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Como aumentar as vendas de um negócio é possivelmente uma das perguntas mais indagadas pelos empreendedores sejam eles experientes ou novatos no mercado, afinal ambos querem faturar sem perder a saúde financeira de seu empreendimento.

A preocupação desses empreendedores, sobretudo os de pequenas e médias empresas é totalmente compreensível nesse momento de retração da economia e se explica pelo fato de que pequenos negócios não costumam ter o capital de giro necessário para sustentar atividades por longos períodos, até a crise econômica ser superada, por exemplo.

Logo, para manter essas empresas em constante crescimento é fundamental estabelecer custos baixos de operação e ter o gráfico do volume sempre apontando para cima.

E uma boa maneira de alcançar esses dois objetivos, entre outras atitudes é conciliando estratégias de marketing  e publicidade extremamente eficientes com o engajamento de todas as partes envolvidas no seu negócio (fornecedores, colaboradores, clientes) em prol de um único propósito, o de atrair cada vez mais gente interessada em comprar o que sua empresa está oferecendo.

Ficou interessado e quer saber como transformar esse propósito em algo realmente palpável? Então, confira agora 7 dicas de como melhorar as vendas no comércio e ter um negócio cada vez mais lucrativo:

1 – Compreenda e relacione-se com o seu cliente

Cada cliente possui uma relação diferente com o seu produto, por essa razão é fundamental saber com que tipo de cliente você está lidando para alavancar vendas no varejo. Um consumidor em potencial pode ser respectivamente:

– Cliente visual: é aquele que prefere ver o produto ao invés de ouvir todas as explicações que o vendedor tem a dizer. Se gostarem do que veem, farão todo o possível para levar o produto pelo qual se apaixonaram.

– Cliente auditivo: são pessoas mais comunicativas e que querem ouvir as explicações do vendedor, e por isso não costumam dar muita atenção para catálogos

– Cliente sinestésico: A sinestesia é um fenômeno neurológico que envolve duas sensações diferentes acontecendo de forma simultânea. Um cliente sinestésico quer ouvir sobre o produto e tocá-lo para sentir o material do que é feito. É o perfil mais exigente e, portanto requerem mais atenção.

Mas por que é necessário entender o perfil do seu cliente para aumentar vendas na internet e no próprio estabelecimento? Unicamente para que você consiga moldar o seu atendimento ao perfil da sua clientela.

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Cada cliente possui uma relação diferente com o seu produto, por essa razão é fundamental saber com que tipo de cliente você está lidando para alavancar vendas no varejo.

Um bom atendimento não se trata somente de oferecer um determinado produto, mas de estabelecer uma relação mais próxima com o seu consumidor. E a empatia, educação e proatividade são atributos que certamente farão você vender mais.

Uma pesquisa realizada recentemente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) por exemplo, apontou que a falta de educação e a indiferença no atendimento faz com que 68% das pessoas desistam de uma compra, por mais que desejem efetuá-la. Viu? Por mais simples que pareça essa dica, ela é sem dúvida uma das dicas para melhorar vendas no comércio mais eficientes que existe.

Outra vantagem de saber quem é o seu consumidor é que dá para tomar algumas decisões importantes, tais como: se vale a pena ou não investir em mais publicidade, baratear preços, realizar promoções.

É possível entender também por que eles compram e porque escolhem comprar de você! Portanto redobre seus esforços de diálogo com o seu cliente para obter um feedback direto e positivo deles, ou mesmo de seus vendedores.

2 – O seu produto deve acrescentar mais valor do que o preço

Para alavancar vendas no varejo , bem como aumentar as vendas de um negócio você deve entender que valor e preço são duas coisas distintas. O valor está ligado aos benefícios que o seu produto apresenta para o cliente, já o preço está relacionado ao dinheiro, ou seja, “quanto” o seu cliente terá que pagar para adquirir o seu produto.

Se o seu cliente percebe valor no seu produto e que ele pode ser a solução para vários problemas, certamente ele pagará a quantia necessária para levá-lo para casa e ainda com a sensação de que fizeram bom negócio.

Vale lembrar que nessa situação cabe ao vendedor mostrar que as características do produto se conectam às necessidades do cliente. Sendo assim, primeiro ouçam o comprador, identifiquem suas necessidades e então as relacionem com as características do produto. Dessa forma o cliente enxergará com absoluta clareza o valor de sua aquisição.

