Como usar o WhatsApp Business para vender em 2018
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Um conjunto de funcionalidades de comunicação em um único aplicativo é como podemos descrever o WhatsApp. E toda essa praticidade se adaptou para também atender a demanda de contato entre empresa e cliente. A vantagem de ter conhecimento sobre como usar o WhatsApp Business é utilizar o aplicativo para alavancar seu negócio.

Em meados de 2017 o WhatsApp atingiu a marca de 120 milhões de usuários ativos no Brasil. A simplicidade no uso e a economia de ser uma ferramenta totalmente gratuita fez com que o aplicativo atingisse esse sucesso.

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WhatsApp Business é o aplicativo ideal para alavancar seu negócio.

Uma pesquisa realizada pela instituição de pesquisas sobre cultura digital ligada ao Ibope, o Conecta, afirmou que a adesão ao aplicativo pelos brasileiros entrevistados é de 91%. Uma oportunidade e tanto para quem possui um negócio e pretende entender como ganhar dinheiro com WhatsApp Business.

O WhatsApp Business funciona como uma alternativa voltada para pequenas empresas interagirem mais facilmente com seus clientes através de ferramentas de automação visando o profissionalismo do negócio.

Mesmo com a versão pessoal o aplicativo já era utilizado como uma ferramenta de fidelização de clientes por empresas menores. Com a atualização do aplicativo, voltado para atender essas demandas, a usabilidade e recursos ofertados ajudam o empresário a como usar o WhatsApp Business para ter um trabalho mais profissional com a audiência.

A versão corporativa do aplicativo já está disponível para Android e a empresa pode criar um perfil com informações úteis para o cliente e utilizar diferentes funcionalidades disponíveis pelo aplicativo que tem a oportunidade de como ganhar dinheiro com WhatsApp Business.

Além de conhecer a atualização do aplicativo é importante saber como usar o WhatsApp Business para fidelizar clientes e crescer o número de vendas.

Como usar o WhatsApp Business

A atualização do aplicado é destinada para atender pequenos e médios negócios, por esse motivo existem duas possibilidades de como usar o WhatsApp Business, pode ser sincronizado ao celular ou telefone fixo.

Se você já possui o aplicativo do WhatsApp no seu aparelho smartphone, o que você precisa fazer é baixar a versão Business para começar a utilizar o perfil empresarial.

Ao instalar as duas versões do aplicativo, tanto o perfil pessoal quanto o empresarial serão utilizados em um mesmo aparelho. Essa alternativa possibilita maior segurança resguardando os contatos pessoal e profissional.

Outra possibilidade é utilizar um aparelho celular especificamente para uso profissional. Nesse caso é possível reduzir os riscos de engano de envio de mensagem e será mais fácil deixar claro qual o período de funcionamento do seu negócio, sem comprometer suas relações pessoais.

A segunda possibilidade de como usar o WhatsApp Business para deixar a abordagem do seu negócio mais profissional é voltada para quem utiliza telefone fixo.

Para utilizar o app com o número do telefone fixo é necessário ter acesso ao aparelho para receber o código de ativação, assim como na versão comum do WhatsApp. E a principal vantagem de utilizar o telefone fixo é de poder manter um número que as pessoas já estão habituadas a se conectar.

A sincronização do telefone fixo com o WhatsApp Business funciona para empresas que não possuem telefone celular como forma de contato, mas querem receber mensagens diretas do cliente em um smartphone. Assim, há a possibilidade de que os clientes deixem suas mensagens para verificação do número de cadastro e deixem seu número para um contato posterior.  

Perfil

A maior diferença entre o app tradicional em comparação ao WhatsApp Business é no perfil do usuário. Como a atualização da nova versão foi desenvolvida em benefício de pequenas empresas, visando a possibilidade de como ganhar dinheiro com WhatsApp Business, o aplicativo tem disponível um cenário profissional para o primeiro contato com o cliente.

O perfil da versão Business possui informações que podem ser acessadas pelos clientes desde o primeiro contato com o WhatsApp corporativo. As informações disponíveis no perfil são importantes para que o cliente tenha segurança de que está comunicando com a empresa e não com alguém tentando passar por ela.

