Como atingir a alta performance em um mundo cada vez mais apressado? É bem verdade que o relógio continua marcando as horas do mesmo jeito. Mas a sensação que temos, é que o tempo está correndo cada vez mais. Como se as horas de um dia não fossem mais as mesmas 24 de antes. Mas essa sensação se dá pela velocidade com que tudo acontece atualmente.

E o conceito abrange tudo. É preciso aprender como ter alta performance profissional, é verdade. Mas também é preciso se preocupar com a alta performance pessoal, como um todo. Mas afinal, qual é o conceito de alta performance? Você tem consciência do que esse conceito traz para a sua vida?

O fato é que os empreendedores de sucesso, costumam trabalhar em sua alta produtividade. Isto é, aprenderam como ser uma pessoa de alta performance. Mas muito além da alta performance no trabalho, essas pessoas conseguem ser felizes. “Mas o que felicidade tem a ver com alta performance?” Tudo. Se manter em sua melhor produtividade, incentiva na busca por momentos de prazer. Pequenas atitudes do dia a dia que trazem satisfação pessoal.

Como atingir a alta performance e a felicidade

Alta performance é discernimento e consciência. É saber onde e como agir em cada situação, de maneira íntegra e produtiva. E manter as situações da vida bem resolvidas, é um atalho para o bem-estar. Mais do que aprender como ter alta performance profissional, é preciso levar o conceito para a rotina. E como exatamente funciona o conceito de alta performance na vida?

como ter alta performance no dia a dia do trabalho 1
É saber onde e como agir em cada situação, de maneira íntegra e produtiva.

Se manter em alta performance, faz com que mude suas ações. Antes, o tempo que perdia para realizar determinadas tarefas não acontece mais. Você conseguiu otimizá-lo, dando espaço para outras atitudes. Como, por exemplo, manter-se feliz. Afinal, a felicidade é um estado de espírito e não um objetivo. E o que nos mantém felizes?

Fatores que mais trazem felicidade

Obviamente não existe uma receita exata para se manter feliz. Mas assim como pessoas que atingiram a alta performance pessoal, as pessoas felizes possuem características em comum. Entre essas características, separamos para você uma lista com sete conceitos observados:

  • Ser religioso;
  • Ganhar mais de R$6.800 por mês;
  • Não ser jovem;
  • Ser casado;
  • Ter plano de saúde;
  • Ter filhos;
  • Ter curso superior;

Fatores que mais trazem infelicidade

Seguindo a mesma linha de raciocínio, existem fatores que deixam as pessoas infelizes. Aliás, fatores comuns a muitas pessoas infelizes. E como ser uma pessoa de alta performance sendo triste? Vamos conhecer os sete fatores:

  • Sentir solidão;
  • Ter dores de cabeça;
  • Ter problemas crônicos de saúde;
  • Ser fumante;
  • Ter de sustentar alguém da família;
  • Ser obeso;
  • Ser divorciado;

Alta performance e alta liderança

Aprender como atingir a alta performance é aprender a tomar as rédeas das situações. E essa característica é comum aos líderes. Uma vida que conte com auto desafios pode ser extremamente estimulante. E de quebra, ainda render ensinamentos, como ter alta performance profissional, entre outros aprendizados.

A literatura moderna muito fala sobre a alta performance no trabalho e na vida como um todo. Frases do tipo “mude suas atitudes” ou “seja o sucesso que merece” são facilmente encontradas. Sobretudo nos conteúdos de autoajuda e autoconhecimento. Mas será que apenas essas frases seriam o suficiente para manter a felicidade? Provavelmente não.

Por isso que o conceito de alta performance precisa estar à frente de todas as circunstâncias da vida. É preciso que todas as áreas da vida estejam fluindo bem. Essa é a melhor maneira de se notar a alta performance pessoal. E, então, entender como ser uma pessoa de alta performance engloba muito mais do que manter prazos. Mas isso você já entendeu.

Sendo assim, separamos sete simples passos para ensinar a alta performance no trabalho e em outros setores. Afinal, a alta performance alimenta a felicidade, como a felicidade alimenta a alta performance. É um ciclo que vale à pena entrar. Quer saber como atingir a alta performance no seu cotidiano? Então atenção nos sete passos a seguir.

