Categorias

Blog Freesider
Descubra o que é um Mastermind e como fazer parte de um
Produtividade e Gestão

Descubra o que é um Mastermind e como fazer parte de um 

Mastermind é um termo que vem sendo utilizado com maior frequência de uns tempos para cá. Se costuma navegar na rede atrás das últimas novidades para o empreendedorismo, certamente já se deparou com o termo. No entanto, ainda pouco se sabe sobre o significado de mastermind. Não em todo o seu contexto. Afinal, o que é mastermind e como aplicá-lo?

No artigo de hoje, vamos entender tudo a respeito desses seletos grupos. Também vamos falar sobre o preço do mastermind, sobre o que é um grupo de mastermind e se existem opções no Brasil. Mas antes de mais nada, não sinta-se desconfortável se o tema ainda não lhe for familiar. A modalidade é relativamente nova no país, o que torna os grupos ainda mais restritos.

Esse efeito tem sido notado de tempos em tempos. A sensação que você tem é que, dia após dia, tem técnica nova aparecendo? Modalidades novas? Expressões novas? Pois esse é o resultado da revolução no empreendedorismo. Hoje em dia, toda pessoa pode empreender, e com chances reais de crescer. O mercado digital da oportunidades para todos.

Se você acompanha o Freesider, sabe que há tempos falamos sobre se desprender das velhas amarras. Já é chegada a hora de saber que você pode viver sua vida do jeito que melhor atender suas necessidades. Aliás, já imaginou poder trabalhar enquanto viaja pelo mundo? Não acha que seja possível? Então fica aqui que, no final do artigo, você vai ter um belo presente. Por ora, vamos conhecer o valor do mastermind? Boa leitura!

O que é mastermind?

“Mente Mestra” é o seu significado em terras tupiniquins. Mas o seu significado vem de longe. Não só pela distância em quilômetros, mas também pelos anos. Apesar da modalidade ter sido adotada pelo empreendedorismo há alguns anos, o conceito será encontrado no século XVII, mais precisamente na Europa. É importante entender o conceito antes de saber o que é mastermind e como aplicá-lo.

o que é um mastermind 1
Mastermind é o encontro com pessoas que possuem o mesmo objetivo que você.

George Washington, junto com seus amigos Thomas Jefferson e Benjamin Franklin fundaram um grupo. A decisão partiu pelo fato de a nobreza não favorecer as pessoas que não possuíam o “sangue azul”. As pessoas não podiam contar com muitas oportunidades, e esses três amigos decidiram mudar esse hábito. Surgia, então, o primeiro mastermind group.

Por não concordar com o fato de que alguém fora da nobreza não podia triunfar, o grupo foi para a América do Norte. Dia 15 de Junho, George Washington foi eleito líder das forças rebeldes americanas. Em 23 de Agosto, o Reino Unido declarou guerra contra os rebeldes. E finalmente, em 4 de Julho de 1776, o Segundo Congresso Continental declarou oficialmente a independência das Treze Colônias.

Ali nascia uma das maiores potências do mundo, tendo como base esse grupo de 56 homens que tinham como crença, a fundação da nova nação sobre dois fortes pilares: liberdade e oportunidade. A intenção era justamente gerar a oportunidade de todos crescerem. Independente de qualquer outra característica, como fé, raça ou origem, por exemplo.

No entanto, como toda sociedade que funciona, essa também tinha regras. Para eles, para que todos tivessem as mesmas oportunidades, era necessário seguir duas regras:

Vencer a si mesmo

George Washington e seus companheiros já tinham consciência das necessidades para que a nação fosse bem-sucedida. E o significado de mastermind passa por aqui. Para que uma sociedade se mantenha forte, é preciso uma impecável sustentação. Se sua base não for sólida, certamente irá ruir com o passar dos anos. E a ideia do mastermind é justamente essa.

Sendo assim, as regras falam justamente sobre a ideia de não cair em armadilhas. E a primeira delas é até bem filosófica: vencer a si mesmo. Vamos entender melhor a ideia. Afinal, para compreender o preço do mastermind, é preciso entender o valor do mastermind. Um grupo de mastermind vai seguir essas regras também. Quantas vezes você foi seu próprio inimigo?

E não estamos falando sobre algum tipo de agressão física, apenas. Mas no sentido psicológico mesmo. Consegue se lembrar de quantas vezes seus dilemas pessoais interferiram em seus resultados no trabalho? Ou se lembre das vezes que seus problemas pessoais te acompanharam até o trabalho. Foram muitas, não é mesmo? Mas isso é natural. É normal abalar suas estruturas por conta de um problema financeiro ou uma discussão com a esposa, por exemplo.

