Saiba como dar aulas online por vídeo com sucesso
5 (100%) 2 votes

Como dar aulas online pode ajudar na sua vida financeira? Aliás, será que é possível que qualquer pessoa dê aulas na internet? Será que é um tipo de modalidade que deve ser considerada? Certamente são muitas perguntas que rondam a mente quando se decide ingressar em um novo ramo. Ou até mesmo quando já estamos nele. A insegurança é normal.

Os números em relação aos cursos online, no Brasil, são positivos. Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa realizada pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), cerca de 11% das 63 milhões de pessoas que utilizam a internet no país já fizeram algum tipo de curso online. Ou seja, são quase sete milhões de pessoas estudando pela internet.

E a tendência é que esse número aumente, afinal, o tempo está parecendo cada vez mais curto. Se acaso não veja o segmento de maneira positiva, pense em seus próprios hábitos. Sobretudo os de consumo. Quantas vezes, através da internet, realizou compras ou solicitou serviços? Essa é a realidade de muita gente. Desde aquelas que utilizam aplicativos para pedir uma pizza, até a realidade dos empreendedores digitais do mundo.

Tudo gira em torno da tecnologia. Um exemplo simples para compreender o conceito: quando você possui uma dúvida, qualquer que seja, qual a sua primeira atitude? Comparando com a realidade da maioria das pessoas, você provavelmente faz uma pesquisa na internet. Tanto que a expressão “dá um Google” é comum no mundo inteiro. Isso faz parte do nosso cotidiano.

Dessa maneira, podemos concluir que todos que têm acesso à internet, utilizam a rede para realizar pesquisas. Além, é claro, de realizar compras, estudar, entrar em contato com amigos, lazer, entre muitas outras coisas. Então não existem dúvidas de que esse é o momento para ganhar dinheiro na internet com um curso.

E então, como dar aulas online?

Para dar aulas online, você terá que utilizar algumas plataformas e se enquadrar nas regras de cada uma. Comumente uma pequena porcentagem é destinada à plataforma e o professor deverá definir horários e turmas. A plataforma vai prestar o auxílio necessário ao profissional. E, quanto ao conteúdo do seu material, as possibilidades são infindáveis.

como dar aulas online
Analise suas habilidades e reflita: em qual área você mais se destaca? Esse é o ponto de partida para começar a dar aulas online

Como dar aulas online remete a cursos e faculdades à distância, muitas pessoas acreditam que não estão aptas a ensinar algo. Entretanto, isso não é verdade. Já pensou em quantas coisas você aprendeu, no dia a dia, com as pessoas da sua vida? E todas essas pessoas, eram formadas em áreas específicas?

Os avós, por exemplo, nos ensinaram e ensinam tantas coisas, e a formação não era algo tão comum antigamente. E por que estamos fazendo essa avaliação? Para mostrar para você que todas as pessoas têm algo a ensinar. Todas as pessoas são realmente boas em alguma coisa.

E aí é que está a cereja do bolo: Todos podem trabalhar dando aulas. Inclusive você.

Existem pessoas que são absurdamente boas com contas. Outras que sabem a receita ideal de determinados pratos. Pessoas boas com costura, leis, as chamadas “gambiarras”, instalações, entre infinitas outras opções. Todos nós temos algo a ensinar. Temos uma maneira única de resolver certas situações. Por isso, afirmamos que qualquer pessoa pode dar aulas.

Será necessário apenas transformar esse conhecimento em algo de domínio público. E para isso, existe a opção das plataformas, como já mencionamos acima. Mas também existe outra maneira: você pode colocar o conhecimento em um tipo de mídia que possa ser comercializada. Isto é, a pessoa vem e compra toda a lição de uma só vez.

Veja alguns exemplos de mídias:

  • webinários;
  • ebook;
  • cursos, entre outros;.

Por ora, vamos nos concentrar no passo a passo de como ser um infoprodutor.

1 – Defina o seu conhecimento

Certamente você sabe fazer muitas coisas. Por isso a importância de definir qual dessas coisas você vai transmitir às pessoas. Tenha em mente que o que quer que seja a lição, com certeza existirão pessoas para consumir. O ponto mais importante, na realidade, é saber se o nicho no qual está entrando é lucrativo. Definir estratégias é fundamental.

