O conceito de resiliência de acordo com o originário da física é a capacidade de se superar e se adaptar em diversas situações de risco e dificuldade. Muitas pessoas sabem que quando colocadas a prova não podem deixar suas emoções tomarem conta.

Quando isso acontece, é bom procurar saídas, como: ir ao banheiro lavar o rosto ou respirar fundo. Esses dois exemplos citados é considerado atitudes relacionadas a resiliência. É interessante que você saiba a importância da resiliência no ambiente de trabalho, é fundamental para crescimento profissional.

A importância da resiliência no ambiente de trabalho deve ser de conhecimento de todos
As empresas buscam por profissionais que saibam lidar sobre pressão e resolver problemas

Todo mundo passa por momentos complicados, seja por algum trauma, desafios e até mesmo perdas. Se você já passou por situações assim e conseguiu se recuperar e até mesmo aprender com essas experiências, mesmo que não tão boas, você pode começar a se considerar uma pessoa resiliente.

Quando se fala em resiliência não pode esquecer que também é essencial no ambiente de trabalho. As empresas, em sua maioria, preferem contratar pessoas que saibam trabalhar sobre pressão, que seja flexível e saiba resolver problemas e não criá-los. Isso mostra a importância da resiliência no ambiente de trabalho.

Importância da Resiliência no Ambiente de Trabalho

O objetivo de contratar um funcionário resiliente é saber que ele é capaz de superar obstáculos e consegue resolver todos os tipos de problemas. Essas características acabam abrindo oportunidades dentro da empresa, mas se não demonstrar ser uma pessoa resiliente, pode acabar ficando para trás. E não conseguir conquistar nada na profissão, pode causar frustrações e desânimos.

Toda empresa procurar alguém que possa solucionar problemas
Seja um solucionador de problemas e não um causador

Não é difícil explicar porque isso acontece. Você deve pensar que uma pessoa resiliente consegue ser cobrado muito mais e receber vários “não”.  Quem tem característica resiliente vai justamente buscar o “sim”, por isso não desanime e corre sempre atrás.

Pode ter certeza que no momento em que  o país vive por falta de emprego, essa é uma atitude muito bem vista em qualquer empresa. Lembre-se sempre sobre a importância da resiliência no ambiente de trabalho e desenvolva uma excelente carreira profissional.

1- Aprenda a lidar com suas emoções

Desenvolver inteligência emocional é essencial em qualquer ambiente, principalmente quando se fala de ambiente de trabalho.

É importante que saiba lidar com suas emoções e também das outras pessoas. Expressar as emoções não é ruim, mas é preciso saber equilibrar determinadas atitudes para enfrentar tudo de forma lúcida. Quando se fala nas emoções de terceiros é dizer que saber lidar com os sentimentos dos outros faz com que crie bons relacionamentos.

2- Retire a palavra “problema” do seu vocabulário

Você deve saber resolver os problemas e não criá-los. É preciso enfrentar as dificuldades e criar oportunidades, até porque a expressão “por trás de todo problema existe uma oportunidade” é a mais pura verdade. A melhor forma de conseguir tirar de vez a palavra “problema” de uma vez por todas do seu vocabulário, é começar a pensar em coisas positivas.

Muitas pessoas não levam a sério, mas pensar só no negativo só vai atrair coisas ruins para você e, consequentemente, vai trazer problemas que terá que resolver. Então a dica é que comece a enxergar as possibilidades em torno de cada situação que aparecer.

3- Autoconfiança é a chave

Antes de encarar qualquer desafio você deve confiar em si mesmo. É preciso conhecer suas habilidades e talentos e saber como utilizar isso ao seu favor. Você precisa acreditar e ser autoconfiante que é capaz de enfrentar qualquer desafio e superar os problemas que aparecerem.