Entretanto, as pessoas que compõem um grupo de mastermind já sabem que isso é uma armadilha. Dessa maneira, um grupo de mastermind é constituído por pessoas que conseguem separar a vida profissional da vida pessoal. São pessoas que encontraram maneiras de não deixar que uma interfira na outra.

Vencer os obstáculos da vida

Se quer entender o que é mastermind e como aplicá-lo, é preciso entender esse pilar também. Além dos problemas pessoais, existem as circunstâncias externas. Aquelas que acontecem alheias às suas escolhas. Elas também podem causar situações complicadas no trabalho. 

Como, por exemplo, a partida de uma pessoa querida. Entre tantas outras situações, é claro. É preciso entender que as situações vão acontecer. Todas as pessoas estão em uma eterna montanha russa de acontecimentos. No entanto, também é preciso saber trabalhar com esses obstáculos. É preciso saber conviver com a companhia deles.

Entender o significado de mastermind é entender que a vida é constituída por momentos difíceis. No entanto, eles não podem interferir no trabalho. E por isso o valor do mastermind é diferente do preço do mastermind. Enquanto o primeiro fala sobre dinheiro, o segundo fala sobre uma lição de vida.

E os membros de um grupo de mastermind sabem muito bem disso. Aliás, essa é sua maior vantagem. O mastermind se estrutura com pessoas fortes que ainda trocam muitas ideias. Isto é, é impossível fazer parte e não se contagiar com essa energia. Mudar o mindset consideravelmente. E obter ainda mais resultados.

Assim sendo, o valor do mastermind é muito maior do que o preço do mastermind. Conseguiu entender o significado de mastermind? Ótimo! Então já entendeu que é um grupo constituído por pessoas vencedoras que buscam ainda mais. E esse grupo, que é todo formado de acordo com regras básicas de uma sociedade, também possui outra característica: a pessoa central.

O centro do mastermind

Ainda para compreender o que é mastermind e como aplicá-lo, você terá que entender mais esse ponto. Já falamos sobre os pilares que sustentam o mastermind e as suas duas regras. Mas para que não reste nenhuma dúvida acerca do assunto, ainda é preciso entender o terceiro ponto. Mas vamos explanar melhor o assunto.

o que é um mastermind 2
Todo mastermind necessita de um maestro.

Toda sociedade, para manter um bom funcionamento, precisa de uma figura central. Isto é, alguém que mantenha as ideias alinhadas aos objetivos. Qualquer organização social que observe, conta com essa característica. E isso não é apenas uma coincidência. Esse é o indicador de que essa é a melhor maneira de manter uma organização funcional.

Quer ver alguns exemplos? Imagine um condomínio sem um representante para as suas reuniões. Acredita que seria possível chegar às melhores escolhas sem um intermediador? Será que as pessoas ouviriam calmamente umas às outras e escolheriam uma ou outra ideia? Certamente o ideal seria se funcionasse assim. Mas sabemos bem que não daria certo.

O mesmo acontece em diversas outras organizações. Olhe, por exemplo, o reino animal. Uma colmeia conta com uma rainha. O mesmo acontece nos formigueiros. Na selva, manadas, alcateias (…). Todos são guiados por uma figura central. Alguém que está ali para manter a ordem. Para fazer com que as engrenagens não parem.

Você ainda vai encontrar o exemplo nas religiões, que sempre contam com um padre, mentor, pastor, entre outros. E as cidades, estados e país com seus prefeitos, governadores e presidente. E por falar em presidentes, as corporações também são um bom exemplo. Os setores contam com seus representantes, e a empresa tem seu presidente.

Ou seja, toda organização precisa de alguém no centro de tudo. E um grupo de mastermind também possui o seu centro.

Como participar de um grupo de mastermind?

Você leu tudo até aqui e achou a ideia muito interessante? Ótimo. Então deve estar animado para ingressar no mastermind, certo? Pois é justamente para chegar a esse ponto, que falei para saber diferenciar o preço do mastermind do valor do mastermind. Afinal, participar de um grupo de vencedores que vai te fazer ir além, é difícil colocar um preço.

o que é um mastermind 3
O processo de participação de um mastermind é simples, mas é necessário passar por alguns critérios.

