Comer é um dos maiores prazeres da vida. Muitos de nossos melhores momentos, inclusive com outras pessoas, é quando estamos comendo. Imagine então poder saborear a comida dos melhores restaurantes do Brasil? É simplesmente maravilhoso.

Entre os elementos avaliados, está a decoração e design do restaurante. O atendimento também é um item muito importante. Mas o mais importante é, obviamente, a comida. A variedade e principalmente a qualidade do cardápio são os elementos que mais pesam nessa avaliação.

A apresentação do prato, os elementos utilizados, sabores, cheiros, cores, texturas, enfim, uma infinidade de aspectos são experimentados e devidamente avaliados. Isso é sempre feito por críticos de gastronomia, pessoas especialmente treinadas para essa finalidade.

Muitos de nossos melhores momentos, inclusive com outras pessoas, é quando estamos comendo.

Quer saber quais são os melhores restaurantes do Brasil e do mundo? Permaneça conosco e te mostraremos quais são eles.

Melhores chefs do mundo

Os melhores restaurantes do Brasil e do mundo são estruturas complexas, onde há uma série de equipamentos, móveis e pessoas cuidadosamente pensadas e aplicadas para atenderem seus clientes da melhor forma possível.

Todos que ali trabalham são essenciais para o sucesso do estabelecimento. Desde a entrada, até o ato de servir o prato. Contudo, é o chef o capitão e maior responsável pelo brilho e sucesso de todo o restaurante.

O chef é como uma espécie de diretor de todo o cenário. Ele é que vai dar a cara e o tom do restaurante e será o responsável por criar e assinar os pratos, montar o cardápio, enfim, o carro-chefe do estabelecimento. Iremos citar agora alguns dos melhores chefs do mundo.

1. Massimo Bottura

Não é à toa que um dos melhores chefs do mundo seja Massimo Bottura, um italiano.

A Osteria Francescana foi eleito o melhor restaurante do mundo.

Seu restaurante, o Osteria Francescana foi eleito o melhor do mundo em 2016. Seu estilo é transgressor, ousado e diferente. Ele faz o máximo com tudo o que tem.

2. Dominique Crenn

Dominique Crenn já foi eleita a melhor chef do mundo pela revista Restaurant. Ela possui dois restaurantes: o Atelier Crenn e o Petit Crenn. Seu estilo é minimalista e familiar, deixando os clientes se sentindo em casa.

3. Grantz Achatz

Grantz Achatz é um dos melhores e mais reconhecidos chefs do mundo. É um chef absurdamente criativo e inventivo. Em um dado momento da vida chegou a ter câncer na língua, o que o fez perder o palar, o qual conseguiu recuperar posteriormente.

4. Paul Bocuse

Ele recebe a alcunha de papa da culinária francesa e já chegou a ser considerado o melhor chef do século 20. É um dos criadores da “nouvelle cuisine”, um movimento que busca imprimir mais leveza e alimentos frescos nas receitas, junto com uma bela apresentação.

Melhores chefs do Brasil

O Brasil não é somente um lugar rico em diversidade cultural e natural. É um país repleto de pessoas dotadas de um enorme talento, nas mais variadas áreas. Os melhores chefs do Brasil são os responsáveis por diversos restaurantes no Brasil. Há também chefs nossos reconhecidos no exterior. Elencamos abaixo alguns dos melhores chefs do Brasil.

1. Alex Atala

Alex Atala é um chef brasileiro que está situado entre os melhores chefs do mundo.

Alex Atala é um chef brasileiro considerado um dos melhores do mundo!

Seu restaurante, o D.O.M. é considerado um dos melhores restaurantes do Brasil e também do mundo. Sua marca é a utilização de elementos nacionais em seus pratos.

Antes que você siga para o próximo tópico do nosso conteúdo, deixa eu te mostrar o melhor trecho de uma entrevista que o Alex deu para o documentário Chef’s Table:

2. Helena Rizzo

O mundo da gastronomia é praticamente dominado pelos homens. Mas isso de forma alguma quer dizer que não há mulheres sensacionais nesse ramo. A chef Helena Rizzo é prova disso. Ela já foi eleita a melhor chef do mundo, segundo a revista Restaurant.

