5 (100%) 2 votes

O desânimo é uma sensação que todo mundo lida em algum momento da vida por isso é importante aprender como manter a motivação no ambiente de trabalho.  Pode ocorrer ainda fases de desmotivação e motivação no trabalho é totalmente normal. No entanto, é preciso buscar alternativas para manter a motivação no ambiente de trabalho, para evitar esses períodos de desinteresse.

Faz parte da experiência humana passar por momentos de desmotivação na vida e no trabalho. Mas como sabemos que este período não vai durar para sempre. Existe formas de aprender com essa experiência e sair desta fase com uma mentalidade mais fortalecida.

Manter a motivação no ambiente de trabalho
Manter a motivação no ambiente de trabalho

Compreender o momento que você está passando, e procurar entender os motivos que te levaram a este estado, é um excelente exercício de autoconhecimento e de entendimento sobre o que te desanima em relação ao trabalho.

Identificar a causa da falta de motivação é o cenário ideal para ter mais segurança e sair deste estado. Porém, apontar a razão que te levou a este momento de desânimo não é tão simples.  Geralmente é necessário a ajuda de um profissional.

No entanto, neste artigo você encontrará dicas de como manter a motivação no ambiente de trabalho. Vai aprender que atitudes simples podem te ajudar a reverter esta situação individualmente.

Afinal, a motivação no trabalho é um elemento que ajuda a melhorar seu desempenho.  Auxilia e te leva a trabalhar de maneira mais inteligente, concluindo assim, suas tarefas com mais eficiência.

Seu melhor desempenho impacta positivamente na empresa e também no seu crescimento como profissional. Ou seja, é um ciclo que se sustenta e te mantem motivado por mais tempo.

Por isso, entender como manter a motivação no ambiente de trabalho ajuda a minimizar a quantidade de tempo que você permanece em estado de desanimo. E se te conforta, você não está passando por este momento de descontentamento no trabalho sozinho.

Desmotivação no trabalho

Em 2013 um estudo realizado pela Gallup, revelou que apenas 13% da força de trabalho estava ativamente envolvida em seu trabalho. Isso representa um em cada oito funcionários engajados e motivados no trabalho, em todo o mundo.

Já em 2017 o resultado da análise da Gallup é de que a porcentagem de adultos que trabalham em período integral para um empregador e estão altamente envolvidos e entusiasmados com seu trabalho e local de trabalho é de 15%.

"<yoastmark

Esses dados demonstram o potencial da insatisfação no trabalho do mundo todo. Vem se tornando necessário buscar recursos de como manter a motivação no ambiente de trabalho. O desgosto na ocupação que exerce representa ainda um desperdício do seu potencial.

A desmotivação no trabalho resulta em sentimentos negativos e infelizes sobre a função que exerce ou pelo próprio ambiente de trabalho. E são muitos os fatores que podem resultar em insatisfação no trabalho.

Em algumas empresas são realizadas ações motivacionais com os trabalhadores. No entanto, muitas ainda deixam a desejar neste quesito. E os motivos que promovem a desmotivação dos funcionários costumam ser as mesmas em todas as organizações.

Alguns deles são más condições de trabalho, excesso de trabalho, baixos níveis de pagamento, nenhuma projeção de promoção ou progressão na carreira e falta de reconhecimento. Aliás, a falta de reconhecimento é uma das maiores causas de insatisfação no trabalho.

A falta de reconhecimento também pode provocar um grande estresse com o trabalho. Já que, o indivíduo se sente desgastado por dar tudo de si e receber muito pouco em troca. Principalmente porque as pessoas buscam se satisfazer pessoalmente exercendo a sua profissão.

Portanto, quando não são reconhecidas, além da desmotivação no trabalho, a insatisfação pode se transformar em uma frustração pessoal.

Como manter a motivação no ambiente de trabalho

Você não pode ser movido pelas ações dos outros. A frustração acontece quando se espera muito do outro, e isso não pode ocorrer. É preciso conhecer alternativas de como manter a motivação no ambiente de trabalho para preservar a produtividade e evitar insatisfações.

Por isso, antes de saber o que fazer para se sentir motivado é preciso definir porque você precisa de motivação. Qual o seu objetivo, para o que você vai ficar motivado. Se você não tem um motivo importante para estar motivado, dificilmente você conseguirá permanecer animado.

