Muitos de nós desejamos parar um pouco, arrumar as malas e viajar, não é mesmo? Por diversos motivos, esses nossos sonhos param em algum obstáculo. Seja por questões profissionais, familiares ou financeiras, deixamos de embarcar em mais uma aventura. A questão é que há uma maneira muito simples de facilitar as coisas para nós: o voluntariado.

Sim, meus leitores, o voluntariado é uma ótima opção pra quem teme embarcar por medo de se prejudicar profissionalmente ou por não ter dinheiro. Isso porque ser voluntário, nos dias de hoje, é visto com bons olhos no mercado de trabalho. Ademais, os seus custos são reduzidos, já que, em muitos casos, o programa de voluntariado arca com as despesas de hospedagem e alimentação. Basta comprar sua passagem e voilá!

Que tal fazer parte de um programa de voluntariado e optar por uma das opções de lugares para ser voluntário na Europa?

Então, eis que você deve estar se perguntando: “e onde eu poderia fazer um programa de voluntariado?!”. Poder você pode em qualquer lugar do mundo, mas tenha certeza que já passou na sua cabeça a possibilidade de ir ao velho continente. Pois bem, saiba que é plenamente possível e há diversos lugares para ser voluntário na Europa. Quer saber mais? Então, não deixe de ler o nosso texto!

Por que ser voluntário na Europa?

Antes de começarmos a falar sobre os lugares para ser voluntário na Europa, nós iremos te dar algumas razões para você abraçar, de uma vez por todas, esse projeto. Vamos ver algumas delas?

a) Por que ser voluntário no exterior?

Uma das perguntas mais inevitáveis que você deve estar se fazendo é do porquê fazer isso. Afinal, pra que largar tudo no Brasil e partir pro exterior enquanto você pode exercer o voluntariado por aqui? Então, para essa pergunta, há muitas respostas. Por isso, listamos algumas abaixo:

  • Ter uma nova experiência em sua vida: morar fora significa passar por algo completamente novo, já que você irá vivenciar uma nova cultura, com costumes e tradições diferentes.
  • Ser independente: no exterior, você precisará aprender a cuidar de si mesmo, seja nas tarefas do dia a dia ou em situações emergenciais.
  • Ter fluência em outra língua: tirando alguns países, morar fora significa comunicar-se em outra língua, o que é super importante em um mundo cada vez mais global.
  • Conhecer-se: não há maneira melhor de se adquirir autoconhecimento do que morar sozinho e enfrentar dificuldades em um país com cultura diferente e pessoas desconhecidas.
  • Ajudar quem precisa da sua ajuda: o trabalho voluntário nada mais é do que ajudar o outro, o meio ambiente ou a comunidade, enfim. Não há nada mais gratificante do que ver suas habilidades em prol de algo muito maior. Só por isso, tudo já valeria a pena!
Ser voluntariado é uma das coisas mais gratificantes que podemos fazer pelos outros e por nós mesmos.

Ou seja, fazer um trabalho voluntário no exterior tem todas as vantagens de morar fora, além do plus de ajudar quem está precisando. Oportunidade imperdível pra quem quer se desenvolver ainda mais na vida!

b) Por que a Europa?

“E por que optar pela Europa? Afinal, ela não tem tantos problemas sociais assim…” Olha, isso pode ser bem verdade, mas saiba que nenhum lugar do mundo é perfeito, viu? Talvez você realmente não encontre casos de extrema miséria e fome, como poderia encontrar se fosse a algum país da África, mas, com certeza, sua ajuda também será de grande valia ao continente europeu.

A questão por optar um dos lugares para ser voluntário na Europa está muito mais no comodismo do que no desafio em si. Isso porque você estará em um dos melhores continentes do mundo, que tem uma cultura muito próxima com a sua, a brasileira, e, de vantagem, você pode ainda turistar tranquilamente pelos países da União Europeia quando tiver um tempo livre. Como já dissemos acima, é unir o útil com o agradável.

Enfim, resumindo: além do voluntário poder atuar em prol de uma causa especial, ele voltará com uma das vivências mais emocionantes da sua vida. Escolhendo as opções de lugares para ser voluntário na Europa, a experiência estará, sem dúvida alguma, completa!

Bom, e agora que já sabe dos porquês de ser voluntário e de escolher a Europa, vamos dar uma olhadinha em alguns posts que possam te interessas e agregar ao tema? Se sim, então olhe só a nossa seleção abaixo!

Lugares para ser voluntário na Europa

Agora que já se convenceu dos porquês acima, você deve estar se perguntando em quais lugares para ser voluntário na Europa, certo? Pois bem, saiba que sua pergunta será prontamente atendida a partir de agora!

a) Irlanda

A Irlanda, com certeza, é um dos países da Europa mais procurado quando o assunto é trabalho voluntário. Isso porque a sua língua oficial é o inglês e o seu custo de vida é relativamente baixo se comparado a outros destinos do continente.

Irlanda
Devido a língua oficial e seu baixo custo, Irlanda é uma das ótimas opções de lugares para ser voluntário na Europa.

Ou seja, é a oportunidade perfeita para você aprimorar a sua comunicação em inglês e, ainda, praticar o bem.

b) Malta

Outro país que também fala inglês, Malta não poderia ficar de fora da nossa lista de lugares para ser voluntário na Europa. Além da sua língua oficial, a ilha tem diversas praias e belezas naturais, dando a você a oportunidade de trabalhar com uma vista mais incrível que a outra.

c) Inglaterra

Já que estamos dando valor ao fato de falar inglês, Inglaterra, então, tem que ser destaque dos lugares para ser voluntário na Europa. Infelizmente, com a quantidade de números de ataques terroristas, o país está, a cada diz, recrutando mais e mais pessoas para o voluntariado.

d) Espanha

E não é só de inglês que o mundo vive, né?! Aprender espanhol também é um diferencial e tanto, por isso considere a Espanha como um de seus lugares para ser voluntário na Europa.

Espanha
A Espanha é o destino perfeito pra quem deseja aprender o espanhol e praticar o bem como voluntário.

Gostou das nossas dicas de lugares para ser voluntário na Europa?! Esperamos que sim e fique de olho porque sempre há muita informação útil para você em nosso blog. Até mais!