Quem nunca se sentiu sem chão em meio a tantas tarefas e demandas? Que fez, fez, fez e parecia que não ia chegar a lugar algum? Que PRECISA de um direcionamento porque o sentimento “mais perdido do que cego em tiroteio” praticamente virou seu lema de vida? Pois é! Você e milhares de pessoas encontram-se nessa mesma situação.

Claro que, com um problema tão recorrente como esse, surgiram diversos mecanismos para tentar resolver a questão. Dentre eles, inclusive, há o roadmap, que se tornou uma das ferramentas de produtividade e gestão mais poderosas atualmente! Mas fique tranquilo se você ainda não sabe o que é roadmap porque esse texto vai tratar especialmente sobre o assunto.

Descubra já o que é roadmap e como essa ferramenta pode mudar a sua vida!

Partiu saber mais sobre o que é roadmap, além de compreender o que essa maravilha pode fazer na sua vida e como ela pode mudar o seu dia a dia ela de maneira radical? Então partiu!

A pergunta que não quer calar: o que é roadmap?

Utilizada em quase todas as áreas ligadas à criação, o Roadmap nada mais é do que uma espécie de mapa, uma poderosa ferramenta visual e descritiva que apontará como será o produto ou projeto a cada período de sua evolução. Ou seja, é o caminho no qual você se baseará as suas tomadas de decisão, ações e tarefas, assim como de toda a sua equipe.

A ferramenta alinhará todos os interessados no projeto em torno dos mesmos passos para a conclusão do produto ou do projeto. Com isso, deixará todos os envolvidos cientes do processo de evolução e quais variáveis envolvem esse caminho, não abrindo margens para indecisões e inseguranças.

Sabe o sentimento de perdido que falamos acima? Então, ele não existirá com o roadmap! Isso porque, na prática, essa “bússola gerencial” lhe auxiliará a se organizar com um roteiro sequencial a fim de materializar o seu projeto ou produto. A consequência disso é que ficará muito mais fácil saber por onde começar e quais são os seus limites quando as ideias começarem a pipocar na sua cabeça.

O roadmap nada mais é do que uma ferramenta que apontará como será o produto ou projeto a cada período de sua evolução.

Ao criar um mapa como esse, você vai saber o que priorizar, de modo a agregar o máximo de valor àquilo que está fazendo, justamente porque ele irá facilitar o processo de organização das suas próprias ideias. E aí?! Agora ficou fácil para entender o que é o roadmap, né?

Por que você precisa de um roadmap?

Agora que já sabe o que é o roadmap, está mais do que óbvio as razões para você criar um pra chamar de seu! Mas, para não restar dúvidas, listamos abaixo os porquês. Assim, não vai ser possível se recusar a ter um, hein!?

  • Um roadmap irá lhe orientar as suas ações tendo em vista o seu projeto ou produto final. Sabe o script o qual roteiriza todas as falas de um ator de novelas? Então, a didática é basicamente a mesma!
  • O roadmap também irá alinhar as diferentes visões para responder as perguntas relacionadas com a evolução do seu projeto ou produto: “onde estamos?”, “ onde queremos chegar?” e “como chegaremos?”
  • Porque, com o roadmap, você terá muito mais foco, a sua produtividade irá aumentar de maneira exponencial e a procrastinação vai ser praticamente zerada! E, como já dissemos, não vai haver mais aquele sentimento de “perdido mais que cego em tiroteio”.
Depois de descobrir o que é roadmap, fica muito mais fácil entender o porquê de ter um!

Antes de continuar esse texto sobre o que é roadmap, o qual, aliás, irá impactar positivamente na sua vida, temos mais três na mesma linha e que também vão fazer a diferença. Olhe só o que separamos para você! Depois deles, é pra morrer de amores por nós, hein?!

Como fazer um roadmap?

Você já sabe o que é roadmap e a sua importância para o desenvolvimento do seu projeto ou produto, certo?! Certo! Mas ainda falta um detalhe essencial: como fazer um?! Pois é, antes que você se pergunte sobre isso, a gente já te responde e te avisa: é bem fácil! Bem fácil mesmo! Quer ver só!?

Se você já sabe o que é roadmap e o porquê precisa dele na sua vida, então saiba mais como fazer um

Um roadmap é uma espécie de linha do tempo visual. Nela, você deverá apontar e relacionar todos os itens que farão parte do crescimento do seu projeto, por data.

Por exemplo, vamos supor que você define uma meta, e está meta precisa de várias ações para que você alcance da melhor maneira possível, e no prazo estabelecido.

Logo, o que você precisa fazer é ir listar todas as ações que você precisa tomar, e depois você colocar isso em uma linha do tempo, ou seja, seu roadmap.

Essa linha do tempo vai depender do prazo de conclusão de sua meta. O ideal é sempre dividir tais ações de forma que você deva deixar tudo com uma distribuição uniforma sobre a linha do tempo.

E isso você pode fazer para qualquer período de conclusão. Se for um período de 6 meses você divide de mês a mês, e de semana a semana, porque assim você não vai se preocupar com uma meta, ou um marco, como um todo. Mas assim, você estará dividindo para conquistar.

E essa é a grande sacada desta técnica, pois desta forma você não se frustra por perceber que está tentando alcançar algo grande, mas você olha meta toda destrinchada para você ir a conquistando aos poucos.

E assim como o roadmap funciona para uma meta, ele também funcionará para um projeto dentro da sua empresa, ou algo do tipo. Tudo isso utilizando essa mesma sacada e passo a passo. Tudo vai depender de sua criatividade e prática com isso.

Agora que compreende tudo o que envolve sobre o que é roadmap, só resta a você ter uma pra chamar de seu!

Agora você já sabe o que é roadmap, por que você precisa ter essa ferramenta e como fazer uma pra chamar de sua! E o que resta a partir de então? Que você coloque as mãos na massa e faça isso por você e por sua vida! Sério, depois do roadmap, concluir seus projetos e produtos será de uma facilidade só!

Agora nos diga: o que você achou desse conteúdo? Será que esse material realmente está valendo a pena para você? Diga-nos sua opinião, porque assim a gente sabe se estamos indo no caminho certo… Estamos aguardando seu comentário. Até mais!!