O que é empreendedorismo? Pode não parecer que seja uma pergunta assim tão necessária, visto que certamente você lê muito a respeito. Entretanto, é importante lembrar que consultar diversos pontos de vista é fundamental para fechar qualquer opinião. De nada adianta se orientar por um só ponto de vista. As diversas pautas a respeito podem abrir caminhos.

Muitas vezes, o que é empreendedorismo para você, não é exatamente a mesma coisa do que para outro. Vamos explicar. O conceito de empreendedorismo é um só, no entanto a maneira como ele é abordado, varia de profissional para profissional.

É por isso que costumamos destrinchar o assunto em diversos artigos. São muitos os pontos que precisam ser apontados e avaliados. Uma das melhores coisas – que você que tem vontade de empreender deve fazer – é buscar opiniões variadas. Essa riqueza de informações fará com que você possa colher os melhores frutos e adaptar o seu negócio a eles.

Você pode buscar informações no vasto conteúdo a respeito, na internet. Você também pode fazer parte de grupos de empreendedores, para saber como adaptar seu mindset. É bom também participar de eventos ao vivo. Todo o tipo de aprendizado e parceria que tiver oportunidade, abrace. Essa é uma chance real de encontrar sua fonte de renda.

Separamos para você, três artigos que têm tudo a ver com o que estamos falando. Dessa maneira, não deixe de acompanhar. Uma boa dica, é tirar um tempo do seu dia apenas para se concentrar em tudo o que está absorvendo. Nada de manter abas abertas em redes sociais. Sendo assim, não deixe de acompanhar:

O que é empreendedorismo: Conceito

Empreendedorismo é uma palavra que está ligada diretamente à ideia de trazer soluções para determinadas dores. Já no âmbito empresarial, ela pode especificar a criação de uma empresa, produto ou serviço. E também pode estar ligada àqueles profissionais que agregam valor à empresa, produtos ou serviços. Empreendedores são pessoas que reconhecem oportunidades.

o que é empreendedorismo 1
Empreendedorismo é uma palavra que está ligada diretamente à ideia de trazer soluções para determinadas dores.

Identificar oportunidades, é saber enxergar possibilidades no que quer que seja. Se você observar as histórias de grandes empreendedores do Brasil e do mundo, verá que eles começaram com um pequeno negócio. Muitos encontrando uma pequena chance de aumentar a renda familiar fazendo algo em casa. E, com a luta, construíram verdadeiros impérios.

Mas não pense que eles não tiveram medo. Na realidade, quando se sabe “extrair leite de pedra”, é mais fácil compreender a ideia de que o erro é fundamental. E quanto mais rápido errar, melhor será para os negócios. É estranho pensar nisso, é verdade. Mas essa experiência você vai adquirir com o tempo. Por ora, não precisa se preocupar com isso.

O empreendedorismo é fundamental para o desenvolvimento e evolução do planeta como um todo. É ela que faz com que as engrenagens da sustentabilidade, novidades e resoluções se tornem acessíveis a todos. Afinal, qual empreendedor não quer surgir com um diferencial. Sobretudo hoje, quando muito se fala sobre o que é empreendedorismo social, por exemplo.

Aliás, procure saber tudo sobre empreendedorismo. Assim como é importante saber o que é empreendedorismo social, procure conhecer todos os tipos de empreendedorismo. Somente assim saberá como entrar no mercado. Só assim saberá como trabalhar com o serviço ou produto que tem a oferecer. Não sinta medo de dar esse novo passo.

Sempre que sentir insegurança, lembre-se que mesmo durante a crise política e econômica enfrentada pelo país no ano passado, o número de empreendedores formalizados cresceu.

Características de um empreendedor

Claro que saber o que é empreendedorismo, é saber que algumas características são comuns a esses profissionais. E se você tem algumas dessas características, certamente está ingressando no negócio certo. Procure ser honesto quanto às suas características e saiba que é possível otimizar absolutamente tudo. Até mesmo a atitude diante dos negócios e da vida.

Procure se perguntar o que é empreendedorismo para você. Procure tirar momentos na sua semana para ler tudo sobre empreendedorismo. Mesmo que já tenha obtido uma grande experiência, não deixe de estudar. Conhecer todos os tipos de empreendedorismo e as novidades, são características que vão fazer com que se mantenha na “crista da onda”.