3. Roberta Sudbrack

É outra chef feminina que figurou como a melhor do mundo. Pessoa de grande experiência na cozinha, sua marca é caminhar pela ideia de comida de rua, conceito que trabalha bastante em seus restaurantes.

4. Thiago Castanho

Thiago Castanho é um jovem chef de cozinha que já está abrilhantando o mundo da gastronomia. Alocado no seu restaurante Remanso do Bosque, ele se mostrou um verdadeiro prodígio. Seu ponto forte foi misturar elementos típicos e regionais em seus pratos.

Antes que você siga para o próximo tópico, deixa a gente te mostrar alguns conteúdos diversos de nosso blog:

1 – Quer ir pra Austrália? Tudo o que você precisa saber bem aqui

2 – Tudo o que você precisa saber quando decide conhecer a Inglaterra

3 – Conheça agora os 9 melhores destinos para Europa

5. Rodrigo Oliveira

O reality show de culinária Masterchef tem mostrado alguns verdadeiros talentos na cozinha, seja entre os competidores ou os convocados.

O chef Rodrigo Oliveira apareceu como convidado no programa. Especialista em comida nordestina, o chef conseguiu colocar seu restaurante Mocotó entre os melhores da América Latina.

Os melhores restaurantes do Brasil

Por vezes costumamos valorizar bastante aquilo que vem de fora e não fazemos o mesmo com o que é nacional, por isso que fizemos esse artigo aqui, para que possamos mostrar que não é apenas na França que possui a melhor culinária.

Não somos um país que temos apenas uma rica diversidade natural e humana, mas temos uma variedade de sabores e temperos incomparáveis.

Os melhores restaurantes do Brasil foram capazes de usar de todo o seu potencial criativo e empreendedor para elaborar deliciosos pratos que competem em pé de igualdade com muitos outros restaurantes lá fora, como por exemplo os restaurantes de Paris.

Alguns dos melhores restaurantes do Brasil tem estrelas Michelin, o mais importante “selo de qualidade” que avalia e classifica restaurantes.

Essa classificação é feita anualmente. Os melhores restaurantes do Brasil em 2015 não necessariamente foram os mesmos de 2014 ou 2016, por exemplo. As posições podem variar consideravelmente.

É preciso pontuar que os melhores restaurantes do nordeste, sudeste, sul ou qualquer outro estão presentes no Guia 4 Rodas de Restaurantes 2016. Obviamente que é possível consultar o guia Michelin e outros points de classificação.

Como a lista de classificação é atualizada anualmente, mostraremos a vocês os melhores restaurantes do Brasil em 2016.

1 – D.O.M.

Comandado pelo chef brasileiro Alex Atala, o D.O.M. está classificado como o 6º melhor restaurante do mundo e o melhor do Brasil.

O restaurante brasileiro D.O.M. está entre os melhores do Brasil e do mundo.

A característica desse restaurante é trabalhar com elementos e produtos nacionais, típicos do Brasil, sempre reinventando e renovando.

2 – Maní

Guiado pela chef Helena Rizzo.

Eis aqui um dos melhores restaurantes do país, o Maní.

Assim como a “capitã” do restaurante, ele é dotado de simplicidade e originalidade, característica essa muito apreciado pelos críticos culinários. Seus pratos são dotados de uma grande dose de inovação.

3 – Roberta Sudbrack

O restaurante é homônimo da sua chef, Roberta Sudbrack. Situado no Rio de Janeiro, o ponto principal desse restaurante é o conceito de comida de rua aplicado aos respectivos pratos.

Com seu inovador e diferente conceito culinário, Roberta Sudbrack está entre as melhores.

O resultado disso são comidas diferentes e com um sabor inigualável. Com total possibilidade de competir com qualquer restaurante famoso europeu.

Conhecendo os melhores restaurantes do Brasil

O que faz um bom restaurante? Podemos dizer que é um conjunto de fatores que faz um restaurante ser considerado bom. E para ele ser considerado o melhor, há ainda mais e mais rigorosos critérios, que recebem periodicamente uma avaliação.

Não é fácil ascender a uma posição elevada como essa, de estar entre os melhores. Mas certamente esses chefs, com todo o seu talento e amor pela gastronomia, encaram tudo como desafios e aprimoramento.