Você já parou para pensar como aquele seu amigo de faculdade ou trabalho consegue assimilar de forma tão rápida as matérias e novos treinamentos que são passados para vocês? Para também ter essa facilidade, você pode botar em prática algumas dicas de como aprender mais rápido!

Quanto mais velhos ficamos, mais encontramos dificuldades em absorver muitas informações e aprender rápido. Isso não se deve apenas a idade, e sim a mudança de rotina que acontece quando vamos nos tornando adultos.

Quando se é mais jovem, as chances de se aprender mais e mais rápido são muito maiores.

Na primeira infância, nossa mente está totalmente voltada para o aprendizado, e ele acontece o tempo todo. Depois, com a chegada da rotina, dos problemas e do cansaço, nossa mente vai ficando esgotada e isso gera uma dificuldade a aprender coisas novas, seja no trabalho ou nos estudos.

Dicas de como aprender mais rápido

Confira algumas dicas de como aprender mais rápido, aumentando o seu conhecimento e aproveitando mais o seu aprendizado. São exercícios de memória, concentração, além de técnicas autodidatas de motivação e aprendizado.

1 – Leia!

A primeira dica de como aprender mais rápido é praticar a leitura. Ler exercita a mente e a língua, acredite! Além de nos tornarmos melhores escritores quando temos o hábito de ler, a leitura também é ótima para a nossa memória e a absorção de informações.

A dica mais importante de como aprender mais rápido é, certamente, praticar mais e mais o hábito da leitura.

Tenha o hábito de ler todos os dias, seja jornais, revistas ou ao menos um capítulo de algum livro que você goste. Ler por prazer facilita a leitura por obrigação dos estudos, assim como a interpretação de texto.

2 – Esteja em movimento.

Você sabia que a baixa circulação do sangue faz afeta a concentração? Ficar sentado por muito tempo, por exemplo, o que é comum para a maioria das pessoas.

Mexa as suas pernas durante um minuto quando for ficar sentado por um longo período, ou saia para dar uma volta rápida sempre que possível.

3 – Faça refeições leves antes de estudar

Uma das dicas mais importantes para quem vai estudar ou fazer uma prova importante é fazer uma refeição leve antes. Evite carnes e coma muitas frutas e saladas.

Comidas pesadas podem causar sonolência e cansaço da mente, já que o seu corpo vai estar trabalhando duro na digestão.

4 – Tome café da manhã

Mais uma prova de que a alimentação pode ser aliada ou inimiga. O café da manhã nunca deve faltar, principalmente se você estuda de manhã.

O café da manhã é considerada uma das refeições mais importantes do dia. Ter um bom café da manhã reflete diretamente no preparo de sua mente para o aprendizado.

A falta de proteínas e nutrientes em geral no corpo prejudica a concentração e a criatividade, além de causar dores de cabeça.

5 – Cuide da sua mente

Doenças da mente podem ser mais comuns do que pensamos. Estresse, ansiedade e depressão reduzem a nossa capacidade de lembrar de informações, logo inibem o aprendizado.

Evite o stress do dia a dia. Procure estar sempre relaxado e com a cabeça tranquila.

Preocupe-se em relaxar e cuidar da sua mente, mantenha um equilíbrio e não se sobrecarregue, senão o efeito pode acabar sendo contrário e você aprenderá bem menos.

Antes de prosseguir, dê uma olhada nestes links que com certeza irão inspirar você a vencer os desafios da vida pessoal:

1- Sugestões de como enfrentar os desafios da carreira profissional

2- 10 dicas para destravar seu crescimento pessoal

3- Descubra como elevar o seu desenvolvimento pessoal

6 – Durma bem

Não importa o quanto estudo você tenha para fazer, se quiser aprender rápido e bem, tem que manter o sono em dia.

Ter boas noites de sono é uma das principais dicas de como aprender mais rápido e melhor.

Gaste horas estudando, trabalhando, mas preserve no mínimo seis horas de sono diárias, e se possível oito. O descanso é muito importante para os estudos.

7 – Faça pausas

Quando estiver dedicando o seu tempo em aprender alguma coisa, faça pausas. Descanse, faça um lanche, dê um descanso para a sua mente.

