Descubra a melhor estratégia de marketing digital para sua empresa
Vote neste post

Em um contexto virtual de intensas modificações, obter sucesso nos negócios tende a depender consideravelmente do que você realiza ou deixar de realizar com relação a uma estratégia de marketing digital para seu nicho.

Desde o SEO até a produção de marketing de conteúdo e o acompanhamento online, pode ser quase impossível verificar o ponto ideal para iniciar e, ainda mais relevante, saber qual será a influência no seu empreendimento.

estrategia de marketing digital
Antes de definir sua estratégia na internet, é preciso entender as etapas que definem o marketing digital e a importância dele para seu negócio

Há exemplos bem sucedidos de estratégias de marketing digital para micro, pequenas, médias e grandes organização e, sem sombra de dúvida, você vai precisar de uma. Isso é, se você sabe do que isso tudo se trata! Vamos tirar essa dúvida agora?

O que é uma estratégia de marketing digital?

Primeiramente, marketing digital o que é? Simplesmente, são ações voltadas a comunicação que as empresas e os estabelecimentos comerciais podem empregar pela internet, telefonia e outros meios digitais com o propósito de anunciar e vender os seus produtos e/ou serviços, atraindo novos consumidores e ampliando a sua rede de relacionamento.

A partir daí, o conceito de estratégia de marketing digital pode até soar intimidante, só que elaborá-la tende a ser mais simples do que você imagina. Em suma, é um plano de ação para atingir uma ou várias metas propostas.

Por exemplo, o seu intuito pode ser obter 40% a mais de visitas do que no semestre passado na sua loja virtual. Assim, a sua estratégia é um conjunto de medidas que vão auxiliar a atingir os patamares desejados utilizando o marketing virtual.

Agora, dependendo do porte de sua companhia, a sua estratégia de marketing digital pode englobar inúmeros intuitos e uma série de mecanismos. Só que refletir sobre esse plano de maneira simples e sem medo, é importante para você se concentre na execução de todas as etapas.

Apesar disto, o começo sempre é a parte mais complicada. Mas, calma! Tudo vai se moldando com o passar do tempo. Acredite no potencial do seu empreendedor!

O que é uma Campanha de Marketing Digital?

Hoje em dia, é comum embaralhar o seu plano de negócio com a sua campanha de publicação online. No entanto, esses dois elementos são diferentes, pois a estratégia digital é a série de medidas que você adota para chegar até o intuito geral de marketing.

A campanha de publicidade virtual, por sua vez, se refere ao que é feito dentro de sua estratégia a fim de lhe conduzir para alcançar essa meta. Não ficou tão claro? Vamos lá!

Você pode realizar uma campanha a partir do compartilhamento dos seus melhores materiais nas redes sociais, a fim de render mais engajamento social por estas mídias. Essa campanha faz parte de sua estratégia.

É indispensável perceber que, embora a campanha seja efetuada ao longo de meses e anos, ela não se constitui como uma estratégia – ainda é um modo que se une a outras iniciativas para compor a sua estratégia.

Como abrir uma empresa e ser um bom empreendedor?

Como estruturar uma estratégia digital ideal ao seu empreendimento?

Agora que você compreendeu tanto a definição de marketing digital quando a relevância de ter uma estratégia bem estabelecida para o sucesso da sua organização, vamos nos concentrar em como estruturá-la de acordo com a sua necessidade.

1 – Elabore as personas dos seus clientes

Para qualquer estratégia de marketing online ou offline, você necessita descobrir para quem está anunciando. As estratégias de marketing digitais perfeitas são construídas em torno das personas dos seus consumidores e, para isso, você deve elaborá-las.

Isso porque essas personas correspondem ao seu público-alvo e podem ser levantadas ao pesquisar, mensurar e entrevistar a audiência de sua companhia. É essencial salientar que esses dados precisam ter base em informações reais e precisas sempre que for possível.

Afinal, ficar supondo a respeito do comportamento da sua clientela pode comprometer seriamente as suas ações de publicidade, desperdiçando tempo, dinheiro e esforços na direção errada.

Para contar com uma percepção detalhada desta persona, o seu levantamento precisa contar com uma grande diversidade de consumidores, possíveis consumidores e usuários fora do seu banco de dados que tem a ver com o público que se deseja atingir.

