Se você não concluí suas atividades diárias, provavelmente é porque tem um dos sintomas que te impedem de conquistar seus objetivos profissionais e pessoais. Sendo assim, você precisa descobrir tanto como destruir esses sintomas quanto como parar de procrastinar para criar o futuro que deseja.

Como parar de procrastinar

Nós podemos acabar alguns dia sem concluir tarefas necessárias. Mas quando isso se torna algo rotineiro se deve por fatores que travam o seu crescimento. Quer saber como mudar esse comportamento de uma vez por todas? Então, vamos lá!

Como parar de procrastinar e começar a prosperar na vida?

Sintoma 1 – Você não está no controle

A primeira coisa que você necessita fazer é se desapegar da sensação de que está no controle de tudo. Infelizmente, essa percepção vai doer ainda mais para as pessoas que tem o perfil de tentar controlar tudo sempre.

Afinal, quem te controla é o padrão emocional que foi instalado desde o seu nascimento. Mas, por que a gente cria essa falta sensação de controle? Nós vivemos em um mundo caótico e achar que estamos no controle, dá a impressão de que sofremos menos. Portanto, tudo gira em torno da tentativa de não sofrer. Mas, a gente acaba sentindo a situação adversa.

Tentar controlar o incontrolável gera sobrecarga. Toda vez que tentamos fazer isso, nós acabamos sofrendo mais e mais. A partir do momento que você entende que não está no controle, se liberta disso. Ou seja, se livra desse padrão automático de tomada de decisão.

Na maior parte da nossa vida, quem falou o que deve ser feito não foi você. O padrão emocional quer te levar para uma direção, mas você quer ir para a outra. Ou seja, o futuro que você vislumbra não é aquele que está instalado na sua mente.

A gente vai evoluindo e querendo cada vez mais encontrar a felicidade, uma vez que a nossa busca é sempre tentando ser feliz, não é? Mas, a felicidade que está registrada no seu subconsciente é diferente daquela que almejamos conscientemente. Sendo assim, você percebe que a procrastinação não é o problema e esse é o ponto de virada.

Sintoma 2 – Lidando com as suas emoções

A segunda ação para saber como parar de procrastinar é começando a lidar com os seus sentimentos e emoções. Para empreender de forma bem sucedida, você precisa de foco e superar o medo do fracasso, da incapacidade e da rejeição. E, por que você hesita em realizar esse sonho?

Afinal, você procrastina não porque é preguiçoso. A procrastinação é apenas um bode expiatório. Isso acontece porque está desalinhado com o que o você quer racionalmente do que quer emocionalmente.

Portanto, se eu quero acabar com isso, preciso ir diretamente na raiz do problema. Enquanto você espera resolver a procrastinação, está olhando para o lugar errado e querendo tratar a doença cuidando somente de um sintoma.

Sintomas 3 – Se está doendo, está errado

Se está doendo para fazer algo é porque está errado, ou seja, está desalinhado da realidade que a sua mente acredita. Assim, a minha programação está incongruente ao que eu realmente quero.

Como parar de procrastinar passa por parar de trabalhar na superfície com técnicas e programas, começando a tratar diretamente a causa. Ou seja, a crença que está lhe impedindo de prosperar. Caso contrário, você sempre vai depender somente da força de vontade.

O problema é que a força de vontade é uma bateria que acaba rápido e, você volta ao ciclo vicioso. Não adianta eu resolver com a força de vontade, esse é o caminho mais difícil e condenado a repetição.

Sintoma 4 – Crença por trás da procrastinação

Há um sentimento que não foi compreendido por trás da procrastinação. O que fazer para vencer e superar essa barreira? Entender os nossos sentimentos é o grande problema. Então, o que fazer? Eu devo me perguntar porque estou fazendo isso, qual é o sentimento que motiva essa procrastinação.

Afinal, o grande segredo do sucesso é fazer as perguntas certas para si mesmo. Quando você se faz as perguntas certas, a sua mente precisa dar as respostas adequadas. Então, feche os olhos e questione: por que estou procrastinando tanto? É por medo de ser julgado? Falhar? Falir o meu negócio?

De onde vem esses medos? Todas as emoções possuem razões para existir. No entanto, a maioria dos pais não prepararam a gente a lidar com as emoções. Muito pelo contrário! Eles tentaram mostrar que o melhor caminho seria sempre esconder esses sentimentos.

Por isso, nós não temos essa compreensão e fica tão difícil fazer essa reflexão interna a fim de descobrir o que está havendo. Só que vale lembrar que esse também foi o tipo de programação que os nossos pais receberam nas suas respectivas infâncias.

O que acontece ao tirar o foco do sentimento? A gente sempre arruma alguma coisa insignificante para se ocupar, algo menos doloroso de ser feito. Ou seja, a gente desvia a atenção quando se sente desconfortável. E quando eu não sei lidar com essa emoção, tudo desmorona. Se eu sei lidar, eu começo a procrastinar e me atento a esse isso.

Assim, eu percebo que algo está estranho, olho para dentro de mim mesmo e busco corrigir esse sentimento que está me impedindo de progredir. Quando eu faço isso, já não preciso mais desviar o foco. E aquilo que era dolorido se transforma em algo fácil de ser realizado.

Reassumindo o controle

No fim das contas, você precisa reassumir o controle de sua vida que ainda está nas mãos das suas emoções. Quem está no controle é o medo de fracassar, ser rejeitado, de falhar entre outros temores. E tudo o que você faz é por conta disso.

Daqui por diante, o que a gente precisa fazer é recuperar esse controle e ficar a frente da própria jornada. Então, nós precisamos entender que o objetivo não é controlar todos esses sentimentos, mas compreender o que nos fazer sentirmos desse jeito e quebrar esse padrão emocional que está travando a nossa evolução, a nossa prosperidade.

Ficou com alguma dúvida? Então, eu te convido a assistir novamente o vídeo completo com o passo a passo de como parar de procrastinar visando construir o futuro que você merece!