“Meta é algum objetivo (ou sonho) definido por escrito, de realização possível, importante e que você queira alcançar”. Essa é a definição de meta para  Christian Barbosa, o autor do livro A Tríade do Tempo.

Todo mundo costuma dizer que tem metas a conquistar, isso é muito comum de se ouvir. Por exemplo: emagrecer, juntar dinheiro, começar a investir, comprar um carro, parar de fumar, reduzir custos na empresa, entre tantas outras metas possíveis. É importante que você saiba que não existe diferença entre as metas pessoais das profissionais, afinal, metas são metas.

Todas as metas devem ser muito bem definidas para que consiga finalizá-las
A meta Smart ajuda a definir melhor suas metas

Quando você decide por uma meta, na verdade, você decide determinar um objetivo e sonho, mas se não for bem definida, pode acabar não saindo do papel. Uma solução para que você consiga cumprir com seu propósito é a Meta Smart.

Afinal, o que é Meta Smart?

São metas desenvolvidas por Peter Drucker que auxilia no momento em que for definir todos os seus projetos.  Ela deve ser desenvolvida sobre cinco atributos:

S (Específico)

Isso quer dizer que sua meta deve ser muito bem específica. Nada de poucos detalhes, seu projeto deve conter tudo muito bem detalhado. Essa é uma forma de não se perder em nada do que deseja conquistar, principalmente quando sua meta envolve outra pessoa que participa junto com você.

Um dos atributos da meta Smart é saber especificar bem seus objetivos
É preciso ser bem específico de como vai conseguir alcançar a sua meta

Por exemplo:  Você decide ser mais saudável. Mas o que exatamente quer dizer isso? Vai praticar mais exercícios? Vai se alimentar melhor? Vai parar de beber? Lembre-se: Sua meta deve ser muito específica.

Quando se diz ser mais saudável, não está especificando exatamente o que vai fazer para alcançar esse objetivo. Você deve dizer: Daqui há 02 anos eu vou correr a meia maratona. Agora você especificou aonde quer chegar.

M (Mensurável)

É dessa forma que vai conseguir mensurar suas metas, ou seja, como medir se o seu objetivo foi ou não alcançado. Lembre-se que deve tomar cuidado para não manipular o resultado, já que no meio do caminho você pode acabar se enganando e isso vai prejudicar no seu resultado final. Depois que você especificar sua meta, o próximo passo é mensurar as metas.

Uma forma de começar o seu planejamento e mensurá-los é respondendo as seguintes perguntas:

1- Qual é o resultado que você espera da sua meta?

2- Quanto tempo você vai demorar para cumprir sua meta?

É muito importante que tenha certeza que sua meta pode ser cumprida, não adianta definir um objetivo que para você é perfeito, se isso não é capaz de ser alcançado com seu conhecimento e habilidade. Então antes de estabelecer o seu propósito, certifique-se que seja possível realizá-lo.

A (Alcançável)

Ele é muito próximo a mensurável, o elemento A da meta Smart significa definir os passos necessário para alcançar o seu objetivo.

O mais indicado é que elabore um plano de ação com o passo a passo de como pretende atingir sua meta. Acredite, aquilo que pode parecer inviável deixa de ser terrível quando dividido em pequenas ações. Basta separar cada uma dessas ações e determinar um prazo.

Antes de descobrir mais sobre a meta Smart, dê uma olhada nestes links. Eles com certeza irão ajudar você a manter o foco nos seus objetivos:

1- Descubra 5 passos de como ter uma mentalidade vencedora

2- 8 hábitos de pessoas de sucesso

3- Como descobrir o seu propósito de vida? 

R (Relevante)

É uma dos principais atributos da meta Smart, é a primeira coisa que se deve pensar antes de trabalhar em cima do seu objetivo. Se pergunte: Qual a importância desse objetivo para você? Por que você quer realizá-lo? Qual o real motivo para investir tempo nessa meta?

Todos os propósitos deve ter relevância, deve ter sentido e não apenas por fazer ou porque acha que deve ser interessante.

Esse atributo é importante porque muitas pessoas costumam deixar suas metas pelo meio do caminho, pois a motivação acaba e a força de vontade também.  Isso significa que o seu propósito deve ser muito forte para manter sua meta a curto, médio ou longo prazo.

Quando a meta é infundada é muito provável que desanime no meio do caminho
A sua meta deve ser relevante para manter o foco e força de vontade até o final

Se o seu objetivo envolve dinheiro e você decide fazer uma viagem durante esse período, é importante que saiba que, certamente, isso vai fazer com que atrase a sua meta. Então, se seu objetivo é tão importante para você, saiba que terá que abrir mão de algumas “regalias” durante o período em que busca realizar seu propósito.

Exemplo: A relevância para compra de um apartamento

1- Decidiram se casar e precisam de um lugar para morar.

2- Melhoria do conforto e qualidade de vida, já que precisa de mais espaço.

3- Morar próximo ao trabalho e ao mesmo tempo melhorar a qualidade de vida em casa e também no emprego.

T (Temporal)

Qualquer meta que você decida percorrer, seja ele de curto, médio e longo prazo, é preciso definir prazos. Se você não definir o tempo para concluir cada parte do seu objetivo e pode acabar adiando a todo momento. Seja claro no que você quer, essa é a única forma de estabelecer o prazo necessário para iniciar e finalizar sua meta.

Lembre-se: Se você não determinar o dia, o mês e o ano, sua meta pode se tornar aquela famosa expressão “algum dia talvez quem sabe”. É possível perceber como esse atributo (Temporal) é muito relevante e muito necessário, já que o prazo definido é o combustível que precisa para iniciar o seu propósito.

Com o prazo definido você não se perde durante o percurso
De acordo com a meta Smart é essencial que defina um prazo para iniciar e finalizar seu objetivo

Caso você tenha problemas no meio do caminho, não se preocupe ou se desespere porque isso é normal. Todo mundo passa por situações inesperadas que podem mudar seus planos e, com isso, atrasar um pouco suas metas.

O importante é que, quando esses problemas passarem, continue de onde parou com os seus propósitos e altere seus prazos caso seja necessário. Não pense em desistir, tenha foco e força de vontade.

Conclusão sobre a Meta SMART

Metas é o seu objetivo e sonho definido por você. Busque sempre uma realização possível, essa é uma forma para não se desanimar no meio do caminho. Escrever seu propósito é uma boa dica para acompanhar cada passo que avança e não corra risco de se perder durante o percurso.

Escrever suas metas traz mais controle sobre o passo a passo que deve realizar
Uma dica da meta Smart é anotar seus objetivo. Dessa forma você acompanha cada passo específico

Por fim,  a meta Smart significa:

Específica – O quê?
Mensurável – Quanto?
Alcançável – Como?
Relevante – Por quê?
Temporal – Quando?

!!Dica EXTRA: Já te contei sobre o Caio Ferreira?

Ele conseguiu criar um método de você ter um e-commerce mesmo sem ter estoque em 2009. Hoje, além de vender centenas de milhares de reais na sua loja virtual, ele ainda ensina como outras pessoas podem fazer isso.

O Caio está com uma aula online gratuita que ensina "Como Criar Sua Loja Online do ZERO Sem Precisar Ter Estoque de Mercadorias". Espero que ele não tire do ar antes de você assistir.