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A maior diferença entre o app tradicional em comparação ao WhatsApp Business é no perfil do usuário.

Preencher o perfil da empresa é fundamental para ter resultados de como usar o WhatsApp Business com eficiência. A escolha do nome que será utilizado é o primeiro cuidado que você deve se atentar. Já que, por enquanto, não há a possibilidade de trocar o nome do perfil depois de selecionado, ou seja, é irreversível.

Você pode utilizar o perfil da empresa para informar qual o tipo de empresa e uma breve descrição sobre a área de atuação. Há a possibilidade de adicionar o endereço, inclusive com localização e a inclusão de um mapa quando houver uma loja física e adicionar até dois sites e incluir um endereço de e-mail.

Outro recurso disponível pelo WhatsApp Business, que ajuda você na automação de mensagens e auxilia também ao cliente, é a possibilidade de colocar os horários de atendimento detalhadamente. Criando um limite para que não haja contato fora do momento de atendimento e se, ainda assim houver, o cliente está ciente de que não será atendido.

O perfil com o máximo de informações é o que passará credibilidade e proporcionará o alcance de bons resultados com o uso do WhatsApp Business, além de facilitar a rotina da empresa.

Automação

O aplicativo empresarial tem a proposta de ajudar as empresas a organizar o relacionamento com o cliente e agilizar o processo de comunicação. Por esse motivo a automação é uma das ferramentas cruciais de como usar o WhatsApp Business para melhorar o relacionamento com o cliente.

Você tem a opção de enviar mensagens automáticas pré-programadas que serão encaminhadas baseada no período de funcionamento estipulado no perfil, no primeiro contato ou no comportamento do seu público.

1 – Ausência

Quando você determina um horário de funcionamento no perfil do App ele funciona para informar ao cliente o momento em que você estará disponível e também como um parâmetro para o envio de mensagem automática de ausência.

Sendo assim, você pode preparar uma mensagem de ausência, respondendo ao cliente que você está indisponível e que fará contato durante o horário de atendimento, quando algum cliente enviar uma mensagem fora do horário de funcionamento.

2 – Saudação

Outra possibilidade de utilizar a mensagem automática é no primeiro contato do cliente com a empresa através do aplicativo. O WhatsApp Business funciona ao identificar que a mensagem foi enviada de um novo contato.

Automaticamente o cliente é respondido com uma mensagem de saudação, que pode demonstrar através da mensagem a felicidade da empresa pelo contato do cliente. Esta mensagem é editável e o ideal é que tenha a personalidade da empresa nas palavras.

3 – Respostas Rápidas

Visando a agilidade e profissionalismo uma opção disponível pelo WhatsApp Business é a criação de atalhos com respostas rápidas. Com um tempo de uso do aplicativo algumas dúvidas ou perguntas dos clientes começam a aparecer com mais frequência.

O aplicativo então, tem a opção de criar respostas rápidas como alternativa para responder as mensagens mais recorrentes. A resposta rápida não é automática e para utilizá-la é preciso digitar “/+ palavra-chave”.

Você pode então criar respostas rápidas para agradecimento, para aguardar, resposta de até logo entre outras. Varia de acordo com seu negócio e com o comportamento do seu público.

Para o ajuste e edição das mensagens você deve ir em configuração da empresa, selecionar a mensagem que você quer editar e realizar a alteração. É interessante que as mensagens sejam constantemente editadas para demonstrar mais importância com o cliente e não ficar tão óbvio que as mensagens são enviadas automaticamente.

Só vale a pena aprender como usar o WhatsApp Business se você conseguir utilizar a automação e todas as outras ferramentas disponíveis pelo aplicativo. Por isso, defina quem será a pessoa responsável pelo monitoramento do app e pela adequação das mensagens de acordo com o objetivo da empresa.

Funil de vendas

Em todas as ferramentas seja Facebook Ads ou Google Adwords é fundamental a existência de um processo de vendas, e no WhatsApp não é diferente. Não faz sentido atualizar o aplicativo ou adquirir outro chip e fazer o upgrade para o WhatsApp Business se não houver um plano de vendas para a aplicação.

