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E como aumentar o faturamento de um negócio físico ainda este ano? Será que, com os pés praticamente no segundo semestre, é possível fazer planos para aprender como melhorar o negócio físico? E mais que isso, é possível conhecer técnicas para aprender como aumentar o lucro do negócio? As perguntas lhe soaram familiares? Provavelmente sim.

Isso porque você não está sozinho. Cada vez mais, as pessoas têm buscado empreender. Aliás, o empreendimento é a chance que coloca todas as pessoas no mesmo ponto de partida. O vencedor aqui, não é quem tem mais. O vencedor é quem tem mais disposição para trabalhar. O empreendedorismo sempre vai bater na tecla da disciplina. É a sua força de vontade que faz com que o negócio cresça. E se aliar essa força com ótimas dicas, o sucesso é garantido.

Afinal, como impulsionar um negócio físico se não utilizar as melhores estratégias do momento? Por essas e outras, no artigo de hoje, você vai aprender justamente como aumentar o faturamento de um negócio físico. Claro que não estamos falando sobre uma receita de bolo. Na verdade, são boas estratégias que você poderá adaptar à realidade do seu negócio físico.

Antes de falarmos mais a respeito, vale lembrar uma tática que traz excelentes resultados para quem a utiliza: a fidelização. Essa é umas das principais técnicas de empresas, independente do segmento e tamanho, para que o crescimento seja possível. Dessa maneira, nada melhor do que nos basearmos nela para desenvolver as nossas técnicas, não é verdade?

Entender como melhorar o negócio físico através da fidelização, é a chance de fazer com que esse crescimento seja constante. Vamos descobrir como aumentar o lucro de negócio através da fidelização.

Mas o que é fidelização?

Como impulsionar um negócio físico através da fidelização, se não souber exatamente o que significa? Para que não corra esse risco, vamos entender de vez. Fidelização de clientes é tornar aquilo que oferece – produto ou serviço – tão especial que o cliente não consegue se imaginar consumindo em outra empresa. Sua empresa passa a fazer parte do seu cotidiano.

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Como impulsionar um negócio físico através da fidelização.

E essa, sem dúvida, é uma das melhores técnicas que existem. Encontre maneiras de fazer parte do dia a dia do seu público. Muitas empresas conseguem isso através de cores ou atitudes marcantes. Por exemplo, a letra “i” desenhada no ar, do Itaú. Conseguiu ganhar espaço e marcar as pessoas. Não tem quem já não tenha feito o gesto ou, ao menos, o conheça.

Outro detalhe importante é que a fidelização faz com que o seu cliente já não se preocupe tanto com os preços. Ele já confia na sua marca. Ele já sabe que oferece excelentes soluções. Dessa maneira, dificilmente vai se importar em pagar pelos seus serviços ou produtos. Quer saber como aumentar o faturamento de um negócio físico da melhor maneira? Fidelize seu público.

“Fica cinco vezes mais barato manter os clientes que já conquistamos do que sair à procura de novos” – Omar Souki

Para entender esse comportamento, basta se colocar no lugar do público. Você prefere comprar com uma empresa que já confia, ou prefere buscar soluções de empresas que não conhece? Essa é a importância da fidelização. E é assim que as maiores empresas do mundo trabalham. Através do marketing incrementado, buscam fazer parte do cotidiano do público.

E além de entender como melhorar o negócio físico, é preciso conhecer as vantagens de investir em técnicas de fidelização. Conhecer o que essa estratégia oferece pode ser o único passo que esteja faltando para que a adote.

Vantagens da fidelização de clientes

É mais do que natural querermos conhecer as vantagens de tudo o que nos é apresentado. Ninguém tem tempo, dinheiro e paciência para ficar apostando em técnicas que não oferecem resultados significativos. Sendo assim, separamos aqui quatro vantagens que certamente farão a diferença na hora de optar pelas estratégias que irão reger a sua empresa.

Poder de negociação com os fornecedores

Quer entender como aumentar o lucro do negócio? Tenha um bom relacionamento com seus fornecedores. Se eles observarem que você tem uma carteira de clientes fiéis, certamente oferecerão bons descontos. E, é claro, benefícios, prazos, formas de pagamentos, entre muitas outras coisas. Essa, sem dúvida, é uma grande vantagem diante da concorrência.

