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Afinal, como promover eventos ao vivo? É possível que qualquer pessoa realize um evento ao vivo? Eu, que acabei de ingressar no marketing digital, posso promover um evento ao vivo? Certamente empreendedores de todos os nichos já fizeram essas perguntas. E não é à toa. Os eventos ao vivo se tornaram a cereja do bolo de muitos negócios.

São muitos os eventos ao vivo em 2018, no entanto, os primeiros passos são sempre os mais complicados. Sobretudo para aqueles que ainda não contam com muita familiaridade com o setor. Se você quer saber como promover um evento ao vivo, acompanhe o artigo de hoje. Vamos falar sobre o passo a passo para que seu evento seja um sucesso.

Ao final do artigo, você também vai receber um convite mais do que especial. Mas antes de falarmos sobre o assunto, vale lembrar que aprender como promover eventos ao vivo não é uma tarefa simples. O empreendedor precisa de muita paciência, disciplina, força de vontade e uma boa equipe que possa contar. Isso tudo antes de começar a trabalhar.

Mas uma coisa, os eventos ao vivo em 2018 têm em comum: público. Dessa maneira, se você tem uma boa noção de como promover um evento ao vivo, dificilmente vai arcar com prejuízo. Mas não esqueça de que mais características deverão ser avaliadas antes da decisão. Aliás, pergunte-se se esse é o momento ideal para a realização do seu evento.

Vamos conhecer as dicas para que tudo ocorra como o desejado?

Atualmente, como promover eventos ao vivo?

É impossível ignorar o fator decisivo do momento mundial atual: o conhecimento. Todas as pessoas estão estudando algo que as atrai. É possível encontrar material, na internet, sobre praticamente qualquer assunto. E vale ressaltar que utilizamos o “praticamente”, para não fazer uma afirmação sem dados. No entanto, qual assunto não é abordado na internet?

Como promover eventos ao vivos 1
Em eventos ao vivo, muito além de conteúdos, o que é compartilhado são experiências.

As pessoas se informam sobre o produto que querem adquirir, sobre o governo, sobre costura, sobre receita de bolo (…). O aprendizado se tornou corriqueiro, e isso é muito positivo. Não é possível inserir a publicidade no cotidiano do cliente, sem que passe por uma avaliação. “Mas o que isso tem a ver com aprender como promover eventos ao vivo?” Tudo!

As pessoas frequentam um evento ao vivo para adquirir conhecimento, acima de qualquer outra coisa. E nos eventos ao vivo em 2018, o público está chegando “faminto” desse conhecimento. Então esse pode ser um bom início para o planejamento: defina muito bem qual o conteúdo que será oferecido.

Outro ponto importante dos eventos ao vivo, é que isso conta muitos pontos no “jogo” da autoridade. Todo empreendedor que se preze, sabe da importância de se tornar uma autoridade no seu segmento. Ela gera confiança, que gera aproximação, que gera vendas. E qual a empresa que não quer vender seu produto ou serviço, não é verdade?

Um evento de marketing digital capacita pessoas em todos os cantos do país e do mundo. Essa inclusão gerou esperança para muita gente, sobretudo na pós crise financeira. Então chega de conversa e vamos às dicas de como promover um evento ao vivo.

Como promover eventos ao vivo – #1 Tema

Você tem um bom conhecimento sobre o tema? Já dominou as últimas tendências e tem conteúdo para oferecer para o público? Está por dentro das técnicas e de como aplicá-las? Se a resposta para essas perguntas for “sim”, então você está pronto para trabalhar a ideia. Sempre opte por um tema que te deixe à vontade.

Outra vantagem, é que não vai precisar ficar lendo muitos dados para saber transmitir as informações. Pessoas se sentem segura com quem entende do que está falando. Desse modo, seja essa pessoa. O posicionamento e a consistência do evento é que vão ditar se haverá um segundo. Ou, se a ideia não for essa, são eles que ajudarão na construção da autoridade.

Os assuntos mais procurados do momento são uma boa opção. Identifique qual a maior procura do segmento e invista no tema.