Tão importante quanto preencher o perfil e mostrar ao cliente o profissionalismo da sua empresa é utilizar as informações dos seus clientes para criar um plano de vendas da sua marca.

O profissionalismo do aplicativo é visto também na criação de etiquetas para o agrupamento de cliente por estágio de compra ou de contato com a empresa. Suponha que você possua clientes em três níveis diferentes de relação com sua marca.

A – Clientes fidelizados

B – Novos clientes

C – Prospects

Com a função de etiquetas o WhatsApp Business funciona compilando clientes com perfis parecidos, para que você possa trabalhar com cada um no real momento em que eles se encontram.

Possibilita então, enviar promoções de produtos para os clientes A, dicas e novidades para os novos clientes, e demonstração de qualidade, garantia e atendimento para os clientes C. Ou seja, você pode criar mensagens mais adequadas para cada grupo de cliente e trabalhar o que é necessário para ele em cada momento.

Neste exemplo, as etiquetas A, B e C foram criadas em função do momento de compra de cada cliente. Mas, você pode adicionar quantas etiquetas forem necessárias, e agrupar por região, por estilo, por valor, tipo de produto, por interesse, ou qualquer outra demanda de acordo com seu negócio.

Criar um funil de vendas e aplicar estratégias de distribuição de conteúdo é o que de fato fará com que valha a pena aprender como usar o WhatsApp Business.

Aplicabilidade

A versão Business apresenta todos os meios de distribuição de conteúdo, assim como a tradicional. Você pode enviar texto, vídeo, áudio, documentos em pdf ou imagem, por isso é importante que você entenda seu negócio, seus objetivos e seu clientes.

O resultado de como usar o WhatsApp Business depende da aplicabilidade de estratégias de vendas associada ao seu negócio. E as possibilidades de métodos são muitos e todos dependem do objetivo que você pretende alcançar com o uso do WhatsApp para negócios.

Além de todas as funcionalidades disponíveis pelo aplicativo, você pode também utilizar recursos para conseguir que as pessoas entrem em contato com sua empresa pelo WhatsApp através da divulgação do seu número. Para isso, você depende de outras mídias digitais como Facebook, Instagram ou YouTube.

Para gerar o link do WhtasApp para divulgação você clica aqui e substitui todos os zeros da URL pelo número do seu telefone incluindo o DDD. Após a geração do link você pode encurtá-lo e utilizar este novo link para direcionar seu cliente direto para o WhatsApp sem que ele precise digitar seu número de telefone.

No mesmo momento em que alguém clicar no link direto para seu número no WhatsApp pelo celular o aplicativo abre e começa o bate-papo. Assim você diminui o trabalho do seu cliente e aumenta a probabilidade de acontecer uma venda. Já que, no primeiro contato o cliente já entra no funil de vendas.

Objetivo

Toda mídia da sua empresa deve ter um objetivo, inclusive o WhatsApp. É preciso determinar como será a abordagem da empresa pelo aplicativo, o que poderá ser solucionado e definir o objetivo do aplicativo para o negócio.

Se o objetivo é aumentar as vendas é necessário determinar quais as estratégias serão utilizadas e quais serão as metas a atingir. A oportunidade de como ganhar dinheiro com o WhatsApp Business depende do objetivo que se espera com sua aplicação.

Sem metas e objetivos a atualização do aplicativo de nada adianta. Por isso, o conhecimento sobre seu negócio e seu público é tão importante quanto a utilização das ferramentas. No mercado digital, por exemplo, o WhatsApp Business aliado às outras mídias pode ter resultados surpreendentes.

Quanto mais conhecimento sobre a integração do seu negócio em diferentes mídias, maior a possibilidades de vendas. E uma maneira de aprender mais sobre o mercado digital e métodos de produtividade é através de um evento online e gratuito chamado Jornada da Liberdade, que tem como objetivo alcançar o sucesso na vida e nos negócios.