5 lições de empreendedorismo com o Neymar Jr
Vote neste post

Desde o dia 7 de março de 2009, os amantes do futebol puderam acompanhar cada passo na evolução de Neymar Jr dentro e fora dos gramados. Aos 17 anos, ele estreou pelo Santos como uma das principais promessas da Vila Belmiro, mas com uma capacidade de repercutir mundialmente.

Atualmente, Neymar veste a camisa 10 da Seleção Brasileira e do PSG, da França, e ocupa o posto de terceiro melhor jogador do planeta. Sendo superado apenas pelos craques Cristiano Ronaldo e Messi.

Desde os 19 anos, Neymar é tratado como melhor brasileiro em atividade no futebol e foi capaz de acabar com o monopólio de Messi e CR7 na conquista da premiação de Melhor do Mundo, algo que intercalam há 11 anos. Mas, se engana quem pensa que Neymar Jr. é um tema que se limita às quatro linhas.

Há menos de um ano, ele se transformou no jogador mais caro da história ao trocar o Barcelona pelo PSG por cerca de R$811,9 mi. E sequer Messi ou Cristiano Ronaldo são páreos para o brasileiro em um quesito fundamental: negócio. Neymar mobiliza multidões e já é considerado um ícone pop, deixando de ser apenas um jogador de futebol para ser uma figura de reconhecimento mundial.  

Veja lances impressionantes de Neymar dentro de campo em 2018

Como surgiu o fenômeno Neymar Jr?

O “Juninho” nasceu em Mogi das Cruzes, filho de Nadine e Neymar da Silva Santos, jogador de várzea que nunca conseguiu se firmar na modalidade profissionalmente. Assim, o pai se tornou mecânico para sustentar os dois filhos: Juninho e Rafaella.

Contudo, a frustração pessoal fez com que ele treinasse o filho com seriedade desde muito novo. Em casa, fazia o menininho chutar bolas de plástico com o pé direito e o pé esquerdo, driblar cadeiras em casa e chinelos na praia. Aos 6 anos, o garoto foi levado para jogar futsal pela Portuguesa Santista.

Cinco anos depois, Neymar Jr desembarcou no Santos e chamou a atenção desde os primeiros toques na bola. Assim, ele ganhou o status de promessa e o tratamento especial desde os primeiros anos de formação.

Aos 13 anos, o garoto assinou com a Nike para ostentar as chuteiras e os materiais esportivos lançados pela empresa multinacional. Em 2011, aos 19 anos, esse vínculo foi renovado por três Copa do Mundo. Ou seja, só se encerra em 2022.

Entre os treinos na base santista, o pai fazia com que Neymar redobrasse a carga de trabalho com atividades na beira-mar sempre com ambos os pés, cobranças de falta, pênaltis e dicas para escapar das faltas de adversários mais fortes. O pai sempre alegou que a fama de cai-cai servia como proteção.

Reveja as melhores jogadas de Neymar com a camisa do Santos

Ele levantou títulos nacionais e internacionais pelo Santos, recusou propostas absurdas de clubes europeus entre 2009 e 2013, mas se envolveu em uma transação polêmica até hoje para se transferir para o Barcelona. Ao lado de Messi, Neymar se tornou a referência brasileira no futebol e faturou a Liga dos Campeões.

Ele foi o grande atleta brasileiro no Mundial 2014 e é apontado como a principal esperança da equipe para a Copa do Mundo na Rússia. Em 2017, ele avaliou que necessitava de um time para chamar de seu e aceitou a proposta milionária do PSG, transferindo-se para Paris e entrando na história do futebol.

Não é novidade para ninguém que ele deseja faturar a Bola de Ouro, título para o melhor jogador do mundo na temporada, e a Copa do Mundo pelo Brasil. Isso com a bola nos pés.

Influência e a fortuna de Neymar Jr em 2018

Neymar Jr nunca se contentou em ser um atleta diferenciado. Ninguém custou mais caro e movimentou o mundo do esporte que o brasileiro nos últimos anos. Ele sempre quis causar e trabalhou como ninguém a sua imagem nas mídias tradicionais e sociais.

São 60,6 milhões de seguidores no Facebook. No Instagram, são 92 milhões. E no Twitter, outros 39,2 milhões, de acordo com reportagem do portal de notícias R7.