Antes de seguirmos com as outras dicas, dê uma olhada nessa entrevista do fundador do movimento freesider, o Fagner Borges, com o “Doutor vendas” Sergio Ricardo Rocha e descubra quais são os erros que estão te impedindo de vender:

3 – Tenha atenção especial aos preços

Como melhorar as vendas no comércio? Estabelecer um preço para um determinado produto pode ser uma tarefa bem complicada – Um preço muito baixo pode atrair mais clientes, mas em contrapartida pode afetar negativamente os rendimentos de seu negócio. Do mesmo modo que colocar um preço muito alto, pode aumentar seu lucro significativamente, ou afastar seus clientes. Então, como balancear isso e aumentar vendas na internet e em negócio físico?

Você terá que analisar o poder de compra dos seus clientes e qual produto ou serviço é o mais adequado para o bolso e a necessidade deles. Não baixe os preços por impulso, achando que assim conseguirá mais clientes, é preciso considerar todos os custos de operação, dos benefícios oferecidos ao cliente e do mercado antes de estabelecer seu preço.

Veja outras dicas para melhorar vendas no comércio e para alavancar vendas no varejo:

– Considere os preços aplicados pela concorrência e os produtos oferecidos por ela. Se um produto é bom e justifica um preço mais alto que outros, ele acaba não sendo caro, mas é importante explicar o porquê do seu valor ser mais alto que o restante.

Como aumentar as vendas de um negócio? O desconto é uma ótima estratégia para alavancar vendas no varejo, por isso vá além dos descontos concedidos no interior da loja, você pode dar descontos para quem indicar outros clientes por exemplo, esse tipo de ação potencializa suas vendas e fideliza consumidores.

Mas vale lembrar que a opção de dar descontos não deve ser imediatista. Saiba a hora certa de propô-lo, você pode inclusive oferecê-lo somente quando o cliente sinalizar que só levará o produto se você dá algum desconto.

– Ressaltar fatores como rapidez na entrega, condições especiais de pagamento ou até mesmo a exclusividade do produto, se for esse o caso, pode ser determinante para que o comprador realize a conversão, sem necessidade de fazer qualquer alteração no seu preço.

-Como aumentar as vendas de um negócio? A dica para elevar o índice de vendas, é promover eventos que levam as pessoas ao interior do seu estabelecimento também faz com que as vendas aumentem. Aproveite datas comemorativas para realizar ações que chamem a atenção do público, além de conseguir uma maior visibilidade, você irá conseguir atrair e reter mais clientes para sua loja.

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Não baixe os preços por impulso, achando que assim conseguirá mais clientes.

– Como aumentar as vendas de uma loja? Anuncie promoções especiais. Use incentivos especiais para chamar a atenção de possíveis compradores para promoções de curto prazo. Consumidores conscientes estão a procura de bons preços, benefícios e as promoções são um forte atrativo para eles. Veja alguma delas:

– Amostra / degustação: miniatura ou uma pequena porção para que o cliente conheça o seu produto.
– Aniversário do estabelecimento: ofereça preços ou condições especiais de pagamento nessa data.
– Aniversariante do dia: dê uma vantagem ou um desconto aos aniversariantes do dia
.- Apresente um amigo: ofereça vantagens para incentivar seus clientes a trazerem amigos para comprar.
– Brinde: mais do que um mimo para o seu cliente, pode ser também uma forma de divulgar o seu negócio, pois o brinde pode levar o nome do seu estabelecimento ou a marca do produto.
– Cooperação dos fornecedores: faça acordos com os principais fornecedores para obter apoio em promoções.
– Clientes especiais: cadastre-os e ofereça algo a eles.
– Dias festivos: aproveite as tradicionais datas que são comemoradas por todos.
– Entrega grátis: ofereça ao cliente a entrega gratuita.
– Lançamentos: promoções para vender novidades ou produtos recém- chegados.
– Orçamento mais baixo: Cubra a oferta do seu concorrente.

Enfim há várias formas de usar a promoção como artifício para tornar o seu preço, em um verdadeiro chamariz de clientes. Utilize-os com inteligência e seja criativo.

4 – Renove suas campanhas de fidelidade

Como aumentar as vendas de um negócio? Um empreendedor tem bons motivos para querer que sua clientela se torne fiel. Primeiro que quem compra sempre é um consumidor mais rentável do que o que acabou de chegar. E, segundo, um cliente satisfeito com um produto ou serviço costuma indicá-lo para outras pessoas.

Uma boa forma de fidelizar um cliente é tratá-lo como uma pessoa especial, cuidando inclusive do relacionamento no pós compra, pois

como vimos anteriormente, a impressão que um consumidor leva de um atendimento é tão importante quanto à satisfação dele com produto em si. Um atendimento bem definido tem o poder de engajar clientes.

