Top 10 melhores livros sobre empreendedorismo
Vote neste post

Grande parte das pessoas bem-sucedidas associam a prática da leitura como um dos principais fatores de sucesso. O tempo todo novos títulos de livros sobre empreendedorismo, novas práticas e hábitos são lançados.

A verdade é que o empreendedorismo está relacionado à criatividade, à inovação e aos riscos do negócio e, para ser empreendedor, é necessário coragem, trabalho duro e vontade de realizar.

importância da leitura
Para empreender com sucesso é importante se inspirar na trajetória de outras pessoas e aprender com seus erros e acertos

Um jovem Elon Musk leu 10 horas por dia antes de crescer e se tornar o CEO da Tesla. Atualmente, o ex-CEO da Microsoft, Bill Gates, diz em entrevistas que lê um novo livro toda semana.

Mas, sabia que nem todos os livros sobre empreendedorismo estão diretamente relacionados aos negócios? Ao contrário: os títulos bestsellers são focados em hábitos, histórias sobre comportamento e desenvolvimento humano, crescimento pessoal e financeiro, entre outros.

Neste artigo você encontrará os livros sobre empreendedorismo mais vendidos em 2018 para você se atualizar e começar a vender mais!

 

Top 10 melhores livros sobre empreendedorismo

1 – A Sutil Arte de Ligar o F*da-se

a sutil arte de ligar o foda-seMark Manson é um autor americano de auto-ajuda, blogueiro e empresário. Começou seu primeiro blog em 2009 como um canal de marketing para o seu negócio de consultoria de encontros e mais tarde decidiu blogar em tempo integral como um nômade digital.

Além disso, Mark Manson é o CEO e fundador da Infinity Squared Media LLC. Depois dessa breve apresentação, é preciso dizer que um dos melhores livros de empreendedorismo 2018 é de sua autoria.

A Sutil Arte de Ligar o F*da-se tem como objetivo ajudar o leitor a fazer melhores perguntas sobre sua própria vida e seus valores.

O livro te ajuda a refletir mais profundamente sobre com o que você se importa e por que se preocupa com isso. E mais: definir porque você deve se preocupar com isso.

O livro é como um auxílio para canalizar questões difíceis de executar e ainda mais difíceis de responder.  É uma ferramenta para ajudar a encarar essas questões honestamente e com coragem. Esse bestseller é uma das opções de livros ideais para empreendedores iniciantes.  

2 – Sapiens: Uma breve história da humanidade

uma breve historia da humanidade sapiensYuval Noah Harari é um professor israelense de História e autor do best-seller internacional Sapiens: Uma breve história da humanidade.

O motivo que levou um dos seus títulos a ser um dos livros sobre empreendedorismo mais lidos e indicados por profissionais de sucesso é o conhecimento sobre o ser humano.

Ou seja, o livro aborda a História da Humanidade desde a evolução arcaica da espécie humana na idade da pedra até o século XXI.

Seu principal argumento é que o Homo Sapiens domina o mundo porque é o único animal capaz de cooperar de forma flexível.

Além disso, somos a única espécie capaz de acreditar em coisas que não existem na natureza. Ou seja, acreditamos em produtos puramente criados pela imaginação tais como deuses, nações, dinheiro e direitos humanos.

Embora tenha sido publicado em 2014, o título se tornou um dos livros sobre empreendedorismo mais atuais, pois o autor aborda um olhar diferente sobre o mercado e também sobre o dinheiro.

Neste sentido, o autor afirma que todos os sistemas de cooperação humana em larga escala como estruturas políticas, mercados e instituições legais são, em última instância, ficção.

3 – Sprint. Como resolver grandes problemas e testar novas ideias em apenas cinco dias

sprintSprint é um método desenvolvido por Jake Knapp no período em que trabalhou no Google. Kanpp já executou mais de 100 workshops em empresas como Slack, Medium e Uber.

O método Sprint era usado para tudo na empresa, do aperfeiçoamento do mecanismo de buscas ao Google Hangouts, com o foco em desenvolver e testar ideias em apenas cinco dias.

Knapp se juntou mais tarde a Braden Kowitz e John Zeratsky no Google Ventures. E juntos eles conduziram e completaram mais de cem sprints em empresas de telefonia, e-commerce, saúde, finanças e muito mais.