Todo objetivo deve ser SMART

S – Específico

M – Mensurável

A – Atingível

R – Relevante

T – Temporal

Encontre a razão do seu trabalho, o que te motivou a estar neste cargo, e que não te preenche mais. Se seu objetivo é manter a empolgação no trabalho, mesmo com as atividades corriqueiras, comece a definir pequenas metas todos os dias.

A motivação no ambiente de trabalho é necessária para passar por situações difíceis e ligeiramente fora do nosso alcance. E é fundamental para resignificar atividades monótonas, mas que têm importância para a empresa e para você.

Depois de definir seu objetivo, o próximo passo é dividi-lo em subtarefas. Assim você acompanhará a evolução do seu trabalho. Imagine que seu objetivo é entregar um relatório. As pautas do relatório são subtarefas. Lembre-se dos benefícios que você terá ao fazer o seu trabalho. Concentre-se nas coisas que importam.

Além de definir o porquê da motivação no ambiente de trabalho, há ainda, outras alternativas.  Depende apenas de você para serem colocadas em prática com o propósito de como manter a motivação no ambiente de trabalho.

1 – Seu trabalho não é difícil

Não faça seu trabalho parecer árduo e cansativo. Independente da função que você exerce, pense no seu trabalho como uma ferramenta que vai te transformar em um profissional ainda melhor.

O que você será no futuro é uma consequência do que você está vivendo agora, por isso, olhe com positividade sua atual função. Pense no quanto este trabalho duro fará com que você se orgulhe de ter feito.

O futuro é uma consequência do que você está vivendo agora
O futuro é uma consequência do que você está vivendo agora

Faça o difícil parecer fácil, pense nesse projeto como uma parte do quebra-cabeça que está ajudando você ao longo de sua carreira. Esta mensagem de motivação no trabalho pode te ajudar a obter a energia necessária para fazê-lo.

2 – Se importe com o que é importante

Pare de se importar com as coisas que não importam. Fazer coisas que não significam nada, pode parecer simples, mas gasta energia mental. Olhe para a sua lista de tarefas e identifique as atividades não importa e mantenha apenas o necessário. Se isso, não for possível, priorize então as atividades mais importantes.

Desta maneira, você ficará mais consistentemente motivado se estiver trabalhando em atividades que sejam inerentemente significativas ou façam parte de uma missão maior.

A vida é curta
A vida é curta

Olhe com muito cuidado para sua rotina e corte tudo o que for realmente desmotivador e desnecessário. Nem sempre é melhor terminar o que você começou. Observe se existe um motivo, se você não consegue nem lembrar a razão pela qual você começou, talvez não seja sua prioridade.

3 – Pensou? Faça

Muitos afazeres de trabalho que devem ser feitos ficam sendo empurrados com a barriga. Da próxima vez que você pensar em uma atividade pendente, que está procrastinado, comece a fazer imediatamente.

Depois que você tomar uma decisão, faça em 5 segundos. Não tome um segundo a mais que isso. Você precisa fazer um relatório?  Faça.

Da mesma forma, quando você quer fazer algo que vai machucá-lo física, mental ou emocionalmente, seu cérebro pára, dá um passo para trás e, eventualmente, fala com você sobre isso.

Por isso, não dê a sua mente o tempo para falar com você sobre isso. Sempre que queremos fazer algo novo e arriscado, nossa mente hesita.

O cérebro humano está preparado para nos proteger dos perigos. Você olha para uma substância quente, toca nela e seu corpo rapidamente afasta a mão. É a ação reflexa que nos ajuda a sobreviver, mantendo-nos afastados de várias situações que ameaçam a vida.

O mesmo acontece com uma tarefa chata, cansativa, que não estamos empolgados para concluir. Você não pode esperar pela motivação. Você tem que fazer.

4 – Reconheça as vitórias

Comemore vitórias, até as pequenas. Comece reconhecendo todo o bem que você está fazendo. Quantas vezes você se repreende por fazer algo pequeno que não era perfeito? Com que frequência você acha que as coisas boas são simplesmente com deveria ser?

