Você já parou para se perguntar o que significa preguiça? Na minha visão, a preguiça faz parte da nossa vida e pode ser considerada uma dádiva. Isso porque é uma função natural da nossa mente com a finalidade de economizar energia.

Algo que também explica porque sentimos preguiça. Afinal, a nossa mente é muito preguiçosa e acaba por estabelecer hábitos ao longo da vida visando diminuir o gasto de energia. E, provavelmente, você vai se surpreender com quem defende essa mentalidade.

Bill Gates disse uma vez: “sempre vou preferir uma pessoa preguiçosa para fazer uma tarefa difícil, porque ela vai achar o jeito mais fácil de fazê-la”.

O que significa preguiça

William Henry Gates III mais conhecido como Bill Gates, declarou a sentença anterior. Ele que é prestigiado no mundo inteiro por ter fundado a Microsoft ao lado de Paull Allen, a maior e mais conhecida empresa de software do mundo em termos de valor de mercado.

Só que a atuação de Gates não se limita a Microsoft, não. Ele também é reconhecido como um magnata, empresário, diretor executivo, investidor, autor americano e um filantropo que gerencia e apoia diversas causas sociais ao redor do mundo.

Por isso, eu acho que a gente precisa aprender mais com a galera preguiçosa a lidar com as tarefas no dia a dia. Quando digo que a preguiça é uma ótima forma de ter uma boa qualidade de vida e alcançar os seus objetivos como empreendedor, eu ressalto tanto para prosperar em qualquer cenário quanto para viver nos seus próprios termos.

Preguiça e procrastinação

Eu sei que isso causa estranhamento a primeira vista porque a preguiça sempre foi apontada como nociva. Só que você deve ter em mente que preguiça é diferente de procrastinação ou relaxo.

Eu não estou dizendo para você ser um profissional relaxado ou relapso. Aquela pessoa que não se preocupa com o resultado de suas ações, não rende e tampouco executa o que necessita no prazo combinado. O que eu proponho é que você deve se beneficiar da mentalidade do preguiçoso.

Então, o que significa preguiça realmente? Simplesmente, essa mentalidade tem a ver em realizar o seu trabalho com o mínimo de esforço. Ou seja, alcançar os resultados esperados sem se matar de tanto trabalhar.

O que significa preguiça

Quando você sente preguiça para fazer algo normalmente essa atividade não está alinhada com as metas que a sua mente visa atingir. E quando se tem essa sensação, você deve se perguntar: qual a maneira de fazer isso rápido e facilmente?

Portanto, o preguiçoso vai providenciar um modo de ganhar mais e se incomodar menos. E, toda a vez que você abraça essa postura e torna a operação efetiva, você facilita a sua vida.  

Infelizmente, eu enxergo que a nossa sociedade possui conceitos de “trabalho duro”, “vida difícil”, “dinheiro que vem fácil, vai fácil” e tantos obstáculos que fazem com que as pessoas sofram e se desgastem sem necessidade.

O que significa preguiça na hora do trabalho?

O que significa preguiça para o mercado de trabalho na atualidade passa muito longe de um profissional improdutivo. Além disso, alguém com esse tipo de mentalidade sempre vai priorizar três fatores:

Simplificar

Não confunda um serviço simples com um serviço de baixa qualidade. Porque o preguiçoso quer realizar o seu projeto de modo fácil, mas jamais tira o foco do resultado desejado.

Otimizar

Isso quer dizer que esse indivíduo quer otimizar o processo a fim de encontrar uma maneira mais rápida para ganhar tempo da próxima vez.

Automatizar

Por isso, o profissional buscará um método para otimizar toda a operação e ter cada vez menos trabalho.

Então, toda vez que você estiver diante de algo muito complexo, pense como um preguiçoso e procure por um meio para que esse problema seja sanado e não volte a lhe assombrar.

Ocupação não é trabalho!

O que significa preguiça também tem muito a ver com estar ocupado e não estar realmente rendendo. Eu vejo que muita gente erra no processo de se ocupar ao invés de se concentrar na otimização de sua operação de trabalho.

Por exemplo: quem consegue gerar um resultado em 15 minutos vale muito do que alguém que leva três dias para alcançar o mesmo resultado. Afinal, tempo é a coisa mais valiosa do planeta e não como ser recuperado. Afinal, a gente não consegue comprar tempo, não é?

O que significa preguiça

Quando você for oferecer o seu serviço para um cliente deve cobrar por resultado e não por hora. O valor que o cliente paga é por todo o tempo que você levou para se aprimorar a fim de fazer tudo da maneira mais rápida possível e dentro do prazo.

Muita gente se sente bem ao dizer que não possui tempo para amigos, famílias ou passatempo porque está sempre ocupada com a sua empresa ou o seu serviço. Definitivamente, estar ocupado não é sinônimo de trabalho de qualidade. Lembre-se disso!

Como pensar como um preguiçoso pode ajudar a resolver problemas?

Basicamente, você deve se fazer quatro perguntas para que esse tipo de mentalidade possa lhe ajudar tanto no aspecto profissional quanto nas questões pessoais. Vamos lá?

  • De que modo eu posso deixar isso mais simples?
  • É possível otimizar essa atividade?
  • Eu consigo automatizar essa atividade?
  • Como eu posso ter esse mesmo resultado com o mínimo esforço?

No fim das contas, o que significa preguiça é uma maneira de lhe ajudar a parar de justificar a necessidade vazia de se ocupar. Simplifique os seus projetos de uma vez por todas!

Afinal, um empreendedor bem sucedido é aquele que tem tempo para fazer as coisas que ama na companhia dos seus entes queridos. Daqui por diante, mais efetividade e menos ocupação!

Ficou com alguma dúvida sobre esse tema? Então, eu te convido a assistir o vídeo abaixo e assimilar esse conceito que pode transformar a sua forma de encarar o trabalho.