Cuidado com a alimentação é um assunto de suma importância e por mais que você não tenha preocupação com peso, é algo sobre o qual você deve estar sempre bem informado, ainda mais quando se fala de alimentos que dão energia.

Ao se tratar de uma alimentação que dá mais energia, os melhores resultados estão em um estilo de vida que tem como prioridade comer em abundância produtos frescos, sazonais e com mínimo teor de glúten.

Alimentos que dão energia para seu corpo
Entenda e respeite seu corpo, isso é ser saudável. Acredite!

Por isso, queremos começar este post ao abordar algo que você deve ter muito claro no que diz respeito à saúde e como alimenta seu corpo. Milhões de informações sobre este assunto rondam a internet, mas, independente de qual caminho opte por seguir, saiba que você deve ouvir o seu corpo.

Exatamente, busque entender como funciona, quais hábitos geram mudanças positivas ou negativas nele. Ao ouvir como funciona seu corpo, porque cada um funciona de uma maneira própria, você consegue decidir o que é melhor para você. E assim poderá notar quando aquele mau humor ou falta de estímulo para o trabalho ou lazer na verdade é falta de energia e que pode ser resolvido com a alimentação correta.

Hábitos que potencializam o efeito de alimentos que dão energia

Quando tenta-se manter níveis de energia elevados, uma das coisas mais importantes é nunca pular refeições.

Café da manhã é a refeição mais importante do dia
O café da manhã é a refeição mais importante do dia.

Ficar mais de 5 horas sem comida deixa seu corpo com sensação de vazio. A fome começa a oprimir seus sentidos, levando a escolhas impulsivas de alimentos não saudáveis. Em vez disso, priorize pequenos lanches de cerca de 150-200 calorias que podem ajudar a repor a sua energia em um lento e constante ritmo até que seja hora para sua próxima refeição.

Alimentos que dão energia

O ideal é usar uma variedade desses alimentos, mas você pode escolher o que mais agrada a você, fazer combinação entre eles, tornar o ato de comer divertido e prazeroso e, com isso, manter o corpo fresco e estimulado pela variedade de combustível que você está se dando.

Ao invés de usar alimentos que dão energia e tiram o sono, como bebidas industrializadas, chá e café, anote aí esta lista saborosa.

1- Aveia

Comece sua manhã com grãos. Os carboidratos são a principal fonte de energia do corpo. E eles não são tão maus como pensa. Grãos inteiros, como farinha de aveia, são absorvidos mais lentamente, dando-lhe um impulso mais duradouro. Aveia também contêm vitaminas B como niacina, tiamina e folato, que trabalham juntos para ajudar seu corpo a metabolizar a energia.

2- Iogurte

Se você está procurando por alimentos que dão energia para treinar, iogurte é um fácil e eficiente alimento para um lanche.

Iogurte combina com muitos outros alimentos que dão energia
Iogurte combina com muitos outros alimentos que dão energia

O iogurte contém lactose, que é facilmente utilizado como fonte de energia. Possui também uma boa quantidade de proteína, o que ajuda a retardar a absorção daquela lactose, o que faz com que o impulso de energia dure mais tempo.

3- Camarão

Tido como um dos alimentos que mais dão energia e não engordam, o camarão possui baixas calorias e contêm vitamina B12, que ajuda com o metabolismo. Este crustáceo também tem uma boa quantidade de ômega-3, que ajudar a aumentar a energia e humor.

4- Homus

Homus é um prato mediterrâneo feito de grão-de-bico, pasta de gergelim, azeite e suco de limão. Os grãos-de-bico são compostos de carboidratos, proteínas e gordura.

Isso significa que você obterá um bom impulso de energia dos carboidratos, enquanto proteína e gordura ajudam a estabilizar o açúcar no sangue por abrandar a absorção de carboidratos. Desfrute desse prato com legumes ou use como recheio para sanduíches.

Mas antes que você conclua o conteúdo, talvez você possa se interessar também por:

1 – 5 dicas de qualidade de vida e saúde

2 – Benefícios do vegetarianismo para você aderir à ideia

3 – As comidas mais estranhas pelo mundo

5- Espinafre

Um recente estudo descobriu que os nitratos contidos no espinafre podem ajudar a aumentar a eficiência das mitocôndrias, que ajudam a produzir energia em nossas células.

6- Bananas

Este é um dos principais alimentos que dão energia para malhar. As bananas são ricas em vitamina B e fibra, o que promove a energia de longa duração.

Banana é um alimento prático e saudável.
Banana é um alimento prático e saudável e ajuda quem deseja adquirir músculos.

São também uma boa fonte de potássio, o que ajuda com a função muscular.

7- Semente de abóbora e girassol

Basta um quarto de um copo de sementes de abóbora ou girassol para obter a metade da quantidade diária recomendada de magnésio. Como no espinafre, o magnésio ajuda na formação de ossos, proteínas e ácidos graxos, ajudam a relaxar os músculos e a manter níveis adequados de cálcio.

8- Amêndoas

Amêndoas contêm magnésio, um eletrólito necessário para o funcionamento adequado da musculatura. Estudos descobriram que pessoas com baixos níveis de magnésio tendem a cansar-se mais rapidamente durante o exercício, sendo esse um dos alimentos que dão energia para correr.

9- Ovos

Ovos são a maior fonte de proteína, eles fornecem 30% de sua necessidade diária. Eles são os alimentos que dão energia e força para garantir que seus músculos possam se recuperar adequadamente.

Os ovos estão na lista dos principais alimentos que dão energia
Os ovos estão na lista dos principais alimentos que dão energia

Considerado um alimento coringa, pode estar presente em qualquer refeição e é básico na composição de receitas saborosas.

10- Pipoca

Não estou falando aqui das pipocas para microondas ou as hiper calóricas vendidas no cinema. Muitas pessoas ficam surpresas ao saber que a pipoca é um grão muito saudável. Há formas de preparo que resultam em uma pipoca de 30 calorias por xícara. Além disso, o alimento contém muita fibra para mantê-lo satisfeito por mais  tempo.

11- Água

Ok, pode não ser considerado um alimento, mas é um dos nutrientes mais importantes e essenciais. Como dois terços do nosso corpo são feitos de água, é importante o consumo para manter a hidratação.

Manter sempre o corpo bem hidratado.
Manter sempre o corpo bem hidratado.

A água ajuda a controlar a temperatura do corpo, a digestão e age como um meio em muitos processos metabólicos no corpo, incluindo a produção de energia. Embora dois litros de água por dia seja a recomendação clássica, a quantidade adequada varia de pessoa para pessoa. Além de se alimentar adequadamente, praticar atividades para a mente e para o corpo são excelente formas de manter a saúde em dia e ter um corpo bastante saudável.

Essa é uma pequena dica que demos por ter chegado até aqui. E se você realmente gostou de tudo o que postamos até agora, compartilhe com seus amigos ou comente mais abaixo com alguma dúvida sua.