Você não sabe mais o que fazer pra conseguir arrumar tempo no seu dia a dia. Parece que, por mais que você se organize e planeje, nada será o suficiente. Aquele pensamento de que o dia não deveria ter 24 horas, mas sim 48, não sai da sua cabeça de jeito nenhum. Afinal, o sentimento é que, só assim, seria possível fazer tudo o que tem para fazer. Triste realidade essa sua, não? Só que talvez, a sua saída possa ser a técnica pomodoro.
Bem, se você se vê nessa situação, saiba que esse cenário não é exclusivo seu não. Infelizmente, cada vez mais pessoas estão sendo engolidas pelo excesso de demanda e não estão dando conta de tudo. Com isso, o tempo não dedicado às obrigações acabam minguando com o passar dos dias e das tarefas não cumpridas. Como seria bom poder turbinar o tempo livre, não é mesmo?
Fique tranquilo, porque seus problemas acabaram! E olha que não é propaganda da Polishop, mas sim realidade. Quer saber como? Nós te contamos: conhece a técnica Pomodoro? Se não, saiba que está perdendo em não ter descoberto ainda esse mecanismo que pode mudar a sua vida.
O que é a Técnica Pomodoro
“Pomodoro”, em italiano, significa “tomate”, mas calma que você não vai precisar da fruta para turbinar seu tempo livre! A técnica só tem esse nome porque o seu criador, o italiano Francesco Cirillo, usou um daqueles cronômetros de cozinha em formato de tomate para gerenciar o tempo. E aí?! Só por essa introdução já deu pra entender que a técnica Pomodoro nada mais é um que um mecanismo de gerenciamento de tempo, né?
Cirillo era um estudante que queria melhorar a agilidade do cérebro e estimular o foco nos seus estudos. Depois de muita pesquisa e usando o cronômetro a seu favor, ele entendeu que fluxos de trabalho divididos em blocos podem trazer resultados melhores, principalmente se o período fosse de 25 minutos interruptos.
E antes que você se pergunte o que ganharia se trabalhasse em bloco, a gente já te responde que esse método tem várias vantagens! Quer ver só?!
- Aumento da concentração
- Aumento da produtividade
- Diminuição das interrupções
- Aprendizado sobre quanto tempo você demora em cada tarefa
- Alívio de ansiedade
E, claro, como consequência disso tudo, será muito mais difícil que você procrastine, já que o bloco de tempo tem apenas 25 minuto, e o seu tempo livre será turbinado. Bom demais, não é mesmo?!
Como funciona a Técnica Pomodoro?
O conceito da técnica Pomodoro é bem simples. Como já falamos, a sua ideia principal é trabalhar por blocos de tempo, chamados de pomodoro, que tem 25 minutos. Nesse tempo, você precisa trabalhar em uma única tarefa, de maneira a não ter interrupções. No fim de cada pomodoro, você deve fazer uma pausa de 5 minutos para relaxar e respirar um pouco, dando um descanso à mente.
Mas não ache que irá fazer isso ad eternum. A cada quatro pomodori (plural de pomodoro), você deve fazer uma pausa maior, de 30 minutos. Feito isso, comece tudo novamente. Ao final do seu dia, você perceberá quantos “pomodoros” usou e quantos deles você precisou pra cada determinada tarefa. Convenhamos, vai ser uma mão na roda para você estimar prazos, não?!
Claro que nem tudo são flores e, assim como qualquer método, sempre tem as observações a serem feitas. Na técnica Pomodoro, não seria diferente! Vamos ver quais são, então?
Só que antes, queremos que você saiba que nós que fazemos o movimento freesider priorizamos muito a moeda mais valiosa do mercado, o tempo. Portanto, resolvemos destacar alguns artigos importantíssimos que resolvemos compartilhar com você, dá uma olhada:
- 5 formas de como melhorar administração do tempo e atingir seus objetivos
- Organização do tempo: 5 meios de você otimizar sua!
- Dicas de administração do tempo para seu dia dia
Observações quanto à Técnica Pomodoro
Ao ler a técnica Pomodoro, você deve ter imaginado alguns “poréns”, né? Nós também! Por isso, estamos listamos todos eles para te falar como lidar em cada situação, ok?
Observação 1
– Quando Cirillo, o criador da técnica Pomodoro, diz que é pra fazer “sem interrupções”, é sem interrupções mesmo, bem rigoroso assim. Nada de whatsaap, de parar para tomar água, nada de conversa. Só pare se se for algo extremamente urgente.
Problema é que, se por acaso, você se lembrar de algo mais urgente que precisa fazer ou tiver uma ideia excelente enquanto executa um “pomodoro”?
A dica que nós te damos é: anote tudo em um papel como “atividades não planejadas” e volte a trabalhar até terminar os 25 minutos. Se a interrupção for externa e não der para adiar, você deve cancelar o “pomodoro” e começar outro quando retomar, tá?!
Observação 2
Tem momentos que você está tão animado com um trabalho que parar para fazer a pausa de 25 minutos vai mais te prejudicar do que te ajudar. Imagine só, você todo no pique, no meio de um raciocínio, e ter que parar só porque o cronômetro mandou? Não dá, né? Por isso, use o seu bom senso! Pare sempre quando sentir que estiver dispersando ou cansado, tanto mentalmente como fisicamente.
Observação 3
Continuemos no exemplo acima. Você está no pique do seu trabalho, super focado e não há uma mensagem de whatsaap piscando na tela do seu celular para te tirar a concentração. Mas, quando acaba, você sente que um trator passou por cima de você. Normal, né, ainda mais depois de tanta dedicação esforço.
Acontece que a parada depois dessa atividade seria de 5 minutos, o que vai ser muito insuficiente para sua mente descansar e de desconectar da atividade anterior. Nesse caso, a nossa recomendação é que você descanse mais, se precisar, para não correr o risco de retomar o próximo pomodoro exausto. Só não vale uma pausa de dois dias, hein?
Enfim, como tudo na vida, o bom senso é o que prevalece! Tente encontrar o melhor tempo para você e ajuste conforme as suas necessidades. Faça testes e descubra o que funciona ou não! Você pode não seguir a técnica pomodoro à risca, mas ela, com certeza, irá te ajudar e muito a focar mais, procrastinar menos e, é claro, turbinar o seu tempo livre!
Agora nos diga, o que você achou desse conteúdo? Você acha que a técnica pomodoro pode te ajudar em seu tempo livre? Compartilhe isso com a gente, queremos saber sua opinião.