Como atingir a alta performance – O que as pessoas de sucesso têm em comum

Assim como entre as pessoas que são felizes, existem características comuns às pessoas que conquistaram o sucesso. E não que apenas o conquistaram, como conseguem mantê-lo. Eles aprenderam como ter alta performance profissional e na vida. Aliás, elas conseguem empregar o conceito de alta performance nas mais diferentes circunstâncias do cotidiano.

A ideia de que as coisas, para algumas pessoas, acontecem mais facilmente, pode ser mesmo verdade. Não apenas impressão. Mas isso deriva da alta performance pessoal conquistada. As situações realmente acontecem de maneira mais fácil. A pessoa se preparou por muito tempo para isso. E como ser uma pessoa de alta performance, afinal?

1 – Propósito, direção, objetivo

Todas as pessoas que conquistaram a alta performance no trabalho e na vida, possuem essa primeira característica em comum. Os empreendedores de sucesso sabem onde querem chegar. Eles possuem um objetivo. E nada os abala. Nada os tira desse caminho. Como se a pessoa realmente conseguisse enxergar o seu objetivo lá na frente, no horizonte.

Essa pode ser uma das melhores maneiras de como atingir a alta performance. Você precisa saber onde quer chegar, como quer impactar a vida das pessoas. Como ter alta performance profissional e na vida, se não consegue nem identificar a direção, não é mesmo? Ser um barco à deriva pode ser muito perigoso. Ficar à mercê das situações pode ser uma grande armadilha.

como ter alta performance no dia a dia 2
Todas as pessoas que conquistaram a alta performance no trabalho e na vida, possuem uma característica bem importante em comum… Possume obejtivo bem definido!

Esse propósito é o que vai dar aquele “gás” para ser produtivo já no início do dia. É o que vai fazer com que nenhum obstáculo te faça desanimar. O conceito de alta performance fala justamente da força de vontade de vencer sempre. Essa é a importância de definir o seu propósito.

2 – Energia mental

Ainda que você tenha conquistado uma boa quantidade de horas para produzir. Seja no trabalho, seja no lazer. Do que vai adiantar se sua energia não estiver bem? Aqui, no caso, de que vai adiantar as horas se estiver estressado? Ou em um estado de depressão? A alta performance pessoal depende muito do mental.

Dessa maneira, se quer saber como ser uma pessoa de alta performance, é preciso aprender a se manter equilibrado. Lembra-se do estado de felicidade? É preciso saber reconhecer as armadilhas colocadas pelo próprio cérebro. Apenas assim, será possível aprender a trabalhar com elas. Eliminar a autossabotagem é uma boa maneira de se encontrar tal estágio.

Em determinados momentos do dia, é preciso investir na satisfação pessoal. Nem que seja por uma hora diária. Se gosta de ler sobre ficção científica, leia. Se gosta de assistir a uma série, assista. Se gosta de sair e conversar com o vizinho, faça. O mais importante é que invista nesses pequenos momentos de satisfação pessoal.

3 – Controle o emocional

Ainda seguindo a mesma linha, como atingir a alta performance se o emocional não consegue fazer a leitura? A alta performance no trabalho ou em qualquer outro setor da vida, depende do emocional do empreendedor. Como se manter na alta performance estando triste? Ou desanimado? O emocional é tão importante quanto o controle mental.

Aliás, eles andam de mãos dadas. Sendo assim, momentos de satisfação pessoal também podem ajudar. Mas ainda vale recorrer àqueles itens citados no começo do artigo. Manter atividade que propiciem a felicidade podem ser uma boa solução. Isto é, aquelas que puder manter. Afinal, nem todas dependem exclusivamente de você.

Entretanto, é possível conquistá-las através de ações. Estar bem financeiramente e nos negócios não é tudo. Relações ruins com a família ou na comunidade em que vive podem acabar emocionalmente com você. Procure se manter bem com suas emoções. Procure evitar situações difíceis. Ainda somos responsáveis por muito do que as pessoas sentem.

4 – Bem-estar físico

Ainda seguindo a linha dos tópicos 2 e 3, vem o bem-estar físico. Já percebeu como uma dor, muitas vezes nem tão intensa, se torna extremamente incômoda com o passar das horas? Ou dos dias, enfim. E essa dor tem a capacidade de acabar com o bem-estar de qualquer um. E obviamente, o mesmo vale para as patologias crônicas. A dor absorve qualquer felicidade.

