Acordar todos os dias no mesmo horário, tomar café no mesmo lugar, comer as mesmas coisas, enfrentar o trânsito, correr pra não perder a hora de bater o cartão, sentar no mesmo lugar, com as mesmas pessoas, os mesmos assuntos, as mesmas reuniões que duram horas e nada é resolvido e passar 5, 10, 20 anos na mesma rotina, aproveitando muito pouco de todos os benefícios que a vida tem a oferecer.
Essa é uma rotina muito comum na vida de milhares de brasileiros, e enquanto muitos estão conformados e reclamando de tudo e todos, outros estão despertando para as novas oportunidades criadas pelo mercado digital. Uma delas é a de se tornar um afiliado profissional e abandonar de vez a rotina massacrante.
O afiliado profissional, é a pessoa que para trabalhar necessita apenas de um computador e conexão com a internet. Ou seja, esse profissional não precisa de um escritório, equipe, reuniões, uniforme desconfortável ou pegar trânsito, isso quer dizer, que um afiliado profissional pode trabalhar na varanda, no jardim, no sítio, na praia, onde ele quiser.
E por ser seu próprio chefe, pode fazer seus horários e escolher os melhores momentos para trabalhar ou aproveitar a família. Esses e outros benefícios são possíveis porque o afiliado utiliza a internet como uma ferramenta para gerar dinheiro.
Antes de conhecer os mandamentos para se tornar um afiliado profissional é importante conhecer mais sobre o mercado e o primeiro passo para saber como ser um afiliado.
Como ser um afiliado profissional
Para o funcionamento do mercado de afiliados é necessário a presença de três figuras, o produtor, o afiliado e o cliente. A conexão entre esses três vai permitir a criação do produto, o conhecimento e a venda.
O produtor é quem vai desenvolver o produto, que pode ser físico ou de informação como e-book, vídeo ou curso. Mas o projeto só é desenvolvido após saber da existência de uma carência no mercado, ou seja a demanda.
O cliente, muitas vezes, vive uma situação complicada, não sabe como resolver e acaba se acomodando e é nesse momento que o afiliado profissional age. Sua função é conectar a solução (produto) ao problema (cliente).
Quando o cliente encontra uma solução, que se torna indispensável, ele efetua a compra e o afiliado recebe uma comissão pela intermediação.
A primeira etapa de como ser um afiliado é se cadastrar em uma plataforma de afiliação. Acompanhe o passo-a-passo para a afiliação.
1- Nicho
A escolha do nicho de atuação é o primeiro mandamento para se tornar um afiliado profissional. Isso porque, o foco em um setor específico, possibilita traçar estratégias mais diretas com maiores possibilidades de sucesso no mercado.
Um nicho de mercado é basicamente, uma pequena parcela de consumidores de um mercado maior. Ao dividir o mercado principal em grupos mais específicos fica mais fácil garantir a satisfação do cliente e o lucro do produtor e do afiliado.
O nicho de mercado funciona da mesma maneira para o mercado off-line e online. E pode ser amplo ou mais específico. O mercado de TI, por exemplo, é um mercado principal voltado para área de tecnologia e o processamento de dado é a área de controle de fluxo de informação e criação de programas mais específicos. Essa especificidade é considerada um nicho de mercado da área de TI.
Na sua atuação o afiliado profissional tem a possibilidade de trabalhar não só com um nicho de mercado, mas com vários segmentos, uma vez que o mercado digital disponibiliza uma diversidade de produtos para divulgação.
A escolha do nicho de produto do afiliado profissional é sempre voltado para a área que ele tenha mais afinidade, em que ele já tenha interesse em conhecer mais e aprofundar os estudos para o entendimento do público e encontrar a maneira de como ter sucesso no marketing digital.
2 – Avatar
Definir o público de interesse é a fase mais importante em qualquer empreendimento e no mercado digital não é diferente. Ao afiliado profissional consegue encontrar o caminho de como ter sucesso no marketing digital, por definir muito bem seu avatar.
Público alvo ou público de interesse, é o nicho de consumidores que interessam por um assunto e se identificam com a marca e com o produto, ou seja, são as pessoas mais propensas a realizar a compra do produto divulgado.
