5 (100%) 1 vote[s]

Como fazer um ebook, afinal? Será que é assim tão difícil tirar as ideias do papel e transformá-la em uma fonte de renda? A verdade é que a procura por como fazer um ebook de sucesso é constante e crescente. Se você quer saber como criar um ebook profissional, é importante conhecer alguns atalhos. Como por exemplo, programa para criar ebook grátis.

Sendo assim, vamos conhecer, antes de mais nada, quais são as ferramentas ideais para isso. Então, após as ferramentas, falaremos sobre os passos que devem ser dados. A realidade é que não é apenas um programa para criar ebook grátis. Separamos para você 7 ferramentas que serão de extrema utilidade para o seu trabalho.

1 – Issuu

Quer aprender como criar um ebook profissional? Utilize ferramentas reconhecidamente boas para o serviço. Com o Issuu, você terá um arquivo. E além disso, terá uma biblioteca, um ponto de vendas e mais algumas opções possíveis. Certamente uma excelente opção para quem deseja ingressar no mundo dos infoprodutores.

2 – My Ebook Maker

O My Ebook Maker se parece muito com o Word, o que já facilita o aprendizado de como fazer um ebook. Aqui, o usuário vai precisar preencher uma ficha antes de iniciar o processo. Então, poderá elaborar a capa e cada capítulo do seu ebook, tudo separadamente. Isso facilita bastante o processo de criação.

3 – Word

E já que falamos na ferramenta mundialmente famosa, cá está o Word encorpando a lista de programa para criar ebook grátis. Além de encontrar facilidade para as edições, o usuário poderá já estar bastante familiarizado. Ela possibilita milhares de combinações e efeitos e ainda gera documento no formato PDF.

4 – 3D Pack

Com o 3D Pack você poderá trabalhar na criação de uma capa muito moderna, em 3D. Não tenha dúvidas que essa é uma excelente maneira de chamar a atenção. E se acaso você não tenha muito conhecimento em edições de imagens, não tem problema. A ferramenta continua sendo uma excelente opção para você, infoprodutor.

5 – Youblisher

O Youblisher é um site que permite que você converta seus documentos em revistas digitais. Essa característica garante que qualquer pessoa acesse o material através do navegador. Tal qual uma nuvem, os arquivos ficam salvos no site. Essa é uma ótima maneira de não lotar a sua HD com arquivos, textos e imagens.

6 – Livros Digitais

Livros Digitais é uma opção toda na língua portuguesa, o que já é uma grande vantagem. E como todas as outras citadas, também é gratuita. E você ainda não terá que fazer nenhum tipo de download. Toda a criação ficará à disposição do infoprodutor na área de criação e publicação.

7 – Canva

O Canva encerra nossa lista de programa para criar ebook grátis. Vamos ser honestos, a frase “a primeira impressão é a que fica” é muito real. As pessoas procuram mesmo por conteúdo. Entretanto, a capa de um ebook faz muita diferença na hora da tomada de decisão. O número de vendas pode ser significativamente maior se tiver uma capa legal.

Aqui você poderá criar capas incríveis e também trabalhar com qualidade na diagramação interna. Quer saber como fazer um ebook de sucesso? Invista em uma capa bem profissional. Além de um conteúdo de valor, é claro. Esse é o caminho para mostrar as pessoas que seu ebook se trata de um material profissional.

E agora que já conhece não apenas um programa para criar ebook grátis, mas sete, vamos aos 7 passos de como fazer um ebook.

Aprenda como fazer um ebook

Separamos todo o processo em 7 passos que você deverá dar para que seu ebook seja um sucesso. Será que é possível compreender como criar um ebook profissional rápido assim? Sim, é. Então deixa tudo o que pode estar te distraindo de lado, e atenção no artigo. Você pode até mesmo deixar o artigo aberto em uma página, enquanto trabalha na criação do seu ebook.

Como fazer um ebook – #1 Pesquisa

Não adianta aprender como fazer um ebook de sucesso, se não estiver disposto a oferecer o melhor conteúdo possível. Mas não apenas isso, como tudo o que envolve o tema. Para desenvolver esse tipo de conteúdo, você terá que conhecer antes de tudo, as reivindicações do seu público-alvo. Que dor eles querem solucionar quando encontrarem seu produto?