Além do que vender mais para o mesmo cliente é uma ótima alternativa para aumentar o rendimento da sua empresa, uma vez que segundo a conhecida regra 20/80 (apenas 20% dos seus consumidores são responsáveis por 80% do faturamento do seu negócio) o que é  motivo suficiente para que você se mantenha focado no seu segmento e na fidelização de seus clientes, com o objetivo de colher resultados positivos, até mesmo em tempos de crise.

5 – Diminua o estoque em perder oportunidade de venda

Como aumentar as vendas de negócio mesmo com um estoque mais enxuto? Para saber qual é o volume correto de um estoque para o seu negócio, você terá que fazer uma análise minuciosa e sob a perspectiva de manter o seu estoque o mais baixo possível. Faça um cálculo estatístico das vendas de seus produtos ao longo dos 12 meses anteriores e crie uma previsão para os próximos 12 meses, comprando produtos conforme esta previsão.

Para fazer esse cálculo considere a velocidade de entrega e a flexibilidade dos fornecedores. Se os fornecedores são rápidos é possível diminuir ainda mais o estoque.

A decisão de quanto se diminuirá o estoque pode ser feita também produto a produto. Para produtos com maior valor agregado pode-se utilizar o modelo de reposição contínua, segundo o qual os pedidos são feitos no momento em que o estoque atinge o ponto de reposição.

Para materiais mais baratos que representam uma parcela menor da rentabilidade do seu negócio, pode-se realizar a reposição agendada e eliminar o seu estoque completamente, comprando novas unidades apenas quando elas forem demandadas.

6 – Como aumentar as vendas de uma loja? Invista no visual e invista em treinamento.

Cuide da fachada de seu estabelecimento. Verifique se as embalagens podem ser melhoradas, revise materiais de marketing e publicidade por mais singelos que sejam, para garantir o uso correto da sua marca e não deixe de divulgar o seu negócio no bairro. Folders e folhetos podem ser relevantes em algum momento, por exemplo.

Como melhorar as vendas de um negócio? Para ter um aumento no número de vendas do seu negócio, é preciso desenvolver seus colaboradores para serem ótimos vendedores e isso requer treinamento e motivação. Aproxime-se dos seus vendedores e os monitore.

Acompanhar o desempenho dos seus vendedores individualmente pode inclusive melhorar a performance de um vendedor que não tem o desempenho desejado. Também é apropriado que você como empreendedor e dono do negócio escute-os.  Eles podem trazer ideias inovadoras para aumentar as vendas.

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Aumente a competitividade entre as pessoas que vendem o seu produto.

Outra dica interessante é estimular a competitividade entre eles como um meio de elevar as vendas. A competitividade é saudável nas vendas e essencial para que o seu negócio se movimente em direção às metas de conversão.

Pois, naturalmente os colaboradores com baixo desempenho em vendas, ficarão propensos a bater a meta daquele vendedor que mais se destaca pelo número de vendas e pela sua forma de vender.

O contrário também funciona! Dado que, um vendedor campeão de vendas invariavelmente precisa se sentir ameaçado para que continue se empenhando em vender cada vez mais.

7 – Como aumentar as vendas de um negócio: Construa sua presença online

A internet é hoje a principal mídia para as pequenas empresas que querem aparecer, desde um site com contato comercial até as redes sociais como facebook, instagram e o youtube.  

O simples ato de gravar um vídeo da sua empresa e postar já representa uma grande propaganda do seu produto. Uma página no facebook com detalhes do seu negócio e anúncios do seu produto é também uma boa oportunidade de aumentar consideravelmente o seu número de vendas.

Uma vez que, quem realiza uma compra que gosta, tem por hábito querer falar sobre o produto ou serviço para outras pessoas e poderão fazer isso na sua página do face.

Portanto se você ainda não pensou em criar uma presença online para o seu negócio está na hora de tomar uma atitude. Considere criar um site, uma página no facebook, um canal no youtube ou qualquer outro canal de comunicação virtual e veja sua lista de clientes multiplicar bem como o número de vendas.

As redes sociais tem muito a acrescentar ao negócio e o que é melhor, com custo praticamente nulo, se comparado às formas tradicionais de divulgação. Quanto mais conhecido for o seu empreendimento, mas chances de realizar vendas você terá.

As novas plataformas também servem para vender e isso é especialmente positivo para você. Imagina se o seu cliente pudesse adquirir seu produto sem sair de casa? Hoje em dia, essa alternativa é tão comum, que nem os pequenos negócios ficam fora dela.

E por falar nas vantagens de aliar o seu empreendimento ao mercado online. Que tal experimentar uma ótima oportunidade de alcançar a sua estabilidade financeira sem perder o status de dono do seu próprio negócio? Clique no link abaixo, participe da nossa jornada da liberdade e descubra como ela pode impulsionar o seu sucesso como empreendedor.