5 (100%) 1 vote

Quem está buscando ideias de empreendedorismo digital e deseja se manter apenas trabalhando pela internet precisa sempre se inspirar nos melhores, não é? Mas, você tem noção de quais são os principais empreendedores digitais do momento?

Afinal, é muito mais simples, econômico e ágil aprender com quem já deu provas que entende realmente deste segmento e se deu bem através da tentativa e do erro. Sim, é preciso algumas tentativas para chegar lá!

Gradativamente, você vai notar que os empreendedores digitais famosos nos dias de hoje têm muito a lhe ensinar e podem ser fantásticas fontes de inspiração para novos negócios e até para não desistir na primeira frustração.

Top 10 maiores empreendedores digitais do mundo

Nós fizemos uma lista com nomes do Brasil e do exterior para lhe auxiliar nesta caminhada rumo ao sucesso. Vamos nessa?

1 – Jeff Bezos

Depois de dispensar os conselhos de seu patrão e desistir do emprego em Nova Iorque para criar a sua plataforma online de venda de livro, Jeff Bezos cruzou os Estados Unidos de carro até parar em Seattle. O motivo? Muito simples! O local reunia a maior quantidade de programas de software do país.

Após o lançamento da Amazon.com, em 1994, a companhia de Bezos precisou de seis anos para apresentar o seu primeiro lucro trimestral. Gerenciar uma empresa com sucesso e com grande crescimento é algo extremamente complexo.

empreendedores digitais
Criador da Amazon, Jeff Bezos revolucionou a forma com que as pessoas fazem compras em todo o mundo (Foto: divulgação)

Uma das principais dificuldades, de acordo com Bezos, é ter disponibilidade para ser proativo no lugar de reativo. Por isso, no fim de cada semestre, ele tira alguns dias de folga. Esse período tem rendido ótimos efeitos, ao gerar novos conceitos e negócios para a companhia.

Eu me fecho. Não existem as distrações do escritório, como telefones tocando. Isto porque, com um pouco de isolamento, eu começo a ficar mais criativo. Eu passo muito tempo navegando na internet durante estes dois ou três dias e começo a procurar o que os ‘hobbyists’ e os ‘hackers’ estão fazendo. Que tipo de coisas estão acontecendo”, diz Bezos.

2 e 3 – Larry Page e Sergey Brion

Você pode não conhecer esses dois empreendedores digitais, mas já deve ter recorrido à sua ferramenta de buscas. Aos 23 anos, Larry Page sonhou em baixar todo o material disponível então na internet para a sua máquina. No momento, ele apanhou uma caneta e começou a fazer algumas anotações.

Após uma noite inteira de registros, Page estava convicto de que tinha o embrião de algo fantástico em mãos. E assim, surgiu o Google. Nos últimos anos, o Google gastou aproximadamente 12 bilhões em pesquisas e desenvolvimento.

Esses recursos têm sido empregados para dar continuidade a uma máquina de inovação, que segue dominando o ramo de buscas virtuais. O segredo da dupla? Aplicar uma única regra: 70 – 20 – 10.

Não entendeu? De acordo com esses empreendedores digitais, 70% dos funcionários atuam nas tarefas primordiais da companhia, outros 20% no segmento adjacente e na expansão e os outros 10% se comprometem com ações genuinamente criativas e fora da caixa. Algo nada convencional e, portanto, genial.

4 – Mark Zuckerberg

Se os empreendedores digitais por trás do principal motor de buscas do planeta não são tão conhecidos, esse sujeito já cravou o seu nome na grande mídia de maneiras positivas e negativas.

Mark Zuckerberg começou a ficar em evidência mundial com o lançamento do filme “A Rede Social” que contou como aconteceu o desenvolvimento e a expansão meteórica do Facebook. No entanto, ele também é o protagonista de manchetes recentes por falhas de segurança na sua própria rede.

Tudo começou no seu quarto em Harvard. O que ajudou o Facebook a se transformar na rede social mais popular do planeta tem muito a ver com esse genial empreendedor obsessivo. Até hoje, Zuckerberg divide opiniões por sua postura e forma de atuar, mas o seu brilhantismo na gestão de negócios é inegável.

Confira ao trailer do filme “A Rede Social”

5 – Narayana Murthy

Em 1974, Narayana Murthy era um engenheiro de esquerda que, aos 28 anos, retornava da França para sua casa, na Índia. Em uma viagem de trem, ele foi parado por alguns policiais que contestaram suas críticas ao governo comunista.