Sprint está entre a lista dos livros empreendedorismo mais vendidos no mundo. Um guia prático para responder a questões e problemas críticos de negócios. Pode, ainda, ser considerado como um livro que incentiva a colaboração e o enfrentamento de perguntas em equipe.

Sprint se enquadra na categoria de livros sobre empreendedorismo já que os princípios levantados no texto podem ser aplicados a praticamente qualquer problema que você esteja procurando resolver.

4 – Vicente Falconi. O que importa é resultado

A autora Cristiane Correia, eleita pela revista Época como uma das personalidades mais influentes do Brasil, é a autora da biografia do empresário Abilio Diniz e o bestseller Sonho Grande, publicado em 2013 e que conta a história de Jorge Paulo Lemann e seus sócios.

Cristiane também é a autora de um dos livros sobre empreendedorismo que vale ser lido não apenas por quem ocupa cargos de liderança e organizações, mas sim, todos aqueles que querem conhecer a história, os processos e o desdobramento de metas praticados por Vicente Falconi.

Nesta obra você vai encontrar uma leitura repleta de dicas sobre ambição, força e determinação, e vai ficar mais motivado para criar e gerar seu próprio negócio.

5 – O poder da Auto da Autorresponsabilidade e O Poder da Ação

Escritor e conferencista internacional, Paulo Vieira é PhD em coaching e em Business Administration pela Florida Cristhian University (FCU).

No meio empresarial, é reconhecido como uma autoridade em temas como Coaching, Liderança, Negociação, Relações Humanas e Gestão Eficaz de Pessoas.

Entre os livros sobre empreendedorismo, Paulo Vieira possui dois títulos em evidência como opções de livros para empreendedores iniciantes:

O Poder da Ação, de 2016 é um convite a quebra do ciclo vicioso e início de um novo caminho de realização, com aplicação do método desenvolvido por ele.

O Poder da Autorresponsabilidade, lançado em janeiro deste ano, Paulo Vieira traz ao leitor o conceito de autorresponsabilidade. Trata-se de um manual que apresenta a metodologia das 6 leis para a conquista da autorresponsabilidade, de modo que o leitor aprenda a assumir o comando de sua vida.

6 – Pense Simples

Gustavo Caetano é autor do bestseller Pense Simples, fundou a Samba Tech e transformou a startup mineira na líder em soluções para vídeos online na América Latina , eleita pela FastCompany como uma das mais inovadoras do continente.

O autor foi ainda nomeado o Empreendedor de Sucesso no Brasil pela Revista PEGN e Visa, melhor cofundador pelo The Next Web, um dos 50 mais inovadores do mundo digital brasileiro pela ProXXIma no mesmo ano.

Caetano tem ainda no currículo o título de fundador da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) e é conhecido nacionalmente por levantar a bandeira do empreendedorismo. É uma das personalidades que mais contribui para o desenvolvimento do ecossistema de startups no país.

Considerado um dos melhores livros sobre empreendedorismo, Pense Simples fala sobre empreendedorismo mostrando casos reais, de sucesso e fracasso.

Além de mostrar esses casos reais, Gustavo transmite todo o seu conhecimento através de dicas para que o leitor possa se tornar um empreendedor ainda melhor.

Para mais, o livro apresenta a visão de como o fracasso pode moldar a mentalidade para o sucesso, apontando o que compõe o DNA inovador e qual é a lógica da simplicidade para estimular a inovação.

Em um dos livros de empreendedorismo mais vendidos, Gustavo eleva ainda, a importância de ser ágil e leve já que, assim, é possível se manter com alto potencial inovador.

Além do mais, você vai descobrir o que compõe o DNA de um bom empreendedor e que inovar pode ser muito mais fácil do que parece quando você tem a mentalidade certa.

7 – Liderança sem Ego

liderança sem egoCriador do conceito Cultura Organizacional, Edgar Schein trabalha na busca para evidenciar, prioritariamente, a dinâmica de carreira, cultura organizacional, processo de pesquisa, além da organização de mudança.

Um dos maiores teóricos sobre gestão da atualidade, ele apresenta um conceito inovador e essencial para manter uma comunicação eficiente nas empresas nos dias de hoje. 

Liderança Sem Ego é um livro indicado para todos os interessados em liderar com eficiência e construir relacionamentos fortes e autênticos.

Baseado na confiança e no respeito, mostra como influenciamos uns aos outros enquanto falamos.

Além disso, mostra ainda como podemos desenvolver estratégias para criar ambientes em que as pessoas se sintam à vontade. Dessa forma, podem gerar ideias mais originais e ousadas.