Como promover eventos ao vivo – #2 Valores

Um evento ao vivo pode ser gratuito ou pago. Isso vai depender do tipo de publicidade que quer utilizar. São duas opções que vão fazer toda a diferença no resultado. Por exemplo, um evento gratuito atrai um grande público que se interessa pelo tema. No entanto, se quer palestras com pessoas influentes, buffet, um local requintado, entre outros, vai precisar cobrar.

Essa segunda opção vai selecionar mais o público, principalmente porque contam com limite bem restrito de pessoas. Essa é uma decisão muito pessoal que só poderá ser tomada pelo próprio empreendedor. O local também costuma ser requintado, nessa última opção.

Como promover eventos ao vivo – #3 Público

Já que citamos o público no tópico acima, vamos explanar um pouco mais o assunto. Quem é o público ideal para seu evento? Veja que os eventos ao vivo em 2018 contam com públicos bem prospectados. Saiba exatamente quem são as pessoas que vão se interessar pelo seu conteúdo. Saiba o que elas buscam. Ou melhor ainda, defina uma persona.

Também é preciso definir a quantidade de pessoas que o local escolhido comporta. Ou, ao menos, qual o número ideal de público para você. Essa característica também é pessoal, e depende do empreendedor, afinal, para quantas pessoas gostaria de falar? Existem pessoas que sentem inseguras falando para grandes públicos.

Como promover eventos ao vivo – #4 Data, local e horário

Como promover um evento ao vivo sem data ideal? Pois é, até mesmo a data do evento ao vivo precisa ser escolhida com calma. Veja bem. Se promover seu evento próximo a datas comemorativas, dificilmente terá sucesso. As pessoas se planejam para essas datas. Gastos extras certamente não estão nos planos delas.

Leve em consideração, também, a personalidade da sua persona. Qual dia seria o ideal para ela? Ela é mulher ou homem? Tem filhos? Todas essas características serão importantes na hora de definir data, local e horário. Os eventos ao vivo em 2018 são separados estrategicamente no calendário. Não esqueça que o seu não é o único.

Como promover eventos ao vivo – #5 Palestrantes

Independente se o evento será pago ou gratuito, você precisará de parceiros. Pessoas que, assim como você, também buscam seu lugar ao sol. O que vai definir, na realidade, é o quanto deseja investir. Eventos gratuitos podem contar com a presença de palestrantes que serão pagos. Também por palestrantes parceiros. Tudo depende da estratégia.

No entanto, como promover um evento ao vivo requer um certo glamour, em seu primeiro evento, procure chamar alguém de nome. Alguém que já tenha autoridade no segmento. Se está com disponibilidade de um bom investimento, chame mais de um influenciador. Isso agrega valor ao seu nome, sua empresa e seu produto.

Como promover eventos ao vivo – #6 Material impresso

Lembra que falei para escolher um tema que tenha familiaridade, para não precisar ficar lendo muitas informações? Pois bem. Alguns dados podem e devem ser lidos, a fim de não passar informações erradas ao público. Lembre-se que todo comunicador tem, por obrigação, estar muito bem informado antes de falar.

Outro material que deverá fazer parte, são os visuais. Uma palestra onde a pessoa apenas fala, dificilmente será atrativa. Coloque imagens que represente seu tema. Demonstre estatísticas. Use um pouco de humor, sempre que possível. As pessoas estão ali para aprender, mas também merecem relaxar o cérebro em determinados momentos.

Como promover eventos ao vivo – #7 Ensaio geral

Pessoas com muita experiência, às vezes são pegas de calças curtas. Mas acabam se saindo muito bem da situação, devido ao bom desempenho diante do público. Se você está pensando em promover seu primeiro evento ao vivo, evite, ao máximo, passar por esse tipo de situação. Você está tentando conquistar seu espaço, e isso poderia te abalar.

Desenvolva um checklist, que deverá contar com todos os equipamentos que serão utilizados. Data show, notebook, microfone, caixas de som, entre outros. Peça o auxílio de sua equipe, já que a verificação pode ser demorada. E, de preferência, tenha um plano B para o caso de algum desses recursos resolverem deixar de funcionar.

