de cursos;

  • Cumprir prazos;

  • Ser resiliente com os feedbacks;

  • Terceirizar tarefas, entre muitas outras coisas;

     

Manter a disciplina é um aprendizado que, assim que conquistado, não perderá mais. A princípio vai parecer uma tarefa impossível. Só o fato de estar no ambiente doméstico, faz com que a produtividade seja reduzida. Não permita que isso aconteça. Seja perseverante. Somente assim conseguirá trabalhar com algum desses tipos de prestação de serviços autônomo que separamos para você.

Desenvolvimento de sites

Essa é uma das maneiras de prestar serviços para empresas pela internet. E o bom é que você não fica vinculado a apenas umas. Existe um leque de possibilidades. Se você é um bom designer e entende da linguagem virtual, essa pode ser uma excelente fonte de renda. É possível enviar propostas diretamente nos contatos das empresas, através da internet.

Redação

Você escreve bem? Se sim, essa é uma excelente opção. Você pode trabalhar com prestação de serviço online. Isso porque muitas plataformas, como O 99freelas e Workana, por exemplo, fazem a ponte entre escritores freelancers e clientes. Você terá apenas que realizar um cadastro para que comece a enviar propostas para os mais diversos profissionais e empresas.

Mídias Sociais

Existem muitas empresas que contratam profissionais para manter as notícias em suas redes sociais. Esse tipo de profissional é chamado de social media. Ele será responsável por elaborar e compartilhar posts a fim de atrair um número cada vez maior de leads. O Facebook e o Instagram são excelentes exemplos de campo de trabalho para esses profissionais.

Análise de SEO

Você é o tipo de profissional que consegue compreender os algoritmos dos motores de busca? Consegue encontrar estratégias que colocam as páginas no topo? Então essa é a sua opção. E esse é um campo impossível de imaginar a amplitude. Todas as empresas procuram rankear bem suas páginas na intenção de aumentar seu tráfego. A vaga é certa.

Atendimento Remoto (SAC)

Mais um, entre os tipos de prestação de serviços, é trabalhar sanando as dúvidas do público de determinada empresa. Não apenas isso, mas também recebendo feedbacks, opiniões e reclamações. A ideia aqui é ouvir com atenção o que o cliente tem a dizer e oferecer a melhor solução. É possível encontrar empresas que trabalham dessa forma, na internet.

Revisão de Textos

Você é bom com a língua portuguesa? Então essa é uma ótima opção. Muitas empresas contratam profissionais apenas para fazer a revisão de seus materiais. Ou, ainda, estudantes que buscam revisores para avaliar seus TCC’s, de acordo com as regras da ABNT. A quantidade de trabalho é satisfatória e certamente uma boa maneira de ganhar dinheiro.

Prestar Consultoria

Você tem uma formação acadêmica? Que tal usá-la para ganhar dinheiro na internet? Muitos profissionais prestam consultoria em seus setores, a fim de facilitar a vida das pessoas. O trabalho pode ser realizado de maneira 100% remota e ainda render um bom dinheiro. Ou até mesmo, oferecer o conhecimento em forma de curso EAD. Um sucesso nos dias atuais.

Tradução

Você é fluente em algum idioma? Se a resposta é positiva, você tem ouro nas mãos. Muitas empresas precisam de tradutores diariamente. Os idiomas mais solicitados são o inglês e o espanhol. E isso rende um vasto campo. Entretanto, quanto menos comum o idioma, mais é possível cobrar pelo serviço. Fica a critério do profissional. Considerar oferta e demanda.

Tutoriais

Você é bom em alguma coisa? Sabe fazer de um jeito único e prático? Pois então essa é a chance de trabalhar com prestação de serviço online. Existem empresas que acolhem profissionais para ensinar o grande público como utilizar da melhor maneira seus produtos. Use o seu talento para conquistar essas vagas.

Contabilidade

Periodicamente vemos a mesma notícia: os atrasos na declaração no imposto de renda. Existe uma piada que diz que brasileiro deixa tudo para a última hora, e o bom profissional é o que sabe aproveitar dessa característica. Você poderá ganhar um bom dinheiro fazendo a declaração do imposto de renda de muitas pessoas.

Os erros na prestação de serviço online

Nós separamos uma boa lista  de ideias de prestação de serviços. No entanto, se você não realizar o trabalho da maneira correta, possivelmente não vai obter sucesso. As pessoas são exigentes e não é para menos. Todos nós queremos alcançar os melhores resultados. Aliás, esse também deve ser o foco do profissional que busca trabalhar dessa maneira.

erros na prestação de serviço online
Não se comprometer com a qualidade e agilidade no trabalho pode custa a confiança de seus clientes

É justamente a seriedade com que trabalha, que vai fazer com que seu nome conquiste novos horizontes. Sendo assim, não deixe de considerar qualquer oportunidade de melhorar suas estratégias, seu trabalho e sua comunicação. Pensando justamente nisso, que separamos para você 7 erros que devem ser evitados. Aprender agora para não correr riscos.

