Você é daqueles que criam metas de início de ano, mas não as cumpre, começa uma nova atividade na segunda e antes da quarta já desistiu dela ou não consegue nem concluir as tarefas básicas do dia a dia? Se algo parecido com isso acontece com você é provável que precise se tornar disciplinado na vida, e nós temos ótimas dicas para você começar as mudanças.

Se você é daqueles que criam metas de início de ano, mas não as cumpre, orientamos que você dê uma olhada neste artigo

Ser disciplinado na vida realmente não é fácil. São tantas coisas para serem feitas, tantas distrações para tirar o foco e tantos problemas pesando o tempo inteiro. Às vezes fica difícil equilibrar tantas coisas e você acaba se perdendo.

Afinal, o que é ser disciplinado na vida?

A definição que melhor elucida essa expressão é uma frase do canadense Brian Tracy, considerado o maior especialista de coaching do mundo.

“Ser disciplinado é fazer aquilo que você não quer fazer, porque sabe que é importante fazer.”

Nem sempre o que nos dá prazer são as atividades mais importantes a serem realizadas. Disciplina está em conseguir fazer essas atividades importantes, sem perder foco e sem prejudicar o resultado final.

Buscar por ser disciplinado na vida

É saber abdicar de entretenimento em prol dos estudos, de cuidar da limpeza da casa ao invés de assistir TV o dia inteiro, cumprir prazos, mesmo desejando ir a uma festa ou fazer um passeio.

A disciplina na vida ajuda no cumprimento de suas responsabilidades e torna sua rotina mais produtiva e seus objetivos possíveis de alcançar.

Ao falar dessa forma, muita coisa começa a pesar: prazeres que precisam ser deixados de lado, momentos em que você desejava estar fazendo outra coisa… Mas as grandes vitórias vêm com grandes esforços e nada chegará a você se não tiver disciplina em conquistar.

Se tudo isso é algo muito consciente para você e a prática que é sua real dificuldade, essas dicas podem te ajudar a ser disciplinado na vida.

Dicas de como ser disciplinado na vida

Preste bem atenção nessas dicas, e execute-as se você quiser alcançar o próximo nível. Não adianta adquirir conhecimento sem prática. Então, leia, aprenda e execute!

1- Acredite na disciplina

Para que isso dê certo, você precisa ter clara a importância de ser disciplinado na vida.

Acreditar nos sonhos

É através desse novo hábito que você alcançará as metas estabelecidas.

2- Assumir problemas

A melhor forma de resolver problemas é tê-los definidos. Perdemos muito tempo pensando em como resolver os problemas, mas eles sempre ocorrem de forma acumulada.

Mapear os problemas

Pensa em um, surge outro, retorna para o primeiro, que te lembra de um terceiro. Complicado resolver as coisas de forma desorganizada e com todas as dificuldades cobrando ao mesmo tempo.

Pare de pensar em como resolver os problemas, ache um momento para pensar neles, tire um dia calmo, procure por um lugar em que você possa ficar sozinho e tranquilo.

Depois de preparar o momento é chegada a hora de dar nome aos problemas, isso mesmo, comece a enumerar no papel todos os problemas dando nome a eles.

Assim você criará identidade aos seus problemas e começará a ver a real dimensão, quais características possuem, qual a prioridade na resolução e só assim é possível traçar soluções para resolvê-los.

3- Faça no seu tempo

O grande vilão para se tornar disciplinado na vida é acreditar que tudo precisa ser feito com urgência.

São tantas dificuldades que você passa que a coisa que você mais deseja na vida é resolver de uma hora para outra.

Criar seu tempo

Como isso, muitas vezes, é impossível não causar frustração, cansaço e desestimular o processo.

Você mais do que ninguém conhece seus limites, então os respeite!

Antes de seguir para o próximo tópico, deixe-nos compartilhar alguns conteúdos do Vida de Freesider sobre desenvolvimento pessoal:

1 – Descubra como elevar o seu desenvolvimento pessoal

2 – 10 dicas para destravar seu crescimento pessoal

3 – Dicas para sair da zona de conforto

4- Crie e monitore suas metas

A rotina de uma pessoa disciplinada na vida consiste em traçar metas e alcançá-las. Claro que elas podem mudar no meio do percurso, ficarem obsoletas ou ganhar prioridades.Mas elas existem e trabalham para seu crescimento, para mostrar como ser disciplinado e organizado.

Por isso, aprender como traçar metas e acompanhá-las é um exercício que você deve fazer todos os dias até ser algo natural – desde manter a cozinha sempre limpa ao final do dia como comprar um apartamento ou morar em outro país; desejos que são postos de forma clara, que fazem parte de seus planos pessoais e que são possíveis de alcançar.

Criar e monitorar as metas

Comece com algo pequeno, que te incomoda e que desejaria mudar. Descubra como fazer isso acontecer. Sinta em seu peito a alegria do objetivo realizado. Logo de cara, você sentirá um pequeno alívio, pronto, está preparado para buscar uma meta um pouco maior.

Faça esse processo de escalada, um maior que o outro, e logo estará resolvendo qualquer problema, alcançando suas metas.

5- Crie compromisso com alguém

No começo, a possibilidade de se sabotar é muito grande. Criamos perspectivas e no inflamamos de empolgação, acreditamos e queremos tudo isso para nós. Mas medos, maus hábitos, cansaço e desesperança podem minar o projeto de ser disciplinado na vida.

Firmar compromissos

Por isso, nesse momento é bom ter alguém com quem dividir metas e prazos. Pedir ajuda para um monitoramento, para que a pessoa se mostre interessada nos avanços e nas descobertas, mas seja um bom ouvinte para as perdas e frustrações. É interessante que você deva escolher alguém disposto a cooperar e não somente a cobrar.

6- Imagine a meta atingida

Criar a imagem de seu desejo alcançado em seus pensamentos é sonhar com o desejo realizado e uma das atitudes de uma pessoa disciplinada.

E não há nada de infantil nisso, pelo contrário, é uma prática que nos foi ensinada quando crianças, mas que acabamos esquecendo quando nos tornamos adultos.

Ter pensamentos positivos

Idealizar dessa forma é o caminho da positividade dos pensamentos, é criar uma corrente de boas energias dentro de seu ciclo de vida.

Antes de dormir, em seu momento de descanso, mentalize suas metas alcançadas, sinta como será bom ter as tarefas cumpridas, busque projetar até mesmo as sensações que você terá.

Pensar coisas boas atrai coisas boas.

7- DÊ RECOMPENSAS A SI MESMO

Quando uma meta for alcançada, dê a si mesmo os parabéns! Ser disciplinado no trabalho, em casa, com seus compromissos pessoais, nada disso é um benefício para os outros, só trará bonificações para você.

Então não faça nada esperando reconhecimento do próximo. Quem deve valorizar suas conquistas é você. E por isso, nada mais justo e apropriado do que se presentear quando uma meta for alcançada.

Dar-se presentes

Um dia de folga na praia, uma roupa que você tanto desejava. Umas horas a mais de sono ou uma viagem no final de semana.

Uma bebida no final do dia ou um pedaço de um delicioso chocolate. Seja qual for seu presente, crie o hábito de se recompensar, isso torna a busca pelas metas mais leves e estimulantes. Faça o bem para si, seus problemas são gigantes, mas não podem roubar sua felicidade.

Agora, veja este vídeo de Paula Abreu sobre como ter mais disciplina em sua vida: