“Meta é algum objetivo (ou sonho) definido por escrito, de realização possível, importante e que você queira alcançar”. Essa é a definição de meta para  Christian Barbosa, o autor do livro A Tríade do Tempo.

Todo mundo costuma dizer que tem metas a conquistar, isso é muito comum de se ouvir. Por exemplo: emagrecer, juntar dinheiro, começar a investir, comprar um carro, parar de fumar, reduzir custos na empresa, entre tantas outras metas possíveis. É importante que você saiba que não existe diferença entre as metas pessoais das profissionais, afinal, metas são metas.

A meta Smart ajuda a definir melhor suas metas

Quando você decide por uma meta, na verdade, você decide determinar um objetivo e sonho, mas se não for bem definida, pode acabar não saindo do papel. Uma solução para que você consiga cumprir com seu propósito é a Meta Smart.

Afinal, o que é Meta Smart?

São metas desenvolvidas por Peter Drucker que auxilia no momento em que for definir todos os seus projetos.  Ela deve ser desenvolvida sobre cinco atributos:

S (Específico)

Isso quer dizer que sua meta deve ser muito bem específica. Nada de poucos detalhes, seu projeto deve conter tudo muito bem detalhado. Essa é uma forma de não se perder em nada do que deseja conquistar, principalmente quando sua meta envolve outra pessoa que participa junto com você.

É preciso ser bem específico de como vai conseguir alcançar a sua meta

Por exemplo:  Você decide ser mais saudável. Mas o que exatamente quer dizer isso? Vai praticar mais exercícios? Vai se alimentar melhor? Vai parar de beber? Lembre-se: Sua meta deve ser muito específica.

Quando se diz ser mais saudável, não está especificando exatamente o que vai fazer para alcançar esse objetivo. Você deve dizer: Daqui há 02 anos eu vou correr a meia maratona. Agora você especificou aonde quer chegar.

M (Mensurável)

É dessa forma que vai conseguir mensurar suas metas, ou seja, como medir se o seu objetivo foi ou não alcançado. Lembre-se que deve tomar cuidado para não manipular o resultado, já que no meio do caminho você pode acabar se enganando e isso vai prejudicar no seu resultado final. Depois que você especificar sua meta, o próximo passo é mensurar as metas.

Uma forma de começar o seu planejamento e mensurá-los é respondendo as seguintes perguntas:

1- Qual é o resultado que você espera da sua meta?

2- Quanto tempo você vai demorar para cumprir sua meta?

É muito importante que tenha certeza que sua meta pode ser cumprida, não adianta definir um objetivo que para você é perfeito, se isso não é capaz de ser alcançado com seu conhecimento e habilidade. Então antes de estabelecer o seu propósito, certifique-se que seja possível realizá-lo.

A (Alcançável)

Ele é muito próximo a mensurável, o elemento A da meta Smart significa definir os passos necessário para alcançar o seu objetivo.

O mais indicado é que elabore um plano de ação com o passo a passo de como pretende atingir sua meta. Acredite, aquilo que pode parecer inviável deixa de ser terrível quando dividido em pequenas ações. Basta separar cada uma dessas ações e determinar um prazo.

Antes de descobrir mais sobre a meta Smart, dê uma olhada nestes links. Eles com certeza irão ajudar você a manter o foco nos seus objetivos:

1- Descubra 5 passos de como ter uma mentalidade vencedora

2- 8 hábitos de pessoas de sucesso

3- Como descobrir o seu propósito de vida? 

R (Relevante)

É uma dos principais atributos da meta Smart, é a primeira coisa que se deve pensar antes de trabalhar em cima do seu objetivo. Se pergunte: Qual a importância desse objetivo para você? Por que você quer realizá-lo? Qual o real motivo para investir tempo nessa meta?

Todos os propósitos deve ter relevância, deve ter sentido e não apenas por fazer ou porque acha que deve ser interessante.

Esse atributo é importante porque muitas pessoas costumam deixar suas metas pelo meio do caminho, pois a motivação acaba e a força de vontade também.  Isso significa que o seu propósito deve ser muito forte para manter sua meta a curto, médio ou longo prazo.

A sua meta deve ser relevante para manter o foco e força de vontade até o final

Se o seu objetivo envolve dinheiro e você decide fazer uma viagem durante esse período, é importante que saiba que, certamente, isso vai fazer com que atrase a sua meta. Então, se seu objetivo é tão importante para você, saiba que terá que abrir mão de algumas “regalias” durante o período em que busca realizar seu propósito.

Exemplo: A relevância para compra de um apartamento

1- Decidiram se casar e precisam de um lugar para morar.

2- Melhoria do conforto e qualidade de vida, já que precisa de mais espaço.

3- Morar próximo ao trabalho e ao mesmo tempo melhorar a qualidade de vida em casa e também no emprego.

T (Temporal)

Qualquer meta que você decida percorrer, seja ele de curto, médio e longo prazo, é preciso definir prazos. Se você não definir o tempo para concluir cada parte do seu objetivo e pode acabar adiando a todo momento. Seja claro no que você quer, essa é a única forma de estabelecer o prazo necessário para iniciar e finalizar sua meta.

Lembre-se: Se você não determinar o dia, o mês e o ano, sua meta pode se tornar aquela famosa expressão “algum dia talvez quem sabe”. É possível perceber como esse atributo (Temporal) é muito relevante e muito necessário, já que o prazo definido é o combustível que precisa para iniciar o seu propósito.

De acordo com a meta Smart é essencial que defina um prazo para iniciar e finalizar seu objetivo

Caso você tenha problemas no meio do caminho, não se preocupe ou se desespere porque isso é normal. Todo mundo passa por situações inesperadas que podem mudar seus planos e, com isso, atrasar um pouco suas metas.

O importante é que, quando esses problemas passarem, continue de onde parou com os seus propósitos e altere seus prazos caso seja necessário. Não pense em desistir, tenha foco e força de vontade.

Conclusão sobre a Meta SMART

Metas é o seu objetivo e sonho definido por você. Busque sempre uma realização possível, essa é uma forma para não se desanimar no meio do caminho. Escrever seu propósito é uma boa dica para acompanhar cada passo que avança e não corra risco de se perder durante o percurso.

Uma dica da meta Smart é anotar seus objetivo. Dessa forma você acompanha cada passo específico

Por fim,  a meta Smart significa:

Específica – O quê?
Mensurável – Quanto?
Alcançável – Como?
Relevante – Por quê?
Temporal – Quando?