5 (100%) 3 votes

O cenário digital muda constantemente, em uma velocidade surpreendente, e essas transformações impactam diretamente no comportamento das pessoas. As várias possibilidades de  como ganhar dinheiro no YouTube, por exemplo, são resultado desta mutação.

Há dez anos, gerar dinheiro produzindo conteúdo para a internet era uma alternativa considerada sem futuro. No entanto, os que investiram seu tempo na construção de uma audiência hoje colhem os frutos desta dedicação em dinheiro.

E, a cada dia, mais pessoas se empenham na produção de conteúdo para a internet visando retorno financeiro. E há muitas possibilidades de fazer dinheiro na internet, mas você deve investir no formato que o público tenha mais interesse.

Estatísticas indicam que o formato de conteúdo em vídeo é de maior interesse da audiência. De acordo com a HubSpot, 80% dos clientes lembram de um vídeo que assistiram no último mês.

Só no YouTube são assistidos mais de 1 bilhão de horas de vídeos por dia. Esse número é maior que o número de visualizações de vídeos do Facebook e Netflix juntos. Esses dados potencializam ainda mais a eficácia do canal e principalmente de como ganhar dinheiro no YouTube.

Por que investir no YouTube?

Analisando o potencial do canal, fica claro que, várias estratégias de como ganhar dinheiro no YouTube podem ser aplicadas.

O que mantém o canal no YouTube é o conteúdo por meio de vídeos. E essa é a principal vantagem de trabalhar com esta plataforma. Afinal, um vídeo pode ser produzido em qualquer lugar do mundo e a qualquer hora.

O que facilita a maneira de como ganhar dinheiro no YouTube é justamente a praticidade. Pois é possível produzir um material e compartilhar com toda a audiência de uma maneira simples sem grandes investimentos.

Fazer sua renda a partir do YouTube permite realizar viagens e conhecer novas culturas, novos hábitos, experimentar novos sabores e implementar uma rotina diferente da qual estamos acostumados.

Em vídeos de viagem, por exemplo, você pode dar dicas de hospedagem ou alimentação. Contar sobre sua experiência ou faze vídeos temáticos relacionado a cultura do lugar, e há muitas possibilidades para serem exploradas.

E o melhor, é que todas essas experiências servem como conteúdo para abastecer o canal, gerar mais dinheiro e assim, conhecer outros lugares para produzir ainda mais material.

O processo de como ganhar dinheiro no YouTube é cíclico assim como de qualquer negócio. Uma parte do dinheiro que você fatura com os vídeos deve ser reinvestido para melhorar a qualidade do conteúdo e crescer o canal.

E além de viagem você pode produzir materiais dos mais variados temas, usar a criatividade para produzir pautas relacionada a sua rotina. O principal é que independente do conteúdo, a plataforma mantém a praticidade característica de elaborar e postar o material de qualquer lugar.

Como ganhar dinheiro com o YouTube

Ganhar dinheiro com um canal do YouTube provavelmente não é o motivo pelo qual você vai começar um, mas as oportunidades de ganhar são uma recompensa agradável quando você percebe quantas delas existem.

O Youtube apresenta maneiras inteligentes de ganhar dinheiro em casa, a partir da sua criatividade. Tudo o que você precisa é desenvolver pautas atraentes e com uma câmera ou até mesmo um celular, gravar os vídeos e fazer o upload no YouTube.

Neste artigo você saberá 4 maneiras de como ganhar dinheiro no YouTube.

1 – Google AdSense

O Google AdSense é um serviço gratuito que permite gerar receita com seu canal do YouTube e qualquer um ou todos os vídeos nele.

Para ganhar dinheiro no YouTube depende basicamente do comportamento da sua audiência. Sempre que um de seus espectadores clica em um anúncio em seu canal do YouTube ou em um de seus vídeos, você recebe uma quantia específica em dinheiro.

o-que-e-adsense

O Google AdSense remunera a cada 1 mil visualizações com duração de pelo menos 30 segundos da propaganda.

Ainda que em um único vídeo do YouTube possa render apenas alguns centavos, esses centavos se acumulam rapidamente quando você tem muitos espectadores envolvidos com os anúncios em seu canal do YouTube.