Ele foi levado para fora do trem e ficou preso em uma sala por 3 dias sem água ou comida. Em seguida, foi colocado em outro trem rumo a Istambul. Essa série de ações fez com que ele mudasse totalmente a sua mentalidade e adotasse outra postura.

Ele conseguiu se transformar em um dos empreendedores digitais mais bem-sucedidos do planeta, abraçando uma estratégia de negócios bastante capitalista. Ele decidiu que se fosse para fazer mudanças, o ideal seria abraçar um modelo de gestão rejeitado pelos comunistas.

Murthy comprovou que a Índia poderia competir com o restante do planeta ao se comprometer com a criação de programas, algo considerado exclusivo das companhias ocidentais.

Como um dos seis cofundadores da Infosys e CEO durante 21 anos, Murthy ajudou a desenvolver a revolução do outsourcing, que trouxe milhões de dólares em riqueza para a economia indiana.

O grande segredo da sua realização profissional? Saber que uma companhia que inicia do zero precisa crescer entorno de pessoas com valores sólidos. Em entrevistas à imprensa, Murthy sempre foi enfático ao falar da necessidade de realizar sacrifícios. Tudo isso para conseguir as recompensas à frente.

6 – Romero Rodrigues

E o empreendedorismo digital no Brasil? A verdade é que o nosso país é repleto de excelentes profissionais e referências neste segmento. Um dos principais empreendedores digitais do território nacional é Romero Rodrigues, criador e CEO do site Buscapé.

empreendedores digitais Romero Rodrigues
Para criar o Buscapé, Romero Rodrigues colocou em prática uma ideia que teve quando ainda era universitário (Foto: romerorodrigues.com)

Vale salientar que este é o sistema de comparação de valores mais usado em todo o país. Ele desenvolveu esse projeto ainda na universidade e, em um curto espaço de tempo, atingiu o sucesso.

Além disso, o Buscapé é uma das grandes investidoras do ramo de inovação no Brasil e teve uma parcela cedida à uma organização de mídia sul sul-africana por cerca de 342 milhões de dólares.

7 – Wences Casares

Se o Brasil conta com bons empreendedores digitais, a nossa vizinha Argentina também não fica para trás. Um dos hermanos expoentes é Wences Casares, que fundou a Patagon, um empreendimento de finanças.

Antes da bolha de 2001, ele vendeu a companhia e desde então se envolve com grandes projetos. O banco Santander adquiriu a Patagon por aproximadamente 750 milhões de dólares. A partir daí,  ele acabou participando do surgimento da Bling Nation e da Lemon.

8 – Reed Hastings

Responda sinceramente: o que você vai fazer nesse fim de semana? Se o seu lazer tem a ver com “maratonar séries e filmes na Netflix“, você precisa agradecer a Reed Hastings. Esse é o nome por trás de um dos maiores cases de sucesso do planeta na atualidade.

empreendedores digitais Reed Hastings
Reed Hastings revolucionou a forma com que assistimos a filmes, séries e documentários em todo o mundo

Sabe como ele teve uma das mais brilhantes ideias de empreendedorismo digital da história? Hastings alugou um filme para ver com a esposa, mas se esqueceu de devolver. Ele só se recordou desta obrigação seis semanas depois. Pronto! O conceito da Netflix surgiu ali.

Com faturamento de 12 bilhões de dólares, cerca de 40 bilhões de reais por ano e lucro de 290 milhões de dólares (1 bilhão de reais) somente nos primeiros três meses de 2018, a plataforma transformou a maneira de distribuir e consumir filmes, séries, documentos e desenhos.

A sua vontade de proporcionar mais facilidade e conforto aos clientes chegou a 120 milhões de assinantes em 190 nações. Este é genuinamente um exemplo a ser seguido de como compreender o seu público e não poupar esforços para que esse entendimento continue a longo prazo.

Mas afinal, o que é a Netflix?

9 – Jan Koum

Não houve país que adorou e adotou mais a invenção de Jan Koum do que o Brasil. É óbvio que estamos falando do aplicativo WhatsApp! O software para troca de mensagem instantânea pelo celular rendeu um dos melhores negócios do planeta para Koum ao vender sua companhia ao Facebook.