Logicamente, Neymar Jr. é o garoto propaganda dos sonhos para qualquer empresa nacional ou do exterior. Afinal, quem mais poderia apresentar seu produto, serviço ou marca para 190 milhões de pessoas em diversos pontos do planeta? A título de comparação, a Rússia, que receberá a Copa, tem só 145 milhões de habitantes.

No momento, o camisa 10 do Brasil tem os seguintes patrocinadores oficiais: a Nike, a Gilette, Red Bull, Beatsbydre (fones de ouvido), Gagá (relógios), Baterias Helliar e TCL. Fora as diversas campanhas publicitárias que realiza por curto prazo ao redor do mundo.

neymar jr e o empreendedorismo 1
Além de tudo sucesso com o futebol, e com o empreendedorismo, o Neymar também dedica uma parte do seu tempo a filantropia.

De acordo com o GloboEsporte, o faturamento de Neymar Jr com publicidade gira em torno de 20 milhões de euros por ano, aproximadamente R$ 80 milhões. E essa quantia pode ser ainda mais turbinada devido a Copa do Mundo na Rússia, com a chegada de novos parceiros comerciais.

Segundo um estudo da Sport Inteligence, o salário de Neymar corresponde a 43 milhões de euros ou 172 milhões de reais por mês. Isto é, ele ganha o equivalente a um salário mínimo no Brasil a cada minuto! Sem sombra de dúvida, Neymar Jr. rompeu as barreiras dentro e fora de campo.

Ele também coleciona aparições em novelas, séries, clipes musicais, filmes e até produção de Hollywood. Recentemente, ele apareceu em uma cena de Triplo X Reativado e tem negociações em andamento para retornar no próximo filme da franquia.

Ficou curioso para ver o desempenho de Neymar como ator? Então, confira a sua participação no filme de ação, no qual interpreta a si mesmo e faz malabarismo com a bola:

5 lições envolvendo Neymar Jr e o empreendedorismo

Desde os primeiros passos no futebol profissional, Neymar Jr deu mostras de que sua carreira é minuciosamente planejada. Por isso, há diversas lições que podem ser aprendidas com o maior jogador de futebol do Brasil e aplicadas nos negócios físicos e virtuais. Claro, sem importar se você gosta ou não de futebol. Vamos nessa?

1 – Objetivo

Existem inúmeros empreendimentos no mercado que não sabem qual é o seu objetivo. Estão somente tirando proveito de ventos favoráveis para se manter de maneira competitiva no campo de atuação.

Já Neymar Jr sabe, desde garoto, qual é o seu intuito. Entende bem os seus pontos positivos e o que deve fazer para melhorar os seus pontos fracos. Obstinado, o camisa 10 da Seleção não se abala com marcação individual e continua no caminho do gol, sempre.

neymar jr. driblando os marcadores e o empreendedorismo 2
Obstinado, o camisa 10 da Seleção não se abala com marcação individual e continua no caminho do gol, sempre.

É exatamente isso que faz um empreendedor que conhece o seu objetivo ao iniciar o seu negócio. Ou seja, antes de abrir as portas, esse gestor já sabe o que necessita fazer para atingir uma posição de referência dentro de seu campo de atuação.

2 – Ousadia

O fato é que as companhias de quase todos os setores estão necessitando deste quesito tão próprio do craque brasileiro. Precisam se desafiar para romper paradigmas. Isto é, carecem ser bem mais competitivas para não ficar para trás.

Será que este não é um ponto que está em baixa no seu empreendimento online ou físico? Ousar com planejamento pode ser o pontapé inicial para se destacar e ampliar a sua margem de concorrência.

Ousadia não falta para Neymar dentro de campo

3 – Sair da zona de conforto

Empreendedores, Neymar Jr abandonou uma posição de grande tranquilidade ao lado de seu ídolo Lionel Messi para provar que é tão decisivo quanto ele, Cristiano Ronaldo ou Antoine Griezmann. O brasileiro não teve receio de sair de Barcelona para brilhar na França.

A frente do PSG, Neymar entende que será o principal player desta nova equipe que ainda necessita chegar ao nível dos concorrentes, Barcelona, Real Madrid, Manchester United, Juventus, Bayern de Munique, entre outros.

neymar jr e o psg e o empreendedorismo 3
A frente do PSG, Neymar entende que será o principal player desta nova equipe que ainda necessita chegar ao nível dos concorrentes.

