Você está desmotivado com o seu trabalho e não sabe o que fazer. Afinal, você não se identifica em nada com ele, mas não tem como pedir demissão. O momento é de crise e você tem diversos compromissos financeiros, então precisa do seu salário garantido. Acontece que, a cada dia que passa, a situação parece piorar… Você precisa de motivação no trabalho!

E, o pior, toda a sua frustração profissional está refletindo na sua vida pessoal: você anda estressado, brigando com a sua família e recusando qualquer convite de sair com os seus amigos. Qualquer coisa de tira do sério. E aí, conseguiu se enxergar nessa situação?! Acho que sim, né, já que não é à toa que está nesse nosso texto!

motivado no trabalho
Estar motivado no trabalho é fundamental para a sua felicidade

Se você quer saber como elevar a sua motivação no trabalho, saiba que está no lugar certo. Iremos te dar algumas dicas de como tornar seu trabalho mais leve possível e de como você pode enxergá-lo não mais como um peso na sua vida. Pronto pra essa?! Se sim, então vamos!

1) Foque nos pontos positivos do seu trabalho, que não seja só o dinheiro

Ok, o dinheiro é sempre muito bom e pode ser sim um fator de motivação no trabalho. Mas isso a um primeiro momento. A longo prazo, não há salário algum que sustente o prazer de trabalhar. Por isso, é importante que você foque em outras coisas positivas além do dinheiro que cai na sua conta.

Por exemplo: como são seus amigos, seu chefe, seu ambiente de trabalho, suas tarefas?! Com certeza, alguma dessas coisas irá te motivar a seguir adiante e ver seu emprego com outros olhos.

2) Reconheça o seu valor na empresa

Quando estamos descontentes com o emprego, uma das primeiras coisas que fazemos é distorcer a nossa percepção quanto ao nosso valor dentro da empresa.

Reconheça o seu valor na empresa
Reconheça o seu valor na empresa e mantenha a sua motivação no trabalho

Além de nos subestimar, nós subestimamos nossas atividades e, com isso, acabamos nos autossabotando com pensamentos pessimistas. Entende, então, a importância de reconhecermos o nosso valor pra manter a motivação no trabalho? É algo simples, mas que pode mudar tudo.

3) Seja franco em relação aos seus problemas

Já pensou em ser sincero com seus superiores em relação ao que te incomoda tanto no trabalho?! Claro que essa sinceridade deve ser provida de bom senso pra não se tornar um “sincericídio”, mas talvez uma conversa franca consiga lhe ajudar.

Vai que seu problema seja algo simples de se resolver, então por que não tentar? Se tudo ocorrer bem, a sua motivação no trabalho irá, com certeza, aumentar e muito!

4) Crie metas

Se no seu trabalho não há metas, que tal solicitar, ou bolar algumas para você? Mas atenção: ao criar metas, é importante que elas sejam alcançáveis e dentro da sua realidade, pois, caso contrário, vai minar a sua motivação no trabalho.

Por isso, já lincando essa dica com a de cima, a importância da conversa franca com os seus superiores. Além de você conseguir demonstrar aquilo que te incomoda, é nesse papo em que você terá a oportunidade de solicitar um mecanismo que dará um super up na sua motivação no trabalho, que são as metas. Só vantagem!

metas para manter a motivação no trabalho
As metas são fundamentais para manter a sua motivação no trabalho

Antes de continuarmos, que tal darmos uma lidinha nas publicações que separamos especialmente pra você?! São todos relacionados ao assunto motivação no trabalho! Certeza de que você irá adorar!

5) Solicite e forneça feedbacks

E já que o papo é honestidade, que tal pedir que te façam um feedback?! Com você entendendo a percepção dos seus colegas em relação à sua pessoa, talvez seja possível compreender o porquê de estar tão desmotivado. Logo, você pode tentar mudar aquilo que está sendo uma barreira invisível tanto para você como para a sua motivação no trabalho.

6) Invista em capacitações

Outra maneira legal de aumentar a motivação no trabalho é se capacitando. Além de sair da sua zona de conforto e do ambiente do seu emprego, é sempre uma boa estudar e aprender mais.

capacitações
Invista em capacitações e fique mais motivado no trabalho

Na sua capacitação, você aprenderá tanta coisa nova que ficará empolgado a aplicar todo o seu aprendizado no trabalho.

7) Fora do trabalho, realize atividades que te façam sentir vivo

Às vezes, as mudanças que tomamos para aumentar a nossa motivação no trabalho podem não ser suficientes. Se isso acontecer, o que fazer?! Focar na sua vida pessoal para que tudo se justifique! Afinal, a única coisa que te manteria preso ao emprego é o salário, não é mesmo!?

Por isso, depois do expediente, invista o seu tempo em você. Faça coisas que gosta, como exercícios, yoga, cozinhar, ler… Enfim, escolha qualquer coisa que te faça sentir vivo! Com certeza, a energia positiva em fazer essas atividades impactará positivamente na sua relação com o trabalho.

8) Medite para se livrar de pensamentos desmotivadores

Não é novidade para ninguém que a meditação é uma ótima aliada ao combate do estresse e ansiedade, não é mesmo?! Mas, além disso, ela também possibilita que nós esvaziemos a nossa cabeça, trazendo uma sensação de paz interior indescritível. Depois de uma sessão meditando, você se sentirá tão leve que não pensará mais nos problemas do seu trabalho.

meditação para a motivação do trabalho
A meditação é uma ótima aliada ao combate do estresse e ansiedade e te auxiliará diretamente na motivação do trabalho.

Pronto! As nossas oito dicas sobre os meios de como elevar sua motivação no trabalho foram dadas! Agora, o papel principal está com você: coloque tudo em prática e seja mais feliz no seu emprego. Sua vida pede por isso; afinal, é lá que você fica boa parte do seu dia, não é mesmo?!