Porém, que tipo de dados você precisa juntar para fazer a persona do seu cliente visando traçar uma estratégia de marketing digital eficaz? Tudo depende dos seus negócios ou se os seus produtos são de alto ou baixo curto.

Pesquisa Quantitativa ou Demográfica

Caso você nunca tenha feito nada parecido antes, confira alguns pontos iniciais para elaborar a sua lista e que podem ser adaptados dependendo do seu campo de atuação.

Localização

Dá para utilizar ferramentas de análise, como o Google Analytics, para descobrir rapidamente de onde são os seus visitantes e/ou clientes.

Faixa etária

Ao descobrir a idade, você pode utilizar essa informação para saber mais tendências sobre o estilo de vida de sua clientela e até a linguagem correta para suas redes sociais.

Renda

Esse é um item que cai muito bem para entrevistas pessoais, pois nem todo mundo gosta de divulgar esse tipo de coisa virtualmente.

Profissão

Este é um dado que você terá avaliando a sua base de clientes fidelizados.

Informação Qualitativa

Metas

Levando em consideração o problema que seu produto ou serviço tende a solucionar, provavelmente, você terá uma noção das metas de sua persona. Só que é recomenda checar e não ficar somente com possibilidades. Tire as dúvidas com clientes, possíveis consumidores e vendedores.

Necessidades

De novo, é essencial tratar com o seu público-alvo e os profissionais que realizam esse contato direto para adquirir a percepção correta das dificuldades cotidianas encaradas pela sua audiência.

Interesses

Fale com a maior quantidade de pessoas possível que se encaixa no seu mercado-alvo. Esses detalhes podem fazer toda a diferença, uma vez que auxiliam no desenvolvimento de conteúdo e parcerias assertivas.

Prioridades

Mantenha uma relação próxima a sua clientela para diagnosticar o que é indispensável com relação a sua empresa.

Por exemplo, se o seu empreendimento é da área de informática ou tecnologia da informação (TI), conferir que o seu público prefere um suporte ao cliente ágil e esclarecedor ao invés de preços baixos pode representar um diferencial competitivo.

2 – Identifique seus objetivos e as ferramentas de marketing digital necessárias

Como um empreendedor, as suas metas precisam estar vinculadas aos objetivos essenciais do seu empreendimento. Por exemplo, se o intuito da companhia é fazer com que o faturamento online aumente em 20%, este pode ser gerar 50% mais de visitas no site para aumentar sua audiência.

Independente do seu objetivo geral, você carece saber calculá-lo e, sobretudo, ter a capacidade de mensurar isso com as ferramentas adequadas presentes na sua estratégia de marketing digital.

A forma como você mensura o alcance de sua estratégia será diferenciada para cada empreendimento e varia conforme os seus objetivos, só que é essencial assegurar que você conseguirá medir, uma vez que serão esses dados que vão lhe auxiliar a adequar a sua estratégia a longo prazo.

Como atrair mais clientes passo a passo de forma simples?

3 – Avalie seus canais existentes de marketing digital e seus recursos

Quando estiver analisando os meios para efetuar a sua campanha de marketing ou as ferramentas a serem envolvidas, é fundamental avaliar o plano geral para impedir qualquer tipo de sobrecarga. A mídia própria e paga são úteis para nivelar os veículos, os canais e o orçamento em questão.

Mídia Própria

Dentro da estratégia de marketing digital, a mídia própria se trata dos seus recursos. Como assim? O site de seu empreendimento, contas nas redes sociais, plataforma de conteúdo, banco de imagens, fóruns de debate e qualquer outro ambiente virtual que você controla.

Mídia Conquistada

Basicamente, esse tipo tem a ver com o que você já obteve no bom e velho boca a boca. Seja material que você disseminou em outros sites, campanhas de divulgação ou ainda uma experiência satisfatória que você oportunizou aos seus clientes.

A mídia conquistada é o que você ganha por desempenhar bem o seu papel. Você pode ter esse espaço também ao aparecer nos veículos de imprensa locais e estaduais, avaliações positivas, outros usuários que se sentem motivados a compartilhar suas postagens nas mídias sociais, entre outros.

