Como atrair mais clientes para seu negócio físico
Vote neste post

Abrir um empreendimento no Brasil não é algo simples, e a dificuldade inicia logo na escolha do modelo de negócio que você pensa em ter. Após chegar a essa primeira decisão, surge a preocupação de encontrar um local de vendas apropriado ao seu público-alvo, contando com um bom custo benefício e que oportunize visibilidade suficiente para descobrir como atrair mais clientes.

Sendo assim, você superou esses problemas, foi capaz de montar a estrutura desejada e realizou as primeiras vendas. Mas, à medida que o tempo avança, você percebe que o número de vendas feitas não será o mesmo todos os dias e essa oscilação pode ser preocupante para a sua situação financeira.

Como atrair mais clientes para seu negócio físico 1
Como aumentar o volume de vendas constantemente.

 

A alternativa para driblar esse problema e deixar as contas em uma boa situação é elevar as suas vendas e aumentar a margem de lucratividade. Para obter esse crescimento, é essencial tomar algumas medidas certeiras:

  •         Fazer o consumidor enxergar o seu empreendimento,
  •         Fazê-lo se interessar pelo seu estabelecimento,
  •         Convencê-lo a entrar no seu local de vendas,
  •         Fazer com que ele saia do local com algo comprado.

Contar com um bom lugar, em que existe uma grande circulação de pessoas, assegura a primeira ação, que é fazer com que o cliente em potencial apareça nas proximidades. Mas, como atrair mais clientes para o seu negócio e realizar uma compra?

Como abrir uma empresa – não cometa esses erros!

Como atrair mais clientes para o seu negócio físico?

Hoje em dia, muitas pessoas estão focadas em desenvolver estratégias de como atrair mais clientes para um restaurante, um mercado, uma lanchonete, uma loja de roupas e tantos outros estabelecimentos. Mas, se preocupam unicamente com técnicas online.

Apesar da influência das redes sociais e outros canais virtuais ser cada vez maior, ainda é necessário descobrir formas de chamar a atenção das pessoas de modo offline. Você pode ter bons resultados ao reservar parte dos seus recursos e esforços para métodos alternativos de relacionamento. Vamos lá?

1 – Conheça o seu consumidor

Boa parte dos empreendedores entende que é necessário atender a expectativa dos seus consumidores para propagar a sua companhia. O fato é que o seu intuito deve ser ainda maior: impressionar o cliente. Essa é a melhor forma para cativar e fidelizar o seu público-alvo. Como conseguir isso?

O primeiro passado para atrair clientes para o comércio ou a sua empresa é conhecer o perfil do seu consumidor. Se aprofunde nas pesquisas. Converse com as pessoas que frequentem o seu estabelecimento para entender as suas vontades, as suas dores e também os seus interesses.

Isso trará novos conceitos para o seu empreendimento, oportunizando que você efetue as modificações apropriadas para cultivar uma relação cada vez mais próxima. Em resumo, não poupe esforços para se comunicar produtivamente com o seu público.

Como persuadir as pessoas e conquistar mais clientes?

2 – Ofereça inovação

É essencial se perguntar: o que o seu empreendimento fornece de inovador para a sua clientela? Uma marca apenas adquire reconhecimento no seu segmento quando possui algo diferenciado da concorrência, fazendo com que as pessoas busquem por seus produtos ou serviços.

Quando você conta com um negócio físico, esse diferencial pode estar na diversidade de seus artigos, na excelência de seus préstimos, nos vários nichos de mercados atendidos e até em proporcionar um tratamento individualizado.

Se você tem a intenção de cobrar mais do seu cliente para fomentar essa inovação, é necessário justificar isso. Deste modo, trate cada pessoa que entre na sua companhia como especial e forneça o melhor atendimento possível. Assim, você obtém a fidelidade do seu cliente e potencializa o boca a boca.

3 – Aposte no marketing boca a boca

Considere esse exemplo: você descobre um estabelecimento que atende uma área segmentada, como, por exemplo, produtos naturais. Você resolve conhecer o local e se admira com os itens disponíveis e recomenda para seus conhecimentos. Eles vão, aprovam e também fazem essa indicação para terceiros.

Rapidamente, essa loja de produtos naturais se transforma em um fenômeno de vendas sem gastar nada. Apenas nos elogios boca a boca. E, sem sombra de dúvida, esta é uma das formas mais poderosas de como atrair mais clientes.

É desta forma que o marketing boca a boca atua, já que não se refere a uma marca tentando oferecer nada, porém um amigo ou familiar contando que foi bem atendido e se teve uma experiência satisfatória. Como se pode suspeitar, essa indicação gera bem mais credibilidade.

Agora que você descobriu a relevância deste tipo de publicidade, você deve levar em consideração ainda mais o tópico anterior: o que você está promovendo de revolucionário no seu estabelecimento para atrair novos clientes? Será que existem diferenciais suficientes para vencer a concorrência?

5 pilares do marketing digital de como atrair mais clientes

4 – Realize promoções

Não tem jeito. O valor é um dos elementos principais na hora em que um cliente decide comprar em uma loja e não na outra. Assim, você deve fazer promoções com desconto sempre que possível. Este é um método excelente de como atrair novos clientes para o seu negócio.

Todavia, essa campanha precisa ser muito bem planejada. Senão você tem o perigo de passar por grandes dificuldades financeiras a curto e médio prazo. Caso você conceda muitos descontos como modo de fidelizar o seu cliente, o seu negócio pode acabar perdendo toda a margem de lucro.