No entanto, para ingressar no mastermind, é preciso entrar em contato com um grupo. Então, a pessoa que mantém o grupo vai solicitar um investimento. Os valores variam, e giram entre R$15 mil e R$100 mil. E esse é o momento em que existe uma separação dos empreendedores que querem fazer parte de um grupo de mastermind, em dois grupos:

1º grupo – O primeiro grupo é formado por pessoas que definitivamente não concordam com a ideia. Acreditam que fazer um investimento desses não é uma boa ideia. E certamente esse é o maior grupo. Mas isso não é nenhuma novidade, afinal, empreendedores são “loucos”. Para ingressar nessas oportunidades, as pessoas precisam ter aquele toque “rebelde”. E esse não é o caso da maioria das pessoas. A maioria é centrada.

2º grupo – Esse é o grupo composto por pessoas que não se acomodam. Por pessoas que não aceitam que as coisas sejam sempre iguais. E o significado de mastermind é justamente esse: fugir do comum. Buscar novas oportunidades, mas sem ser perder o foco. Essas são aquelas pessoas que nasceram para vencer. E toda pessoa que deseja fazer parte de um grupo de mastermind, pode ter a certeza da sua vitória constante.

Existe grupo de mastermid no Brasil?

Saiba que o mastermind já chegou no Brasil sim. E as pessoas que fundaram seus grupos, são as mesmas que se tornaram protagonistas das suas vidas. São as pessoas que pertencem ao segundo grupo citado acima. Aquelas que não aceitam a ideia de fazer tudo sempre do mesmo jeito. Os “George Washingtons” dos tempos modernos. Os que querem inovar.

Um exemplo que vale ser citado, é o mastermind do Érico Rocha. Você certamente sabe quem é o Érico. Um dos maiores profissionais do marketing digital do país tem seus próprios grupos. O “Platinum” e o “Titanium” são excelentes grupos, sem dúvida. E agora o Fagner Borges, o criador do movimento Freesider, também estará no centro do mastermind.

Se você quer saber sobre como fazer parte do mastermind do Fagner Borges, pode entrar em contato pelo [email protected] e tirar todas as suas dúvidas. Talvez essa seja a sua oportunidade de estar entre os melhores. Seja a sua chance de fazer mudanças ainda maiores. Não deixe de entrar em contato para saber mais a respeito.

Afinal, para grandes mudanças, o Fagner Borges sempre tem uma solução. Por exemplo, quer ser o dono do seu tempo e da sua vida?

Seja o dono da sua vida

Agora que sabe o que é mastermind e como aplicá-lo, saiba que é possível realizar todos os seus sonhos. Muitas vezes, as projeções positivas já fazem muita diferença. Participar de um grupo onde as pessoas pensam como você, também. Pois quantas vezes alguém ouviu suas ideias e comentou: “Isso é loucura”? Acredite, sabemos o que é isso.

A verdade é que a falta de credibilidade, às vezes até mesmo de quem mais amamos, é desanimadora. Os sonhos precisam ser alimentados, e a confiança pode ser o combustível. Então procure se cercar de pessoas que pensem como você. Mostre para as pessoas que seu trabalho é sim muito respeitável. Não deixe que alguém diga o contrário.

E quando finalmente tiver conquistado suas metas, atingido objetivos, poderá se dar ao luxo de levar a vida que sempre quis. Como, por exemplo, trabalhar de qualquer canto do mundo. Não acha que isso é possível? Então baixe gratuitamente o ebook “Como Lucrar com seu Conhecimento enquanto Viaja pelo Mundo” clicando abaixo.

Descubra as melhores dicas e descubra como tudo é possível. Encontre os melhores caminhos para desempenhar seu trabalho. Chegue ao topo, que é exatamente onde merece estar.


Posts relacionados

MasterMind: A Revolução da Mente Vencedora 

Você está ouvindo ou lendo o termo mastermind groups com uma frequência crescente? Não compreende com absoluta certeza do que estão falando? Muitas dúvidas ainda giram em torno do tema, para você? Não se preocupe. A ideia é relativamente nova no Brasil, e para a adaptação ao público, leva-se um tempo.

Mas um fato precisa ser mencionado antes de nos aprofundarmos mais no assunto. Você está ouvindo com maior frequência por conta do crescente número de empreendedores. As pessoas estão finalmente quebrando os tabus. Estão finalmente se livrando da ideia de que a única maneira (que vale à pena) de ganhar dinheiro, é com carteira assinada.