Quanto mais pessoas visitarem seu canal do YouTube e assistirem a seus vídeos, mais pessoas verão esses anúncios.

Mais visualizações levarão a um maior engajamento com anúncios, o que resultará em mais receita para você. E você pode ter o retorno de várias maneiras.

O espectador vê seu anúncio em vídeo em outro vídeo e clica nele. Você paga por esse clique como parte do orçamento da sua campanha.

O espectador começa a assistir ao seu vídeo, visualizando os anúncios de outros criadores de conteúdo que podem ser exibidos em seus vídeos.

O espectador clica ou assiste a esses anúncios e você recebe 68% da receita do anúncio.

Isso significa que você pode exibir campanhas do Google AdWords para seus vídeos e, ao mesmo tempo, ganhar dinheiro permitindo que outras pessoas anunciem em seus vídeos.

2 – Conta Privada

Os canais do YouTube são públicos, mas você pode definir todo o conteúdo de um canal como privado. E assim controlar quem pode e não pode ver seu conteúdo tornando os vídeos privados.

Tornar o seu canal do YouTube privado significa que apenas as pessoas que você convida para o canal podem ver o conteúdo.

A maneira como ganhar dinheiro com YouTube com o canal privado é que você pode cobrar pelo acesso aos vídeos. Ou seja, é um modelo de conteúdo pay per view.

E se você vai cobrar pela a informação, você deve então, oferecer um conteúdo mais específico, denso e completo para sua audiência. Nesta situação seu público é cliente, e eles pagarão uma mensalidade para ter acesso ao conteúdo.

3 – Parcerias

A possibilidade de ganhar dinheiro com YouTube através de parcerias é baseado em comissão. Sendo assim, você usa o espaço do seu vídeo para indicar o produto ou serviço do seu parceiro.

Dessa forma, você recebe uma comissão quando pessoas que assistiram seus vídeos consomem o produto indicado por você.

Os acordos de parceria são definidos fora do YouTube e podem assumir muitas formas, dependendo do acordo.

4 – Merchandising

Tudo que as marcas mais querem e que pessoas conheçam seus produtos e serviços. A audiência de um canal normalmente possui características em comum com o dono do canal e está aí uma possibilidade de promover produtos para o público.

Existem empresas que estão dispostas a pagar por uma breve menção em vídeos do YouTube. Você pode fechar parcerias com marcas para apresentar e indicar os produtos ao público em seus vídeos.

vender pelo youtube

A maneira de como ganhar dinheiro no YouTube através de merchandising é negociando com as próprias marcas um valor para a menção do produto em seus vídeos.

Como criar um canal no YouTube

Se o objetivo é encontrar maneira de como ganhar dinheiro no YouTube você deve estar ciente que o canal não é apenas sobre gravar vídeo. Mesmo sendo uma alternativa fora do padrão para gerar receita é preciso ter consistência.

E mais, você deve fazer mais que o esperado. Além de vídeos proporcionar ao seu público uma variedade de maneiras de consumir informações, incluindo texto, ilustrações de vídeo e dicas de áudio. Esta estratégia aumentará o engajamento geral que seus vídeos recebem.

Afinal, para faturar com o canal no YouTube ele deve ser visto como um negócio. E para isso você terá um passo a passo de como criar um canal no YouTube estruturado para monetizar seus vídeos.

1 – Defina nicho e tipo de canal

Encontre o que você é bom, e fique com ele. Se você é um músico, então fique com os vídeos de música. Não vá tentar produzi vídeos sobre alimentação apenas porque é mais popular.

Definir o nicho é fundamental para que você crie vídeos que realmente vão interessar um grupo de pessoas. Dessa forma o público tem maior potencial de fidelidade e engajamento, e assim você terá mais retorno.

Se você faz de tudo em um mesmo canal você atinge várias pessoas em situações diferentes e taxa de fidelização é muito baixa.

Definido o nicho, agora é o momento de decidir sobre o tipo de canal. O seu conteúdo será disponibilizado para todo o público, ou seu canal será privado. Esta decisão é tão importante quanto a escolha do nicho de atuação.

Se você é um administrador e quer dar dicas mais específicas sobre admiração de empresas ou até mesmo finanças pessoais, você pode oferecer seu conhecimento em um canal privado.