Além disso,  evitar erros desastrosos e desenvolver agilidade e flexibilidade.

8 – Trabalhe Menos, Realize Mais

Geronimo Theml é professor há mais de 19 anos, Coach, palestrante internacional. Ele é ainda ex-Advogado da União e fundador do Instituto Geronimo Theml de Coaching e Desenvolvimento Humano (IGT).

O IGT tem o propósito de criar uma legião de pessoas que vivem por sua missão de vida e com um ideal, que verdadeiramente mudam o mundo.

Além disso, é idealizador da Academia da Produtividade, onde ensina técnicas testadas para produzir mais resultado com menos esforço e com mais felicidade.

Geronimo Theml apresenta um método de produtividade inteligente, que consiste em instalar no leitor o hábito de realizar seus objetivos de forma ordenada e trabalhando menos.

Ensina métodos para que você aprenda a ser produtivo e tranquilo. Envolve o leitor para que você entenda como parar de adiar o que deve ser feito. E mais: mostra como ter tempo para começar a construir histórias incríveis, as quais você vai se orgulhar de contar no futuro.

O objetivo deste livro é ensiná-lo a trabalhar menos e realizar mais. Dessa forma, nenhum sonho será grande demais, e assim, nenhum domingo à noite se torna motivo de ansiedade.

9 – Mindset

mindsetCarol S. Dweck é professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação.

Nesse sentido, Carol Dweck desenvolveu ao longo de décadas de pesquisa um conceito fundamental: a atitude mental com que encaramos a vida, que ela chama de Mindset, e é crucial para o sucesso.

Em seus escritos, indicado como um dos livros sobre empreendedorismo mais importantes da atualidade, Dweck apresenta como o sucesso pode ser alcançado. E revela ser pela maneira como lidamos com nossos objetivos.

O Mindset não é apenas um traço de personalidade. É, na verdade, a explicação de porque somos otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não.

Ele define nossa relação com o trabalho e com as pessoas e a maneira como educamos nossos filhos. É um fator decisivo para que todo o nosso potencial seja explorado.

10 – O Poder do Hábito – Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios

o poder do habitoPublicado em 2012, O Poder do Hábito de Charles Duhigg, segue sendo um dos títulos mais vendidos e indicados como livros sobre empreendedorismo.

O repórter estadunidense ganhador do Prêmio Pulitzer, Charles Duhigg, expôs seus argumentos abrangendo o mundo dos negócios e o comportamento do consumidor.

O livro mostra quando as empresas manipulam os hábitos sem que nem percebamos. E mais, o autor utiliza, ainda, exemplo de grandes corporações para ilustrar as suas teorias.

Cheio de lições e ensinamentos, o livro possui ainda um guia de ideias que ajuda o leitor a colocar estes aprendizados na prática, em seu cotidiano.

Extra!
11 – Inabalável. Um Guia Prático Para a Liberdade Financeira

inabalavel guia pratico para a liberdadeO título extra desse artigo é o Inabalável. O livro será lançado em agosto, mas com certeza terá muito a acrescentar para todos os empreendedores, já que foi escrito por Tony Robbins e Peter Mallouk.

Tony Robbins, é o grande nome quando se pensa em qualidade de vida e estratégias de negócios, já que ele treinou milhares de pessoas em mais de cem países.

Peter Mallouk é o único homem na história eleito por três anos consecutivos pela revista Barron’s como o melhor consultor financeiro dos Estados Unidos.

No livro, seu papel é mapear quatro princípios básicos da liberdade financeira. Além disso, nortear o leitor nas decisões mais complexas. E mais, colocá-lo em posição de vantagem em qualquer cenário econômico.

Inabalável é um livro que traça o caminho das pedras para se tomar as rédeas do futuro. Aproveitando ao máximo as oportunidades, multiplicando seu capital e reduzindo os riscos, a fim de alcançar uma vida plena.

Se inspirou? Então comece a ganhar dinheiro!

E antes de adquirir qualquer um desses livros você pode iniciar o processo de crescimento do seu conhecimento por meio do E-book gratuito Como ganhar dinheiro enquanto viaja pelo mundo. Neste livro digital você encontra informações e ferramentas práticas para aumentar o potencial da sua empresa na internet.

Ainda não tem um negócio? Neste e-book você terá vários Insights de como transformar seus conhecimentos e talentos em dinheiro através da internet.