Pensando em programar as próximas férias? Então tenho uma ótima opção para você. E você já sabe onde é o paraíso…
Já pensou em viajar para um local onde se tem belas paisagens, gente bonita, comida e bebida da mais alta qualidade e uma bagagem cultural milenar?
Sim, estou falando das terras italianas e nesse post vou apresentar os melhores lugares da Itália para se conhecer e se apaixonar.
Por que visitar a Itália?
A Itália é sem dúvidas um local que deve constar no roteiro de qualquer bom viajante, pois tudo nela é inspirador.
Historicamente é o berço do Império Romano, desbravadores de grandes terras na Europa e na África, onde seu domínio foi absoluto por muitos anos e que serviu de influência para muitos povos.
Berço também de grandes artistas, cientistas, poetas, que influencia até hoje a cultura mundial como Leonardo Da Vinci, Dante Alighieri a Galileu Galilei.
Saindo dos motivos “cult”, vamos aos profanos e direto ao vinho, sim, o vinho sem dúvida alguma é uma importante, se não a maior razão, para ir a Itália.
Em todos os lugares é possível degustar um bom vinho local.
Assim como é possível apreciar uma deliciosa refeição. Para os italianos a comida é uma referência social, uma atenção familiar, uma forma de carinho.
Por isso é tão comum alimentos preparados na hora, com um cuidado especial na escolha dos alimentos e dos ingredientes que serão utilizados para preparar um prato.
Como se não bastasse essas razões para conhecer a Itália, suas cidades são um charme a parte. Todas as regiões possuem belezas bem particulares com praias maravilhosas, charmosos burgos medievais e cidades do renascimento ou se preferir aventuras em vulcão, estações de esqui ou tranquilas áreas ao redor de lagos.
Beleza para todos os lados e para todos os gostos.
Melhores lugares da Itália
Agora que você está realmente convencido de que a Itália será seu próximo destino, vou mostrar os melhores lugares da Itália.
1 – Roma
Muito comum ouvir relatos de viajantes em sua primeira ida a Roma e neles surgi a frase “amor à primeira vista”.
Sim, Roma é uma cidade que impressiona só de olhar, para todos os lugares há um belo monumento histórico, com traços imponentes e imperiais.
Coliseu, Arco de Constantino, Vaticano são algum dos pontos de parada obrigatórios nessa cidade.
2 – Perugia
Perugia tem o seu centro histórico medieval localizado no alto de um monte, que a tempos funcionava como estratégia de defesa contra invasores.
Recanto ideal para vivenciar a famosa experiência de dolce far niente italiano, já que possuei menos movimento, mas não menos encantos que outras cidades mais famosas.
Nessa cidade fica um dos mais completos museus de arte sacra do mundo com obras de Perugino e seus discípulos.
Para deliciar o paladar, Perugia possui várias cantinas italianas tão rústicas quanto irresistíveis, muitas delas localizadas em balcões com a vista para o vale da Umbria.
Ei! Não deixe de ver alguns outros espetáculos pelo mundo, como:
1 – Tudo que você precisa para um mochilão na Ásia
2 – Tailândia: 7 motivos para se apaixonar pelo país
3 – Os festivais de música do Brasil mais imperdíveis para você conhecer
3 – Veneza
Nada se compara no mundo a Veneza e seus incontáveis canais, que a todo o momento é um convite para um novo roteiro.
Essa cidade deve ser explorada apenas admirando, sem mapas, seguindo as placas locais, te levando a um novo destino, sem compromissos.
O passeio pelos canais é obrigatório, mas você pode conhecer também a Basílica de São Marcos, a Ponte di Rialto, a Ponte dos Suspiros e a Ilha Murano.
4 – Florença
Florença está entre os melhores lugares da Itália e é tida como uma cidade de causar vertigem de tão bonita. Foi o berço do Renascimento e hoje é patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO.
Dos seis séculos de esplendor artístico e cultural vividos nessa cidade, podemos destacar os gênios da arte como Michelangelo, Giotto, Botticelli e Brunelleschi, imortalizados em obras presentes no Duomo, na igreja de Santa Croce, nas galerias Accademia e Uffizi, e no palácio Pitti.
5 – Assis
Geograficamente dividida entre cidade baixa e alta, Assis tem seu grande destaque a Basílica de São Francisco de Assis.
Bate e volta saindo de Roma são muito comuns e possibilita conhecer essa cidade a a paz que habita nela.
Boa parte disso é por causa mesmo de São Francisco de Assis, santo que nasceu, viveu e faleceu na região (seu corpo ainda está enterrado na Basílica que leva o seu nome.
As pregações desse santo são até hoje um convite a reflexões e um equilíbrio mental, além de uma fonte renovável da fé.
6 – Nápoles
A cidade é famosa por ser reduto da máfia italiana e isso é sentido na cidade, por isso aconselha-se atenção ao visitar a região.
Atualmente é um lugar que vive um descaso em relação a limpeza pública, o que pode desestimular um passeio.
Mas com os devidos cuidados tomados é possível se encantar com as belezas arquitetônicas e culturais.
Vale também por ter sido onde foi inventada a pizza, que são bem diferentes da nossa e por isso devem ser incluídas como roteiro gastronômico.
7 – Gênova
O porto comercial de Gênova é o mais importante de toda a Itália.
O que se destaca é o contraponto existente entre as elegantes estâncias costeiras e as ruas estreitas da cidade antiga, frequentadas tanto por marinheiros como por turistas.
Em Gênova fica o Aquário, a Catedral e a Lanterna de Gênova.
Além das Strade Nuove, um conjunto de ruas do centro histórico, e os Rolli di Genova, uma lista de palácios e residências que recebiam famílias nobres.
8 – Siena
Palio di Siena é uma corrida de cavalos na Piazza del Campo, no centro da cidade italiana de Siena que ocorre nos dias 2 de julho e 16 de agosto, desde o século XVII, em honra a “Nossa SeCampo”.
É uma competição importante e que divide a cidade em uma competição empolgante.
Siena é uma cidade dividida em 16 bairros, sendo que cada qual tem sua bandeira, suas cores e seu brasão.
9 – San Gimignano
Localizada na região da Toscana é um local ideal para se pernoitar, vê a cidade escurecer e na manhã seguinte se deliciar com as cores que os primeiros raios de sol dão ao lugar.
Um clima medieval faz parte da cidade, reforçado pelo Museu da Inquisição, com exposições pesadas e de causar medo.
Seus encantos se escondem nas vielas, em pequenas vinícolas e em deliciosos restaurantes escondidos e que tornam esse um dos melhores lugares da Itália.
Ideal para um passeio de reconhecimento e se deixar surpreender.