2 –  Plano de conteúdo

A maior dificuldade de quem tem um canal é justamente planejar as pautas para serem gravadas.

Mas este processo se torna muito mais fácil quando organizado. Existem várias maneiras de produzir um plano de conteúdo.

estrategia de venda

Uma delas é definir dentro do seu nicho de atuação os principais interesses do seu público e do conteúdo que você tem interesse de gravar.

Um canal de culinária, por exemplo, pode dividir a pauta entre petiscos, entradas, refeições rápidas e sobremesas. Pode também categorizar por pratos típicos de cada região do país. Ou ainda, separar os temas referentes por ingrediente.

Enfim, e todas as áreas de atuação como um YouTuber há inúmeras maneiras de se organizar para produzir pautas com conteúdo interessantes que envolva o público e que seja realmente interessante para a audiência.

Esse plano pode ser feito semanalmente, quinzenalmente ou o mais indicado mensalmente. No início do canal para crescer a audiência e fidelizar o público é indicado inclusive, postar um vídeo por dia.

Dessa forma você cresce o canal, se envolve mais com o público e aumenta sua autoridade.

3 – Conta no Google AdSense

São várias as maneira de como ganhar dinheiro no YouTube. Quanto mais você aderir maior será sua receita.

Mas independentemente de quais você vai aderir a monetização pelo Google AdSense é crucial.

Para a criação da conta no Google AdSense, clique aqui.

Depois que o YouTube aprovar sua inscrição, você receberá um e-mail para aceitar os termos e vincular sua conta do AdSense.

Se você usa o login do Gmail para o YouTube, ainda é possível vincular qualquer outra conta do AdSense com sua conta do YouTube.

Ao ativar o AdSense para o YouTube você pode ativar seus anúncios automaticamente ou manualmente.

Começarão a ser exibidos automaticamente. Você precisa ativar manualmente os anúncios para todos os vídeos.

Todos os vídeos têm anúncio no início. E vídeos com mais de 10 minutos podem ter anúncios ao longo do vídeo, são os anúncios intermediários.

Depois de ativar os anúncios você tem a opção de visualizar o posicionamento deles no vídeo e ajustar.

4 – Divulgue

Fazer o canal no não basta para ganhar dinheiro com YouTube. É preciso ter audiência. E para as pessoas saberem que seu canal existe é preciso divulgação.

Utilize as mídias a seu favor. Você pode divulgar trechos do vídeo no Facebook, Instagram ou até mesmo prover seu canal no próprio YouTube.

Criar material com assuntos que estão em alta, desde que faça sentido com seu nicho de atuação, também ajuda para que pessoas ao pesquisar pelo assunto se depare com seu vídeo.

5 – Não falhe

Ter uma grande audiência participativa e conquistar muitos views não é tão simples. As pessoas têm interesse diversos e se destacar entre os grandes canais não é fácil.

No entanto, ter um canal pequeno não significa fracasso. Por isso, invista em seu canal. Entregue qualidade a sua audiência, pois o público pequeno e fidelizado rende mais que muitas visualizações aleatórias.

Mantenha sua pauta em dia e procure melhorar sempre a qualidade do seu conteúdo.

Segredo de Freesider

Além de todas essas estratégias de como ganhar dinheiro no YouTube, você pode ainda utilizar seu canal para faturar como afiliado.

Por isso, use links de afiliado.

Se você comprou um produto que comprou na Amazon, por exemplo. Você pode deixar o link na descrição do vídeo para que as pessoas comprem. Quando a compra é realizada por esse link você recebe uma comissão pela venda.

Da mesma maneira se você adquiriu um e-book ou curso online e quer indicar para que mais pessoas tenham acesso a este material, você pode fazer o mesmo.

A FTC, Federal Trade Commission, exige que todos os YouTubers incluam uma declaração de divulgação na descrição do vídeo, se optarem por usar links de afiliados.

E para ter acesso ferramentas e estratégias de como ganhar dinheiro pela internet, baixe o E-book Como ganhar dinheiro enquanto viaja pelo mundo. Nele você encontra métodos de como monetizar seu conhecimento através da internet.