1 – Não ter conhecimento do público

É absolutamente impossível discursar para uma plateia composta por pessoas que você não faça a menor ideia do que fazem na vida. Por que elas estão ali? O que elas estão esperando ouvir? Quais são suas dores? O que vem atrapalhando o caminho dela? Após responder essas perguntas, certamente você saberá como abordar essas pessoas da melhor maneira.

O mesmo vale para o chamado público-alvo. Você tem que saber com quem está se comunicando. E quanto mais características souber sobre o público, melhor será para sua abordagem. E uma boa abordagem é sinônimo de resultados positivos.

2 – Não utilizar a linguagem ideal

Imagine que você está com dúvidas sobre um produto que adquiriu. Então você entra em contato com a empresa e a resposta é em mandarim. Você não entende absolutamente nada do que o profissional está falando. Como reagiria diante disso? Certamente ficaria extremamente irritado e, ainda, com um produto encostado.

Você precisa falar a linguagem do público. Se é composto por jovens, por exemplo, uma linguagem mais informal é ideal. Se é um público formado por profissionais específicos, terá que utilizar termos mais técnicos e uma conversa mais sóbria.

3 – Não demonstrar agilidade

Não tem nada mais irritante do que um profissional que caminha a passos de formiga. Você está solicitando algo urgente, e a pessoa não demonstra muito boa vontade para resolver seu problema. Pois leve esse sentimento para o seu âmbito de trabalho. É importante que tenha agilidade para trabalhar e para resolver possíveis problemas.

A agilidade, aliás, deverá ser sua fiel escudeira. Durante o trabalho, ela vai permitir que trabalhe no ápice de sua produtividade. Com os clientes, a impressão será a melhor possível.

4 – Não marcar presença

Uma das principais características de profissionais de sucesso, é que eles conseguem se fazer presente no dia a dia de seus clientes. São diversos momentos difíceis em que o cliente imagina que o profissional certamente poderá resolver.

Uma boa maneira de fazer isso acontecer, é estando nas redes sociais, por exemplo. Estar sempre respondendo, comentando e participando ativamente da vida do público. O retorno não será outro que não a simpatia do público por você. E também dos clientes.

5 – Não se mostrar disponível

Uma das maiores estratégias da internet é estar ali em qualquer momento do dia, em qualquer dia da semana. Sendo assim, se você presta serviço para o SAC de uma empresa, por exemplo, as pessoas esperam que você possa solucionar seus problemas em qualquer hora.

Poderia até mesmo ser abusivo. Entretanto, as empresas que contratam esses profissionais, estipulam os horários de trabalho. E durante aquele tempo, você precisa estar disposto a ajudar o público. A boa vontade oferece oportunidades incríveis.

6 – Não saber do que está falando

Independente do que você vai fazer, você precisa ter segurança no que está fazendo. Imagine um engenheiro que vai projetar sua casa, não estar tão certo assim quanto ao seu profissionalismo. Claro que seria impossível confiar.

Portanto, procure estar sempre antenado a tudo que envolve o setor. Notícias, técnicas, estratégias, novidades, dicas quentes, etc. Procure se nutrir em fontes confiáveis todos os dias. Essa é a melhor maneira de garantir um serviço de qualidade.

7 – Não saber se comunicar

Entre os tipos de prestação de serviços autônomos, infelizmente encontramos profissionais que não saber falar. Sim, é isso mesmo. Não de maneira literal, é claro, Mas elas não sabem transmitir o que estão tentando dizer. Isso dificulta tudo. É preciso ser desenvolto e falar sem medo. O tom da voz também precisa se manter sempre agradável. Nada de gritos.

Aprenda com os seus erros

Conclusão

Trabalhar na internet é algo muito promissor. Sobretudo por se tratar de um ambiente democrático, que permite que todos tenham seu lugar ao sol. Você não precisa de uma formação específica para prestar serviços para empresas pela internet. Pelo menos, não boa parte delas. O empreendedorismo é a porta para o futuro, sem dúvida.

trabalhe de qualquer lugar
Se você for reconhecido como bom profissional, é possível ganhar dinheiro estando em qualquer lugar do mundo

Um exemplo disso, são as pessoas que conseguem viajar pelo mundo sem que seu trabalho sofra alterações. Aliás, eles até melhoram, visto que o profissional vai adquirindo uma excelente experiência em cada local que passa. Se você quer ter essa oportunidade também (atenção no brinde), baixe gratuitamente agora mesmo ebook “Como ganhar dinheiro enquanto viaja pelo mundo”.

Esse tesouro traz dicas quentíssimas do criador do movimento Freesider, Fagner Borges. Não perca mais tempo e comece hoje mesmo a sua revolução pessoal. Você merece trabalhar com prestação de serviço online e ser livre.