Quando nós viajamos, é inevitável comermos a comida local, não é mesmo? Aliás, experimentar os costumes gastronômicos do destino faz parte da experiência de todo e qualquer turista. Isso, claramente, não seria diferente se você for ao Peru, um dos lugares mais procurados pelos viajantes na América do Sul. Então, que tal sabermos mais um pouco sobre a sua gastronomia?!

Uma coisa é certa: a comida peruana faz muito sucesso ao redor do mundo. Inclusive, o melhor restaurante da América Latina está em Lima, capital do Peru, e se chama Astrid & Gastón. No entanto, saiba que não precisa estar lá necessariamente para experimentar os seus pratos: há, em São Paulo, o restaurante La Mar, franquia do mesmo dono. Legal, né?

A comida peruana é muito famosa ao redor do mundo e é em Lima, capital do Peru, que se encontra o melhor restaurante da América Latina

A comida peruana pouco lembra a brasileira. Por isso, mente aberta às novas experiências para o seu paladar. Com certeza, você não ira se arrepender!

1 –  Ceviche

Com certeza, o ceviche é o típico que representa a comida peruana. Quem conhece a gastronomia do local, jamais se esquece dele. Feito normalmente com um peixe branco cru, cortado em pedaços na faca, o ceviche não vai ao fogo – ele é cozido pelo próprio limão que acompanha o caldo.

ceviche - Comida Peruana
O ceviche é a comida peruana típica. A base é peixe branco cru, mas outros frutos do mar podem o acompanhar.

Aliás, o caldo do ceviche é o que o caracteriza e, por isso, ele é servido com colher. Chamado de “leche de tigre”, ele é composto, além do limão, por caldo e aparas de peixe, cebola, salsão, alho, gengibre, coentro, sal e pimenta dedo de moça. Soma a ele o peixe cru cortado, cebolas roxas finas fatiadas, mais pimenta dedo de moça e coentro. Uma explosão de sabores!

2 – Anticucho

Quem não gosta de peixe cru (ou de peixes no geral), fique tranquilo porque outro prato bastante tradicional da comida peruana é o anticucho.

Ele nada mais é do que um espetinho de carne de boi com um molho de pimenta. Mas cuidado, no Peru, essa carne normalmente é o coração do animal! Então, se você não é muito aberto a comidas mais estranhas, pergunte o corte da carne para não ter erro.

anticucho - Comida Peruana
Conhecido também como churrasco peruano, o anticucho faz sucesso nas ruas do Peru.

Acompanhado de milho, batatas cozidas e/ou molho de Pimenta (rocoto molido), o anticucho é uma das opções de comida peruana que mais conta com número de fãs.

3 – Lomo saltado

Outro prato da gastronomia do Peru, o lomo saltado faz muito sucesso com quem vai ao país – e com seus residentes, é claro. Essa comida peruana é uma fusão com a chinesa, pois sua técnica de preparação é na wok.

Afinal, o que seria o lomo salteado?! É a carne salteada – duh – e flambada na frigideira, com cebolas e tomates. O seu acompanhamento é, normalmente, arroz e batata frita. Delicinha, não?!

lomo saltado - Comida Peruana
Um dos pratos que os brasileiros mais gostam da comida peruana é o lomo saltado.

Está ficando com fome? Então, que tal ficar ainda mais vendo outros posts nossos sobre culinária??? É de dar água na boca! Ah, e os quilos advertem: melhor vê-los quando a fome abaixar.

Hmmm, vamos continuar ao texto, então?!

4 – Ají de Gallina

O Ají de Gallina nasceu da mistura de ingredientes espanhóis e quechuas, povos indígenas que há séculos habitam o Peru. Essa típica comida peruana é composta por frango triturado (e não desfiado, hein?!), que é misturado com caldo a base de molho de pimenta verde, leite e pão. O sabor é bem picante e o prato é tranquilo de se preparar.

Ají de Gallina
Visualmente, o prato Ají de Gallina não é dos mais bonitos, porém é muito apetitoso.

Para acompanhar o Ají de Gallina, é comum servirem batatas amarelas, azeitonas e ovos. Sejamos sinceros: no Brasil, temos muitos pratos com frango desfiado, mas nenhum tão incrementado quanto esse. Imperdível de comer porque esse prato é bom demais!

5 – Papa a la huancaína

Único da nossa lista de comida peruana que não leva nenhum tipo de carne, o Papa a la huancaína é ideal para os vegetarianos. Clássico prato para os dias festivos, ele é, com certeza, um dos mais ricos e fáceis de preparar.

papa a la huancaína
Único prato vegetariano da nossa lista de comida peruana, o Papa a la huancaína nada mais é do que batatas ao molho

Próprio da cidade de Huancayo, em Junín – e por isso o seu nome -, o Papa a la huancaína trata-se de um prato composto por batatas cozidas, banhadas no molho de queijo e pimenta e regadas com o azeite. Pra você entender melhor, é como se fosse batata ao molho. Seu sabor fica irresistível!

Extra – Pisco Sour

Não é bem uma comida peruana, mas não poderia deixar de estar na nossa lista. Afinal, não há nenhuma bebida nesse mundo mais característica de um país do que o pisco sour (ou seria a caipirinha? Disputa boa essa, hein?!). Se você não sabe o que é, nós te contamos e já te adiantamos que está perdendo essa bebida delícia.

A base do Pisco Sour é o pisco, nome de duas variedades diferentes de aguardente de uva – logo, você pode imaginar que o teor alcoólico dele vai às alturas, né?! Além do destilado, a bebida também leva limão, açúcar, clara de ovo, gelo e uma pitada de pimenta.

Já existem também diversas variações do coquetel, com adição de frutas e outros ingredientes como creme de leite ou canela, mas recomendamos que comece experimentando o clássico. Você vai amar!

Pisco Sour - Comida Peruana
Pisco Sour: a bebida típica do Peru e que todos deveriam conhecer

Gostou de saber sobre a comida peruana?! Esperamos que sim e que você não deixe de prová-la quando tiver a oportunidade. Com certeza, irá adorar a explosão de sabores que ela provoca!