Muita gente acha que Cusco é apenas um ponto de passagem entre Lima, capital do Peru, e Macchu Pichu – cidade histórica inca e patrimônio mundial da UNESCO. É verdade que é impossível ir para Macchu Pichu sem passar pela cidade, mas os pontos turísticos de Cusco também são imperdíveis e vale passar pelo menos um dia inteiro por lá.

Se você quiser saber quais são os pontos de interesse, o que fazer em Cusco durante o dia ou a noite, quais são os melhores métodos de turismo e desmistificar essa história de que lá só é uma cidade de passagem, confira nossas dicas dos 10 pontos turísticos de Cusco que você precisa conhecer em 2017!

pontos turísticos de Cusco
Saiba tudo sobre os pontos turísticos de Cusco e programe sua próxima viagem!
Lembre-se que essa região do Peru é acima do nível do mar e, portanto, tem ar rarefeito. Cusco é ainda mais alto que Machu Picchu e pode ser a parada perfeita para que seus pulmões se acostumem com a diferença. Enquanto isso, você pode curtir com calma os pontos turísticos de Cusco.

Pode ir preparando as malas e reorganizando o roteiro de viagem. Vamos te mostrar o motivo pelo qual Cusco é um destino imperdível e merece seu tempo antes da viagem prosseguir até Machu Picchu.

10 pontos turísticos de Cusco para conhecer em 2017

Você pode se ambientar na cidade comprando pílulas especiais nas farmácias locais ou tomando chá de folhas de coca (fique tranquilo, esse tipo de chá é totalmente normal por lá e a folha de coca é tradição popular).

Eles vão te ajudar a conseguir respirar melhor, especialmente nas primeiras horas, e assim você vai conseguir curtir mais os pontos turísticos de Cusco.

1 – Praça das Armas

A praça das armas precisa ser a parada inicial de qualquer viajante interessado em conhecer os pontos de interesse e pontos turísticos de Cusco. 
pontos turísticos de Cusco.
Majestosa, a Praça das Armas mostra a herança colonizadora e é um dos principais pontos turísticos de Cusco.
Ela é a parte central da cidade, onde você vai encontrar diversas atrações, lojas e informações para onde você quiser ir.

2 – Catedral de Cusco

Esse passeio vale até mesmo para quem não é religioso. Só a construção imponente da Catedral de Cusco já vale a visita. A Catedral tem séculos de idade e um interior cheio de ouro. Um dos pontos turísticos de Cusco que você não pode deixar de conhecer.

pontos turísticos de Cusco
A Catedral de Cusco é uma construção maravilhosa e precisa ser visitada
Ela fica na Praça das Armas, de fácil acesso e tem tours guiados em períodos específicos do dia. Informe-se no site oficial e se programe para passar mais de uma hora lá dentro: o lugar é gigantesco!

3 – Templo do Sol

Um dos pontos turísticos de Cusco mais legais, o Templo do Sol (Qorikancha) mistura ruínas incas com estruturas montadas pela Espanha, no período da colonização. O templo foi convertido em um monastério, mas ainda é um dos pontos turísticos de Cusco mais bonitos.

pontos turísticos de cusco
Templo do Sol é um passeio imperdível. Créditos da foto: Fotos & Destinos

Seus jardins internos são incríveis, suas ruínas excepcionais e sua ala de arte sacra também é fora do comum. Há quem compare o Templo ao Mosteiro do Jerônimos, em Lisboa.

4 – Museu Inka

O museu Inka conta a história do povo Quéchua, com muitos objetos da época e um transporte direto para cultura do povo. As tapeçarias, múmias e artefatos são um show a parte.

Na área externa do museu você conseguirá encontrar pessoas fazendo tapetes, trabalhando com artesanato e vendendo a arte. Uma ótima opção de pontos turísticos de Cusco para aqueles que amam história.

5 – Mercado Central de San Pedro

Se você ama conhecer mais a culinária dos lugares para onde viaja ou adora colecionar lembrancinhas de suas viagens, o mercado central de San Pedro é o local ideal para você e um dos pontos turísticos de Cusco que você precisa conhecer.

pontos turísticos de cusco
O mercado central de San Pedro é o lugar ideal para experimentar iguarias e comprar souvenirs
É o lugar mais barato para comprar souvenirs ou lembrancinhas! Lembre-se sempre de pechinchar bastante: os preços são costumeiramente mais altos porque os vendedores já sabem que os turistas vão querer pechinchar. Com bons argumentos é possível conseguir até 50% de desconto!

6 – Museu Histórico Regional

O conteúdo do Museu Histórico Regional é similar ao do Museu Inka, mas normalmente ele está incluído em boletos turísticos, comprados em pacotes e por isso pode ser uma ótima opção de pontos turísticos de Cusco. 

O museu traz algumas novidades e diferenças, como a história da moeda peruana e sua trajetória econômica. Vale a visita se tiver tempo!

7 – Cristo Blanco

Vocês acham que é só o Rio de Janeiro que tem um Cristo Redentor? Não! Cusco também tem e ele é um dos pontos turísticos de Cusco. A caminhada até ele pode ser puxada – especialmente para aqueles que ainda não estão acostumados com o ar rarefeito – mas a vista vale muito a pena!

Cristo Redentor? Não! Esse é o Cristo Blanco (Cristo Branco), um dos pontos turísticos de Cusco.

O ‘Cristo Blanco’ foi presente para o Peru e está no topo de uma das diversas colinas da cidade. É possível ter uma linda vista da parte histórica de Cusco. Apesar do cansaço, vale a pena conhecer.

8 – Museu de arte pré-colombiana

 O museu de arte pré-colombiana foi o primeiro museu do mundo dedicado a destacar exclusivamente a arte peruana antiga. Quer saber mais sobre a arte pré-colombiana? Dá uma olhada nesse vídeo aqui:

Suas salas comportam obras de diversos povos e épocas: povos Nazca, Huari, Inca, Mochica, Chimu… Talvez você nunca tenha ouvido falar deles e é por isso que uma visita pode ser uma ótima opção dentre os  pontos turísticos de Cusco.

9 – Templo de la merced (convento das mercês)

A ordem de La Merced é uma das primeiras fundadas em Cusco, no Peru. Sua construção é cheia de madeira talhada, ladrilhos e pedras trabalhadas.

São diversas as obras de arte encontradas, bem como joias usadas na liturgia católica de séculos atrás. A peça mais importante do convento é “Custodia de la Merced”, um ostensório de mais de 1.2 metros de altura e 22kgs, cheio de pedras preciosas. Ele é Patrimônio Cultural da Nação e de Monumento Artístico e só para vê-lo já vale uma visita neste que é uma incrível opção nos pontos turísticos de Cusco.

10 – Restaurantes e baladas

Quem pensa que a vida noturna de Cusco não é animada deve pensar novamente! As opções de restaurante são variadas e sem gastar muito você consegue comer bem e com uma bela vista da cidade – da praça das armas, por exemplo.

Você pode optar por experimentar a culinária local ou procurar redes mais conhecidas, que vendem comida comum. Só os restaurantes já são pontos turísticos de Cusco!

Se seu assunto é balada, Cusco também não deixa a desejar! A vida noturna é agitada, com diversos bares, pubs e danceterias! Só não vale ficar dançando até de madrugada e perder o turismo do dia seguinte, hein!

Esperamos muito que você tenha gostado desse conteúdo. Se isso for uma realidade, compartilha com os amigos. Ou então deixa teu comentário para sabermos a sua opinião sobre o nosso conteúdo. Até a próxima!