São milhões de streamers conectados por dia, mais de 15 milhões de visitantes diários e valor de mercado bilionário. A Twitch está em franca ascensão e seu crescimento desde a aquisição pela Amazon (2014) é evidente.
Já consolidado na internet como um lugar popular para stream, a Twitch é bastante utilizado na área do marketing digital no mundo todo. A popularidade em alta, o crescimento contínuo e o público fiel que acompanha os canais dos streamers tornam essa plataforma ideal para investir em marketing.
Twitch como um pilar consolidado nos esportes
Entre os segmentos mais populares da Twitch, os streamers bastante conhecidos estão na área dos esportes e dos esportes eletrônicos.
O esporte eletrônico é o perfeito exemplo para ilustrar esse novo fenômeno da internet. Streamers como “YoDa”, “alanzoka” e “jukes” dominam o ranking dos mais assistidos no mundo dos e-sports no primeiro semestre deste ano.
A presença de alguns streamers no Brasil e mundo afora é tão grande que alguns deles conseguem até mesmo viver da renda conquistada através da plataforma, como é o caso de “Ninja”, que recebe aproximadamente US$ 500 mil por mês – contando, claro, patrocinadores de grandes marcas como a Red Bull.
No poker, a presença também é muito forte nessa plataforma. A modalidade já está imersa no mundo da Twitch e a combinação entre os dois é espetacular. Os streamers mais famosos como Arlie Shaban e Peter ‘Peter804’ Thompson contam com dezenas de milhares de seguidores e ajudam a propagar a popularidade desse esporte na internet.
Já outro esporte que vem crescendo nessa plataforma é o basquete. Na última temporada, a G-League, liga filiada da NBA, transmitiu jogos ao vivo via stream e alguns canais fizeram comentários ao vivo sobre as partidas.
Ações comuns de marketing no Twitch
Como se trata de uma plataforma de transmissão online, os princípios do marketing na Twitch são bem parecidos com os utilizados em outras plataformas pela internet.
Há duas maneiras muito comuns de utilizar o marketing na Twitch. O primeiro é patrocinar streamers na plataforma, e não necessariamente precisa ser grandes personalidades. A Twitch está em constante renovação e identificar canais emergentes é fundamental para uma campanha bem-sucedida a longo prazo.
Outro jeito muito popular de investir nessa é através de propagandas em eventos, principalmente em esportes eletrônicos ou partidas de poker. Andrew Pearson, diretor de administração da empresa Intelligencia (consultoria de software), explica como afiliados dessa empresa utilizam ações de marketing na Twitch.
“Empresas como Red Bull, Kaisun Energy, Sephora, Youku… todas patrocinam eventos de esportes eletrônicos. Aí nos usamos a Twitch para transmitir a mensagem dos nossos patrocinadores”, afirma Pearson.
O diretor também diz que, além do bom retorno que geralmente os anúncios dão em competições transmitidas na Twitch, as empresas também estão interessadas em fincar raízes em uma plataforma que não para de crescer.
Para Doron Nir, CEO e fundador da agência StreamElements, a Twitch tende a ser muito engajador entre as pessoas novas pelo fato de que elas assistem canais que confiam e gostam. “O streaming ao vivo, por meio de plataformas como a Twitch, YouTube Live e outras, está surgindo rapidamente como um novo canal de marketing para marcas e empresas, criando uma forma mais rica de marketing que é muito mais envolvente e voltada para a comunidade”, completa Nir.
Dicas para explorar o marketing nessa plataforma
Como foi supracitado, uma maneira muito interessante de investir no marketing nessa plataforma é através de streamers que já estão consolidados ou emergentes.
Milhares de canais são criados todos os dias nessa plataforma, e muitos deles com potencial de atingir grandes números de seguidores e visualizações. Saber identificar novos streamers de qualidade é essencial para investir pouco e talvez conseguir bom retorno no futuro.
Além disso, para marcas mais consolidadas e com orçamento maior, há agências que fazem o intermédio entre a empresa e o streamer. É o caso da Upfluence, que realiza essa “ponte” muito bem.
Se o alvo da pessoa ou empresa que quer investir em marketing na Twitch for pessoas que gostam de Hearthstone, agências como a Upfluence vão identificar streamers que atendam exatamente as especificações requisitadas do público-alvo.
O futuro é brilhante
A Twitch ainda não atingiu seu todo potencial. Segundo Chase, diretor de relações publicações da plataforma, o futuro apresenta muitas oportunidades de melhorias e novidades. Além disso, ele acredita que a empresa está mudando a maneira como os jogos são vistos no mundo.
Como o relatório da SuperData mostra, no ano passado mais pessoas assistiram a vídeos e jogos da Twitch (cerca de 185 milhões) do que a HBO (130 milhões) e a Netflix (93 milhões). Isso evidencia a força atual desse site de streaming.
Com o crescimento contínuo, a expectativa é que a distância da Twitch em relação a gigantes como HBO e Netflix seja cada vez maior, o que consequentemente aumentará o impacto da plataforma no mundo da internet.
Com milhões de pessoas já engajadas, a Twitch ficará cada vez mais forte no âmbito do marketing digital e nos próximos anos a curva de crescimento não deve parar de subir.