É claro que os empreendedores encontram obstáculos em suas carreiras. Em seus nichos. Mas uma característica marcante de um empreendedor, é saber usar esse obstáculo de combustível para alçar novos voos. Saber o que é empreendedorismo, é saber que os obstáculos vão mesmo surgir. Ninguém passa pela vida sem ter que enfrentar momentos difíceis.

O que você não pode deixar, é que os mitos sobre empreender, travem suas pernas. Muito se fala a respeito, mas nem sempre tudo é verdade. Se está em dúvida quanto a esses mitos, também trouxemos conselhos. Você conhece o Fagner Borges, certo? Ele é o criador do movimento Freesider e o responsável pelo maior evento ao vivo de marketing digital do Nordeste.

Vamos saber o que ele tem a dizer a respeito?

O Fagner é um belo exemplo de empreender com as características necessárias. Ele não esperou as coisas acontecerem. Sentiu a motivação e correu atrás. De maneira arrojada, hoje ele é um exemplo de sucesso entre os profissionais do marketing digital. Ele acreditou no potencial próprio e certamente essa deve ser uma característica sua, se deseja empreender.

O que é empreendedorismo social e sua importância

Lembra que falamos que o significado de o que é empreendedorismo para você, nem sempre é a visão de outro profissional? Pois bem. Cada profissional aborda o empreendedorismo da maneira que melhor se encaixa em seu negócio. A ideia é mesmo a de ganhar dinheiro. No entanto, e se fosse possível fazer algo ainda maior? E se pudesse mudar alguma realidade?

O que é empreendedorismo social 2
Cada profissional aborda o empreendedorismo da maneira que melhor se encaixa em seu negócio.

Não existe uma pessoa que não se sinta, ao menos, um pouco incomodada com alguns acontecimentos. Para muitos, imaginar que existam crianças passando fome, é uma ideia que tira o sono. Para outros, imaginar que animais estão nas ruas sendo maltratados, machuca. E o mesmo para quem sofre com qualquer que seja a realidade de onde se vive.

Saber tudo sobre empreendedorismo, vai possibilitar a passagem por uma porta que talvez não imagine. Entre os tipos de empreendedorismo possíveis, existe um chamado empreendedorismo social. E esse é um que vale um espaço aqui. Aliás, vale ser avaliado e colocado em prática. Quantas vezes você se sentiu incomodado com a realidade do mundo?

Seja com povos indígenas, crianças, mulheres, crianças em situação de risco, pessoas com necessidades especiais, animais, entre muitas outras realidades. Quantas vezes essas situações te entristeceram? Pois a boa notícia é que existem maneiras de mudar algumas coisas. Procure conhecer o que é empreendedorismo social. Através dele, é possível aumentar a qualidade de vida de muitos. E não estamos falando sobre empresas bilionárias.

Mudar a realidade do mundo é mudar a realidade de onde se vive. É claro que gostaríamos de viajar pelo mundo espalhando o bem. Mas como essa chance é possível para muitas poucas pessoas, acabamos deixando de lado esse nosso desejo de ajudar. Aí está o erro. Quem quer mudar o mundo, começa mudando o local onde vive. Até mesmo dentro de casa.

O empreendedorismo e as novas possibilidades

O que é empreendedorismo, senão a oportunidade de surgir com o novo? Se você buscar a evolução da humanidade, sempre vai observar um “maluco” que decidiu fazer diferente. Tudo sobre empreendedorismo tem a ver com pessoas que com espírito aventureiro. Que não consegue se conformar com as coisas como estão, se elas podem ser otimizadas.

empreendedorismo é nada contra a maré 3
Se você buscar a evolução da humanidade, você vai sempre observar alguém que nadou contra a maré.

Entre os tipos de empreendedorismo, você vai encontrar milhões de exemplos. Lembra que perguntamos o que é empreendedorismo para você? O empreendedorismo, de maneira geral, é a oportunidade de deixar para trás tudo o que é senso comum. Consegue imaginar quantos empreendedores ouviram frases desmotivadoras, acusando-os de loucos?