A verdade é que não é necessário dar algum desconto para que uma compra seja realizada. O ideal é trabalhar com preços adequados e sem explorar a sua clientela. Se você apostar em uma comissão de 5% ao vendedor em cima de cada venda, impostos e outras despesas, pode não sobrar muito para fazer a máquina girar no fim do mês.

Como atrair mais clientes para seu negócio físico 2
O valor é um dos elementos principais na hora em que um cliente decide comprar em uma loja e não na outra.

De fato, a promoção pode ser uma medida para chamar a atenção das pessoas, conquistar novos consumidores e até se destacar em uma localidade. Só que essas reduções precisam estar alinhadas com a sua programação anual, especialmente, nas datas comemorativas.

A melhor opção ainda é adotar valores adequados para o seu cliente e mostrar eficiência no seu trabalho durante o atendimento, bem como a excelência de seus artigos. O consumidor se sentirá compelido a pagar o valor solicitado quando você comprova que a mercadoria é tudo aquilo que se espera.

Como vender mais e perder o medo de vender?

5 – Cuide da informação visual

A identidade de sua marca é elemento indispensável no processo de afirmação no mercado, bem como atrair mais clientes. A opção de um estilo visual impactante inicia pelo logo, só que aprecia alcançar todas as áreas de seus estabelecimentos.

Se a meta é que os consumidores potenciais parem, olhem as vitrines e entrem, é a sua obrigação despertar o interesse. Por isso, mantenha na vitrine itens chamativos e uma estrutura de frente que mereça olhares. Sem nunca se esquecer da organização, iluminação e beleza.

O capricho com a informação visual tende a fazer com que as pessoas notem de maneira promissora as mercadorias que a sua organização fornece e tenham a vontade de conhecer mais.

6 – Promova o seu negócio

Não adianta muito ter uma companhia bem montada, mercadorias de alta qualidade e errar na contratação de funcionários. Esses colaboradores estão vinculados de forma direta no sucesso ou na falência da empresa. Assim, é essencial ter um time comprometido, simpático e que veste mesmo a camisa.

Para reunir uma equipe de sucesso, o empreendedor demanda investir na capacitação profissional. Isso significa oportunizar aos funcionários cursos, palestras, seminários, workshops e acesso aos valores básicos de sua empresa. Essa iniciativa vai fazer toda a diferença no dia a dia.

Além disso, o planeta em uma mudança profunda, aparecendo novos aplicativos, dispositivos e programas a cada dia. Quem não se atualizar tem tudo para ficar para trás. Portanto, é indispensável oferecer esse acesso a atualização.

Afinal, não adianta absolutamente possuir diversos aparelhos e softwares para acelerar o atendimento ao público, o controle de estoque, o pedido de matéria-prima e a gestão financeira se não houver o mesmo investimento em mão de obra capacitada.

Como vender pelo telefone usando whatsapp?

7 – Crie estratégias de fidelização

Os clientes não são descartáveis. Isso quer dizer que você não pode considerar que o ciclo de uma pessoa na sua empresa e/ou estabelecimento comercial se encerra com o pagamento da mercadoria. Na verdade, este é apenas o início da relação, já que é necessário fazer com que esse consumidor volte.

Você sabia que o ato de fidelizar um consumidor é muito mais simples e econômico do que atrair novos clientes? Isso acontece porque a pessoa já conhece a qualidade do seu empreendimento, a eficiência de seus funcionários e reconhece a sua marca. Fazer esse mesmo processo pela primeira vez é demorado, complicado e caro.

Por isso, é fundamental projetar opções com a finalidade de cativar o público, visando manter a regularidade na sua companhia. Sendo assim, é possível implementar programas de fidelidade, que vão bem mais longe do que a oferta de uma simples redução de preço.

Disponibilizar brindes exclusivos, por exemplo, demonstra que a organização aprecia a relação firmada ao longo dos anos. Outro método eficiente é usar o pós-vendas, avaliando o que o cidadão achou da mercadoria adquirida, o atendimento e se preocupando em ajustar qualquer queixa.

O fato é que não há uma fórmula secreta. O ideal é achar maneiras de desenvolver laços sinceros com os consumidores, condição que vai deixar o processo de negociação mais simples e ágil. Vale oferecer desde um contato individualizado até condições de pagamento diferenciadas.

Como criar empatia com o seu público?

8 – Aproveite seu tempo ao máximo

O empreendedor com negócio físico tem tudo para estar realizando o sonho de sua vida, mas nem sempre sabe controlar adequadamente o seu tempo. Muitas vezes, o empresário de primeira viagem concede horas demais ou menos do que deveria para fazer com que o seu negócio prospere no nicho escolhido.

Além de saber como atrair mais clientes, é imprescindível que você também consiga aproveitar cada minuto do seu dia a fim de não se sobrecarregar. Afinal, você optou por criar um negócio próprio para ter mais liberdade, não é mesmo? Estar com a família, descansar, passear, se atualizar profissionalmente, viajar e ter qualidade de vida.

E tudo pode estar mais perto do que você pensa. Com e-book gratuito, “5 Atitudes para Ganhar Mais Trabalhando Menos, você vai descobrir formas para render o necessário e dar conta de sua demanda sem comprometer todo o dia. Então, clique na imagem abaixo, e baixe agora o seu exemplar gratuitamente. 

ebook ganhar mais trabalhando menos