A quantia obtida no negócio o colocou na lista dos 200 homens mais ricos do mundo e, atualmente, Jan possui ativos no valor de US$7,1 bilhões (R$ 20,3 bilhões).

Foi 2009 que ele fundou o WhatsApp com outros dois amigos. Após a aquisição pelo Facebook, Koum seguiu como CEO e com voz ativa no desenvolvimento do aplicativo. No entanto, ele anunciou a sua saída recentemente por discordar dos rumos propostos por Mark Zuckerberg.

Com o seu afastamento, o WhatsApp não tem mais nenhum de seus cofundadores. 

10 – Tony Hsieh

Esse americano de Las Vegas é um dos empreendedores digitais mais bem-sucedidos do planeta. Ele é um dos responsáveis pela Zappos. A organização é a que mais comercializa calçados pela internet em todo o planeta e ultrapassou a marca de um bilhão de dólares de lucro por ano!

Hsieh se tornou uma das referências deste ramo quando resolveu apostar em um novo conceito para a cultura de sua organização: “buscar a felicidade para alcançar lucros”.

Essa virada acabou por elevar consideravelmente a satisfação de seus consumidores, bem como de seus colaboradores. O aumento de receita em um curto espaço de tempo foi gigantesco! Essa estratégia inovadora chamou tanto a atenção que rendeu um livro, chamado “Satisfação Garantida”.

Dá para lucrar com ideias de empreendedorismo digital?

O que todos esses dez nomes de empreendedores digitais famosos nos dias de hoje provam é que dá sim para ganhar muito dinheiro e prestígio com boas ideias para o mercado digital. Esse é um segmento que passa por um crescimento acelerado, amplo e em todas as partes do mundo.

E isso não é diferente no Brasil! Com as novas dinâmicas no mercado de trabalho e a expectativa de trabalhar para si mesmo, cada vez mais brasileiros apostam nos negócios virtuais para ampliar a sua fonte de renda e até se afastar dos empregos tradicionais.

empreendedores digitais negócio digital
Se inspirando em bons exemplos e acreditando em suas ideias é possível sim lucrar usando a internet como principal veículo de venda do seu produto

Com a legislação trabalhista nacional já aceitando o conceito de “home office”, formalmente conhecido como “teletrabalho”, é possível conservar os seus direitos sem a obrigação de bater ponto todos os dias. Isso não é ótimo?

Portanto, você só precisa acreditar no seu potencial e encontrar o segmento ideal para colocar os seus esforços de uma vez por todas. Dá para fazer dinheiro na internet sim!

A única questão é saber que isso não acontece de modo tão diferente ao trabalho convencional. Ou seja, você terá de se dedicar, manter a qualidade nos projetos e ter a responsabilidade de cumprir prazos com os seus clientes.

Quanto eu preciso para começar a trabalhar no mercado digital?

Como lucrar com seu conhecimento enquanto viaja pelo mundo?

Agora que você já tem excelentes referências para se inspirar e sabe que poderá manter boa parte dos seus direitos trabalhistas, está na hora de começar a sua virada profissional, correto? Mas, começar por onde mesmo?

Caso você ainda não tenha convicção da maneira adequada de ingressar no mercado digital, o ebook “Como lucrar com seu conhecimento enquanto viaja pelo mundo?” pode ser o empurrãozinho que faltava para iniciar a sua nova fase como empreendedor.

Esse é um guia prático para lhe apresentar inúmeras possibilidades de negócios, dicas de faturamento e boa rede de contatos. Todo esse material foi feito por outro empreendedor digital em ascensão no Brasil: Fagner Borges.

Ele largou o cargo como funcionário público em busca da autonomia para a sua vida. A ideologia de Borges se assemelha muito ao lema de “buscar a felicidade para alcançar lucros”, de Tony Hsieh.

Fagner Borges idealizou o estilo de vida Freesider com a “liberdade de tempo, liberdade de dinheiro e liberdade de mobilidade”. Afinal, você pode aproveitar todas as ferramentas, oportunidades e negócios disponibilizados pela rede mundial de computadores para prosperar de qualquer lugar do mundo.

Sensacional, não é? Tudo o que você precisa fazer é acessar essa página, preencher o formulário com o seu nome e email para receber o ebook de forma gratuita e prontamente! Você terá esse conteúdo de alto nível nas suas mãos para ver e rever quantas vezes desejar.

Ou então, você pode clicar na imagem abaixo e fazer o download imediato!