Todos os pequenos feitos precisam de comemoração. Você precisa de mais vitórias em sua vida. E quanto mais vitórias, maior o ânimo, mais encorajamento e maior as chances de manter a motivação no ambiente de trabalho.

Comemore as vitórias
Comemore as vitórias

Mas se você está constantemente esperando por uma recompensa a longo prazo, você se esquece de quão cruciais são todas as pequenas vitórias. E pode ser difícil permanecer motivado e dominar as coisas, se não houver recompensa à vista.

Por isso, mime-se com pequenas coisas e não subestime o quanto pode ser gratificante reconhecer pequenos avanços

5 – Leia diariamente

Reserve um período no seu dia para se dedicar a leitura. Comece com 20 minutos e faça isso um hábito. Desenvolva em sua mente a crença de que a leitura é o caminho mais rápido para o sucesso.

Este pensamento de motivação tornará a leitura fácil e extremamente divertida e recompensadora. Se você for motivado pelo sucesso, lembre-se que as pessoas bem-sucedidas do mundo atribuem o sucesso à leitura de muitos livros.

Leia sempre!
Leia sempre!

Por mais que pareça contraditório indicar a leitura, ao invés de trabalho duro, como alternativa para se sentir mais motivado, às vezes, é necessário fazer algo aparentemente não relacionado para lidar com a tarefa em mãos.

Desenvolver o hábito diário de leitura provavelmente terá um impacto duradouro em seus processos de pensamento, inspirando você em todas as áreas de sua vida.

6 – Faça o que te inspira

O ambiente de trabalho nem sempre é inspirador, ao contrário, muitas vezes é um ambiente estressante, com pessoas desanimadas, ansiosas e estressadas. E todos estes elementos contribuem para que você também fique desmotivado.

Por isso, ler diferentes mensagens de motivação no trabalho diariamente ou colocar sobre a mesa, na tela principal do computador ou até mesmo no celular frases de trabalho motivação são alternativas para elevar a motivação.

Sabe o que acontece quando assistimos a um vídeo motivacional ou ouvimos mensagem de motivação no trabalho? Nós nos motivamos.

Quando há motivação, existe ação. Mas quando algo não sai como esperado, ou depois de alguns fracassos, sua mente alcança um estágio de desanimo. E para que isso não aconteça, é preciso exercitar diariamente a busca por motivação.

7 – Qual o seu propósito

Uma importante alternativa de como manter a motivação no ambiente de trabalho é identificar qual o seu propósito no trabalho. Algumas pessoas estão continuamente buscando um nível mais alto no trabalho,  outras querem ser reconhecidas por serem influentes e outras ainda querem relacionamentos harmoniosos com os colegas.

Não importa qual seja seu propósito, mas você precisa de um. Pois, a motivação é a energia e o impulso para agir. Estar motivado, significa que você está com a energia para fazer o que quer que seja.

Mantenha o Foco
Mantenha o Foco

A motivação em si não é uma emoção, mas é o propósito de todas as emoções.  O que isso significa? Significa que todas as emoções servem para nos motivar a realizar algum tipo de ação. Todas as emoções nos dão energia para que possamos agir e a vontade de agir é motivação.

A motivação é necessária para que aconteça a ação.  Consequentemente a ação só será efetiva se houver uma necessidade ou propósito. Por isso, tenha um objetivo claro e alcançável. Afinal, é ele o motivo da necessidade de motivação.

Lembre-se sempre…

A desmotivação geralmente ocorre quando nossas expectativas, o que achamos que deve acontecer, não se alinha com a realidade, o que realmente acontece. Em muitos casos, nossas expectativas são irrealistas, e isso geralmente tem a ver com quanto tempo achamos que as coisas devem acontecer.

Se tivermos uma visão mais longa e não criar tantas expectativas, isso pode realmente ajudar a diminuir o desânimo. A realidade é que a maioria das coisas que valem a pena requerem muito esforço e tempo para se concretizarem.

Por isso, é preciso criar hábitos em nossa rotina que nos motive a alcançar nosso propósito. Em vista disso, saber o que te motiva é essencial, já que a motivação consistente e duradoura deve ser construída.

Para estar motivado você precisa investir nisso. Você tem que lutar por isso, e desenvolver a cada dia.