Local de trabalho tenso faz com que manter o equilíbrio e a tranquilidade sejam tarefas complicadas. Este tipo de exigência muitas vezes pode desencadear péssimas consequências tanto para o profissional quanto para o empregador. Afinal, o estresse já é o terceiro motivo de afastamento nas empresas no Brasil. Isso prova que nem sempre é simples saber como manter a calma no trabalho.

De acordo com estatísticas da Previdência Social, no levantamento entre as enfermidades que mais afetam os trabalhadores, este problema só fica atrás de traumas gerados por acidentes e pelas doenças por esforço repetitivo (Dorts).

Antes de continuar... eu já te falei que dia 23 de setembro (próxima segunda-feira), o nosso amigo Clayton Costa, coach e hipnoterapeuta especializado em ansiedade, irá começar um super evento de 4 dias?

Poisé... é a Semana da Ansiedade à Libertação....

E você ainda pode participar de forma gratuita clicando aqui.

Mas corre porque dia 23 de Setembro se encerra.

Bem, continuando...

como manter a calma no trabalho 1
O estresse já é o terceiro motivo de afastamento nas empresas no Brasil.

O fato é que a situação só tende a se agravar no contexto atual. Segundo indicadores do Programa Trabalho Seguro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), os transtornos mentais devem se transformar na principal causa de afastamento ocupacional até 2020.

Como identificar os sinais de sobrecarga no trabalho?

Como manter a calma no trabalho nem sempre é algo possível, bem como também não é missão simples identificar os motivos do desequilíbrio no desempenho de sua função. Os especialistas da Previdência apontam que as questões se acumulam com o passar do tempo até que o funcionário não aguenta mais e necessita de ajuda especializada.

Basicamente, o estresse se refere a uma série de perturbações que resultam tanto na falta de equilíbrio emocional quanto físico. Essa dificuldade mexe com a rotina do cidadão em todos os aspectos, colocando em risco a relação com os colegas de serviço, a produtividade e, por consequência, o seu futuro.

O empregado que está passando por essas perturbações mostra através de sinais fisiológicos, como, por exemplo, a gastrite, a úlcera, a alta da pressão arterial e até gastroenterites. A irritação frequente, o descontentamento e a baixa autoestima também são efeitos da tensão exagerada.

Na pratica, as situações de estresse no ambiente de trabalho atingem a todos, porque em casos de afastamento a companhia fica, por um período, sem um funcionário capacitado para os seus afazeres. Além disso, a corporação precisa lidar com as alíquotas previdenciárias do funcionário em questão.

Em um período de crise financeira, retração econômica e poucas oportunidades no mercado, o colaborador tem cada vez menos formas de como se manter calmo no trabalho e tende a se sentir frequentemente receoso. Assim, a empresa deve se atentar as novas problemáticas ocupacionais, fazer a sua parte e desenvolver alternativas para minimizar o estresse do ambiente.

Você está frustrando e/ou depressivo no seu trabalho? Descubra como reagir e superar isso de uma vez por todas!

5 sugestões de como manter a calma no trabalho

Se a empresa tem a obrigação de criar diretrizes para não sobrecarregar os seus funcionários, o empregado também pode tomar algumas medidas para como ficar calmo e tranquilo mesmo sob pressão. Existem até exercícios de respiração e mentalização para evitar atitudes impensadas e intempestivas. Confira algumas dicas bem úteis para os dias de hoje no cenário corporativo:

Dica 1 de como manter a calma no trabalho: Identifique as suas bases

Para que você consiga manter o comportamento profissional adequado, o ideal é que você ache as suas bases físicas. Na próxima vez que lidar com uma situação estressante e altamente nociva, você deve pressionar os seus pés contra o chão.

Segundo uma reportagem do site especializado em carreira e intercâmbio, Universia, essa técnica cria uma fundação física bastante sólida. Desta maneira, você consegue oferecer mais senso de equilíbrio tanto para o seu corpo quanto para a sua mente.

⚠️---- Dica Supresa ----⚠️

Na próxima segunda-feira dia 23 de setembro o nosso amigo Clayton Costa irá realizar um evento 100% Gratuito e 100% Online, a Semana da Ansiedade a Libertação.

Você, que não tem tempo para você mesmo, tem medo de errar a ponto de não fazer, não consegue de decidir, tem pensamentos persistentes, tem temperamento difícil que muitas vezes o distancia das pessoas que ama, ou fica sem energia na hora de colocar seu conhecimento em prática, terá pela primeira vez o acesso ao método que te libertará das raizes de sua ansiedade.

