Conhece a procrastinação?! Se não, nós te explicamos o que é: ela nada mais é do que diferimento ou adiamento de uma ação, ou seja, é a famosa prática de “empurrar com a barriga”. E aí, agora sabe sobre o que estamos falando, não é mesmo? Afinal, é bem provável que já tenha procrastinado em algum momento da sua vida.

A procrastinação, por si só, já é um grande problema, mas ela se torna ainda pior no trabalho, tornando-se a sua inimiga número 1. Sabe por quê?! Porque, quando você procrastina, o resultado disso não é nada bom: tarefas atrasadas, metas não cumpridas, cobrança dos chefes e você passa a ser mal visto pelos outros no seu emprego.

Não deixe que a procrastinação tome conta da sua vida e acabe com esse mal de uma vez por todas, principalmente no trabalho.

Pensando nisso e nesse mal do século, resolvemos fazer um texto que irá te ajudar e muito. O tema? Como sabotar a procrastinação no trabalho! E aí, gostou? Se sim, então partiu!

1) Desligue seu celular

É inegável: o maior amigo da procrastinação do trabalho é o celular. Vamos aos fatos: quanto tempo você fica conversando com seus colegas no Whatsaap, ou vendo as fotos no Instagram ou assistindo os stories no Snapchat? Pois é, temos a certeza de que é um tempão. E sabe o que essas horas significam? Procrastinação!

celular e procrastinação
Desligue seu celular e evite a procrastinação no trabalho

Sim, todo o tempo que você passa no celular atualizando sua vida social é tempo que você poderia estar fazendo algo mais interessante. Ou seja, são horas perdidas à toa. Por isso, quando tiver algo para fazer, desligue o seu celular e se afaste das redes sociais! Você vai ver como as horas úteis do seu dia vão se multiplicar.

2) Crie metas micro e macro

Outro passo importante para sabotar com a procrastinação no trabalho é criando metas micro e macro. “Como isso?!” É bem simples e fácil de entender. Vamos a um exemplo concreto?

Você precisa finalizar um projeto em 1 mês. Essa, por consequência, é sua meta macro, certo? Dentro desse projeto, haverá outras tarefas mais administrativas a serem cumpridas. Estipule um tempo para finalizá-las e, voilà, você terá metas micro. Com isso, você vai vendo seu progresso constantemente e nem vai pensar em procrastinar.

3) Tenha a agenda como sua aliada

Já que estamos falando de metas micro, aqui é importantíssimo ter uma agenda como sua aliada para acabar de uma vez por todas a procrastinação no trabalho. Isso porque você conseguirá visualizar de uma maneira ampla o que terá que fazer diariamente.

agenda para combater a procrastinação no trabalho
Tenha a agenda como sua aliada para combater a procrastinação no trabalho

Outro ponto importante nessa dica é que a agenda também é uma forma de você acompanhar seu progresso. Com isso, você vai fazendo o check list das suas responsabilidades e notando, quase que diariamente, o quanto progrediu. Consequência disso? Motivação em continuar firme e forte no projeto!

4) Deixe sua mesa organizada

Essa dica pode até parecer bobeira, mas não é não. Deixar sua mesa organizada lhe auxilia e muito para acabar com a procrastinação no trabalho. Convenhamos: quantas vezes você se perdeu procurando os seus documentos, achando a papelada para a reunião e afins? Pois é! Todo esse tempo nada mais é do que uma maneira que você descobriu para adiantar a sua tarefa.

organização pessoal
Ter uma mesa organizada ajuda a não procrastinar no trabalho

E aí?! Está ficando expert no assunto de sabotar a procrastinação no trabalho? Se sim, então saiba que é possível ficar ainda mais! Isso mesmo!!! Como?! Lendo mais esses três textos que selecionamos especialmente para você!

5) Faça algo que te dê prazer

Vamos falar a verdade: quem sabota algo que dê prazer? Ninguém, não é mesmo? Ou só se a pessoa for muito doida! Então, por isso mesmo, a nossa quinta dica para acabar com a procrastinação no trabalho é fazendo algo que você gosta.

motivação para trabalhar
Faça algo que te dê prazer e terá muito mais motivação para trabalhar

E se você acha que não tem como; afinal, precisa do seu emprego e do seu salário e não consegue visualizar possibilidades para mudar essa realidade, saiba que está enganado! Uma simples conversa franca com seu superior pode te ajudar a encontrar tarefas com as quais você se identifica mais. Atitude bem simples e honesta, mas que pode fazer toda a diferença na sua vida!

6) Faça uma coisa de cada vez

Não, você e nem ninguém não conseguirá abraçar o mundo – saiba bem disso! Por isso mesmo, faça uma coisa de cada vez e acabe de vez com a procrastinação no trabalho. Afinal, o excesso de demanda só irá fazer com que você voe ainda mais no mundo da lua.

A consequência de você achar que consegue dar conta de tudo é catastrófica: primeiro, você não fará nada bem feito. Segundo, você não conseguirá ter o descanso necessário para fazer sua cabeça funcionar. E terceiro – precisa mesmo de um terceiro motivo?

7) Relaxe quando sentir que precisa relaxar

E já que estamos falando nisso… outro fator que colabora para a procrastinação é nós acharmos que não precisamos descansar e nem relaxar. Uma verdade: ninguém consegue trabalhar 8h por dia direto, tá? Então, por isso mesmo, tire o tempo para você andar, conversar com seus colegas de trabalho ou respirar para, depois, voltar com pique.

Ao relaxar nos momentos que você sente necessidade, você perceberá que voltará com muito mais disposição. Então, como deixar essa dica de fora na nossa lista de sabotagem à procrastinação no trabalho, hein? Impossível!

descanso
Tire o tempo para você andar, conversar com seus colegas de trabalho ou respirar para, depois, voltar com pique

Prontinho! Dias dadas sobre como sabotar a procrastinação no trabalho. Agora só basta a você colocar todas elas em prática e mudar a sua relação com o seu emprego, chefe e colegas. E aí, está preparado para mais essa mudança na sua vida?