Você já parou para analisar como anda o cumprimento de suas tarefas? E como está cada vez mais difícil cumpri-las? E, o pior, como anda quase impossível conciliar suas demandas com o seu tempo de lazer? Se já, você já parou para pensar como o estabelecimento de metas pode te ajudar nesses casos?

Pois é! Estabelecer metas é algo cada vez mais essencial e necessário no nosso dia a dia. Graças a elas, nós conseguimos nos manter focados, a chance de procrastinarmos diminui e muito e os nossos resultados aumentam de forma substancial. Mas é claro que tudo tem um porém, e nesse caso não seria diferente.

Estabeleça uma meta SMART e veja a sua vida decolar

Apesar parecer ser bem tranquila a criação de metas, saiba que não é. Aliás, criar até pode ser, o problema é criá-las dentro da nossa realidade, sem que elas acabem se tornando o nosso verdadeiro inimigo. Afinal, é muito fácil estabelecer metas impossíveis de serem alcançadas e, com isso, acabar se desmotivando. Por isso, entenda mais o que é a Meta SMART e como ela pode te auxiliar nessa questão.

O que é meta SMART?

Ao começar a estabelecer metas, é importante conhecer a meta SMART, antes que você caia em si que, na prática do cumprimento, a realidade é outra. Ela, no caso, nada mais é do que é uma ferramenta que auxilia na definição de metas, não importando se estas servirão para uma determinada pessoa ou para uma empresa.

O importante é entender que a meta SMART é uma ferramenta de Coaching que simplesmente auxilia alguém ou uma empresa a estabelecer suas metas. Desse modo, fica muito mais improvável que você vá, como diz o ditado popular, colocar o carro na frente dos bois e, depois, ficar decepcionado porque não conseguiu atingir o que tinha em mente.

A meta SMART vai lhe auxiliar estabelecer suas metas de maneira eficiente e eficaz.

Ao definir metas as pessoas precisam entender que elas devem ser extremamente diretas, não deixando espaço para suposições ou dúvidas. “Como assim, Priscila?!” Calma, vamos te dar um exemplo! Quantas vezes você fez uma promessa no fim de ano do tipo: “ano que vem, vou emagrecer” ou “ano que vem, vou cuidar mais da minha saúde”? Várias, né? E quantas vezes você realmente a cumpriu? Poucas, não é mesmo?

Não fique decepcionado consigo mesmo se for essa a sua realidade! Eu te conto o porquê disso ter acontecido: elas são extremamente vagas e é muito fácil ficar desmotivado assim. Percebe que você não tem nada tangível, do tipo vou perder 5 kg ou vou visitar o cardiologista, ginecologista e afins?! Então, é exatamente sobre isso que estamos falando quando citamos para não deixar espaço para suposições ou dúvidas.

É bem nesse vazio de informações que entra a ferramenta da meta SMART. Ela irá lhe auxiliar no entendimento de fato sobre o que significa uma meta. Para que você consiga entender melhor o seu mecanismo, vamos te explicar o que significa cada letra da palavra SMART. Vamos nessa?

A meta SMART te ajuda a não deixar espaço para suposições ou dúvidas

Mas antes, é claro, não poderíamos deixar de listar alguns posts nossos que irão te ajudar e muito nesse processo de construção de metas e objetivos, não é mesmo? Você vai perceber quanta informação bacana nós temos! Olhe só:

Significado da meta SMART

Como já dissemos acima, cada letra da palavra SMART tem o seu significado. São elas: (Específico), (Mensurável), (Atingível), (Relevante) e T (Temporal). Mas antes que você se pergunte qual a razão desses conceitos, nós já te adiantamos: é por meio deles que você irá construir a sua ferramenta meta SMART. Então, bora entender mais o significado de cada um?!

S (Específico)

O primeiro elemento para a construção de uma boa meta é considerar que ela deve ser específica. Não deixe espaço para suposições ou dúvidas, fuja de más interpretações e especifique o máximo possível a sua meta. Foquemos no exemplo dos quilos para você entender melhor.

O primeiro elemento da meta SMART é ser específico

No ano novo, você fez várias promessas e, dentre elas, está lá: perder algumas medidas. Pronto, especificar é simples assim! Viu só como o fato de deixar a sua meta bem específica, sem margem para interpretação, como perder quilos, já vai te ajudar e muito a não perdê-la de vista?

M (Mensurável)

Dando continuidade ao exemplo acima… Sua meta está bastante específica: perder quilos ao longo do ano. Mas, beleza, quanto você quer perder?! Há uma diferença gigante entre 1 kg ou 10. Por isso mesmo, você precisa mensurar isso para continuar de olho no seu objetivo principal, sem desmotivar e nem perder o foco.

Tenha em mente: o que não pode ser medido não pode ser gerenciado. Nesse nosso caso, não pode ser atingido, não é mesmo?! Portanto, depois de especificar nossa meta devemos ser capazes de mensurá-la.

A (Atingível)

Aqui é um ponto crucial na meta SMART. Até então, especificar uma meta e deixá-la mensurável é algo que é, razoavelmente, automático na hora da sua definição. No entanto, a linha em torná-la algo atingível ou não é o que realmente pode fazer a diferença. Apostar muito alto trará efeitos devastadores, pois ficará desmotivado em correr atrás de batera sua meta, já que lhe aparecerá impossível.

Uma das partes mais importantes da meta SMART é sobre o fato de seus objetivos serem atingíveis ou não

Não se deixe levar pela emoção de fazer muito. Coloque os pés no chão e analise friamente a sua situação. Se, por exemplo, você precisa perder 10 kg, não coloque jamais essa meta para ser superada em duas semanas porque você simplesmente não irá conseguir sem comprometer sua saúde. Então, já sabe, né?! Bom senso sempre!

R (Relevante)

Uma meta, para ser relevante, deve impactar diretamente em você, nas suas tarefas, no seu trabalho e afins. É importante que você consiga provar facilmente que ela trouxe algum tipo de resultado. Que continuemos ainda o nosso exemplo: perder os seus quilos pode te fazer entrar naquela roupa que você tanto amava e estava parada no seu guarda-roupa. De um modo ou de outro, ter a meta foi relevante para esse resultado.

T (Temporal)

Esse aspecto está intrinsecamente ligado com o fato de ser atingível ou não. O importante aqui é ter em mente que meta precisa de começo, meio e fim. Ou seja, ela precisa de um prazo! Claro, vamos novamente bater nessa tecla: tenha bom senso na hora de estabelecer o tempo para o seu cumprimento para que a meta seja algo possível de ser conquistada.

Tenha sucesso em seus planos com a meta SMART

Bem, é basicamente isso! Claro que a meta SMART é uma ferramenta poderosíssima e que merece ser usada em planos muito mais importantes e maiores do que um simples regime. Tomamos isso como exemplo porque fica muito mais claro para todos entenderem de forma lúdica a maneira como ela funciona. Portanto, não se deixe enganar e aposte já na meta SMART. Você, com certeza, vai ver sua vida decolar!

Agora queremos saber de você… Você acha que a meta smart é fundamental para alcançar suas metas? Será que essa técnica poderá te ajudar de alguma forma? O que você nos diz? Estamos aguardando seu comentário… Até mais!!!