Menos conhecida, mas não menos impressionante do que o restante da Europa. Ilha da Malta pode não representar nada imediatamente a parte dos brasileiros, porém ficou eternizada no cinema com O Gladiador, Alexandre, Alexandria, Guerra Mundial Z, Capitão Phillips até a série Game of Thrones.

Provavelmente, você deve ter perdido o fôlego quando os gregos desembarcam em uma praia estonteante nos primeiros minutos de Troia e ainda se deslumbrar ainda mais nas telonas com a Ilha das Amazonas no longa dedicado a Mulher Maravilha.

Realmente, não havia lugar mais apropriado para abrigar a Mulher Maravilha do que a fantástica Ilha da Malta, certo? Se você ainda não está convencido, confira uma lista com tudo o que pode se fazer e admirar em um dos arquipélagos mais espetaculares deste planeta.

Tudo o que você precisa saber sobre a Ilha da Malta

Malta é um arquipélago situado no Mar Mediterrâneo a 93 quilômetros da Sicília, na Itália, sendo separadas pelo Canal de Malta. Com cerca de 316 km², é considerada uma das menores nações da Europa com população de aproximadamente 420 mil moradores.

destino turístico malta da europa
Pouco conhecida, Malta tem se destacado como um dos destinos turísticos mais impressionados da Europa

A capital do país se chama Valleta, enquanto que o maior centro urbano é Birkirkara. É importante ressaltar que os idiomas oficiais são o maltês e o inglês, contudo, boa parte da população também se comunica muito bem em italiano. Pronto para conhecer os mistérios da ilha?

1 – Cidade do Silêncio

Apenas o nome já se torna suficiente interessante para motivar a sua visita até a antiga capital de Malta, Mdina. Com somente 300 habitantes, o local é bastante pitoresco, tranquilo e faz o seu passeio valer a pena.

ruas mdina ilha da malta game of thrones
Antiga capital da Ilha da Malta, Mdina empresta suas ruas estreitas para filmagens da série Game of Thrones

A Cidade do Silêncio se caracteriza por ruas bem estreitas e propicias para uma deliciosa caminhada entre as lojinhas de presentes e as marcas da época medieval. Você não pode deixar de admirar a vista panorâmica de toda a região em um descampado bastante conhecido.

Agora, um detalhe especial para os fãs de Game of Thrones. As ruas de Mdina servem de cenário para capital de outro reino, ou melhor, dos Sete Reinos. Isso mesmo! As cenas de Porto Real são gravadas ali, sendo possível reconhecer locais famosos da série e andar por ai como um cidadão de Westeros.

2 – Marsaxlokk

Marsaxlokk é um conhecido, mas minúsculo vilarejo de pescadores. Sendo assim, é o lugar ideal se você gosta de pescado ou frutos do mar, sobretudo, contando com uma visão deslumbrante da baia.

Culinária de Marsaxlokk
Culinária de Marsaxlokk fornece opções deliciosas de pescado e frutos do mar

A vila ainda é reconhecida em toda Ilha da Malta por fornecer um cardápio bem diversificado de peixes frescos e um ambiente descontraído aos seus turistas. O dia mais bacana de conhecer a região é o domingo, já que rola uma festa de boas-vindas aos visitantes.

Agora, antes que você siga para o próximo tópico, deixa a gente destacar outros lugares espetaculares para quem deseja fazer uma viagem para a Europa em breve, dá uma olhada:

1 – Turismo em Barcelona: tudo o que você precisa saber

2 – Turismo em Amsterdã em 2017: tudo o que você precisa saber

3 – Conheça agora os 9 melhores destinos para Europa

3 – Valleta

Apesar de ser a capital da ilha da Malta, a cidade não foge a regra e também pode ser considerada pequena. Com somente seis mil moradores e cerca de 20 ruas em toda a sua extensão, este é pólo comercial do país.

Você pode começar a sua jornada pela Catedral de São João, uma construção histórica e com estilo arquitetônico que revela o início da ocupação da ilha. Outro lugar que precisa estar no seu roteiro é o Jardim de Barraka, de onde se pode observar o maior porto do arquipélago, fortalezas e bastiões.

capital ilha da malta valleta
Capital da Ilha da Malta, Valleta chama a atenção pelos inúmeros e sensacionais pontos turísticos

Realmente, Valleta merece o título de Patrimônio da Humanidade concedido pela Unesco devido a beleza de suas atrações e também pela riqueza dos detalhes culturais e históricos dos seus museus.

A culinária mediterrânea também é um dos destaques da região com pratos maravilhosos servidos nos restaurantes espalhados pela capital. De fato, é impossível não se sentir maravilhado ao pisar em Valleta pela primeira vez.

4 – Popeye Village

Outro lugar da Ilha da Malta que chama a atenção é a vila de Popey Village, que possui casinhas pitorescas de madeiras e extremamente coloridas. Esta costumava ser uma comunidade de pescadores que se transformou em um parque aquático com entrada totalmente gratuita!

A vila ficou famosa na década de 1970 quando o ator Robin Williams gravou começou a sua carreira no cinema, curiosamente, com uma versão live action (com atores de verdade) do desenho animado Popeye.

Até nos dias de hoje, você consegue cruzar com os personagens do desenho pelo local. Mas, é preciso pontuar que a vila não funciona no mês de dezembro, quando acontece o inverno no continente europeu. Por isso, agende a visita para um período mais quente na Ilha da Malta e se divirta sem gastar nada!

5 – Blue Lagoon

Esse ponto turístico da Ilha da Malta é exatamente o que diz o seu nome: uma lagoa azul. Uma praia lindíssima com água cristalina, azulada, deslumbrante e com um cenário de tirar o fôlego.

Para poder curtir um dia na Blue Lagoon é necessário tomar a balsa até Gozo. Ao chegar ao local, você vai se impressionar com as rochas vulcânicas, a tonalidade da água e as maravilhas naturais a sua volta.

6 – Saint Julian’s

Saint Julian’s é um dos lugares mais prestigiados da Ilha da Malta, uma vez que consegue mesclar a calmaria de uma vila de pescadores com uma vida noturna repleta de baladas e festas espetaculares.

Saint Julian’s calmaria dia agitação noturna
Saint Julian’s consegue mesclar calmaria durante o dia e uma íncrivel agitação noturna

A agitação em Saint Julian’s já ficou tão famosa que pessoas de que todas as partes do globo vem em busca das noites intermináveis de música boa, gente animada e diversão em alto nível.

Então, se você pretende conhecer a história da região durante o dia e se curtir uma merecida balada à noite, você está no lugar certo. Com a luz do sol, aproveite para apreciar a arquitetura de séculos passados das construções e tire a noite para dançar e conhecer pessoas interessantes do mundo inteiro.