Ela vai estar bem mais apta a absorver as informações depois dessa pausa. Intervalos de cinco a quinze minutos de duração a cada hora de estudo são o suficiente para a mente absorver as informações e relaxar.

8 – Faça uma caminhada todos os dias

Além de ser ótimo para a saúde do corpo e da mente, durante o tempo gasto na caminhada você pode exercitar os seus pensamentos, pensando em outras coisas ou mudando de perspectivas.

Caminhar ajuda cuidar do corpo, mas também da mente. Assim sua cabeça fica melhor preparada para novos conhecimentos.

Se você tiver pouco tempo, faça caminhadas rápidas ou opte por ir andando até a faculdade, caso ela seja perto da sua casa, por exemplo.

9 – Alterne matérias ou leia mais de um livro ao mesmo tempo

Essa técnica é excelente para melhorar a sua memória. Ler dois livros ao mesmo tempo, pegando um em cada momento do dia, faz com que você obrigue a sua mente a se situar e identificar onde está.

Você pode exercitar isso alternando as matérias de estudo, por exemplo, mudando de português para física em seguida. Essa mudança de foco irá te ajudar. Procure variar entre materiais sonoros, visuais e sinestésicos.

10 – Medite

Caso você não tenha tempo de fazer uma atividade como ioga, por exemplo, pode fazer uma meditação breve em casa, antes de dormir.

Meditar ajuda a acalmar a mente e o corpo, assim facilitando o aprendizado de novos conhecimentos.

Existem vários vídeos que ajudam nisso na Internet, e certamente ajudarão a sua mente a relaxar e acordar mais saudável no dia seguinte.

11 – Tenha foco!

Enquanto estiver aprendendo, se concentre naquilo inteiramente. Não estude enquanto assiste televisão, e tire tudo o que pode afetar a sua concentração de perto de você.

Busque um local silencioso e só ligue música se souber que ela não vai atrapalhar o seu foco. Músicas instrumentais e relaxantes podem ser boas para isso.

Não faça duas coisas ao mesmo tempo, porque isso vai reduzir a sua capacidade de retenção dos conteúdos, a capacidade de aprendizado e aumentar a sua ansiedade.

12 – Tome um banho entre os estudos

Fazer uma pausa para uma ducha rápida ajuda o corpo e a mente a ficarem relaxados. A pausa já sugerida pode ser um banho quente, caso você esteja estudando em casa. Momentos de descanso relacionados a sensações de conforto são muito otimizadores.

13 – Exercite a sua memória

Faça exercícios de memória sempre que tiver um tempo livre. Isso pode ser através de jogos de estratégia, leitura ou qualquer outro passatempo da sua preferência.

14 – Leitura dinâmica

Estude sobre algumas técnicas de leitura dinâmica. Isso pode te ajudar a aprimorar a leitura, caso você precise ler e aprender mais rápido.

15 – Priorize estudos pela manhã

De manhã, além de mais relaxada, a nossa mente está mais suscetível a absorver informações, pois ainda não nos deparamos com nenhum acontecimento daquele dia. Se você tiver disponibilidade, prefira estudar de manhã, especialmente do que a noite.

16 – Revise a matéria

Após estudar, mesmo antes de dormir, reserve alguns minutos para revisar a matéria que você estudou durante aquele dia. Isso ajudará a memorizar o conteúdo, e logo em seguida você irá dormir em seguida, o que fará com que a sua mente relaxe. Isso ajudará em como aprender mais rápido.

17 – Peça ajuda

Se houver essa possibilidade, peça a ajuda de um professor ou de alguém especializado no que você deseja aprender.

Não tenha vergonha ou medo de pedir ajuda para alguém que tenha vasto conhecimento no que você deseja aprender.

Aprender pode parecer difícil, ainda mais quando o tempo é reduzido, mas tendo foco no seu objetivo e seguindo as dicas, você certamente descobrirá a melhor maneira de como aprender rápido.

Para não perder outras dicas sobre como aprender mais rápido e com mais qualidade, não deixe de seguir as nossas redes sociais!