Será que é possível viver com menos dinheiro, mas com qualidade? De fato, você não é obrigado a gastar muito dinheiro para poder usufruir de momentos felizes e se sentir totalmente realizado.

Na verdade, o ditado popular “menos é mais” pode fazer com que o seu cotidiano seja mais memorável e menos estressante, apesar de não poder exceder nos seus caprichos

Viver com menos dinheiro pode representar até a conquista de qualidade de vida

Não existe um valor mágico para felicidade, não é mesmo?

10 dicas para viver com menos dinheiro e mais disposição

A mania de consumir projeta que o padrão de vida e a realização pessoal estão totalmente ligados aos bens materiais que você tem. Mas, a própria ciência já comprovou que viajar lhe deixa muito mais feliz do que comprar um carro. Por isso, viver com menos dinheiro pode mudar os seus conceitos.

1 – Estabeleça o seu padrão de qualidade de vida

O primeiro passo é não definir o seu nível de vida esperado a partir do que se tem ou se deseja ter. Estabeleça em função de quem você é ou gostaria de se tornar.

Uma rotina repleta de criatividade, amigos, afeto e saúde é muito mais rica em felicidade do que qualquer coisa que o dinheiro possa assegurar.

2 – Escolha ser satisfeito

Você tem a capacidade de se sentir satisfeito mesmo ao viver com menos dinheiro. Por isso, é preciso entender a diferença entre a sua vontade e a sua necessidade, a fim de descobrir o que importa no seu cotidiano.

A partir disto, estabeleça as suas prioridades levando em conta esses valores. Seja grato pelo o que já possui, pelas pessoas queridas ao seu redor e pelas oportunidades do seu presente.

Você pode se dar por satisfeito com situações, entretenimento e opções muito mais simples. Afinal, o mergulho no mar da praia próxima a sua casa pode ser tão revigorante quando em uma praia em Cancun.

3 – Dê valor aos seus talentos

Avalie o que você mais gosta de fazer no dia a dia, algo que seja realmente acima da média. Após categorizar as suas qualificações, busque por chances especificas para aproveitar esses talentos e até mesmo conquistar um emprego em algo que lhe conceda satisfação pessoal.

Agora, antes que você siga para o próximo tópico, deixa a gente mostrar algumas sugestões para melhorar a sua satisfação pessoal e se levar uma vida excepcional menos com orçamento limitado, dá uma olhada:

1 – Descubra como viajar de graça para o exterior

2 – É possível viajar de avião de graça no Brasil?

3 – Como planejar uma viagem econômica: 5 coisas para levar em consideração

4 – Defina as suas metas

Viver com menos dinheiro não significa viver sem nenhum objetivo. Você deve definir as suas metas, sendo que a melhor forma é colocar tudo no papel. Deste modo, é muito mais fácil que você realmente desenvolva meios de atingir cada objetivo.

No entanto, não estabeleça intuitos surreais em prazos extremamente curtos, uma vez que você pode sonhar, mas não planejar tudo sem nenhuma noção da realidade. Uma dica é separar um projeto em pequenos desafios, estruturar as suas ações e monitorar o seu progresso.

5 – Administre o seu tempo

Você pode achar que não, mas o dia dura 24 horas para todo mundo. Por isso, mesmo que você esteja a fim de viver com menos dinheiro ainda é preciso se organizar para não queimar um tempo preciso de trabalho, estudo, exercício ou diversão.

Você precisa aprender a realizar uma administração de tempo e prioridades

Procure anotar todos os seus compromissos e afazeres para o dia e estabeleça uma ordem para que tudo seja feito sem perder prazos ou se sobrecarregar.

6 – Elimine a bagunça a sua volta

Você sabia que dar jeito nas coisas que estão jogadas a muito tempo pode ser um excelente marco para uma grande mudança de vida? Você elimina o que não necessita e volta a contar com itens que não sabia que ainda possuía.

Essa simples ação pode fazer com que os índices de estresse de sua família sejam reduzidos, haja mais espaço para circular e até uma sensação de tranquilidade com relação aos assuntos inacabados. Você pode até faturar algum dinheiro com um bazar ou vendas de produtos na internet.

7 – Desenvolva o equilíbrio

Quem precisa ou decide viver com menos dinheiro tem que aprender a viver com equilíbrio financeiro e emocional para não efetuar compras apenas por impulso, gerando despesas totalmente desnecessárias.

Ao viver com menos dinheiro, você precisa desenvolver equilíbrio emocional e financeiro

Por isso, você necessita utilizar o dinheiro de forma conta e apenas no que vai fazer a diferença na sua rotina. Uma boa dica é comprar na internet com o uso do boleto bancário sem pagar imediatamente, já que você pode refletir a respeito da relevância daquele produto no seu dia a dia.

8 – Aprenda a viver de acordo com seu orçamento

Você está aprendendo a viver com menos dinheiro? Então, crie e mantenha um orçamento enxuto e bastante realista, especialmente, se contar com filhos. É indicado que as famílias contem com fundos de emergências para passar por uma crise com uma condição relativamente controlada.

9 – Reveja as despesas no mercado

Algumas contas não podem ser eliminadas mesmo para quem quer viver com menos dinheiro. Por isso, você não pode apenas parar de frequentar o supermercado, mas pode se ater aos alimentos de necessidade básica, saudáveis e que estão com ofertas especiais.

Comprar alimentos em promoção e pesquisar mais podem representar uma grande economia

Uma sugestão é sempre comprar os itens em promoção com maior quantidade a fim de armazenar e aproveitar os preços com descontos, sempre levando em conta o tempo de validade. Pesquisar preços em outros estabelecimentos também pode apresentar oportunidades interessantes de economia.

10 – Faça a diferença na vida das pessoas

“A felicidade se encontra nas coisas mais simples da Terra”, canta Armandinho em uma de suas canções. E esta frase não poderia estar mais correta, especialmente, para as pessoas que entendem as vantagens de viver com menos dinheiro.

No entanto, viver com menos dinheiro não significa viver de forma isolada. Você pode fazer a diferença na rotina de seus amigos, familiares, colegas de trabalho e até mesmo desconhecido sem gastar absolutamente nada.

Fazer diferença na vida das pessoas pode gerar momentos sensacionais, independente da sua situação financeira

Você pode tomar atitudes simples como sorrir, ser gentil, ajudar as pessoas a sua volta, não reclamar tanto, ser solicito com os seus companheiros de serviço ou estudos e até mesmo se prontificar para um serviço voluntário. Isso tudo pode fazer a diferença e garantir uma vida espetacular.