Indicações de novos clientes

Uma clientela fiel estará mais propensa a indicar seu serviço ou produto. E mais que isso, poderá indicar para você, novos possíveis clientes. Isso significa que além de clientes fidelizados, você terá um aumento consistente na sua carteira de clientes. Essa publicidade boca a boca ainda é uma das mais eficazes que existe. Aposte nela.

Redução dos investimentos em marketing

Quando se possui uma clientela fidelizada, os gastos com a publicidade reduzem consideravelmente. Isso porque não é preciso mais fazer grandes investimentos para chegar até a grande massa. Como dito acima, o público fiel faz a propaganda pela sua empresa. Preocupe-se em entregar serviço ou produto de qualidade e construa relacionamentos.

Preços acima do mercado

Como começamos a explorar acima, o cliente fidelizado confia na sua empresa. Ele não vai se importar, nem um pouco, em pagar um pouco a mais por produtos ou serviços que ele sabe que vão atender às suas expectativas. A preocupação com a competitividade nos preços serão reduzidas conforme o número de clientes fidelizados aumenta.

Através dessas quatro vantagens, já é possível visualizar como impulsionar um negócio físico, certo? Então chega de conversa e vamos conhecer nossas dez dicas de ouro para fidelizar os clientes e, assim, aprender como aumentar o faturamento de um negócio físico.

Como aumentar o faturamento de um negócio físico com a fidelização

Tocar um negócio físico é como andar de motocicleta. É preciso se manter em movimento, para não correr o risco de cair. Todo empreendedor de sucesso sabe que é preciso estar sempre antenado nas tendências do mercado. Mesmo que o cenário não seja dos mais promissores, é preciso encontrar maneiras de driblar possíveis crises.

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Todo empreendedor de sucesso sabe que é preciso estar sempre antenado nas tendências do mercado.

E exatamente por ter consciência de como funcionam todas essas engrenagens, separamos para você 10 dicas. Elas poderão ser adaptadas ao seu modelo de negócio. Ou, até mesmo, colocadas em prática exatamente como estão descritas aqui. Você é o gestor do seu negócio. As decisões são tomadas por você. Tome-as com sabedoria.

#1 Incentive sua equipe de vendas

Como aumentar o faturamento de um negócio físico, com profissionais desanimados? É preciso incentivar a sua equipe. Ainda que sua equipe seja apenas você, mantenha-se motivado. Um vendedor feliz, bem–+  

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+-9isposto e atencioso já deu passos importantes em direção ao fechamento do negócio. Invista em capacitação e presenteie os que tiverem os melhores desempenhos.

O desenvolvimento pessoal é algo de suma importância para todo profissional. Mostre a eles que está disposto a investir para que eles atinjam o ápice de suas carreiras. Se vende sozinho, permita-se pequenas recompensas a cada nova meta ou objetivo alcançado. O mais importante é manter o espírito de vendas animado, positivo e confiante.

#2 Esforce-se para oferecer um ambiente agradável ao seu público

Não importa o tamanho do local onde trabalha. Não importa o nicho que escolheu trabalhar. O mais importante aqui é oferecer um ambiente propício para as vendas. Um ambiente mal planejado ou bagunçado, desanima logo no primeiro contato. Lembra daquele velho ditado “a primeira impressão é a que fica”? Lembre-se dela sempre que começar um novo dia de trabalho.

Procure maneiras de deixar à vista como funciona seu produto ou serviço. Invista em um ambiente bem decorado. Procure estudar as melhores cores para o seu negócio. Seja criativo, mas sem deixar de lado o requinte. Pessoas reagem melhor aos ambientes de bom gosto.

#3 Comunique-se

Sua equipe já está suficientemente motivada e seu ambiente está perfeito? Ótimo, então chegou a hora de dar o próximo passo: a comunicação. Mas a comunicação não consiste apenas em colocar seus vendedores falando atrás dos clientes. Isso, muitas vezes, até os espanta. Procure a maneira mais adequada de se comunicar com o público.

Lembre-se de não invadir espaços e nem forçar o cliente a nada. E sob hipótese alguma, venda o serviço ou produto. Pessoas não gostam disso. Venda a solução para o cliente. Mostre como seu serviço ou produto poderá ajudá-lo com sua possível dor e rebata as objeções com respeito.