Quanto menor for o nicho, mais fácil será entender as necessidades do seu público-alvo e produzir conteúdo que atenda às demandas desses usuários, no momento que eles mais precisam.
Avatar ou persona, é um protótipo se um comprador ideal. Afiliado profissional dedica grande parte do seu tempo para a construção do seu avatar, pois sabe que é a partir dele que será possível encontrar a maneira certa para entender suas dores, necessidades, o modo como deve se comunicar.
A cada nicho de mercado, cada produto deve ser desenvolvido um novo avatar. Inclusive podem ser construídos mais de um avatar para cada produto, nesse caso cada um aborda uma especificidade e necessidade para a compra do produto.
3 – Venda
Um afiliado se assemelha a um representante, que para alcançar sucesso precisa vender. Técnicas de vendas funcionam em qualquer mercado o que muda é a ferramenta utilizada para chegar ao cliente. O afiliado profissional sabe que para vender precisa estar conectado às necessidades do cliente e aos seus desejos.
O ser humano toma suas decisões guiado pela lógica de evitar dor e alcançar o prazer. John Keats disse “o prazer nos visita algumas vezes, mas a dor agarra-se cruelmente a nós” é assim que um afiliado profissional se orienta para ajudar seu cliente.
Todos sabemos que ninguém compra um produto, serviço, ideia ou qualquer solução, sem que precise ou deseje. E é exatamente nesse momento que o afiliado profissional trabalha com seu avatar, para que ele compreenda a necessidade existente, mesmo que nunca antes tenha pensado na possibilidade da compra deste produto.
Ao compreender a dor ou o desejo do avatar o afiliado profissional sabe exatamente os pontos fortes e fracos do seu público alvo, e sabe demonstrar que se importa e se preocupa com ele. Dessa maneira, ao gerar empatia e ser praticamente um amigo do cliente é possível orientá-lo a fazer uma boa escolha e na maioria das vezes conseguir realizar a venda.
4 – Relevância
O que determina o que o indivíduo compra é o desejo ou a necessidade que precisam ser atendidos, por isso, o afiliado profissional foca em conteúdo com relevância para seus clientes, pois sabem que a pessoa investe seu dinheiro no que ela enxerga valor.
O momento em que vivemos o consumidor tem cada vez mais informação sobre os produtos oferecidos no mercado digital e a decisão de compra depende da percepção que ele terá das informações que são entregues a ele.
O afiliado profissional entende o que o cliente precisa e se baseia nessa necessidade para criar conteúdo que o ajudará a tirar suas dúvidas e compreender seus anseios. É através do conteúdo que o consumidor vai decidir qual produto comprar.
O conteúdo relevante proporciona uma melhor experiência do cliente com o afiliado, já que os anúncios sempre oferecem um dica, ou solução imediata para seu problema. Essa estratégia, utilizada pelo afiliado profissional, no mercado digital, aproxima as partes e possibilita uma relação de troca, em que todos ganham.
5 – Ganha – Ganha
Muitas pessoas têm dificuldades para vender e acreditam que nunca poderão trabalhar com vendas, porque possuem uma mentalidade diferente da de um afiliado profissional. E a maneira de pensar pode ser modificada e abrir a possibilidade para quem quer que seja conseguir vender.
O afiliado profissional se baseia na mentalidade do ganha-ganha para alcançar êxito em como ter sucesso no marketing digital. Pois acredita nos produtos que divulga, por isso a importância de trabalhar com um nicho de mercado com mais afinidade, dessa maneira é possível avaliar a relevância do produto ou serviço para o cliente.
A teoria do ganha-ganha funciona quando ambas as partes ganham com a realização de uma ação.
Ao oferecer um produto com informações técnicas para melhorar a usabilidade de um computador à uma pessoa que costuma ter muito problema com sua máquina, por exemplo, o afiliado ganha a comissão pela venda e o cliente também ganha por aprender como lidar com o equipamento e ter a possibilidade de economizar com a visita de um técnico.
