Você é daqueles que sempre adia o seu regime? Deixa para depois os seus estudos porque acredita que dará tempo de ver tudo até a prova? Passa horas e horas na Netflix enquanto deveria estar arrumando a casa? Não acorda cedo de jeito nenhum pra fazer exercício? Se sim, então saiba: você está se autossabotando.

Autossabotagem tem em diversas dimensões da vida: desde a pessoal até a profissional. Seja na vida amorosa, na relação com a família ou com amigos, no trabalho e, até, na relação consigo mesmo, a autossabotagem está presente e é um mal que deve ser combatido.

tipos de autossabotagem
Autossabotagem tem em diversas dimensões da vida: desde a pessoal até a profissional.

Para isso, você precisa saber como acabar de vez com esse mal, não é mesmo? Então, se jogue nesse nosso texto e descubra já os 7 passos para acabar de vez com a autossabotagem. Vamos pra mais essa?

1) Seja sincero em relação às razões de sua autossabotagem

Primeiro para acabar de vez com a autossabotagem é sendo sincero a respeito das suas razões. Isso porque é só entendendo a raiz do problema pra acabar com o mal de vez. Não é à toa aquela famosa frase sobre cortar o mal pela raiz. Aqui, é o mesmo caso.

evitar a autossabotagem
Sinceridade é uma das melhores coisas pra evitar a autossabotagem

Então, pergunte-se: por que eu me autossaboto tanto? É por apego, por preguiça, por falta de foco, por medo de fracassar… por quê? Só fazendo essa pergunta para si mesmo é que você terá plena noção e enxergará de uma vez por todas o que está te impedindo de seguir em frente.

2) Converse com as pessoas sobre os seus planos

Outro ponto importante para acabar de vez com a autossabotagem é conversando com as pessoas sobre os seus planos. Claro, nesse caso, é importante saber pra quem falar porque, como nós sabemos bem, têm muita gente por aí de olho gordo e que deseja o insucesso dos outros.

Enfim, fale com todos aqueles que você sabe que eles querem o seu melhor. Peça ajuda, colaboração e compreensão com o momento pelo qual está passando. Com todos ao seu redor te apoiando, fica bem mais fácil seguir firme no seu propósito e não se autossabotar.

3) Visualize sempre onde quer chegar

E aí, onde você quer chegar? Pense em tudo o que sempre quis e pense onde está agora. Você está feliz ou estaria mais se conseguisse atingir os seus objetivos? É essa a vida de agora que quer levar pra toda a vida? Você vai olhar pra trás e não se arrepender das suas escolhas atuais?

como evitar a autossabotagem
Visualize a sua linha de chegada toda vez que for se autossabotar

Perguntas cruéis, mas sempre necessárias pra você acabar de vez com a autossabotagem. Por isso, não se esqueça: sempre que achar que vai colocar algum obstáculo no seu caminho, visualize o seu futuro e motive-se!

4) Tenha em mente uma frase motivacional

Por que não ter em mente uma frase motivacional toda vez em que fraquejar? Por ex: “eu sou o dono do meu próprio destino”, “se eu desistir disso, o que eu sou capaz de desistir” e por aí vai… Cole post-it na parede do quarto, faça disso um mantra e torne essa frase a sua verdade.

E aí, está gostando das nossas dicas? Se sim, saiba que temos outros posts que irão te auxiliar demais no projeto “acabar de vez com a autossabotagem”. Vamos ver alguns deles?

5) Crie metas e recompense a si mesmo assim que atingi-las

Uma maneira bem fácil de acabar de vez com a autossabotagem é criando metas e recompensando a si mesmo assim que atingi-las. Isso porque você tem incentivos que irão te fazer seguir em frente.

o que fazer quando atingir uma meta
Recompense a si mesmo toda vez que atingir uma meta

Por exemplo: você não consegue de jeito nenhum poupar um dinheiro. Então, que tal estabelecer metas mensais de economia? Assim que atingir um valor considerado bom, que tal se presentear com algum presente ou viagem? Claro, tudo com bom sendo, né?!

6) Tenha pessoas que te inspiram

Você quer ser aquele seu vizinho que viaja muito? Ou aquela sua amiga que tem um corpo maravilhoso? Ou aquele seu primo que conseguiu comprar a casa própria antes do 30? Aquela pessoa que mantém a família unida e que consegue lidar com todos? Ou que tem a trajetória profissional dos seus sonhos?

Use essas pessoas a seu favor como inspiração! Pense na sua vida como se fosse a delas. Mas cuidado! O conselho de cima vale aqui também: tudo com bom sendo. Não vá se tornar aquela pessoa invejosa, hein? É só pra você se inspirar mesmo para acabar de vez com a autossabotagem.

7) Não seja tão paranoico

Por fim, a última dica para acabar de vez com a autossabotagem é não ser tão paranoico. “Como assim?!” Isso mesmo! Já pensou que o excesso de cobrança e de paranoia pode fazer com que você dê um tiro no seu próprio pé?

É importantíssimo manter o foco sim, mas não torne isso uma obsessão. A tendência é inquestionável: você não aguentará a pressão por tanto tempo e acabará desistindo do seu propósito ao longo do caminho. Quer algo pior do que isso? Não, né?

deixar de ser paranoico
Para evitar a autossabotagem, é preciso, também, relaxar um pouco e deixar de ser tão paranoico

Os 7 passos para acabar de vez com a autossabotagem foram dados! Tome nota de todos eles e faça deles seu manual de sobrevivência. E não se esqueça: o caminho pode ser bastante árduo, mas seu final é recompensador. Então, foco na missão!