É muito importante que acredite em si mesma e em sua capacidade
Acredite nas suas habilidades e competências

Antes de descobrir mais sobre a importância da resiliência no ambiente de trabalho, dê uma olhada nestes links. Eles com certeza irão ajudar a você no crescimento profissional:

1- 7 passos para mudar de carreira profissional

2- 6 meios para superar a baixa produtividade no trabalho

3- Descubra dicas de desenvolvimento profissional

4- Reflita sobre tudo o que está acontecendo

É preciso refletir sobre tudo o que acontece ao seu redor e que possa influenciar o seu trabalho, por exemplo. Dentro de um ambiente corporativo é muito comum que aconteça muitas coisas ao mesmo tempo, seja algo positivo ou negativo. É importante que saiba separar cada situação e trazer soluções para cada dificuldade.

Resolver os problemas um de cada vez permite que entregue o melhor resultado
Reflita sobre tudo o que acontece ao seu redor, mas resolva cada um de uma vez

Mesmo que apareça vários problemas de uma única vez, o que é muito normal, é importante que saiba separar cada um deles e resolvê-los também separadamente. Isso acontece para que você encontre soluções bem eficazes para cada um dos problemas.

5- Seja bem-humorado

É normal enfrentar problemas no ambiente de trabalho, mas uma das características de uma pessoa resiliente é saber enfrentá-los com bom humor. Isso transforma o ambiente muito mais leve e mais fácil de lidar com determinadas situações. Mas é bom saber dosar e ter bom senso quando se trata do humor, para não correr o risco de se tornar inconveniente.

6- Seja sempre uma pessoa sociável

É muito importante que tente manter um ambiente agradável onde estiver. Você consegue manter esse tipo de ambiente criando bons relacionamentos saudáveis e também formando vínculos saudáveis com as pessoas. Isso deve acontecer em qualquer ambiente, mas no ambiente de trabalho uma boa relação é essencial.

Uma das dicas para desenvolver resiliência no trabalho é manter um bom relacionamento no trabalho
Crie um bom relacionamento no ambiente de trabalho, isso é essencial

Criando esses vínculos, você consegue superar as adversidades do dia a dia e ainda aprende muito mais com as outras pessoas. Lembre-se que é muito importante entender que você pode aprender com todo mundo, essa é uma experiência que não tem preço.

7- Seja flexível

Lembre-se que nada na vida é eterno e que muitas vezes é preciso realizar mudanças. Isso não é diferente no ambiente do trabalho.

Todas as coisas estão sempre em movimento, e se você resistir a essas mudanças não conseguirá se adaptar a nada que aconteça de novo em sua vida. Uma das coisas que essa falta de flexibilidade pode causar é a perda de oportunidades profissionais.

Dicas para melhorar sua resiliência no ambiente de trabalho

As empresas exigem que os funcionários estejam disponíveis e preparados para todas as dificuldades que podem surgir. Para ser valorizado dentro do ambiente trabalho é preciso enfrentar todos os desafios que surgirem. Conheças algumas dicas para desenvolver a resiliência no ambiente de trabalho:

1- Procure entender o tamanho do problema

2- Saiba separar a pessoa que é das coisas que faz

3- Procure sempre desenvolver bons relacionamentos no ambiente de trabalho

4- Procure sempre por soluções

5- Saiba lidar com suas emoções e com os sentimentos dos outros

6- Seja sempre criativo e inovador

7- Saiba valorizar suas qualidades e competências

8- Procure resolver algo antes que estoure o problema

9- Não seja alimentador de problemas, mas sim de soluções

10- Tente, sempre que possível, participar dos melhores momentos da empresa

!!Dica EXTRA: Já te contei sobre o Caio Ferreira?

Ele conseguiu criar um método de você ter um e-commerce mesmo sem ter estoque em 2009. Hoje, além de vender centenas de milhares de reais na sua loja virtual, ele ainda ensina como outras pessoas podem fazer isso.

O Caio está com uma aula online gratuita que ensina "Como Criar Sua Loja Online do ZERO Sem Precisar Ter Estoque de Mercadorias". Espero que ele não tire do ar antes de você assistir.