Como dar aulas online é algo de total responsabilidade do infoprodutor e algumas coisas precisam ser definidas. Por exemplo: um nicho lucrativo terá um público maior. E, provavelmente, uma concorrência maior. Um tema mais específico vai contar com um público menor. Mas também é a oportunidade de ganhar um pouco mais de dinheiro com seu curso já que haverá poucos concorrentes.

Uma boa solução é encontrar o ponto em que ambas as opções se encontram. Isto é, algo que você pode ensinar, que possivelmente conta com uma boa quantidade de pessoas que querem aprender. Não esqueça que terá que investir tempo e dinheiro para que possa oferecer um curso de qualidade. E, assim, alcançar o maior número de pessoas e sucesso possíveis.

Algumas questões que poderão ser avaliadas nesse momento são:

  • Liste o que sabe – Coloque em uma lista tudo aquilo que tem condições de ensinar. Divida esses assuntos em tópicos para já começar a desenvolver a aula;
  • Utilidade – O que tem a ensinar é algo útil? Somente assim saberá se as pessoas vão se interessar;
  • Pode ensinar? – Não deixe de provar para sua audiência que é capaz sim de ensinar sobre o assunto. Mostre que não precisa ter determinada profissão para ensinar;
  • O que as pessoas querem aprender – Você pode perguntar para as pessoas do seu círculo social se elas teriam interesse em aprender a respeito;
  • Responsabilidade – Você vai ensinar as pessoas a fazerem algo que pode mudar a realidade delas. Transmita a infomação com responsabilidade;

2 – Público-alvo

Não vai adiantar sair anunciando seu curso para todas as pessoas que puder. Como dar aulas online para pessoas que não se interessam pelo o que você tem a ensinar? É preciso definir o perfil do seus alunos. E algumas questões também precisarão ser analisadas para definir o seu público ideal. Ou seja, o seu público-alvo.

  • Idade – Qual a faixa etária das pessoas que provavelmente vão se interessar pelo conteúdo que você tem a oferecer? Coloque uma idade mínima e uma idade máxima. Esse é o primeiro “filtro” que deve colocar, para separar as pessoas ideias daquelas que só olhariam seus anúncios por curiosidade;
  • Sexo – Outra dica para entender como dar aulas online é saber que homens e mulheres podem ter interesses diferentes. Óbvio que isso não significa que um não pode aprender o que o outro sabe. De maneira alguma. Apenas defina para definir sua persona;
  • Hobbies – Os hobbies das pessoas dizem muito sobre elas. Procure definir que tipos de hobbies essas pessoas têm. Você pode, inclusive, trabalhar sua campanha em cima desses pequenos prazeres que as pessoas têm no dia a dia. É uma excelente maneira de criar uma conexão entre seu produto e sua audiência;
  • As dores – Por que as pessoas estão chegando até o seu conteúdo? Elas querem encontrar uma maneira de ganhar dinheiro ou apenas um “faça você mesmo”? Quais são os motivos que levam elas a aprender o que você está ensinando? Vamos falar mais adiante sobre isso;

Para que possa compreender com maior facilidade, separamos um tutorial muito legal, ministrado pelo Fagner Borges, criador do movimento Freesider. Nele, o Fagner fala um pouco sobre como definir o público, utilizando os filtro do Facebook. Nele, é possível lançar o seu anúncio para as pessoas certas.

Presta atenção nas dicas do Fagner para definir seu público:

3 – Trabalhar o marketing em cima das dores

Muitos são os motivos que impulsionam as pessoas a aprenderem coisas novas. Elas podem estar buscando uma atividade para ganhar dinheiro extra ou apenas buscando uma nova atividade. Você, por exemplo. Está buscando aprender como dar aulas online certamente para aumentar a sua renda ou fazer desta, a sua renda principal. O que é perfeitamente possível.