O afiliado profissional, investe seu tempo para divulgar apenas produtos em que ele realmente acredita que fará diferença na vida do seu cliente. É essa mentalidade que estabelece o sucesso dele e o diferencia dos demais.
6 – Mindset
O mindset ou a atitude mental é conjunto de crenças, maneiras de pensar e hábitos que caracterizam um grupo de pessoas ou o indivíduo, sua mente e personalidade. Ou seja, são os pensamentos do indivíduo em relação ao mundo.
Carol S. Dweck, professora de psicologia da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, justifica que este conjunto de atitudes mentais influência no comportamento e é decisivo para alcançar ou não o sucesso.
Um dos importantes mandamentos do afiliado profissional é ter o mindset alinhado ao sucesso. Isso quer dizer, que esses empreendedores filtram as informações negativas e inúteis, e alimentam o cérebro com informações relevantes, criando assim, um mindset de crescimento alinhado aos seus objetivos.
Para isso, leem bons livros e andam com pessoas bem sucedidas, que dão resultado, para perceberem e aprenderem, como elas se comportam, agem e pensam em determinadas situações. Pois a mentalidade é o que determina como compreendem o sucesso.
7- Tráfego
O tráfego é utilizado pelo afiliado profissional como meio de impactar possíveis clientes que ainda não conhecem o produto ou serviço que está sendo divulgado. É por meio do tráfego que se torna possível levar o produto ao conhecimento da pessoa e mostrar a ela o caminho que deve ser feito para a efetivação da compra.
O tráfego é que gera a audiência e é um dos pilares essenciais para encontrar o caminho de como ter sucesso no marketing digital, pois a partir dele que se atrai clientes, conquistar fãs, seguidor e acima de tudo fortalece a imagem do produto.
O diferencial do afiliado profissional é pesquisar novas maneiras de conseguir tráfego, é encontrar a pessoa certa, no momento certo, e construir uma audiência mais qualificada e alinhada ao nicho de mercado.
8 – Monitoramento
Todo afiliado profissional possui o hábito do monitoramento, pois sabem que esse é um dos principais pilares para crescer e é indispensável para alcançar o caminho de como ter sucesso no marketing digital.
São monitorados o desempenho dos posts, o relacionamento de contatos, o envolvimento e o índice de conversão. E existem ferramentas gratuitas e pagas que medem todas essas taxas, facilitando esse processo.
O afiliado profissional testa incansavelmente e analisa cada um de maneira cuidadosa para não atrapalhar o que está funcionando. Observa a característica que faz com que um anúncio converta mais que o outro e tenta replicar esse resultado.
O monitoramento dessas métricas são importantes pois, com o acompanhamento de dados se torna possível avaliar se os investimentos estão tendo retorno positivo, e a partir desses resultados serão tomadas as decisões para o próximo passo, direcionando melhor as ações e aumentando os resultados.
9 – Networking
Networking é basicamente a rede de contatos que todo afiliado profissional mantém, a fim de cultivar relações profissionais e utilizar esse contato para ampliar as oportunidades de negócio.
Conviver com pessoas inspiradoras é uma oportunidade para aprimorar ideias e aumentar o potencial criativo. O afiliado profissional se mantém conectado à pessoas assim, pois sabe que é a melhor maneira de melhorar as oportunidades e aprimorar os conhecimentos.
O principal é que o networking funciona como uma via de mão dupla em que deve haver trocas de informação, conhecimento, e indicação de maneira natural. Pois essa ajuda é que gera os benefícios reais ao profissional que possui uma boa rede de contatos.
10 – Conhecimento
A busca constante por conhecimento se sobressai como um diferencial para o afiliado profissional, principalmente porque no mercado digital as atualizações são constantes. As ferramentas são alteradas, novos canais são criados e para se manter firme no mercado o conhecimento é a base de tudo.
Para você já iniciar seu caminho de sucesso como afiliado profissional, saiba como você pode utilizar as horas quando você não está no seu emprego e produzir para começar seu negócio no mercado digital.
Por isso recomendamos que você assista a vídeo aula do Fagner Borges, criador do movimento freesider. Clique na imagem abaixo e veja agora…