Com o Brasil em tempos de crise, viajar se tornou, infelizmente, aquele gasto que a gente tanto deseja, mas que fica pendente. Afinal, em época de instabilidade financeira, nunca se sabe o que acontecerá no dia de amanhã, certo?

Então, nada melhor do que guardar dinheiro e se prevenir. No entanto, viajar é fundamental para as nossas vidas porque é um dos únicos gastos que se torna um investimento para nós mesmos. Por isso, que tal não desistir de suas vontades e fazer um mochilão pela América do Sul, que pode ser bem low cost?

Fazer um mochilão pela América do Sul te permite que você não desista do seu sonho de viajar em detrimento da sua situação financeira

Pois é, meus caros leitores, um mochilão pela América do Sul pode ser bem mais barato do que você imagina. Com planejamento e corte de gastos com hospedagem, alimentação, compras e afins, é possível gastar muito pouco.  Interessante a ideia, não?

Para te ajudar a definir o seu roteiro por essas terras, nós iremos listar os 6 destinos para fazer mochilão pela América do Sul. Assim, a primeira etapa de escolher os lugares a serem visitados já pode ser cortada e você pode gastar todo seu tempo e energia no planejamento dessa viagem incrível.

1 – Nordeste brasileiro

Quando pensamos em mochilão pela América do Sul, logo descartamos a possibilidade de fazer uma viagem desse tipo em nosso próprio país. Um desperdício! Por isso, colocamos o Nordeste brasileiro em nossa lista. Afinal, se tem algum lugar que é conhecido por suas belezas naturais paradisíacas, é essa região do Brasil.

Praia da Pipa - mochilão pela América do Sul
Praia da Pipa é um dos melhores lugares para os mochileiros no Brasil devido a sua ótima estruturada para esses turistas.

Muito procurado pelos turistas estrangeiros, o Nordeste conta com uma ótima infraestrutura, inclusive para quem deseja mochilar.

Por exemplo, no centro da Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte, há uma quantidade imensa de hostels, hospedagem compartilhada de baixo custo. Por isso, não deixe de cogitar essa parte tão linda do nosso país ao planejar seu mochilão pela América do Sul!

2 – Deserto do Atacama, no Chile, e Salar de Uyuni, na Bolívia

Pensa naquele lugar incrível, diferente de tudo que já viu na vida. Pensou? Então, saiba que é bem provável que esse lugar não chegue aos pés do Deserto do Atacama e do Salar de Uyuni. A paisagem é tão surreal que é aqui que quem é descrente no poder divino começa a se questionar sobre sua existência.

Antes que você se pergunte do porquê colocamos os dois destinos num único só tópico, nós te respondemos: a melhor maneira para conhecer o Salar de Uyuni é partindo de San Pedro do Atacama, a cidade-base dessa região chilena.

Salar de Uyuni - mochilão pela América do Sul
Como se não bastasse, o Atacama tem, ao lado dele, o Salar de Uyuni, o maior deserto de sal do mundo.

Então, como deixar de colocá-los na nossa lista de lugares para fazer mochilão pela América do Sul?! Não tem como; afinal, são dois destinos únicos que são possíveis de se conhecer em uma só tacada. Melhor do que isso, impossível!

3 – Machu Picchu

Localizado na América, esse sítio arqueológico é. Também chamada de “cidade perdida dos Incas”, Machu Picchu está localizada no topo de uma montanha, a 2400 metros de altitude, no Peru.

Atualmente considerado patrimônio mundial da UNESCO, Machu Picchu, no Peru, é um dos destinos mais procurados por quem deseja fazer mochilão pela América do Sul. Isso porque lá, além de ser um lugar de baixo custo, também conta com uma infraestrutura super adequada para os mochileiros de plantão. Aí, não tem erro né: viagem barata + paisagem de tirar o fôlego = sucesso na certa!

Machu Picchu - mochilão pela América do Sul
Machu Picchu é o local ideal para quem deseja fazer um mochilão pela América do Sul, unindo baixo orçamento com paisagens únicas.

Está gostando do tema e ficou interessado em fazer mais viagens low cost ou mochilões para outros destinos, que não a América do Sul? Então, veja só as nossas publicações que podem te ajudar:

4 – Patagônia Argentina e Chilena

Já pensou em conhecer o fim do mundo? Pois é, isso é possível indo à Patagônia, pois é em Ushuaia, na Argentina, onde basicamente o continente acaba e dá espaço para a imensidão do mar.

É na Patagônia onde você vai fazer um dos mais singulares mochilões pela América do Sul

Além disso, e nessa região que você tem a chance de andar sobre glaciares seculares, navegar nos lagos com cor azul turquesa e ainda admirar uma vasta vida marinha formada por leões marinhos, baleias, lobos e pinguins. As belezas da Patagônia Argentina e Chilena são algo fora de sério!

5 – Litoral Uruguaio

Parece improvável, mas o Uruguai oferece um dos melhores litorais da América do Sul. Um ótimo roteiro para você fazer seu mochilão é passando pela famosa Punta del Este e seguindo até Punta del Diablo, Cabo Polônio e Punta Ballena (Casa Pueblo).

Um dos monumentos mais conhecidos da América do Sul, Punta del Este e o litoral uruguaio são um ótimo destino para o seu mochilão

Você irá se surpreender com as paisagens que encontrará por lá e a atmosfera do lugar!

6 – Chapada dos Veadeiros

Já que começamos falando sobre o Brasil, que tal finalizarmos com ele também? Isso porque seria uma injustiça deixar a Chapada dos Veadeiros fora da lista de destinos para fazer mochilão na América do Sul.

A região do nosso centro-oeste conta com diversos hostels, passeios em conta, quando não gratuitos, alimentação a preço justo e custos baixos no geral.

Somam-se a esses fatores mais do que positivos a linda paisagem natural que você encontra por lá e a energia incrível de sua população. Não tem como deixar de ir à Chapada dos Veadeiros.

Chapada dos Veadeiros - mochilão pela América do Sul
Para finalizar nossa lista de destinos para fazer um mochilão pela América do Sul, nada mais justo do que fechá-la com a Chapada dos Veadeiros.

E aí, gostou da nossa lista? Eleger apenas 10 lugares para fazer um mochilão pela América do Sul é bastante difícil, já que o nosso continente está tomado de destinos imperdíveis. Mas é isso aí! Ficamos por aqui e tenha uma boa viagem!