Mídia Paga

Este conceito é bastante sugestivo, não é? Equivale a qualquer canal que você desempenhou uma quantidade para chamar a atenção do seu público-alvo. Isso abrange ferramentas como posts pagos nas redes sociais, postagens patrocinadas, Google AdWords e qualquer outra forma de ter mais visibilidade.

analytics
Para ter sucesso com sua estratégia de marketing digital, é essencial analisar de onde vem a sua audiência

A partir daí, você deve reunir tudo o que possuir de cada veículo ou modalidade de mídia em um único relatório para ter noção de todo o seu espaço. A sua estratégia de marketing digital precisa unificar recursos destas três formas de mídia, visando a atuação em conjunto para chegar a sua meta.

E, agora que você já tem ideia de tudo que está utilizado, pode começar a avaliação das suas ferramentas, pensar a respeito do que traz mais retorno e avaliar o que pode ser mantido e/ou cortado para otimizar os seus investimentos.

4 – Reúna tudo

Você realizou o planejamento e o levantamento e, a partir de agora, conta com uma visão global de tudo o que pode integrar a sua estratégia de marketing digital.

Você já tem:

  • Perfil da persona do seu público-alvo,
  • Objetivos específicos para o marketing,
  • Relatório revisado e atualizado de suas mídias (própria, conquistada e paga),
  • Plano de desenvolvimento de conteúdo específico,
  • Lista de que tipo de material e os locais mais indicados para compartilhamento.

Tudo certo? Então, este é o momento de reunir tudo isso para compor um documento sólido para o seu empreendimento, destacando sempre que a estratégia de marketing digital se trata de um conjunto de medidas que auxiliam a atingir os seus intuitos através das ferramentas virtuais.

5 – A estratégia

De modo geral, o documento para a sua estratégia de marketing digital precisa contemplar diversas medidas que você deve ter para atingir os seus intuitos a partir de todo o levantamento feito até aqui.

Neste caso, uma planilha de Excel é a melhor alternativa. Isso porque você também necessita avaliar a sua estratégia por um espaço de tempo, comumente, 12 meses. Por isso, é essencial saber quanto você irá colocar cada plano em prática.

Por exemplo, em janeiro, você inicia um blog, que será atualizado uma vez por semana ao longo do ano. Em março, você divulgará um ebook seguido de promoção paga. Em junho, você vai se planejar para principal período de negócios. Em outubro, você aproveitar para englobar todas as mídias conquistadas no modo de anúncios para alcançar visitas e compras extras.

Ao optar por esse esquema, você também estará alinhando uma linha do tempo para organizar as suas ações, o que auxilia a transmitir as suas ideias aos seus funcionários e parceiros.

Esse documento de estratégia deve ser específico ao seu empreendimento, motivo pelo qual não é viável seguir um modelo de abordagem generalizado. Afinal, o objetivo de sua estratégia de marketing é ordenar as atividades que você tende a efetuar para chegar onde deseja em um determinado período.

Caso você possa organizar e compartilhar essas iniciativas, isso significa que você captou as lições básicas de como elaborar a sua estratégia visando elevar o seu negócio a outro patamar.

Como definir metas e ter resultados?

Como lucrar com seu conhecimento enquanto viaja pelo mundo?

Agora que você sabe como elaborar o seu plano de ação publicitário a curto, médio e longo prazo, já deve ter notado que todo esse planejamento é realizado virtualmente, né?

Isso significa que você não precisa estar enfurnado em uma sala, escritório ou qualquer ambiente fechado para que essa iniciativa possa ser implementada com sucesso. Portanto nada impede que você possa acompanhar e ajustar as métricas de uma estratégia de marketing a distância.

Sim, você pode ganhar dinheiro enquanto viaja! É só explorar da forma certa seu conhecimento profissional e/ou a venda de produtos e serviços. E você não estará sozinho nessa jornada.

Gratuitamente, você poderá fazer o download do ebook “Como lucrar com seu conhecimento enquanto viaja pelo mundo” com dicas, métricas e cases de sucesso para lhe motivar! Tudo o que você precisa fazer é clicar aqui.

Liberte-se da servidão moderna de uma vez por todas!