Como promover eventos ao vivo – #8 Divulgação

Se fizer uma breve busca, vai ver a divulgação massiva dos eventos ao vivo em 2018. Não tenha medo de entrar na briga. Não tenha medo de se tornar repetitivo. Os cérebros trabalham bem com informações passadas de maneira repetitiva. Faça um planejamento para a divulgação, levando em consideração quanto tempo e dinheiro tem para tal.

Trabalhe com material impresso e espalhe-o por sua cidade e região. Defina os pontos mais estratégicos. Lembra da sua persona? Onde ela frequenta? Então deixe por lá seu material impresso também. Faça contato com universidades, escolas e jamais deixe de lado as mídias sociais. Mais de 100 milhões de brasileiros estão por lá.

Como promover eventos ao vivo – #9 Esteja presente

Como promover um evento ao vivo, sem saber como tudo está acontecendo? Você precisa fazer parte de cada detalhe que envolve seu evento. Afinal, o evento tem que ficar com a sua cara. Isso também é marketing. Seu evento precisa ter características únicas, e essas, somente você – com sua personalidade – poderão ditar.

E é claro que, além de estar envolvido em toda a criação, motive sua equipe. Motive patrocinadores, motive parceiros. Pessoas motivadas trabalham melhor e são mais produtivas. O evento ao vivo também deve ter vida própria. É fundamental que as pessoas se lembrem com um certo saudosismo desse dia.

Como promover eventos ao vivo – #10 Ações pós-evento

Seu evento foi um grande sucesso. Está na lista dos melhores eventos ao vivo em 2018. O público compareceu, os palestrantes se saíram muito bem e os resultados foram excelentes. Acabou o trabalho? Claro que não. Se assim for, no próximo evento, todos já esqueceram de você. E certamente não é esse o seu desejo. Você quer ser um empreendedor de sucesso, afinal.

Ao invés de negligenciar essa etapa, procure coletar feedbacks do público. Anote com atenção as dicas, para ter a chance de otimizar os pontos fracos em um próximo evento. Identifique os pontos fortes para trabalhar com eles novamente. Os insights servirão como parâmetro para as próximas ações, e você vai ver que a experiência é sua melhor aliada.

Dica bônus – Frequente eventos

A melhor maneira de aprender como promover um evento ao vivo, é observar na prática. A teoria ensina muito, mas a prática aperfeiçoa a teoria. Então participe de eventos antes de promover o seu. Procure pelos melhores, que tenha uma lista de palestrantes de peso. Um exemplo de evento muito bem-sucedido (já em sua terceira edição), é o Freesider Meeting.

Não ouviu falar a respeito? Se quer saber detalhadamente tudo sobre o evento, clica nesse artigo aqui e fica por dentro. Mas vamos resumir do que se trata, afinal, toda informação é bem-vinda, não é mesmo?

Freesider Meeting 2018

O Freesider Meeting 2018 está em sua terceira edição, e isso não é mero acaso. O evento é um dos principais do marketing digital no país, e o principal no Nordeste. O anfitrião, Fagner Borges, é o criador do movimento freesider e um grande empreendedor. Dá uma olhadinha no Freesider Meeting do ano passado.

Contagiante, não é verdade? Um ambiente todo voltado para quem quer ou já possui seu negócio. Um ambiente onde todos vibram a mesma energia. Um ambiente onde você não será julgado pelos seus sonhos. E como se não bastasse isso tudo, ainda vai ter a oportunidade de fazer parcerias, extrair o melhor dos palestrantes e subir bons degraus na sua vida profissional. E isso ainda não é tudo.

O evento será no maravilhoso Mar Hotel que fica na capital pernambucana. Você vai ouvir as melhores palestras, com os melhores empreendedores e ainda conhecer Recife. E clicando aqui, você vai poder se cadastrar na airbnb e vai ganhar R$130 de desconto. Quer mais? Então clica aqui e encontre as passagens aéreas mais baratas. Tudo cortesia do movimento freesider!

Você não tem mais desculpas para não dar o próximo passo. Coragem e muito boa sorte!