Se inscreva agora, antes que tirem a página do ar.

Eu sei que já começou a ler vários livros, assistiu diferentes treinamentos, procurou conhecimento pela internet, e por mais que você queira nunca consegue colocar em prática, sempre tem algo na rotina, ou no seu coração que impede de crescer, não é mesmo?

Saiba como você pode conhecer as raizes da sua ansiedade e se libertar de uma vez por todas

Clique aqui e descubra como.

---- ⚠️ ----

Dica 2 de como manter a calma no trabalho: Questionar para controlar a situação

Várias vezes, é praticamente impossível impedir que uma discussão mais aflorada aconteça com outros companheiros de trabalho. No entanto, você tem a possibilidade atuar contra o avanço deste desentendimento para áreas bem mais delicadas e sentimentais, como, por exemplo, o ataque pessoal.

Caso esteja em um debate com outros colegas, não de continuidade a discussão e, ao invés disse, passe a fazer vários questionamentos a fim de saber como ser calmo e paciente mesmo sob pressão.

Ao assumir o papel de uma pessoa inquisitiva, você pode até descobrir novas formas de encarar todo o contexto a sua frente. Isso ajuda consideravelmente na superação de problemas de relacionamento e melhora a comunicação com seus companheiros de equipe.

Como sair do vitimismo e alcançar o protagonismo em sua vida?

Dica 3 de como manter a calma no trabalho: Nomeie o seu humor

Como ficar calmo quando está nervoso é algo que demanda muito controle e esforço, especialmente, no espaço de trabalho. Afinal, as mudanças de humor durante o expediente podem ser bem constantes. Infelizmente, as pessoas tendem a recordar somente do que foi complicado ou prejudicial.

Para notar como essa mentalidade é errônea, o site dedicado a coaching, gestão de pessoas e mercado de trabalho, o Portal IBC, sugere um pequeno teste. A cada 60 minutos, você deve anotar exatamente como está se sentindo ou como está o seu humor. Mas, seja o mais sincero possível!

Ao fim do dia, dê uma boa olhada na sua lista de emoções. Revise tudo. Você vai compreender que até as piores sensações não duram para sempre e, às vezes, uma hora pode fazer toda a diferença ao encarar uma situação.

Esse é um dos exercícios para manter a calma mais simples, só que mostra resultados bem interessantes visando uma reflexão sobre a postura no seu local de atuação.

Dica 4 de como manter a calma no trabalho: Deixe para lá

Você já ouviu aquele conselho “não leve serviço para casa”? Pois, este realmente é um ótimo método de como manter a calma no trabalho! Afinal, uma das questões mais prejudiciais do estresse no serviço é levá-lo para fora da empresa influenciando negativamente as suas relações pessoais, a sua opção de lazer e as horas de repouso.

A dica do Portal IBC é baseada em um conceito budista, mas é bastante útil nos dias de hoje. “Antes de ir embora, mentalize uma caixa. Jogue ali dentro todos os acontecimentos do dia e a imagine flutuando para bem longe de você”.

Soltar esses pensamentos oportuniza que você esteja de coração leve ao voltar para a casa ou ir ao seu próximo compromisso. Portanto, sempre que ocorrer algo que possa lhe tirar do sério, é preciso parar por alguns segundos, preferencialmente, em um local sem ninguém e deixar ali todas as tensões.

Dica 5 de como manter a calma no trabalho: Respire profundamente

Como manter a calma no trabalho tem muito a ver com exercício de respiração. Este é um procedimento bem simples, mas poderoso ao ponto de lhe trazer instantes de tranquilidade, especialmente, quando você estiver se sentindo, não apenas estressado ou irritado, bem como frustrado, ansioso e triste.

Isso acontece porque essa atitude faz com que você deixe o seu cérebro oxigenado, o que vai restaurando o seu bom senso aos poucos. Assim, você vai começar a enxergar tudo a sua volta com mais clareza e menos preocupação.

respirando profundamente para manter a calma no trabalho 2
Manter a calma no trabalho tem muito a ver com o exercício de respiração.

Experimente adicionar essa pratica: respirar profundamente em um instante de alta tensão, aguardar dez segundos, revisar todo o problema na sua cabeça e respirar novamente antes de se manifestar.

Tente inserir este ou outros exercícios para manter a calma na sua rotina. Não vai demorar muito até notar as primeiras mudanças na sua forma de encarar o mundo e todo mundo ao seu redor. Um segundo de reflexão pode fazer a diferença, inclusive para o desenvolvimento de sua carreira.