Quando souber exatamente qual a dor deles, você terá as diretrizes que deverá seguir para trabalhar com seu ebook. Não deixe de manter tudo dentro do contexto. Você terá que oferecer as soluções para solucionar essa dor. Seu produto tem que cumprir o que promete. Afinal, coerência gera autoridade. Isso é o que vai atrair as pessoas e, consequentemente, as vendas.

Procure abranger todos os pontos possíveis sobre o tema. Pesquise muito sobre o assunto antes de desenvolver e finalizar seu ebook. Por se tratar de um material conhecido por ser extenso, você não terá que se preocupar com a quantidade de palavras, como em um blog, por exemplo.

Como fazer um ebook – #2 Títulos Atrativos

Como fazer um ebook de sucesso, sem um título que atraia os olhares? Tudo tem que seguir uma linha de raciocínio que tem como objetivo as vendas. A capa, o título, o conteúdo e as imagens utilizadas precisam estar em sintonia. E mais do que tudo, precisam ser atrativas. Trabalhe para que tudo siga um padrão atraente e que desperte a vontade de comprar.

Você precisa ter consciência de que um título bom tem muito mais chances de ser clicado. Uma boa ideia é deixar, de maneira bem sucinta, a resolução que seu ebook oferece. As chances serão maiores de chamar a atenção. Mas é claro que nós trouxemos para você alguns exemplos de títulos clicáveis. Isto é, aqueles que vão despertar a curiosidade:

  • Guia completo de como (solução que seu ebook oferece);
  • 10 maneiras inusitadas de como (solução que o seu ebook oferece);
  • 5 erros comuns de quem (desejo de solucionar a dor, sem sucesso);

O título que já traz a informação de qual problema resolve, causa curiosidade. Dificilmente as pessoas não vão se interessar em, ao menos, dar uma olhadinha.

Como fazer um ebook – #3 Capriche na Capa

Como dito acima, é preciso ter coerência. Não adianta ter um título incrível, e não oferecer nada do que promete. Da mesma maneira, a capa deve seguir essa coerência. Não adianta colocar uma família viajando ou sorrindo, se o seu material não oferece nada disso. Não adianta colocar uma pessoa cheia de dinheiro na mão, sem garantias. É preciso ser honesto em cada detalhe.

Como fazer um ebook de sucesso e vender muito pela internet 1
Não adianta colocar uma família viajando ou sorrindo, se seu material não oferece nada disso. Além disso, é preciso ter um material bem caprichado.

E sempre que buscar como criar um ebook profissional, vai encontrar a dica de investir em uma capa bacana. Comumente, os empreendedores digitais contratam um web designer para realizar o trabalho. E essa é mesmo uma excelente opção. É possível contratar esses profissionais em plataformas que ofereçam serviços de freelancers.

Mas é claro que você mesmo pode trabalhar na capa do seu ebook. Seu bom gosto pode resultar em uma capa marcante e chamativa. Existem ferramentas bem conhecidas pelo grande público, como o Power Point. Com elas, é possível trabalhar com as imagens, detalhes, cores e tudo o que precisar para desenvolver uma capa marcante.

Independente da maneira escolhida, o importante é o resultado. Não descarte a ideia de fazer um investimento. Certamente, no resultado final, valerá muito à pena.

Como fazer um ebook – #4 O subcabeçalho também é importante

Menos é mais, é verdade. Em muitos casos, o excesso de informações acabam tornando o material extravagante demais. E isso afasta as pessoas. No entanto, um trabalho muito simples também não será tão atraente. As pessoas gostam de informações, conteúdo, imagens legais, entre outros detalhes. O bom senso deve ser sua medida nesta opção.

Faça algum tipo de destaque para as partes que vêm abaixo dos cabeçalhos. Você pode apostar em detalhes legais e diferenciados. Algo que fuja do convencional. Originalidade é um ponto forte em toda marca. E o diferencial pode resultar no destaque que todo empreendedor almeja. Essa é a melhor maneira de como fazer um ebook de sucesso.