O crescente número de empreendedores no país se deve a diversos fatores. Mas entre eles, além das inúmeras oportunidades de crescimento, está a disposição que o brasileiro tem de encontrar novas maneiras de levar sua vida com dignidade. Sem medo de lutar. Até mesmo quando atravessa grandes crises financeiras ou políticas.

O famoso “jeitinho brasileiro” está deixando de ter uma conotação negativa, para descrever a força de uma nação. E o empreendedorismo é um belo exemplo dessa força. E como todo grupo que deseja se desenvolver, esse grupo unido se faz presente: os grupos de MasterMind. Começou a entender o conceito? Ótimo!

Mas para que você saia daqui sem dúvida alguma sobre o significado, vamos explicar mais detalhadamente. Você vai entender o que são os grupos MasterMind, o que eles fazem e o quanto você deve, à partir de hoje mesmo, começar a estudar a ideia de fazer parte de um. Pronto para adquirir mais conhecimento? Boa leitura!

O Conceito MasterMind

Para entender esse conceito, teremos que voltar um pouco no tempo. Só até a fundação dos Estados Unidos, quando 56 homens decidiram formar uma nação estruturada sobre dois fortes pilares: liberdade e oportunidade. Esse grupo era liderado por George Washington e seus amigos Thomas Jefferson e Benjamin Franklin.

Traduzindo, o termo ficaria “mente mestra”. Surgiu na Europa do século XVII, quando o “sangue azul” ou “nobreza” cerceava as oportunidades. O triunfo estava diretamente ligado à pureza do sangue nobre. Por esse motivo, esses homens vieram à América do Norte e reescreveram a história. Eles acreditavam que todos tinham o direito de trabalhar, crescer e colher os frutos.

Para eles, não fazia diferença a origem de cada homem, sua raça ou crença. A única regra para que todos tivessem as mesmas oportunidades estava, na realidade, na vitória sobre dois outros pilares: vencer a si mesmo e vencer os obstáculos que surgissem em seu caminho. E todo esse conceito foi codificado por Napoleon Hill.

Para ele, “o que a mente do homem pode conceber e acreditar, pode ser alcançado”. E essa ideia, por si só, é altamente entusiasmante. Imagine não só acreditar, mas ter a certeza de que todos os seus projetos se realizarão? Pois os grupos de MasterMind, atualmente, são formados por pessoas que conseguiram compreender esse conceito.

Aliás, não só compreenderam o conceito. Eles também conseguiram colocá-lo em prática em suas vidas. E você, gostaria de fazer parte de um grupo de MasterMind? Então fica por aqui, que no final do artigo você vai receber um convite muito especial.

Mas afinal, qual o motivo dos Pilares?

Toda sociedade precisa contar com bases sólidas. Assim sendo, dificilmente algo vai abalar a ponto de destruí-la. A ideia no MasterMind é justamente essa. A liberdade e oportunidade que estão cravadas em seu íntimo são esses pilares. Falam sobre a igualdade. Onde cada ser humano tem o direito de almejar e alcançar.

Os pilares funcionam como leis naturais, tais como as da física. Elas vêm incrustadas na história e cada pessoa que surge nesse seio, a carrega naturalmente. Consegue imaginar algum motivo para não fazer parte desse seleto grupo de pessoas com objetivos tão nobres? Justamente por isso, o termo tem sido encontrado com maior frequência pela rede.

Ainda existem outros dois pilares que foram mencionados um pouco acima. Vamos entendê-los também?

Vencer a Si Mesmo

Quantas vezes seus dilemas pessoas te impossibilitaram de realizar determinadas tarefas? Mas não sinta-se mal por isso. É natural. No entanto, é possível sim encontrar maneiras de “desativar” esses dilemas, para que eles não interfiram no seu cotidiano. O mesmo vale para os desafios, as crenças que limitam, os medos e receios, entre outros.

Os empreendedores que compreendem o conceito de MasterMind, já aprenderam a vencer eles mesmos.

Vencer os Obstáculos da Vida

Para qualquer pessoa que perguntar sobre qual obstáculo a impede no momento, ao menos um será apontado. Raramente alguém vai dizer “nada me atrapalha no momento”. Isso acontece porque é o natural. Todos temos obstáculos diariamente. No entanto, é preciso entender que eles, assim como os momentos bons, também fazem parte da vida.

As perdas, derrotas, tristezas, despedidas, entre muitos outros, são vivenciados a cada segundo, em todos os cantos do mundo. Quando se entende isso, se compreende o conceito do pilar.

Como participar de um MasterMind Group?