#4 Ofereça diferentes formas de pagamento

Não adianta. Chegar em um estabelecimento que não oferece muitas opções de pagamento, sempre acaba dando em problema. As pessoas querem poder contar com algumas opções, justamente para ver qual delas se adequa melhor à sua realidade. Esteja ciente das suas finanças, fluxo de caixa e decida quais são as melhores opções a oferecer ao público.

Quer uma excelente dica de como aumentar o faturamento de um negócio físico? Ofereça diferentes bandeiras de cartões. É muito desagradável e constrangedor ter que devolver um produto ou cancelar um serviço porque o estabelecimento não trabalha com a bandeira do cartão do cliente.

#5 Estimule a fidelização

Além de todos esses detalhes, existem outros para que a fidelização aconteça. Você precisará ir um pouco mais além. Um tratamento diferenciado, por exemplo, poderá ser a solução. Conhecer os gostos do seu cliente é fundamental para fortalecer a relação. Com um banco de dados para clientes, é possível coletar todo tipo de informação.

Uma estratégia bastante utilizada por empresas, é o contato em datas importantes. Como o aniversário, por exemplo. Ofereça opções como:

  • Direito à novas promoções;
  • Cartão de aniversário com descontos exclusivos;
  • Realizar o pós-venda, mostrando-se interessado no feedback;
  • Sugerir novos produtos ou serviços em “combos”;

#6 A tecnologia é sua aliada

Não é porque um negócio é físico, que ele não pode ser digital. Entender como aumentar o faturamento de um negócio físico é saber que é fundamental se fazer presente na rede. Certamente seu público está nas redes sociais, sobretudo no Brasil. Elas ditam tendências. Então não deixe de dar as caras por lá e, mais que isso, se comunicar.

O público reage muito bem ao contato através das redes sociais. As grandes empresas mundiais têm feito deste, um excelente marketing. Olha a Netflix, por exemplo. A empresa conversa com seu público como se fosse uma jovem “trocando ideias” de maneira jovial.

#7 Se mantenha consciente de tudo o que se passa em seu negócio

Ainda que os bons ventos estejam soprando, e nenhum iceberg esteja à vista, não confie 100%. Sempre esteja antenado sobre tudo o que acontece dentro dos seus domínios. Pergunte-se constantemente: estou realizando meu trabalho da melhor maneira possível?

Se quer mesmo saber como aumentar o faturamento de um negócio, é isso. Você tem que estar no ápice da sua capacidade como empreendedor, e levar essa grandeza para o seu negócio. Sempre busque maneiras de tornar todo o processo de venda, mais eficiente. Nunca deixe de lado uma honesta avaliação sobre seu negócio físico e você mesmo.

#8 As tendências são sua lição de casa

Não existe outra maneira: é preciso estar ligado em absolutamente tudo o que acontece. Sobretudo, as tendências do seu nicho. As estratégias utilizadas pela concorrência. Imagine se um cliente chega solicitando uma nova tendência, e você sequer sabe do que se trata? Isso certamente faria com que seu negócio desse adeus à credibilidade.

#9 Conquiste o cliente na primeira frase

Claro que sua postura é de suma importância. Mas de nada vai adiantar uma bela postura, se não vier acompanhada de argumentos inteligentes. Conquiste o cliente já na primeira frase. Não dê tempo para o “estou apenas analisando”. Uma das melhores maneiras, é mostrar-se solícito, sem sufocar o cliente. Deixe-o ciente que está ali para sanar qualquer dúvida.

Assim, certamente terá entendido como aumentar o faturamento de um negócio físico.

#10 Aposte na originalidade

Pessoas são movidas pela novidade. Elas gostam de exclusividade, de serem únicas. Gostam de fazer parte de um seleto grupo que tem acesso a um número restrito de serviço ou produto. Tire vantagem disso. Seja original na sua oferta. Faça uma oferta irresistívelxemplo, o que você diria se nós oferecermos uma chance de ganhar dinheiro enquanto viaja pelo mundo?

Afinal, quem é que não quer realizar aquela viagem dos sonhos? Pois agora isso é possível. O criador do movimento Freesider, Fagner Borges, disponibilizou gratuitamente para você esse ebook: “Como Lucrar com seu Conhecimento enquanto Viaja pelo Mundo”. Essa é a chance de você finalmente tomar as rédeas da sua vida. Chega de sentir-se preso.

Quer saber como aumentar o faturamento do seu negócio físico? Permita-se voar!