Seu dia tem 24 horas, mas, para você, parece que ele não tem nem 8… O tempo passa rápido demais, ou melhor, voa e, quando você menos espera, já chegou a hora de dormir. Você não consegue finalizar suas tarefas a tempo, não se lembra mais de como é sair com a família e com os amigos, sequer se recorda qual foi a última vez que teve tempo disponível para a sua diversão.

A falta de tempo não é um problema exclusivo seu, mas não é por isso que precisa conviver com ele, não é mesmo? Você pode e deve mudar essa sua realidade. Como?! Sabendo como administrar as horas do seu dia!

dicas de administração do tempo
Tenha em mente algumas dicas de administração do tempo para você poder aproveitar mais o seu dia

E aí, vamos resolver esse problema de falta de tempo e acabar com essa situação de uma vez por todas?! Se sim, então dê uma olhada nas nossas super dicas de administração do tempo para seu dia a dia. Você vai nos agradecer eternamente!

Dicas de administração do tempo – Organize o seu dia

Num primeiro instante, pode até parecer bobagem, mas organizar o seu dia fará com que suas horas se “multiplem”! E antes que você se pergunte de que maneira fazer isso, a gente já te conta como!

Faça um cronograma do que irá fazer no dia, anote tudo numa agenda ou num planner, que, aliás, é um ótimo instrumento de organização, e reserve um tempo para os imprevistos. Assim, você se manterá bem mais focado nas suas atividades e perceberá como o seu tempo rendeu!

Dicas de administração do tempo – Renove seus apps

Hoje, com o nosso dia a dia cada vez mais conectado, nada melhor do que usar os aplicativos a nosso favor, não é mesmo?! Com eles, você pode organizar suas tarefas dias, cronometrar o seu tempo e, até mesmo, bloquear as redes sociais que te consomem tanto tempo.

aplicativo para administrar tempo
Instale aplicativos que irão lhe ajudar a administrar o seu tempo

Eis aqui alguns aplicativos que irão te ajudar:

1) Pomodoro Timer: baseado na técnica Pomodoro, ajuda a gerenciar o seu tempo;

2) Evernote: é, com certeza, um dos mais conhecidos aplicativos para organização. Ele lhe permite registrar seus compromissos e salvar arquivos e páginas da internet para consultar depois.

3) Remember the Milk: por meio dele, é possível definir prioridades, assuntos e prazos – e ele ainda te notifica para você não se esquecer de nada!

Dicas de administração do tempo – Evite a procrastinação

Em um ambiente cada vez mais tecnológico, cheio de redes sociais, procrastinar é quase que inevitável. Mas cuidado! Embora pareça ser impossível, tem sim como você fugir da procrastinação!

“Mas como?” Ué, sendo rigoroso com você mesmo! Imponha limites para a sua olhada nas redes sociais, nos cafezinhos da tarde ou nas conversas com os colegas de trabalho. Fazendo isso, você vai perceber com os seus próprios olhos como a procrastinação é a inimiga número 1 do seu tempo.

E aí, está gostando do nosso texto?! Espero que sim! Mas olhe só, temos mais três super publicações para você ficar 100% inteirado do assunto:

Dicas de administração do tempo – Liste as suas prioridades

Outra ótima maneira para amenizar o seu problema com a falta de tempo é listando as suas prioridades. Mas por que isso?! Simplesmente porque, ao enxergarmos num papel o que é realmente importante, nós nos damos conta da quantidade de tempo que desperdiçamos com coisas irrelevantes.

E aí, o que acontece quando isso acontece?! Consumimos todo o nosso tempo disponível com algo que poderia ser muito bem resolvido depois. E a consequência disso você já sabe, né?! Precisamos, sabe-se lá como, fazer o milagre da multiplicação do tempo para realizar nossas atividades urgentes. Aí, quando nós menos esperamos, mais um dia se foi voando…

Dicas de administração do tempo – Automatização de tarefas

Por mais que a gente tente se esquivar disso, inevitavelmente algumas de nossas tarefas se tornam repetitivas. Aproveite-se dessa situação para automatizar a execução de suas atividades, melhorando, assim, a administração do seu tempo.

Automatize a execução de suas atividades
Automatize a execução de suas atividades, melhorando, assim, a administração do seu tempo.

Vamos visualizar na prática: já pensou se essas tarefas pudessem acontecer automaticamente, sem que você tivesse que se envolver nisso? Pois bem, é disso que estamos falando! Encontre uma maneira para que isso aconteça e veja sobrar hora no seu dia!

Dicas de administração do tempo – Descanse

“Ué, mas não estamos falando em administrar o tempo, acabando com o problema da falta dele?! Como você me fala em descansar?!” Muita calma nessa hora! Primeiro, saiba que você está completamente equivocado e que o descanso é sim uma parte fundamental para o seu dia ser mais proveitoso.

Você deve saber muito bem que uma mente cansada é uma mente que não funciona, não é mesmo? Muito provavelmente, já deve ter sentido na pele essa situação. Você bem tenta executar suas atividades, mas precisa voltar 2, 3, 10x porque se perdeu ao longo do caminho. Aí você vai conferir o que viu e está tudo errado… Então, consegue agora perceber a importância de estar bem descansado?!

Descansar bem
Descanse bem para estar com a mente trabalhando a todo vapor

E quando não for possível descansar direito, o que fazer?! Bem, aqui vão algumas dicas:

– Respire e faça uns cinco minutinhos de meditação para a sua mente voltar a funciona

– Faça intervalos para tomar um café ou conversar com os amigos até perceber que o sono foi-se embora – mas, é claro, sempre sendo rigoroso consigo mesmo, conforme falamos acima

– Faça alguns alongamentos e se espreguice para espantar a preguiça.

E é isso, leitores. Agora que você já sabe as dicas de administração do tempo, bora praticar e ver as horas do seu dia se multiplicarem de maneira fácil e simples! Era tudo o que você estava querendo, não é mesmo!? Então, faça um bom proveito e se esbalde nas suas horinhas conquistadas com muito suor!