Como você deve imaginar, não é apenas chegar e se cadastrar. As pessoas que fazem parte de um grupo de MasterMind são altamente selecionadas. São pessoas que têm uma mentalidade preparada para trabalhar dentro dessa “sociedade”. E como tal, existe um preço. Na realidade, um preço proporcional ao aprendizado, pertencimento e bem-estar.

Em média, é preciso fazer investimentos que podem variar entre R$15 mil e R$100 mil reais.

Nesse momento, os leitores se dividem em dois grupos:

1º grupo – Pessoas que ficaram escandalizadas com o valor do investimento. Aqui, encontramos o maior número da população que tem contato com esses valores. São pessoas que acreditam que um investimento desses não vale à pena. Acreditam que esse tipo de grupo é perda de tempo e/ou apenas uma maneira de ganhar dinheiro, por parte de seu organizador;

2º grupo – Um número bem inferior, formado pelos “loucos”. O termo vem entre as aspas porque no empreendedorismo, ele é praticamente um elogio. São os loucos que assumem o leme, o protagonismo, roubam a cena. São as pessoas que não têm medo de acreditar em dias melhores e no potencial que têm. Essas pessoas estão prontas para o MasterMind;

E você? Pertence a qual grupo? Sua reação diante dos valores apontados certamente lhe dirão se nasceu para pertencer a esse grupo de inovadores, ou se está com a maior parte da população.

MasterMind – A Figura Central

É comum as pessoas abordarem o assunto, atacando a figura central de um grupo de MasterMind. Ou seja, a cabeça central do grupo. O idealizador. São acusados de inúmeras coisas, de maneira muito injusta. Vamos transportar a ideia para uma realidade familiar a todos. Imagine uma cidade e todo o seu funcionamento.

A cidade precisa de leis, regras e bom senso. O bom senso parte de cada cidadão que nela vive.

As regras são definidas por donos de estabelecimentos e autoridades. E finalmente as leis, que partem do governo municipal, prefeitura e por sua figura central: o prefeito. E dessa maneira, a sociedade elege seus representantes para que todo esse funcionamento se mantenha.

Agora imagine uma população sem prefeito, polícia e autoridades. Como seriam ditadas as regras para o bem-estar geral? Quem definiria o melhor para a sociedade? Certamente viraria uma guerra. Cada pessoa lutaria para que sua palavra fosse a final. E o mesmo vale para a escola, onde o professor é a figura central. Ou para a igreja católica, com o papa como figura central.

Toda organização precisa de uma figura central. E dessa maneira, elas funcionam. Consegue entender a importância de uma figura central nos grupos de MasterMind? No Brasil, por exemplo, existem grupos de Mastermind muito bem sucedidos, com empreendedores altamente capacitados, trocando ideias e trabalhando pelo sucesso do seu colega.

Pois dificilmente se encontra, na atualidade, pessoas mais unidas que os empreendedores. Mas vamos falar sobre isso no próximo tópico?

Os grupos de MasterMind no Brasil

Sim, no Brasil existem esses grupos incríveis e você está perdendo muito tempo se não faz parte de nenhum deles. Sua intenção não é a decrescer? Você não deseja ser um empreendedor de sucesso? Desses que são referência no mercado nacional ou até mesmo mundial? E por que ainda só se preocupa em conviver com pessoas que duvidam de você?

Você já pensa fora da caixa. Já tem suas estratégias prontas. Já compreendeu a importância de estar entre as “cabeças”. O que ainda falta para perceber o quanto é especial, o quanto tem para aprender e ensinar e o quanto merece fazer parte desses grupos incríveis? O que é um investimento diante das oportunidades, vitórias e conquistas?

Aqui no Brasil, você vai encontrar grupos como o “Titanium” e o “Platinum” do Érico Rocha (que dispensa qualquer apresentação), o “Black” do Samuel Pereira, fundador do Segredos da

Audiência, o “Infinity” do Renato Moreira e Dan Cortazio, co-fundador da Mantic e fundador do grupo internacional Adireto, respectivamente.

E encorpando essa lista de nomes de sucesso, tem o Fagner Borges. O criador do movimento freesider vem para o centro do MasterMind para reunir, de uma vez por todas, os maiores e mais “loucos” empreendedores do país. Um grupo que, quem quer que o componha, já tem seu nome escrito no horizonte do sucesso!

Qualquer dúvida, entre em contato pelo [email protected] e seja o pintor da sua existência, afinal, a-cor-dar é para poucos.


Posts relacionados