Além das dicas, estilo de vida saudável faz toda a diferença!

Não adiante somente saber como manter a calma no trabalho se você não mantém um estilo de vida equilibrada. Afinal, quem não possui bons hábitos tende a se sentir muito mais cansado, sem criatividade e também sem paciência para colaborar adequadamente no serviço. Vamos lá?

Durma oito horas por dia

Você pode achar que a ideia de como ser calmo e paciente não tem nada a ver com essa sugestão, só que o repouso noturno interfere consideravelmente no seu humor e também na sua disposição no dia seguinte.

Por isso, procure firmar um horário habitual para se recolher, deite-se confortavelmente em um local escuro e não gaste muito tempo mexendo no celular. Isso afasta o sono!

Mantenha a alimentação equilibrada

Mesmo que você não tenha muito tempo, é possível se organizar para fazer todas as principais refeições do dia e não se contentar com congelados, alimentos industrializados ou frituras o tempo inteiro.

Dê preferência para as frutas, os vegetais, as verduras e não passe mais de três horas sem se alimentar. A ideia não é ficar sempre beliscando, mas realizar lanches durante o café da manhã, o almoço e o jantar. Isso tudo contribui para o seu bem-estar!

Faça atividade física regular

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que todo individuo se movimente, ao menos, três vezes por semana por 30 minutos de forma moderada para não entrar no perigoso grupo dos sedentários.

Isso significa que você precisa somente de uma caminhada leve para cumprir a cota básica. Mas, nada impede que você aumente gradativamente essa carga e realize uma atividade que seja do seu agrado. Esporte não é obrigação, é uma excelente forma de lazer e convívio social.

Aos poucos, você vai notar a evolução no seu condicionamento físico e a redução em dores crônicas, como, por exemplo, nas costas, nos ombros, nos braços, nas pernas, etc.

Esse também é um método preventivo contra a lesão por esforço repetitivo (LER). Então, você não estará apenas cuidando do seu corpo, mas evitando que tenha de se ausentar do seu serviço por questões médicas.

Sabia que existe uma ligação entre esporte e o sucesso profissional? O especialista em empreendedorismo digital, Fagner Borges, explica isso!

Mantenha a postura correta

Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o trabalhador tende a cumprir uma jornada de trabalho de 8 horas por dia e até 44 h por semana. Assim, você pode passar um período considerável do dia sentado e diante de um computador.

6 – (profissional sentado corretamente no local de trabalho)

Manter-se na postura apropriada também é indicado para não sofrer com diversas doenças ocupacionais e dores musculares frequentes. Fique atento ao modo com que você se posiciona e, quando for possível, faça pequenos movimentos com os pés, as mãos e os ombros para se alongar ao máximo.

Faça o tempo trabalhar a seu favor

Hoje em dia, as pessoas têm a ideia errada de que as 24 horas do dia não são suficientes para fazer tudo o que devem ou gostariam. O fato é que se você ficar correndo atrás do tempo jamais terá a capacidade de como manter a calma no trabalho, uma vez que estará permanentemente sob tensão.

Você precisa inverter essa situação prontamente! Faça com o que o tempo seja um aliado e não um inimigo, afinal você não tem a capacidade de parar ou voltar no tempo, certo? Isso é fundamental para ter uma rotina com bem menos estresse e mais satisfação na sua carreira.

Portanto, se você está em busca de realização pessoal, crescimento profissional e equilíbrio para que esses objetivos não afetem a sua qualidade de vida, basta acessar o vídeo “O Dia de 3 Horas”.

Trabalhe apenas 3h por dia
Trabalhe apenas 3h por dia

Simplesmente, você vai entender o conceito da liberdade de tempo, dinheiro e mobilidade. Já pensou como seria ter a possibilidade de trabalhar o quanto, quando e de onde bem quiser? Este é apenas um dos segredos compartilhados neste material riquíssimo. Vamos lá?

!!Dica EXTRA: Já te contei sobre o Caio Ferreira?

Ele conseguiu criar um método de você ter um e-commerce mesmo sem ter estoque em 2009. Hoje, além de vender centenas de milhares de reais na sua loja virtual, ele ainda ensina como outras pessoas podem fazer isso.

O Caio está com uma aula online gratuita que ensina "Como Criar Sua Loja Online do ZERO Sem Precisar Ter Estoque de Mercadorias". Espero que ele não tire do ar antes de você assistir.