Imagina o que pensaram sobre a pessoa que optou por inventar a roda? Ou por aquela pessoa que decidiu investir em uma culinária que nada tem a ver com seu país? Será que a pessoa que decidiu dar aulas de costura em casa, não foi extremamente criticada pelos seus familiares? Esses relatos estarão sempre presentes na grande maioria das histórias.

Entretanto, não fossem essas “loucuras”, não existiria a inovação, as novas possibilidades. Na sua infância, você imaginava que seria possível ter um telefone que poderia ser carregado para todo lado? E mais ainda. Que através desse telefone móvel, seria possível bater foto, pedir comida, realizar compras das mais variadas, trabalhar, agendar seus compromissos (…)

Todo empreendedor é um Professor Pardal do seu ramo. Eles inventam e reinventam os serviços e produtos para resolver todo o tipo de problema. Muitas vezes são vistos com desconfiança. Mas a verdade é que sem essas grandes ideias, não teríamos caminhado muito, em direção à evolução. Mas não pense que tudo já foi feito.

Saber o que é empreendedorismo, é saber que tudo pode ser feito de uma maneira diferente. Sempre existe um diferencial que vai destacar seu negócio. Encontre o seu.

O mercado atual

Se está lendo sobre o que é empreendedorismo, vai encontrar todo tipo de material. A maioria deles, mostrando as diversas possibilidades que existem. São muitas ideias sobre empreender. Desde aulas em casa até negócios digitais. Tudo vai depender de quem é a sua persona. Mas como um garimpeiro que procura pelo ouro, é preciso saber encontrar o conteúdo ideal.

Na tentativa de atrair um grande tráfego, as pessoas escrevem sobre tudo. E como a internet é um território livre, é possível encontrar os conteúdos dos mais absurdos. É possível, por exemplo, encontrar pessoas que defendem que o marketing digital está saturado. Será mesmo que é possível que essa modalidade esteja dando adeus?

Obviamente toda pessoa que busca o que é empreendedorismo, não quer apostar em algo que vai à bancarrota. Se por algum motivo, você está com medo de investir no marketing digital – com medo de que ele esteja dando adeus aos seus dias de glória – assiste a esse vídeo do Fagner. Aliás, mais que isso, se inscreve lá no canal do Fagner, no YouTube.

Convencido sobre as infindáveis possibilidades de ganhar dinheiro? Então chega de dar desculpas para você mesmo. É hora de inovar. É hora de começar a colocar em prática, os sonhos. Afinal, o que é empreendedorismo senão a oportunidade de levar a vida do jeito que melhor atenda às suas necessidades? Nunca esqueça de que você não está sozinho.

Qualquer serviço ou produto que existe, pode sim ser trabalhado com algum diferencial. E é justamente esse diferencial que vai fazer com que sua empresa cresça. E nem estamos falando sobre um diferencial absurdo, único, inovador. Claro que esse também é bom, mas, muitas vezes, apenas um atendimento personalizado pode fazer toda a diferença nas vendas.

Conclusão

Agora que você entendeu o que é empreendedorismo, não tem mais desculpas para ficar estagnado. Ainda que ninguém mais acredite no que está oferecendo, não perca seu norte. Ninguém mais precisa acreditar, senão você mesmo. Lute, não tenha mesmo dos obstáculos, mantenha a força de vontade e visualize horizontes incríveis.

Imagine como seria sua vida se tivesse mais liberdade. Se pudesse planejar viagens incríveis. Se pudesse trabalhar com algo que realmente lhe dê prazer. Agora imagine tudo isso junto. Acha impossível? Pois saiba que o Fagner também tem essa aula para você. Baixe gratuitamente, agora mesmo, o ebook “Como ganhar dinheiro enquanto viaja pelo mundo”.

Se livre de tudo aquilo que acreditou até hoje. Descubra que, muitas vezes, somos movidos como marionetes amarradas a alguns. Livre-se da ideia de servir, sem ter a oportunidade de viver. Afinal, lá na frente, ninguém vai sentir falta das reuniões ou memorando, e sim das lições da vida que acumulou.

É passada a hora de conquistar o seu espaço. É passada a hora de alguém te mostrar que sim, você pode. Acredite em você. Nós acreditamos!