Como se sentir valorizado no mercado de trabalho?

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O mercado de trabalho nunca esteve tão disputado e com tamanha diversidade de profissionais. Atualmente, há diversas gerações brigando para ingressar ou se reincorporar ao seu campo de atuação.

O ideal é saber o que as empresas estão buscando nos candidatos, além do conhecimento apropriado para a função em aberto.

Descubra 9 características para obter valorização no mercado de trabalho brasileiro

Caso você esteja em busca de sua primeira oportunidade de trabalho ou batalhando por um novo posto, toda a ajuda é bem-vinda.

9 habilidades essenciais para se valorizar no mercado de trabalho

Nos dias de hoje, o profissional se torna referencia no mercado de trabalho ao contar com um determinado perfil comportamento em detrimento de seu perfil técnico. Sendo que esse pensamento está em voga em inúmeros setores.

Isso tem acontece porque os recrutadores e as companhias entendem que é muito mais simples oferecer experiência e desenvolvimento profissional do que necessariamente moldar a personalidade de alguém. Portanto, descubra as qualidades mais prestigiadas atualmente pelas empresas.

1 – Poder de comunicação

De fato, o poder de se expressar muito bem diante de uma, mil ou 200 mil pessoas não se refere a nenhuma novidade de valorização no mercado de trabalho. Mas, vale a pena trabalhar essa característica sempre que possível.

As empresas entendem que a comunicação é o segredo para que profissionais capacitados possam atuar de forma integrada ao negócio. Esses líderes tem a missão de repassar os conceitos puros de seus departamentos para variados públicos com clareza e contextualização.

2 – Trabalho em equipe

Mais do que nunca, a capacidade de trabalhar bem com outras pessoas possui alta aceitação entre os gestores empresariais. Por isso, quem não se esforça para atingir esse patamar vai ter dificuldades para achar uma vaga atraente.

Trabalho em equipe é algo bem recebido e exigido em qualquer empresa do país

É essencial provar o espírito de equipe não apenas para ser admitido no processo de seleção, bem como para galgar oportunidades ainda maiores e promissoras na sua área.

3 – Resiliência

Esta é uma característica bem incomum para quem está começando a trabalhar. De qualquer maneira, é essencial que a pessoa explore a sua capacidade ao máximo em momentos de crise, sem deixar o seu rendimento seja drasticamente reduzido.

Agora, antes que você siga para o próximo tópico, deixa a gente apresentar dicas para aumentar a produtividade no serviço e conseguir se destacar no seu mercado de trabalho, dá uma olhada:

1 – O que fazer para evitar procrastinação
2 – Conheça técnica Pomodoro e turbine sua produtividade
3 – Gerenciamento do tempo: 5 dicas para você melhorar sua produtividade

4 – Comprometimento

Hoje em dia, o consagrado termo “vestir a camisa” ganhou novos contornos, mas segue como uma excelente maneira de ser prestigiado no mercado de trabalho.

Comprometimento no trabalho é uma das maneiras de poder crescer dentro de sua área

A gana de fazer um pouco mais do que foi solicitado, foco nas suas tarefas, apresentar iniciativas fora da caixa e se esforçar para não ficar restrito sua zona de conforto são particularidades bem vistas em qualquer empreendimento no Brasil e no mundo.

5 – Bom humor

De acordo com um levantamento feito pela revista britânica Management Today, profissionais mal humorados contam com desempenho 80% inferior. Além disso, ninguém se sente muito confortável ao trabalhar o dia todo perto de alguém que está sempre reclamando ou de semblante fechado.

É fundamental, assim, procurar o equilíbrio emocional, priorizar os pensamentos positivos e se mostrar bem humorado. Isso faz com que a relação com as pessoas de sua equipe sejam muito mais eficaz e satisfatória, sem esquecer que você obterá um ambiente de trabalho muito mais agradável.

Essa leveza no recinto pode deixar a situação interna muito mais produtividade e favorável para todos, desde o proprietário até quem está no período de experiência.

6 – Qualificação constante

Hoje em dia, a tecnologia não para nunca e as inovações tendem a afetar a todos os setores da economia. Nada mais justo do que manter a sede constante por conhecimento e qualificação na sua área de atuação.

Busca pelo conhecimento profissional deve ser contínua para aprimorar seus resultados e métodos

As pessoas que não se acomodam tendem a se destacar pela procura de cursos de atualização, aperfeiçoamento no cotidiano e sempre é recomendado se manter em dia com contatos e novidades do seu mercado de trabalho. Essa característica denota uma motivação e a busca contínua por evolução.

7 – Adaptação

As alterações internas e no mercado de trabalho a sua volta ocorrem e monitorá-las é necessário para sustentar os resultados em níveis satisfatórios. Portanto, ter a mente aberta a novas técnicas de trabalho e ferramentas para o setor pode ser determinante para ser contratado ou não, ser promovido ou não.

Afinal, quem tem dificuldade para se ajustar gera dilemas na corporação e pode dar origem a ruídos, atrasando processos extremamente vitais para o fortalecimento da marca no seu segmento.

Vale lembrar que o ser humano possui o instinto de se apegar a rotina, já que a ordem natural é se negar a aceitar o novo.

8 – Criatividade

A criatividade foi, é e continuará sendo uma qualidade prestigiadíssima no mercado de trabalho nacional e internacional, uma vez que o funcionário exibe a sua forma de inovar para apresentar soluções diferenciadas, encontrar chances e impor o seu próprio estilo.

Criatividade é uma das qualidades mais apreciadas no mercado de trabalho atual

Os profissionais criativos têm a capacidade de descobrir alternativas para situações difíceis que possam ocorrer dentro de uma companhia, além de possuir talento para desenvolver novas linhas de trabalho e até mesmo novos produtos que podem ser comercializados pela empresa.

9 – Networking

Você consegue se relacionar adequadamente com pessoas do seu mercado de trabalho e manter um contato amistoso? Este é um quesito fundamental nos dias de hoje, especialmente, na hora de buscar pelo retorno ao seu setor.

É por meio da sua rede de contatos que se encontram novas opiniões, práticas, dicas, sugestões e novas realidades profissionais, ou seja, abre-se a mente para novas maneiras de fazer exatamente a sua função.

Todo esse conteúdo é bastante enriquecedor e pode ser útil para melhorar os seus resultados, bem como lhe render pontos importantes durante um processo seletivo. No fim das contas, as boas referências ainda desempenham um papel relevante no mercado.

Cristina Dominghini Possamai: Natural de Turvo (SC). Jornalista formada, redatora freelancer e social media. Apaixonada por esportes, viagens, tecnologia e literatura.