Road Map: descubra como usar e turbine seus resultados

Road Map

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Quem não sabe para onde está indo nunca vai chegar a um lugar nenhum. Basicamente, o conceito de Road Map tem a ver com um processo usado em todos os setores ligados ao desenvolvimento e criação, desde programas de computador até projetos arquitetônicos.

De maneira geral, o Road Map se projeta como um mapa, um verdadeiro mecanismo que norteia como será o projeto ou produto a cada nova etapa de sua elaboração. Essa bussola tende a reunir todos os interessados ao redor dos mesmos passos em busca do aprimoramento do projeto.

Na vida e nos negócios, é fundamental saber ara onde se vai para obter resultados esperados

O intuito é fazer com que todas as pessoas envolvidas neste procedimento de desenvolvimento fiquem atentas e possam contribuir ao máximo com as necessidades ao longo do caminho.

Afinal, não adianta apenas contar com uma ótima ideia de produto ou negócio sem saber necessariamente por onde começar. Esse e outros questionamentos podem ser definidamente filtrados e trabalhados em conjunto através da implementação deste mecanismo no seu projeto.

Qual a relevância de contar com um Road Map?

Geralmente, um Road Map pode instruir um empreendedor na mesma vertente que um roteiro pode ajudar o trabalho de um ator, o esquema tático define o estilo de jogo de um time e as lições da apostila indicam o conteúdo a ser absorvido por um aluno.

Objetivo do Road Map é nortear o desenvolvimento de um produto ou serviço

Por causa disto, o intuito é ajustar distintas interpretações para esclarecer de maneira ordenada a três questionamentos a respeito do desenvolvimento da empresa ou mesmo de uma nova ideia de negócio:

1 – Onde você está?

2 – Onde você pretende chegar?

3 – Como você pode chegar neste ponto?

Portanto, não cometa a besteira de acreditar que o Road Map tem a missão de somente equilibrar o conjunto de ações entre os profissionais, isso significa aprimorar o fluxo de informações do planejamento que conduz ao produto final.

O motivo primordial para adotar uma diretriz como esta é deixar o processo de organização dos pensamentos do idealizador do projeto muito mais simples e organizado, fazendo com que você tenha a chance de estabelecer prioridades.

Tudo isso é executado com a finalidade de unir a maior quantidade de valor possível ao seu empreendimento. É importante destacar ainda que um Road Map auxilia a mensurar o orçamento necessário para desenvolvimento completo do produto ou projeto.

Como criar um Road Map?

Na verdade, este método pode ser compreendido como uma espécie de linha do tempo visual, abaixo do que precisam ser debatidos todos os elementos que vão fazer parte do desenvolvimento do seu produto a curto, médio e longo prazo.

É preciso seguir alguns passos básicos para atingir o sucesso esperado

Portanto, é necessário seguir alguns passos básicos para elaborar um plano de negócio que seja programado para o sucesso, independente do campo de atuação escolhido.

1 – Coloque seu plano no papel

O primeiro passo é fazer com que o seu plano deixe de ser somente uma ideia na sua mente. Por isso, é essencial colocar todos os detalhes no papel para que possa ser testado ao lado de clientes em potencial.

Agora, antes que você siga para o próximo tópico, deixa a gente indicar outras opções incríveis para fazer com que o seu senso de empreendedor se acentue e lhe conceda a estabilidade financeira tão sonhada, dá uma olhada:

1 – 7 maneiras para investir sem ter muito dinheiro

2 – 10 livros de liderança que você precisa ler

3 – 7 filmes de empreendedorismo para assistir e se inspirar

2 – Lista das vantagens do produto

A partir do momento que você percebeu que o produto pode agradar o seu público-alvo, está na hora de explorar todas as suas possibilidades.

Isso acontece quando pode começa a listar todas as funcionalidades que o seu projeto pode solucionar diante dos problemas e necessidades do cotidiano de seu mercado.

3 – Construção do seu Road Map

Neste quesito, você adentra a fase de hierarquização e também de organização de todas as informações que foram levantadas na última etapa e dá início a criação do seu próprio Road Map.

Criação do mapa parte da avaliação de todas as informações obtidas ao longo da criação do produto

O seu intuito primordial é realizar uma espécie de avaliação a respeito dos objetivos de seu empreendimento, as expectativas de seus consumidores e ainda todas as restrições financeiras detidas no seu orçamento.

Através desta avaliação, você tem a chance de organizar todas as funcionalidades – uma por uma – em nos mais variados aspectos dentro de sua linha do tempo.

Esse roteiro deve ser revisto periodicamente, de acordo com as manifestações dos seus consumidores, mudanças tecnológicas, alterações de tendências ou detecção de falhas.

4 – Revisão eventual do seu Road Map

Vale lembrar que não é apenas porque você elaborou o seu Road Map que não será necessário fazer ajustes e até mesmo revisões ocasionais no seu plano de ação.

Ajuste de rota é algo necessário até mesmo nos negócios, especialmente, nos novos negócios

De fato, é preciso levar em conta o feedback obtido junto aos seus consumidores, o surgimento de novas ferramentas tecnológicas, mudanças de tendências no seu mercado e até mesmo a percepção de algumas falhas.

Tudo isso pode e deve ser visto, revisto e corrigido sempre que possível para que o seu produto e/ou serviço possa agregar valor e ainda encontrar uma recepção satisfatória do seu público-alvo, a fim de não perder relevância e tampouco competitividade dentro do seu mercado.

5 – Relação custo benefício

No fim das contas, o mapa também terá a possibilidade de ajudar a avalizar os componentes de seu produto e/ou serviço segundo o grau de benefício que os seus consumidores pode usufruir dele, sobretudo, em um período de crise.

Levando em conta esse pensamento, você tem a capacidade de levantar informações detalhadas a respeito do valor e do custo, que vão atuar como bases para compreender quais os fatores contam com menor custo em paralelo com o maior valor agregado ao seu negócio.

Definitivamente, a relação custo benefício é um dos elementos que mais pesa para convencer o seu público a aderir ao seu produto, determinando a quantidade das vendas realizadas e o resultado conquistado.

Cristina Dominghini Possamai: Natural de Turvo (SC). Jornalista formada, redatora freelancer e social media. Apaixonada por esportes, viagens, tecnologia e literatura.