Pensar fora da caixa e ser criativo com certeza abre muitas portas. Para se destacar profissionalmente você precisa ter diferencial e ter coragem de arriscar a fazer aquilo que ninguém pensou em fazer.

Para isso pensar fora da caixa, é preciso que você desenvolva algumas estratégias e aprenda a usar a criatividade.

Pensar fora da caixa
Pensar fora da caixa e ser criativo com certeza abre muitas portas.

Não é fácil, mas com alguns pequenos passo você chega lá e com certeza aumenta sua chances de sucesso no mercado super competitivo.

O que é pensar fora da caixa?

Pensar fora da caixa é uma expressão que indica um pensamento novo, alguém que consegue visualizar um fator por diversos ângulos e, no mundo corporativo, indica alguém que consegue solucionar problemas e pensar de forma criativa.

A expressão surgiu  na língua inglesa  “Think outside the box” que conota “pensar livre das amarras convencionais”.

Pense fora da caixa
Pensar fora da caixa ajuda você a se destacar

Existem diversas teorias para a origem da expressão, a mais famosa dela é que teria surgido com  Mike Vance.

Vince afirma que, o termo foi utilizado em um treinamento do Grupo Disney. No treinamento, o colaboradores foram obrigados a resolver um dos mais famosos quebra-cabeças corporativos: o de passar o lápis em todos os pontos de um quadrado sem tirá-lo do papel.

Pensar fora da caixa é observar o dia a dia e os problemas  por outro ângulo, ser criativo na hora de trabalhar e procurar soluções para o cotidiano. E isso pode ser também seu diferencial e fazer com que você consiga se destacar na sua organização e num mercado como um todo.

Uma pessoa que busca por coisas novas, consegue pensar fora da caixa quando se trata de livros e filmes e até mesmo na relação com as pessoas usa sua criatividade para observar e analisar o mundo de outra maneira.

Em suma, é utilizar da melhor maneira possível sua criatividade.

Por que pensar fora da caixa?

Muitas pessoas se perguntam por que  pensar fora da caixa? Por que devo pensar fora da caixa com filmes? Por que devo buscar coisas novas? Existem diversas razões para buscar sua criatividade e tentar observar os problemas de outro ângulo.

Agir dessa forma não irá te ajudar apenas na vida profissional, como também fará você ter uma nova perspectiva sobre aquilo que o rodeia e a diferença que você pode fazer no mundo.

Pensar fora da caixa
Pensar fora da caixa é usar a criatividade

Ser criativo e pensar fora da caixa lhe ajudará de uma forma gigantesca na hora de poupar tempo e no seu relacionamento com as pessoas ao seu redor.

Esta atitude positiva com relação a criatividade pode fazer com que você tenha uma maior qualidade de vida e perceba aquilo que pode te fazer feliz de forma mais natural.

Além disso, ter essa mentalidade pode ser seu diferencial na sua vida empresarial.

Você pode se destacar ao conseguir ver possibilidades onde todos só vêem crise. Se você é um profissional freelance ou autônomo, pensar fora da caixa irá lhe ajudar a organizar melhor seu tempo e a resolver os desafios que aparecem na jornada de quem resolve empreender.

Pensar fora da caixa é essencial para quem está em busca do sucesso.

Ei! Já que de certa forma isso é sobre desenvolvimento pessoal, deixa a gente te mostrar alguns outros artigos sobre o assunto…

1 – Descubra 7 formas de como manter a motivação pessoal

2 – 11 dicas de como aumentar o foco no trabalho

3 – Definir metas e objetivos: descubra como traçá-los e alcançá-los

Como pensar fora da caixa

Pensar fora da caixa não é difícil. Basta acessar seu lado mais criativo e deixar alguns preconceitos de lado.

Na busca por esse diferencial você pode até encontrar alguns desafios, mas com certeza existem maneiras de aprimorar esta habilidade.  Algumas dicas nesta hora são importantes, por isso destacamos algumas para que você possa aprimorar o ‘Think outside the box’ da melhor forma possível

1 – Anote e preste atenção nas coisas a seu redor

Observar seu entorno, tomar nota e aprender com aquilo que te cerca pode ajudar com que você seja cada vez mais criativo. Para pensar fora da caixa é preciso conhecer.

E para conhecer é preciso aprender e observar. Com certeza, se tiver disposto e exercitar seu lado mais observador você com certeza poderá pensar em novas formas de solucionar problemas e viver.

anote
Anotar as coisas importantes ajuda a pensar fora da caixa

Anote suas ideias e tenha um bom bloquinho de anotações já que você nunca sabe quando seu lado mais criativo irá aflorar e aparecer.  Não perca suas ideias!

2 – Escute o diferente, converse com as pessoas.

Muitas vezes a inspiração que precisamos está bem do nosso lado, mas não prestamos atenção pois estamos focados no problema. Conversas com pessoas, principalmente aquelas diferentes de você pode fazer com que você tenha uma nova perspectiva da vida.

converse
Conversar com pessoas diferentes ajuda a ter novas perspectivas

O diferente pode te ajudar a fazer com que você preste atenção em outras coisas pelas quais jamais conseguiria ver se continuasse enxergando o mundo apenas por sua perspectiva.

3 – Seja mais humilde, nem sempre a verdade está do nosso lado

Uma das melhores maneira de pensar fora da caixa é entendendo que nem sempre estaremos com razão.

Aprender com nossos erros pode nos ajudar a ser mais criativos. Ter humildade de aprender com o outro pode nos tornar não só pessoas melhores mas também profissionais mais eficientes e melhores qualificados para lidar com os problemas.

4 – Tabus, evite-os

Para pensar fora da caixa você precisa estar disposto a negar reavaliar seus preconceitos e estar pronto a questionar verdades que você considerava absolutas.  Ou seja, isso significa ver as coisas de uma nova perspectiva por isso você deve estar disposto a tornar isso real.

Você tem que estar disposto a entender que existem diversas maneiras de ver a vida e fazer coisas diferentes.

Você não precisa ficar preso em uma rotina ou fazer as mesmas coisas porque acredita que aquilo é o correto. Não tenha medo de tomar caminhos diferentes e ver o mundo de novas maneiras. Pensar fora da caixa é justamente isso.

5 – Cultura, sua nova melhor amiga

Para ser cada vez mais criativo você precisa estar informado, precisa sentir e se conectar com seu lado mais humano. Você apenas consegue fazer isso quando procura a cultura e aquilo que ela tem de melhor.

Leia livros, veja filmes, escute músicas, prove comidas exóticas. Quanto mais diferente do que você está acostumado melhor. É Importante conhecer e experimentar coisas novas e tudo o que o mundo tem a oferecer. Esta é a melhor maneira de exercitar a criatividade.

Ler é uma das melhores maneiras de pensar fora da caixa
Ler é uma das melhores maneiras de pensar fora da caixa

Pensar fora da caixa não só irá fazer com que você se destaque, mas abrirá inúmeras possibilidades, cada uma delas importante e do jeito que você nunca ousou imaginar e com certeza deixará sua vida mais colorida.