Sendo assim, é preciso entender a motivação do seu público para definir a maneira que vai se comunicar com ele. Se é um público específico, é possível que tenha que falar de maneira mais técnica. Se é um público constituído por pessoas de diferentes profissões e diferenças, pode-se falar de maneira menos formal. É assim que se cria identificação com a audiência.

definir publico alvo
Defina seu público-alvo e encontre as necessidades e os problemas enfrentados por quem está incluído nesse grupo

Outra questão a ser avaliada é a responsabilidade. Pense que você está prestes a impactar diversas pessoas. Não pode realizar esse tipo de trabalho de qualquer maneira. Procure embasar muito bem tudo o que estiver transmitindo e se informe muito bem antes de falar.

Lembre-se que uma simples informação que passar adiante, poderá fazer toda a diferença na vida de uma pessoa. Jamais fale se embasando em “achismos”. Uma boa maneira é fazer pesquisas com pessoas que são referência em seu nicho de atuação. Também é possível pesquisar sites como o IBGE para se manter informado sobre estatísticas atualizadas.

Também recorra a sites de confiança e portais de notícias. O mesmo vale para vídeos no YouTube. Opte por canais sérios e que vão acrescentar valor ao seu material. Após estar seguro sobre a maneira como vai passar as informações, você saberá como trabalhar com as dores do seu público. E, como no título, trabalhe seu marketing em cima disso.

Utilizar gatilhos mentais é uma excelente maneira de “fisgar” o público. Para trabalhá-los da maneira correta, basta adaptar esses gatilhos às dores.

4 – Ofereça a solução

Como dar aulas online sem oferecer o que o público está buscando, não é verdade? E o que o público está buscando é exatamente isso: solução. É impossível realizar qualquer tipo de venda se o público perceber que seu produto não oferece as soluções para as suas dores. Dessa maneira, sempre foque nesse elemento.

Você definiu o assunto que vai trabalhar. Definiu quem são as pessoas que farão parte da sua audiência (através da sua persona, lembra?). Já deixou claro para as pessoas que sabe exatamente quais são suas dores. Então, para encerrar da maneira correta, mostre às pessoas que você sabe exatamente como solucionar aquilo que ela está precisando que se resolva.

Por exemplo, se você vai ensinar as pessoas a fazer uma receita de paella. Primeiro você vai definir sua persona ou, se preferir, seu público-alvo. Depois, você vai definir a dor desse público. Identifique se é um público que quer apenas aprender a cozinhar uma paella ou se são pessoas que querem fazer paellas para vender.

Definindo a dor, é hora de oferecer a solução: a receita da paella. E trabalhe o marketing em cima das dores e soluções que pode oferecer. Não esqueça de deixar claro, de maneira sucinta, que a pessoa vai aprender a fazer a melhor receita de paella que existe. As pessoas gostam de trabalhar com outras pessoas que possuem autoconfiança.

Mas jamais transmita essa sensação com soberba. As pessoas não gostam da sensação de que quem ensina está se sentindo superior de alguma maneira. Seja seguro, mas sem cometer excessos. Como dar aulas online se o público perceber que seu professor se sente superior?

Conclusão

Como dar aulas online representa uma grande responsabilidade e é preciso estar preparado para transmitir seu conhecimento. Esse pequeno planejamento tornará possível todo o processo necessário para realizar as vendas. E certamente ingressar no empreendedorismo digital é uma atitude que pode dar a oportunidade de finalmente conquistar a sua liberdade.

As vantagens acerca dessa modalidade de trabalho são muitas. A começar que o mundo será seu escritório, afinal, você só vai precisar ter um computador e acesso à internet. É a melhor oportunidade para conhecer culturas diferentes. E, como se sabe, esse tipo de conhecimento enriquece intelectualmente qualquer pessoa.

E todo enriquecimento intelectual pode e deve ser colocado em prática no trabalho. Com maiores conhecimentos, mais informações para novas aulas online. Você vê? É um ciclo muito positivo, tanto para profissionais quanto para público. E sem contar, é claro, que finalmente você não terá mais que empregar sua energia para enriquecer outras pessoas.

E para que ingresse com o pé direito, não deixe de baixar gratuitamente o ebook “Como ganhar dinheiro enquanto viaja pelo mundo”. Nele, o Fagner Borges traz as melhores dicas, colhidas por ele mesmo no campo de batalha do seu trabalho. Não procrastine mais a oportunidade de ser o dono do seu destino!