Você pode “brincar” com o tamanho e tipos de fontes e até mesmo com as cores. Mas é importante que tudo seja de muito bom gosto. Lembre-se de não fugir demais do tradicional. Deixe sua marca sem exageros. As pessoas vão ter uma imagem que vai possibilitar a identificação, sem cansar demais os olhos.

O mais importante é sempre encontrar maneiras de se destacar, e não apenas ser mais um do mesmo.

Como fazer um ebook – #5 Trabalhe com imagens que encham os olhos

Como criar um ebook profissional, se não tiver imagens profissionais? E ainda seguindo a linha de raciocínio, quando há contexto, o cérebro aprende mais rápido. Sendo assim, você já possui as informações necessárias para trabalhar com as imagens que vai utilizar em seu ebook: elas precisam ser profissionais e precisam estar encaixadas em um contexto.

como fazer um ebook 2
As imagens do seu e-book precisam ser profissionais e precisam estar encaixadas em um contexto.

Se você quer vender bem, você precisa fazer com que o maior número possível de pessoas aprendam com o seu material. E para isso, vale seguir esses estudos que sempre estão sendo feitos. Eles são científicos e provam as melhores maneiras de ensinar. E de aprender. Não economize nas pesquisas desses estudos na hora de criar o seu ebook.

Existe a opção de contratar um fotógrafo e fazer as fotos especialmente para o seu ebook. O profissional poderá dar ideias quanto às imagens ou seguir um contexto que você tenha detalhado. De qualquer forma, a ideia é muito boa. Mas se acaso não seja essa a realidade do momento, ainda existem outras opções.

Você pode, por exemplo, conseguir imagens de bancos de imagens. Existem bancos de imagens gratuitos, e bancos de imagens que você paga para ter acesso às imagens.

Como fazer um ebook – #6 Conclusões Fortes

Para que a lição fique gravada na mente do cliente, é preciso saber também como finalizar o ebook da maneira correta. Não deixe de concluir o ebook de maneira forte e coerente. Você pode, por exemplo, fazer um apanhado de tudo o que foi falado. Todo o conteúdo do ebook poderá ser bem resumido e finalizado com uma conclusão inteligente.

Uma boa maneira é deixar algum questionamento no ar. Algo que vai fazer com que o leitor fique alguns minutos absorvendo o que leu. Ele certamente vai parar em alguns momentos do dia para avaliar aquele questionamento. E esse é uma das melhores coisas que podem acontecer com uma marca: passar a fazer parte do dia a dia do seu cliente.

E lembre-se que não existe problema algum e deixar uma chamada para uma próxima ação. Afinal, se trata de um conteúdo digital. Você pode falar para a pessoa se cadastrar em seu site para receber conteúdo exclusivo. Ou, quem sabe, falar para ela garantir o lugar no próximo curso. Tudo vai depender do marketing que você quer trabalhar. Mas vamos falar a respeito no próximo tópico.

Como fazer um ebook – #7 CTA’s e links relevantes

Todo o conceito de marketing digital se resume nisso. Nós trabalhamos com marketing digital para enviar pessoas para o site, para o novo produto, para a rede social, entre muitas outras coisas. Se não fosse essa ideia, o marketing digital não faria sentido. Sendo assim, não tenha receio em colocar links em seu ebook. Ou fazer chamadas para outras ações.

Se trata de um conteúdo digital, e as pessoas estão mais do que acostumadas a isso. Mas como tudo no seu ebook, é preciso deixar o bom senso imperar. Uma insistência grande não será bem vista. Procure fazer ofertas irresistíveis. Aquelas que são praticamente impossíveis de ignorar. Relacione um próximo assunto ao conteúdo do seu ebook. É uma excelente maneira de segmentar o público e atingir o sucesso.

Agora, você já imaginou a liberdade de viajar pelo mundo enquanto ensina o que você sabe?

Pois essa é a proposta do criador do movimento Freesider, Fagner Borges. No ebook “Como Lucrar com seu Conhecimento enquanto Viaja pelo Mundo” você vai encontrar as melhores dicas de um dos maiores profissionais do marketing digital da atualidade. Baixe gratuitamente agora mesmo e diga adeus às amarras sociais.