Por isso é importante manter um estilo de vida que garanta um melhor bem-estar físico. A prática de exercícios, por exemplo, é uma excelente maneira de equilibrar as energias mental, emocional e física. Outra boa maneira é não manter hábitos prejudiciais. E nem estamos falando apenas dos mais conhecidos como o tabagismo ou consumir álcool constantemente.

Os maus hábitos também têm a ver com as atitudes do dia a dia. Por exemplo, manter o hábito de sempre reclamar de tudo. Como atingir a alta performance se não consegue enxergar a positividade em nada? Alta performance tem a ver com positividade e resoluções positivas. E claro que a maneira em que os tópicos estão dispostos, tem a ver com uma sequência que deve seguir.

5 – Organização

Tudo bem que parece a dica de uma mãe cansada de um quarto bagunçado. Mas muito além disso, a organização deve ser palavra de ordem na vida de quem quer aprender como atingir a alta performance. A organização engloba absolutamente tudo. Não só a vida pessoal, mas também a vida profissional. Manter a organização ajuda na produtividade também.

É impossível se manter em alta performance quando não sabe encontrar nada. E não implica apenas em objetos, coisas físicas, mas também o que não é tangível. Por exemplo, datas e prazos. Ou conversas que teve com possíveis parceiros. Tudo precisa estar muito bem organizado em sua mente, para saber como transmitir. Pessoas não gostam de bagunça.

A organização ainda envolve a administração do tempo. Você precisa saber como organizar melhor o seu tempo para que nenhuma área fique defasada. Você precisa de tempo para trabalhar, tempo para a família, tempo para os amigos, tempo para ficar só. É preciso fazer essa divisão com sabedoria e organização.

6 – Rituais

As pessoas, acima de hábitos, possuem rituais. E comumente esses rituais costumam funcionar muito bem. Isso porque eles “obrigam” a pessoa a seguir um cronograma. O ritual é mais do que a disciplina. A disciplina, por si só, pode não ser o suficiente. Ela pode falhar em um dia ou outro em que o cansaço esteja maior. O ritual é diferente dela. Ele faz agir.

Os rituais fazem com que sua atitude seja tomada automaticamente. Você sequer pensa a respeito. Simplesmente vai lá e faz. E essa é a grande vantagem. Muitas vezes, a impressão é que o cérebro nem sequer precisou fazer algum tipo de planejamento ou leitura. São os rituais que fazem com que o corpo trabalhe, mesmo não se dando conta do que está fazendo.

Sendo assim, procure transformar em rituais tudo o que for importante no seu dia a dia. Participar da tarefa de escola do seu filho é importante? Faça disso um ritual diário. Passar um tempo com sua companheira é importante? Faça disso um ritual. Seu trabalho necessita de relatórios periodicamente? Faça disso um ritual. Com essa atitude, seu corpo começa a, naturalmente, colocar em prática todas essas tarefas importantes. E você nem vai se cansar.

7 – Execução

Conseguiu colocar todos os outros passos em prática? É hora da execução, então. Execução de que? De todos esses passos para colocar em prática seu aprendizado sobre como atingir a alta performance. É a hora de perceber que o alinhamento dessas ações trará resultados incríveis. Trarão situações novas e maravilhosas para a sua vida.

Um exemplo disso, é a possibilidade de trabalhar enquanto viaja pelo mundo. Você conhece dezenas de lugares sem que seus resultados sofram alteração. Chega de achar que trabalho é ficar preso a uma mesa. A um escritório. A uma empresa. Trabalho precisa gerar bem-estar para que possibilite a alta performance de quem o executa. Esse é o segredo.

Quando você trabalha disposto, de bem com a vida, a alta performance é natural. E assim, começa o seu ciclo “alta performance – felicidade – alta performance”, lembra? Então, baixe gratuitamente o ebook do criador do movimento Freesider, Fagner Borges, “Como Lucrar com seu Conhecimento enquanto Viaja pelo Mundo” e transforme sua performance para sempre.

!!Dica EXTRA: Já te contei sobre o Caio Ferreira?

Ele conseguiu criar um método de você ter um e-commerce mesmo sem ter estoque em 2009. Hoje, além de vender centenas de milhares de reais na sua loja virtual, ele ainda ensina como outras pessoas podem fazer isso.

O Caio está com uma aula online gratuita que ensina "Como Criar Sua Loja Online do ZERO Sem Precisar Ter Estoque de Mercadorias". Espero que ele não tire do ar antes de você assistir.