Por isso, você também deve se inspirar em Neymar e o empreendedorismo para montar o seu plano de ação, sem se deixar desmotivar jamais. Abandone esse ambiente confortável, uma vez que isso não te levará a adiante.

4 – Poder da Imagem

O fato é que Neymar Jr soube trabalhar a sua imagem como nenhum outro atleta brasileiro. Essa ideia de lucrar com publicidade se fortaleceu nacionalmente com Ronaldo Fenômeno, sobretudo, ao seu retorno ao futebol brasileiro com a camisa do Corinthians.

Ronaldo foi um dos mentores de Neymar Jr no começo de sua carreira, mas o pupilo superou o mestre significativamente. Em 2014, ele foi a personalidade que mais esteve na mídia e não deve ser diferente com a realização da Copa do Mundo na Rússia.

Com um estilo bastante marcante, o namoro midiático, a carreira bem estruturada e o talento indiscutível com a bola nos pés, ele é um dos brasileiros mais influentes na atualidade em escala global. Por causa disto, seu pai e a assessoria de imprensa sempre tentam blindar o jogador e lhe auxiliar nas melhores tomadas de decisões.

Até os seus relacionamentos amorosos sempre são monitorados de perto por uma verdadeira legião de assessores para que nada comprometa a sua imagem. A prova disto pode ser observada durante a gestação de seu primeiro filho, Davi Lucca.

Com 6 anos de idade, o garoto é fruto de um relacionamento breve entre Neymar Jr e a estudante Carolina Dantas. Com a gravidez inesperada, Carolina acabou blindada da imprensa pela assessoria de Neymar e as primeiras imagens do menino foram divulgadas pelo próprio jogador.

Essa conduta discreta da mãe de Davi Lucca segue até os dias de hoje com uma relação bastante amigável com toda a família do atleta. A exceção a regra foi o envolvimento cheio de idas e vindas com a atriz Bruna Marquezine, que recebe atenção absurda da imprensa do Brasil e da Europa.

Sabia que até o garoto Davi Lucca já estrelou comerciais ao lado do pai? Confira uma campanha para o Dia dos Pais:

5 – Causas nobres

O envolvimento com causas nobres sempre é útil para o crescimento de empresas e o fortalecimento da marca junto a comunidade. E Neymar Jr também pode servir de inspiração neste tema. Desde 2014, ele mantém o Instituto Projeto Neymar Jr., uma associação civil sem fins lucrativos.

Localizado no Jardim Glória, na Praia Grande, a instituição está em um bairro que serviu de moradia para a família do craque durante a sua infância. Hoje em dia, milhares de crianças, jovens e adultos são beneficiados com atividades escolares, esportivas e profissionalizantes em uma área de 8500 metros quadrados.

De acordo com o site oficial do Instituto, aproximadamente 10 mil pessoas são favorecidas de maneira direta pelas ações do projeto, que objetiva ampliar as oportunidades de crianças e suas famílias, que vivem em situação de vulnerabilidade social, por meio da cultura, esporte e saúde.

Vale sempre a pena participar de campanhas de solidariedade, ações comunitárias e até iniciar um trabalho de fomento ao serviço voluntário na sua localidade, visando não apenas divulgar a sua marca. Mas, fazer com que essa atuação também propague o bem a maior quantidade possível de pessoas.

Explore seu lado empreendedor viajando pelo mundo 

Esse título aqui pode até parecer um pouco surreal demais, porém com as tecnologias do século XXI tudo é possível. Tudo está bem mais fácil e mais simples do que antes. Chegou o momento se você pegar essa onde e se aventurar em um verdadeiro oceano azul, ou seja, um local pouco explorado pela maioria das pessoas.

E tudo isso porque a maioria pensa que ganhar dinheiro enquanto viaja pelo mundo, ou simplesmente, ter um negócio 100% online, te dando a chance de trabalhar em casa em casa, é impossível. Quando, na verdade, é totalmente possível, e já tem centenas de pessoas vivendo uma realidade que para você poderia ser um sonho.

E só de ler esses dois parágrafos você já ficou animado para vivenciar situações onde mobilidade, tempo e dinheiro, não são mais um empecilho, então o seu primeiro passo é fazer o download do e-book: “Como lucrar com seu conhecimento enquanto viaja pelo mundo“.

Clique na imagem abaixo e faça o download imediato.